Instalando a barra Cairo Dock no Ubuntu 13.04

aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Para quem gosta da barra do Mac OS X, existe uma opção parecida para Linux. Ela se chama Cairo Dock e hoje iremos ver como instalar no Ubuntu.

Cairo-Dock é uma barra bonita, rápida e personalizável para ambientes desktop. Você pode vê-la como uma boa alternativa ou complemento para o Unity, Gnome-Shell, painel do Xfce, painel do KDE e outros ambientes.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/05/2013

Monitorando terminal com TTYREC

aplicacoes

Enviado por Ricardo Pinheiro (ricardoΘmundotibrasil·com·br):

“O Ttyrec é um pacote livre utilizado para gravar tudo que for feito no terminal como se fosse um arquivo de vídeo. Explicar a instalação e o funcionamento do Ttyrec para uso corporativo ou em casa, fazendo com que tudo que for digitado no teclado seja capturado e enviado por e-mail, mantendo um histórico de cada usuário.” [referência: mundotibrasil.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/05/2013

Livro diagramado com LibreOffice e Ghostscript

aplicacoes

Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com):

“Pessoal, tive o prazer de diagramar e arte-finalizar (para impressão e e-book), o livro "Projeto Didático para a construção de documentários", a ser lançado pela UFPE. Esta obra foi um desafio, porque sofri com o desestímulo que todo designer adepto de soluções livres acaba enfrentando na sua labuta diária, onde soluções Adobe são quase totalitárias em todos os setores da arte gráfica (da concepção, a diagramação e finalização).

Ela segue licenciada pela Creative Commons, a pedido dos professores autores (Dr. Rui G. M. Mesquita et al.) e trata dos aspectos sociais e políticos da construção de documentários, o que pode casar como uma luva para a turma que lida com software livre voltado a fins de engajamento em documentários e vídeos. O download pode ser feito no link abaixo.

A solução passou pela edição de fotos e diagramação da capa em Gimp, conversão para CMYK em Ghostscript e edição do miolo em LibreOffice 4.0, para posterior conversão em Grayscale também no Ghostscript.Também geramos arquivos PSD (Photoshop) no Gimp. No final, por questões de tempo, tivemos que mixar a capa no Acrobat e gerar o e-book. Porém 90%~95% de nosso trabalho foi realizado em soluções Opensource. O destaque fica por conta do Ghostscript, onde utilizei dois scripts simples para conversão RGB-CMYK, RGB-Grayscale. Tudo muito rápido, sem perda de produtividade.

Os pontos positivos no uso destas soluções Open Source foram: Redução de custo (4 ou 5 licenças da Adobe são para "barões"), as excelentes ferramentas de diagramação do Libre Office 4.0 (especialmente as primitivas geométricas), a praticidade em trabalhar com camadas no Gimp, o fantástico Ghostscript e os baixos requisitos de hardware. Os pontos negativos: dificuldade com os perfis de cores, falta de suporte nativo a CMYK no Gimp e a impossibilidade de lidar com o Scribus, ainda muito imaturo para conteúdo longo. Conclusão: Mesclado a soluções proprietárias, é possível reduzir drasticamente o custo em Desktop Publishing, utilizando Open Source.” [referência: butuca.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/05/2013

Junho: Firefox OS Game Hackathon em São Paulo

evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Telefônica Vivo e a Mozilla promovem em junho o Firefox OS Game Hackathon, primeiro evento de games para Firefox OS do país, onde os participantes poderão desenvolver jogos para o sistema operacional e concorrer a prêmios.

O evento acontecerá em São Paulo, nos dias 8 e 9 de junho. Os participantes poderão assistir a palestras, entre elas, “Apps are boring; Games are fun” (Aplicativos são chatos, jogos são divertidos), ministrada por Matthew Riley MacPherson (conhecido como TOFUMATT), desenvolvedor da Mozilla. Ele irá detalhar as ferramentas, truques, erros comuns e tecnologias necessárias para desenvolver jogos em plataformas abertas.

O evento terá, ainda, com uma edição do Firefox OS Hackathon, com duração de 24 horas, com diversas atividades surpresas. Com divisão por categoria profissional e amadora, o concurso estimulará os participantes a desenvolver games para o sistema Firefox OS. Os três melhores games de ambas as categorias irão ganhar tablets e smartphones, entre outros prêmios.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/05/2013

O melhor da PHP Conference Brasil 2012 em Porto Alegre-RS

evento

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘtemporealeventos·com·br):

“O Seminário de PHP 2013 acontecerá na cidade de Porto Alegre-RS dia 8 de junho, sábado, das 9h00 às 18h00.

