Homo floresiensis - reconstrução facial do "hobbit" com a ajuda do Inkscape

aplicacoes

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Olá a todos!

Decidi postar essa reconstrução facial forense, por que lancei mão de uma forma diferente de reconstrução por imagens e o Inkscape me ajudou pesadamente no processo com a sua fantástica ferramenta de vetorização. Com essa técnica foi possível escanear o crânio através uma série de imagens sem distorção de perspectiva e assim ter a forma básica para o entalhe final.

Mais detalhes abaixo:

Parte 1 de 2: Reconstrução e entalhe do crânio: [ciceromoraes.com.br/…]

Parte 2 de 2: Modelagem facial: [ciceromoraes.com.br/…]

Grande abraço e até a próxima!” [referência: ciceromoraes.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

Mandriva adere à Linux Foundation

distribuicoes

Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):

“Embora a Mandriva seja uma distribuição desktop popular por muitos anos, a empresa no início do ano passado encontrou-se em uma situação difícil financeiramente. Desde então, a Mandriva tem sofrido algumas alterações importantes, adotando um novo enfoque como criação de uma fundação independente sem fins lucrativos, para continuar o trabalho da comunidade Mandriva open source. A empresa também aderiu recentemente à Linux Foundation, um sinal de que o Mandriva está "de volta ao jogo" para ser protagonista, diz o CEO Jean-Manuel Croset.” [referência: linuxfoundation.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

Asterisk: Treinamento em Florianópolis inicia em 18 de março

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por V.Office (treinamentoΘvoffice·com·br):

“A V.Office, empresa que atua na área de redes, telecomunicações e treinamentos, oferece o curso Asterisk na sua sede, em Florianópolis. A empresa é referência nacional em Asterisk e foi a primeira a oferecer o treinamento no país. Mais de 100 turmas e 1.000 alunos já foram formados pela V.Office.

Em Florianópolis, a próxima turma inicia no dia 18 de março e vai até o dia 22.

Na V.Office, todos os treinamentos Asterisk são realizados por instrutores com a certificação dCAP. O laboratório da empresa conta com telefones IP Wave, que realizam protocolos SIP e IAX. O curso mantém, ainda, ATAs e telefones analógicos para que o aluno possa se familiarizar com outros equipamentos. O treinamento é voltado para analistas de suporte em telefonia IP, técnicos de instalação e gerentes que desejem aprender a instalar, configurar e operar um PABX IP baseado no Asterisk.

Informações e inscrições: treinamento@voffice.com.br – 48 3025-8575” [referência: voffice.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

Curso EaD sobre pfSense

anuncio, curso

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“A ConexTI Live está com as inscrições abertas para a sua nova turma do Curso pfSense Firewalling & Routing Administrator I. As aulas acontecerão via webconferência, ao vivo, nos dias 05, 06, 12 e 13/04.

Para saber mais sobre o treinamento ou fazer usa inscrição, acesse a página do curso.” [referência: conextilive.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

FLISOL-DF 2013: aberta a chamada de trabalhos

evento

Enviado por Prof. Ronald Costa (scheroltΘgmail·com):

“O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FLISOL é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISOL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Faça a sua inscrição na Edição DF e cadastre a sua proposta de atividade: [flisoldf.blog.br/…]” [referência: sistema.flisoldf.blog.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

Curso Online Telefonia IP com Asterisk - 13 a 15/03/13 - últimas vagas

anuncio, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O treinamento é ao vivo pela Internet através de videoconferência, e será realizado diretamente do seu próprio local de trabalho ou residência, através de uma tecnologia que simula um ambiente de sala de aula, com todos os recursos de áudio, vídeo, slides, bate-papo, exercícios, laboratórios, etc. O aluno necessitará para participar do curso apenas de um computador com acesso a Internet, de preferência com microfone e fone de ouvido. Todos os alunos vão acessar e configurar um Elastix Central com IP válido, onde vão realizar todas as configurações e exercícios, e ao longo do curso vão interligar com o Elastix instalado pelo aluno, para simular a situação de interligação Matriz/filial, gerenciando as permissões entre eles.

Participe também dos próximos cursos: Elastix - 20 a 22/03/13 Online; FreeSwitch - 25 a 27/03/13 Online; A2Billing - 17 a 19/04/13 Online; Elastix - 17 a 19/04/13 - Belo Horizonte e Elastix - 15 - 17/05/13 - São Paulo.

