Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Livro diagramado com LibreOffice e Ghostscript

Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com):

“Pessoal, tive o prazer de diagramar e arte-finalizar (para impressão e e-book), o livro "Projeto Didático para a construção de documentários", a ser lançado pela UFPE. Esta obra foi um desafio, porque sofri com o desestímulo que todo designer adepto de soluções livres acaba enfrentando na sua labuta diária, onde soluções Adobe são quase totalitárias em todos os setores da arte gráfica (da concepção, a diagramação e finalização).

Ela segue licenciada pela Creative Commons, a pedido dos professores autores (Dr. Rui G. M. Mesquita et al.) e trata dos aspectos sociais e políticos da construção de documentários, o que pode casar como uma luva para a turma que lida com software livre voltado a fins de engajamento em documentários e vídeos. O download pode ser feito no link abaixo.

A solução passou pela edição de fotos e diagramação da capa em Gimp, conversão para CMYK em Ghostscript e edição do miolo em LibreOffice 4.0, para posterior conversão em Grayscale também no Ghostscript.Também geramos arquivos PSD (Photoshop) no Gimp. No final, por questões de tempo, tivemos que mixar a capa no Acrobat e gerar o e-book. Porém 90%~95% de nosso trabalho foi realizado em soluções Opensource. O destaque fica por conta do Ghostscript, onde utilizei dois scripts simples para conversão RGB-CMYK, RGB-Grayscale. Tudo muito rápido, sem perda de produtividade.

Os pontos positivos no uso destas soluções Open Source foram: Redução de custo (4 ou 5 licenças da Adobe são para "barões"), as excelentes ferramentas de diagramação do Libre Office 4.0 (especialmente as primitivas geométricas), a praticidade em trabalhar com camadas no Gimp, o fantástico Ghostscript e os baixos requisitos de hardware. Os pontos negativos: dificuldade com os perfis de cores, falta de suporte nativo a CMYK no Gimp e a impossibilidade de lidar com o Scribus, ainda muito imaturo para conteúdo longo. Conclusão: Mesclado a soluções proprietárias, é possível reduzir drasticamente o custo em Desktop Publishing, utilizando Open Source.” [referência: butuca.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados