Vídeo: Removendo objetos de uma foto com o Gimp
Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)
Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)
Experiência avançada em Shell Script e noções de linguagem de programação C e Python é um diferencial.
Inglês técnico (leitura, escrita). Desejável: Certificação LPI. Local de trabalho: Curitiba/PR.
Jornada: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h. Início: imediato.
Benefícios: plano de saúde, vale transporte, vale refeição e seguro de vida em grupo.
Interessados enviar currículo com pretensão salarial para cv@polilinux.com.br
Enviado por Marcos Polidoro (marcosΘpolilinux·com·br)
A aparente mudança de política de contratação de software pelo Governo Federal foi tema de análise pelo Convergência Digital:
Via convergenciadigital.uol.com.br:
Apesar de algumas grandes "exceções", é a primeira vez que o governo federal, após a era do PT no poder, compra sistemas proprietários da multinacional e de uma forma tão abrangente.
Ainda não se sabe os quantitativos nem quanto o governo estará disposto a gastar. Isso somente após a manifestação dos interessados se poderá conhecer em volumes e o valor total estimado para a contratação. Mas já se sabe de antemão o que o governo pretende comprar conjuntamente, em software e serviços Microsoft: Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence, por meio de licenças perpétuas e subscrições, para atendimento das demandas dos órgãos participantes.
(...) Mas a megacompra dessas soluções da multinacional agora significará o "tiro de misericórdia" numa política que sempre foi controversa dentro do governo, pois não foi adotada por organismos politicamente poderosos como, Receita Federal e Banco Central, além dos bancos oficiais. Desde o ano passado, por exemplo, a própria STI -Secretaria de Tecnologia da Informação (antiga SLTI) vinha dando sinais de fraqueza até mesmo no Ministério do Planejamento, quando não foi capaz de impedir que este comprasse soluções e serviços da Microsoft.
Tutorial completo no tavernaLINUX.com
Enviado por Diego Boot (diego·barbosaΘlinuxmail·com)
Como ainda estou em um nível bem iniciante em Jekyll, a intenção é ir compartilhando aos poucos de forma bem simples o que vou aprendendo nos testes que serão efetuados em meu próprio blog; desta forma outros poderão também aprender com minhas anotações.
Peço então que fiquem a vontade para comentar dando sugestões e também compartilhando suas dúvidas para irmos aprendendo juntos. O que acham da ideia?
Enviado por Felix (felixΘffelix·eti·br)
Foi adicionado suporte para as seguintes sistemas operacionais: Linux Mint 18, OpenSUSE 42.1, macOS 10.12, Windows Server 2016
1380 APIs foram adicionados nesta versão. APIs foram adicionados para permitir cenários específicos. Não havia nenhum tema específico para as adições de API. Além disso, muitas mudanças de produto específico foram feitas para correções de bugs.
Enviado por DarkTheme (garloseduardoΘgmail·com)
Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)
Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com)
Este Webinar gratuito vai acontecer no dia 27/10/16 (quinta-feira), às 15:00 (Brasília), com duração de 1 hora. As vagas são limitadas e para se inscrever, favor enviar um email para treinamentos@innovus.com.br. Para quem não for participar do webinar e quiser assistir depois, favor enviar um email solicitando o acesso ao vídeo do webinar.
Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br)
O Raspberry Pi já tem suporte a áudio via porta HDMI, entretanto esse recurso hoje depende de drivers proprietários. Essa situação poderá mudar em breve, se depender do trabalho do desenvolvedor Eric Anholt, da Broadcon, que atualmente está na fase de prototipação.
(via www.phoronix.com - “HDMI Audio Support Being Worked On For Raspberry Pi VC4 - Phoronix”)
Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)
Criei uma área no meu site onde estou disponibilizando dicas para quem tem interesse em realizar as certificações Linux, nessa área temos dicas como: => Conteúdo cobrado nas provas para LPI; => Livros; => Simulados; Bom estudo a todos.
Enviado por Danillo Ferreira (contatoΘmundounix·net)
Já estã confirmadas tanto trilhas de empresas privadas (como Rancher.com, Chef.io, Gitlab.com) quanto de instituições de governo (como Dataprev e TCU). Para as incrições foram distribuídos alguns cupons desconto nas comunidades apoiadoras do evento. Venha participar e ter a oportunidade de estar em contato com os caras que poem a mão-na-massa em ferramentas do nosso dia-a-dia e juntos podermos trocar experiências e aprendermos um pouco mais. Nos vemos lá: DevOpsDays Brasília
- Local: Centro de Convenções do Parque Cidade Corporate Setor Comercial Sul (SCS), quadra 9, bloco A, Asa Sul, Brasília/DF - date: 18/novembro/2016 - time: 08:00 as 20:00h (12 horas de diversão) - sites: devopsdays-org: https://www.devopsdays.org/events/2016-brasilia Hotsite: http://brasilia.devopsdays.com.br
Enviado por Adriano Vieira (organizers-brasilia-2016Θdevopsdays·org)
A notícia é do final da semana passada, mas não postei a tempo; fica o registro, e o link para o artigo recente refletindo sobre repensar a segurança do kernel tomando como exemplo a dos automóveis.
Um usuário sem privilégios pode usar esta falha para ganhar acesso de escrita a áreas de mapeamento de memória que deveriam ser somente leitura, aumentando seu privilégio no sistema.
De acordo com a Red Hat, o impacto vai das versões 5 a 7, afetando uma boa quantidade de Kernels(mesmo com esta empresa fazendo o backport de correções). O bugfix também está aberto em seu bugzilla e possui um workaround teórico para resolver este problema no segundo comentário. Envolve o desabilitar o ptrace, o que também afetará o funcionamento de soluções de antivírus para Linux. Já em um commit do Linus para a correção do problema de race condition da função get_user_pages() a 11 anos atrás, trata-se de um bug que foi na época corrigido(de forma miguelenta), mas teve que ser revertido por conta de uma regressão na arquitetura s390. Nesta semana os mantenedores de diversas distribuições provavelmente empacotarão esta correção.
Obviamente, como vivemos num mundo onde batizar nomes de bugs "virou algo", um site específico para este bug famoso foi criado. Mas, trata-se de uma paródia, que critica a atitude de Linus sobre "um bug ser só um bug", diz que este não é "tão importante assim", pede doações pro Projeto FreeBSD e vende canecas a 300 US$ dólares.
Cada vez mais vemos falhas no Linux que nos levam a crer que a infraestrutura de segurança do kernel precisa ser melhor projetada para mitigar este tipo de problema.
Mais detalhes técnicos sobre o Dirty COW aqui.
Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)