Entre em contato no e-mail treinamentos@innovus.com.br ou telefones: (11)4063-7416 (21)4063-7416 (24)3076-2325 (31)4062-7416 e (41)4063-7416” [referência: elastixbrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2013

Firefox OS: Xperia E será lançado na Índia, deve acelerar desenvolvimento de apps

pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“As novidade quanto ao Firefox OS não param de surgir e animar a todos. Semana passada foi confirmado que o ENYO, criado originalmente para desenvolvimento HTML5 para o webOS, agora também compila para o sistema da Mozilla. openapps.com.br/framework-enyo-agora-compila-para-firefox-os

A semana começa com mais uma novidade: Sony irá lançar oficialmente o Xperia E na Índia, país conhecido pela quantidade de programadores, o que com certeza irá acelerar a criação de novas APPs para o Firefox OS.” [referência: openapps.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Ubuntu GNOME oficialmente integrado à família Ubuntu

distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Tradução da lista Ubuntu GNOME:

Temos o prazer de anunciar que o Ubuntu GNOME agora é um sabor oficial do Ubuntu. Recentemente apresentamos a proposta ao Conselho Técnico para que se tornasse um sabor oficial do Ubuntu e o Conselho de Tecnologia aprovou o nosso pedido, na sua mais recente reunião.

O Ubuntu GNOME tem como objetivo principal trazer uma experiência pura do desktop GNOME para o Ubuntu. Nosso primeiro lançamento na versão 12.10 mostrou que houve uma forte demanda por uma grande experiência no GNOME do Ubuntu e agora estamos trabalhando para uma segunda versão baseada no Ubuntu 13.04.

Ainda não iremos disponibilizar uma versão beta no lançamento desta semana, mas estamos planejando lançar imagens para o beta final no final do mês. Imagens Builds diárias estão sendo criada e elas estarão disponíveis dentro de algumas semanas.

O Ubuntu GNOME 13.04 será lançado com o GNOME 3.6, pois o GNOME do Ubuntu ficou retido neste ciclo. No entanto, estamos fazendo o GNOME 3.8 disponível a partir do gnome3-team PPA.

Como sempre, estamos sempre à procura de novos colaboradores. Há muitas tarefas além de codificação e empacotamento que poderiam contar com mais ajuda da comunidade!

Se você gostaria de se envolver com a comunidade Ubuntu GNOME, seja apoiando diretamente ou através de relatório de falhas, siga as instruções que podem ser encontradas em:

Mailing List: [lists.ubuntu.com/…] IRC: #ubuntu-gnome channel on the freenode network. Website: em breve…” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Vídeo sobre Ubuntu Rolling Release, Mir, Unity Next, e algumas melhorias

distribuicoes

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Mais um resumo (quase) semanal do Ubuntu no LinuxVlog. Dessa vez abordando a possibilidade do Ubuntu tornar-se Rolling Release, a mudança do servidor gráfico para o Mir, a próxima geração do Unity em Qt/QML, e algumas melhorias gerais como a tolerância a erros de digitação no Dash, nova janela de diálogo para desligamento do pc, e alternação entre janelas com o scroll.

Até a próxima! Curta-nos e siga-nos!” [referência: youtu.be]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Hackathon HTML5 em São Paulo

evento

Enviado por Jomar Silva (homembitΘgmail·com):

“A Intel promoverá nos dias 25 e 26 de Março na UNESP em São Paulo, para o desenvolvimento de aplicativos educacionais para dispositivos móveis utilizando HTML5.

Se você tem conhecimentos básicos em HTML, CSS, JavaScript ou se conhece bem o design de interfaces, venha participar do evento e desenvolver colaborativamente apps educacionais. Se não conhece as tecnologias, mas conhece bem o dia a dia de sala de aula, também é bem vindo. Sabe aquele aplicativo que você sempre sentiu falta na sua vida como aluno ? Venha desenvolve-lo conosco. Mais informações sobre o Hackathon podem ser encontradas aqui .” [referência: intel.ly]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Dojo online sobre animações 3D com o Blender

aplicacoes

Enviado por Lara Packness (laraΘcrialivre·com·br):

“Dojo de físicas 3D no Blender. No dia 13/03/13 (quarta-feira) o Cria Livre oferece um super DOJO de 3D on line. Do conforto da sua casa você poderá participar de um empolgante debate sobre esse assunto dinâmico que é o 3D. O DOJO ocorrerá das 20 às 21:30h na nossa classe virtual. Com limite de 10 vagas, somente, e no valor de R$ 19,90, seja rápido! Inscrições pelo e-mail: info@crialivre.com.br Colocar no assunto do e-mail "dojo on line"

Não perca essa chance e matricule-se já!” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Nova versão do Ardour 3.0 traz muitas novidades

aplicacoes

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“O Ardour 3.0 é a primeira versão com suporte a gravação, reprodução e edição de MIDI, além de trazer melhorias ao workflow de áudio.

