Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Asus Eee PC sai de fábrica rodando KDE - veja as screenshots

O Eee PC, subnotebook econômico da Asus que está começando a chegar ao mercado (e dizem que chega ao Brasil a tempo para o Natal) dispensa apresentações - é um dos maiores hypes recentes neste mercado. E todos já sabemos que ele vem pré-instalado com Linux, em todas as 3 configurações oferecidas pela Asus, certo?



Mas foi por intermédio de um press release que recebi hoje, apontando para esta análise publicada pelo HotHardware, que eu fui perceber que o ambiente gráfico dele é o KDE. Eu apostaria que eles teriam escolhido um gerenciador de janelas reconhecido por exigir poucos recursos do equipamento, mas eles preferiram fazer o certo: escolher um ambiente gráfico mais completo, e configurá-lo de forma a adequá-lo aos recursos disponíveis.

O link da análise tem várias screenshots, divirta-se.

Saiba mais (hothardware.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Borda de janelas...: Que borda de janelas escolheram em?

www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de cppware
Escolha do KDE: Olha, eu gosto muito, e eu disse MUITO do KDE. Ele é sempre minha primeia escolha desde 1999; estou bem empolgado com o desenvolvimento e acho o mesmo bem dinâmico por causa da biblioteca Qt.

Entretanto, tenho minhas ressalvas quanto à escolha do KDE para um dispositivo econômico... não, não estou dizendo que acho que a escolha foi errada. Não é isso. Só estou dizendo que a escolha TALVEZ pode não ter sido tão certa.

Outros ambientes gráficos mais leves rodariam melhor, e a aparência não seria um problema, pois todos são altamente configuráveis... Além disso, coisas do KDE como a interface do comunicação interprocessos e o deamon de aplicativos podem gastar mais energia do que o esperado. E o aRts, então, nem se fala...

É claro, é apenas a minha opinião.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de popolony2k
Porque fiquei com a impressão ...: ...de que esse Notebook vai dar certo e que o pessoal vai gostar do OS instalado nele ?

Talvez pelo fato de a ASUS ter compromisso com seu Hardware, pois ela constroi tudo no seu produto e não apenas monta como alguns "fabricantes" brasileiros que no final pegam uma distro chinfrinha que não vale nada e instala em sua máquina, só para garantir o subsidio do computador para todos que o governo brasileiro oferece a empresas que aderem ao modelo.

Pelas fotos, a distro está muito bem construída e com softwares específicos para o Notebook.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
Acho que sua opinião é válida....: ...e devo adicionar uma pimenta a mais à questão, que é o fato de se for pensado da forma que vc citou, então o GNOME está fora da parada, pois por incrível que possa parecer, o mesmo é mais pesado que o KDE, sendo que o GNOME nasceu justamente para ser mais leve.

Estou analisando isso com base na instalacão de um Linux que acabei de fazer em um Athlon XP2.4+ 2Ghz......quando inicio usando o GNOME, a inicializacaop do ambiente gráfico simplesmente é muito inferior ao do KDE.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Clésio Luiz
E não é que ele gostaram do GNU/Linux?: Eles deram o selo de recomendação do produto e nem pensaram na possibilidade de instalar o Windows XP para fazer o teste da máquina. Muito pelo contrário, o teste foi só elogios de pessoas que só usam Windows. Vejam os comentário finais:

O que eles gostaram:

Super-Fast Boot-up
Near Silent and Cool
Highly integrated with WiFi and 10/100 LAN
Great OS and Apps - yeess!!!
Great Interoperability and Compatibility
Easy Learning Curve and Intuitive Interface

O que não gostaram:

Slightly Cramped Keyboard
Modest On-Board Storage

ou seja, é GNU/Linux e eles acharam ótimo!!

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de cppware
Pimenta: Eh eh eh...

Leu meu pensamento. Mas, tudo bem. Contanto que os usuários gostem, eles podem até rodar programas de renderização 3D feitos em JAVA rodando sobre um interpretador que está sobre uma máquina virtual (!).

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de cppware
É mesmo!: E a Asus não ficou nesse lenga-lenga de "abrir a plataforma para possibilitar que vários sistemas sejam instalados".