Destaca-se ainda neste lançamento a paralelização de operações DSP para processadores multi-core, um novo sistema de exportação reformulado com suporte a múltiplos formatos de áudio, melhorias na manipulação de sinal de áudio, aprimoramentos na interface, uma nova timeline de 64-bit, suporte a sessões do JACK, suporte a redimensionamento do buffer do disco durante a execução, suporte a novos controladores como SSL Nucleus, Mackie Control Pro, Behringer BCF e Steinberg CMC e muito mais.

Mais detalhes sobre este lançamento podem ser encontrado no anúncio de lançamento [community.ardour.org/…]” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Lançado Stoq 1.6

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O Stoq é um sistema de gestão comercial open source voltado para pequenas e médias empresas. Ele controla tudo: pontos de venda, impressoras fiscais, financeiro, ordem de produção, estoque, fornecedores, funcionários, impressão de boletos, carnês e relatórios e mais.

Tudo bem, mas qual é o diferencial? O Stoq é um software livre! Isso mesmo, você pode obtê-lo gratuitamente no site, usá-lo, ler o código, modificá-lo e até redistribuí-lo! Por essas características, ele é a solução perfeita de ERP para pequenas e médias empresas: um sistema completo, estável, funcional, absolutamente gratuito e que escala e evolui junto com a sua empresa. A gestão comercial verdadeiramente livre.

Confira a lista completa de mudanças em [stoq.com.br/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/03/2013

Tabletão: Acer lança monitor de 21 polegadas que também funciona como “mega tablet" Android

pos-pc

Via idgnow.uol.com.br:

À primeira vista o monitor DA220HQL, da Acer, se parece com um tablet gigante com uma tela de 21.5 polegadas sensível ao toque, com resolução de 1920 x 1080 pixels. Mas você não vai querer carregá-lo por aí, porque ele pesa 4.8 quilos e não tem bateria, ou seja, precisa estar ligado à tomada para funcionar.

Segundo Manuel Linnig, porta-voz da Acer, o aparelho tem três modos de operação: o primeiro é como um quiosque de informação, com a tela apoiada em um ângulo de 75 graus em sua base. Nesse modo ela pode ser usada para navegar na web ou assistir a vídeos. O segundo modo é com a tela deitada em um ângulo de 20 graus, onde pode ser usada como um “tablet gigante” de forma mais confortável, sem a fadiga associada com esticar e recolher o braço para interagir com uma tela colocada verticalmente à sua frente. Por fim, ele também pode ser usado como monitor sensível ao toque, conectando um notebook ou desktop à sua porta micro-HDMI.

O monitor também tem uma porta Ethernet, três portas USB, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1, uma webcam de 1.2 MP, alto-falantes estéreo e um slot para cartões microSD de até 32 GB. Por dentro há um processador ARM dual-core de 1 GHz com 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, rodando uma versão quase “limpa” do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/03/2013

KDE: KWin não vai suportar o Mir, da Canonical

aplicacoes

O novo servidor de display Mir, anunciado na semana passada pela Canonical, é a resposta a uma pergunta que ninguém fez, e a solução para um problema que não existe - é o que disse Martin Gräßlin, o mantenedor do KWin, gerenciador de janelas integrante do KDE.

O comentário veio acompanhado da sua negativa de que o KWin vá suportar o Mir, em resposta ao anúncio de Mark Shuttleworth, da Canonical, de que ele não tem dúvida de que o KWin funcionará bem no Mir. Além de discordar e afirmar que tem dúvidas de que o KWin funcionará bem no Mir, Gräßlin destacou que a Canonical tem zero envolvimento no desenvolvimento do KWin, e que ele ainda está esperando a ajuda que a empresa ofereceu publicamente, em 2011, de ajudar o KDE na transição para o Wayland - servidor de display que a empresa acaba de descartar em prol de seu Mir. (via muktware.com - “KDE's KWin won't support Ubuntu's Mir | Muktware”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/03/2013