Ela fez o que é certo: desenvolveu um produto, instalou Linux e agora está vendendo como água! Parabéns à Asus!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de tenchi
Tudo que não deveriam ter feito...: Oh não! Transformaram o KDE no Windows!!!!!!!

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de sem@email.org
Devidamente "tweakado" o KDE: Devidamente "tweakado" o KDE 3.57 que eu tenho instalado no meu Slackware roda tao bem nom meu velho PC quanto o Windows 98 original que veio com ele. Alias, muitas vezes roda melhor. Rodar um video usando o Xine eh muito mais eficiente do que rodar o mesmo video usando o Windows. Onten rodei um video de 5 minutos no Xine que eu nao tinha sido capaz de rodar no Windows! No Xine rodou direitinho; no Windows rodou aos trancos.

O que poderia acontecer ao usar o KDE eh que ele usaria muita memoria para se manter ativo o que causaria falta de memoria para rodar um Gimp com uma imagem de 30 mega, por exemplo. Mas ate isso pode ser contornado por um desemvolvedor com competencia minima em Linux/KDE.

Alem disso, o KDE eh mais bonito em monitores LCD que o Windows (mesmo o XP). As fontes sao muito mais legiveis e as cores dos widgets mais bonitas. Olhando para um notebook com Linux/KDE e um com Windows XP anguem desvisado poderia pensar que o Linux/KDE seria um sucessor do Windows XP (na verdade eu li sobre este tipo de confusao em algum lugar na Internet).

Espero que esse notebook da Asus chegue com um bom preçççççççççççççco no Brasil.
Comentário de Wallacy
Pensei a mesma coisa, mais: Pensei a mesma coisa, mais achei boa a idéia, reduz um pouco o "impacto", e faz alguns preconceituosos achar que estão no Windowns, não vai demorar muito para alguns falarem que aquilo é Windows tem até anti-vírus , ou, falarem que KDE é uma distribuição linux heheh :P

Ah, concordo com o popolony2k, acho que as pessoas vão gostar dele :)

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Vidal
Quando eu vi a borda das: Quando eu vi a borda das janelas com visual Silver Luna, também pensei a mesma coisa que você, mas se olharmos por outro ângulo, pode ter sido sim uma opção adequada.
O Eee é um notebook acessível para pessoas "normais"... Ora, a maioria das pessoas normais, para nossa infelicidade, ainda usa Windows. O visual foi feito pensando nisso, justamente para não assustar os mais acanhados (lembro de ter visto o Preview Linux e eles fizeram a mesma coisa, mas usaram o Gnome ao invés do KDE), mesmo o Plastik (ou algum outro) padrão do KDE sendo lindíssimo.
A ASUStek vem investindo pesado no Linux. Primeiro a placa-mãe P5E3 Deluxe/Wi-Fi-AP com uma distribuição Linux embarcada e agora o Eee. E o melhor de tudo é que o projeto não ficou só no papel, foi lançado está aí para todos os verem o excelente trabalho que fizeram! Sucesso à eles!
Comentário de Wallacy
Infelizmente vai sair por: Infelizmente vai sair por cerca de R$1099. (carinho né)

---
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de ceti
Que beleza, mas levanto uma sobrancelha...: Achei beleza a customização do KDE, qualquer um que for pego desprevenido nem vai reconhecer de cara.

No entanto, perdido lá no meio da matéria, ao reclamar um pouquinho da performance da placa de vídeo, o cara diz que isso "talvez seja resolvido com a versão para Windows XP, QUANDO [não SE] ela for lançada".

Será que o cara chutou ou esse produto com Linux é só para testar a aceitação pelo mercado? Alguém sabe de alguma coisa nesse sentido? Não vamos esquecer o que o Winows fez com o Mandriva na Nigéria... recentemente.


long live rock!
Comentário de edempoa
Bom gosto: Nossa! ficou muito elegante mesmo. E não vi nada parecido com o Windows além do tema do gerenciador de janelas. Acho que esse brinquedinho deve fazer muito sucesso pelo primeiro mundo (aqui duvido muito pelo preço).
Comentário de tiaggs
Não eh coincidência, a: Não eh coincidência, a Asus e de Taiwan e la ele estão bem avançados com o uso de Linux.
Comentário de MaxRaven
Tem algum tempo, numa das: Tem algum tempo, numa das noticias que foi divulgada aqui, já disseram que vai ter versão com XP num futuro proximo, só não divulgaram quando, basicamente seria o mesmo hardware, mas com uma versão do XP preparada para isso (será a mesma do OLPC?), então é questão de tempo.
http://www.maxraven.info
Comentário de Pedro
Vou pedir pro meu irmão,: Vou pedir pro meu irmão, que está na França, providenciar um pra mim. Vou aproveitar o dólar fraco e a minha falta de pressa (tem que esperar seis meses pra trazer pra cá legalmente sem pagar os absurdos 60% da taxa de importação).

Depois, instalo o Fedora por um Pendrive.

:)
Comentário de laurocesar
Dólar fraco?: Mas na França a moeda não é o Euro? ;-)

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de tenchi
"Versão do XP preparada: "Versão do XP preparada para isso?"
Vai parecer burrice minha, mas não vejo como adaptar um Windows para um computador. Só se o trabalho for feito pela própria Microsoft.
Mas o que exatamente fariam? Mudariam o papel-de-parede, desativariam alguns serviços, adicionariam um utilitário ou outro...?

Porque é "fácil" adaptar um ambiente "modular", como um sistema Livre (linux, etc), mas um Windows? Não imagino como seria.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de MaxRaven
Não faço a menor ideia de: Não faço a menor ideia de como seria a preparação, para falar a verdade não me interessa, só queria avisar o colega que já estão preparando terrono pro Windão, inclusive quando fui olhar no site da Asus a um tempo atras sobre este produto já falam que no futuro rodará o WinXP, só fuçar por lá que deve ter alguma referencia mais concreta que a minha.
Eu bem que queria um desses, com linux, mas a 1099,00 sem condições, por um pouco mais dá pra pegar um note com mais recursos, não seria tão leve e portatil como este, mas o custo x beneficio deste ai foi por agua abaixo com este preço, infelizmente.

http://www.maxraven.info
Comentário de Covarde Anônimo
Não é preciso muito pra: Não é preciso muito pra isso.
Comentário de Pedro
Não faz diferença, né.: Não faz diferença, né. Vou precisar do mesmo valor em reais pra comprar os euros necessários do que ia precisar se fosse comprar direto em dólar.

E eu quero um Eee. :)
Comentário de arkanjo
interessante: interessante
mas com o preço que deve chegar no brasil, se levar em consideração a portabilidade.
Não seria melhor comprar um PalmTop com teclado sem fio ???

Eu imaginei o uso do Asus Eee na universidade, no lugar de caderno, mas pra isso vai faltar um touchscreen pra desenhos, principalmente na aula de fisica.

O que acham ?
qual a melhor solução ?

Alias, o Eee roda videos em rmvb e x264 ?
se rodar até pode ser interessante pra qd vai viajar.

Ahh, sei la. acho que aki no brasil ele não vai fazer sucesso, pq as pessoas vão preferir pagar um poukinho a mais por um notebook completo, ja que acha alguns por 1450 ja ... como muitos compram parcelado, essa diferença em 12x, por exemplo, vai ser insignificante, fazendo ele empueirar nas lojas.
Se ele viesse ja com touchscreen daí seria mais interessante, pois substituiria o caderno na escola ...

O jeito é esperar pra ver como o povo reaje, algumas coisas é complicado prever o mercado...


Comentário de Otto Ineomer Pohlmann
Para acessar tambem programas Windows: Se algum precisa tambem acessar programas Windows e aplicações corporativas centrais deste computador, pode fazer isto através do GO GLOBAL. Basta instalar um programa cliente no Linux e acessar o computador Windows central instalado com o GO GLOBAL (www.go-global.com.br). É unir o melhor dos dois mundos.

Comentário de otto ineomer pohlmann
Para acessar tambem programas Windows: Se algum precisa tambem acessar programas Windows e aplicações corporativas centrais deste computador, pode fazer isto através do GO GLOBAL. Basta instalar um programa cliente no Linux e acessar o computador Windows central instalado com o GO GLOBAL (www.go-global.com.br). É unir o melhor dos dois mundos.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004