Em sua oitava edição o evento espera contar com aproximadamente 200 participantes, entre eles: Coordenadores, Gerentes de Projetos e Desenvolvedores PHP.

Com a programação selecionada do melhor que aconteceu na PHP Conference Brasil 2012, o evento terá as seguintes palestras:

- PHP além do ambiente LAMP, por Thiago Paes

- Engenharia social - A doce arte de hackear mentes!, por Rafael Jaques

- PHP Sob Ataque - Técnicas de Programação Defensiva!, por Rafael Jaques

- PHPT - Teste para o PHP, por Ivan Rosolen

- Traits no PHP 5.4: muito além da herança, por Flávio Lisboa

- Criando aplicações RESTful com Zend Framework 2, por Elton Minetto

Mais Informações e Inscrições no site do evento” [referência: temporealeventos.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/05/2013

Vulnerabilidade local no kernel Linux

administracao, kernel

Atualizações do kernel de várias das distribuições populares devem estar saindo do forno, e vale a pena aplicá-las: um bug que esteve presente entre as versões 2.6.37 e 3.9 foi corrigido já há algum tempo, mas não era considerado uma falha de segurança - só que agora foi demonstrado (via um exploit) que o mesmo bug permite que um usuário local alcance privilégio de root, e o tratamento muda de figura.

A vulnerabilidade foi denominada CVE-2013-2094 e, além dos kernels 2.6.37 a 3.9, também pode afetar os kernels 2.6.32 do RHEL6 e distribuições derivadas (como o CentOS), porque a Red Hat fez backport. (via lwn.net - “Local root vulnerability in the kernel [LWN.net]”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Debian 7.0 Wheezy: novos recursos em destaque

distribuicoes

O Linux.com publicou um interessante artigo destacando uma série de novidades do recém-lançado Debian 7.0 Wheezy em relação às versões anteriores desta distribuição.

O texto é longo e recomendo a leitura completa a partir do link a seguir, mas destaco alguns itens que me chamaram a atenção: multiarch (com melhor coexistência entre bibliotecas de 32 e 64 bits), suporte ao ARMv7 e IBM System Z, init com suporte ao clássico System V, systemd e upstart, e a adoção do LibreOffice. (via linux.com - “Debian 7.0 Wheezy: New Features You Need to Know About | Linux.com”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Ordem Executiva: governo dos EUA adota dados abertos como política geral

governos

A Casa Branca publicou, na semana passada, uma Ordem Executiva determinando que a partir de agora o método default para a coleta e disseminação de dados pelo governo precisa ser aberto e legível por máquinas.

No documento, o Presidente dos EUA destaca que a abertura no governo fortalece a democracia, promove a prestação de serviços eficientes e efetivos ao público, e contribui para o crescimento econômico.

A ordem estabelece um cronograma para que vários agentes do Estado cumpram a sua parte em estabelecer e implementar uma política de dados abertos que inclua a atenção e salvaguardas relacionadas a privacidade, confidencialidade e segurança nacional. (via opensource.com - “Executive Order for open data | opensource.com”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Ubuntu Touch poderá começar a se tornar utilizável em smartphones até o final de maio

pos-pc

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Com o lançamento do Ubuntu 13.04 fora do caminho, o próximo grande impulso para o sistema operacional baseado em Linux são os dispositivos móveis e a unificação da experiência de uso em todos os seus dispositivos. Para que isso aconteça a versão móvel, chamada Ubuntu Touch, precisa ser implementada e exaustivamente testada. Assim, a equipe de desenvolvimento do touch decidiu botar a mão na massa e comer o pão feito a partir dela. Isso significa que foi estabelecido um prazo tornar o Ubuntu Touch utilizável e então eles mesmos irão usá-lo. Esse prazo foi definido para o final de Maio, sendo que depois disso, os desenvolvedores planejam instalar e usar o Ubuntu Touch em seu próprio aparelhos e o usarão para fazer chamadas e navegar na web todos os dias.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Atualizando para o kernel 3.9 no Ubuntu

distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Já que estamos com última versão do Ubuntu, que tal colocarmos a última versão do kernel? Embora isso pareça complicado (e foi muito, no passado), na verdade é bem simples. Iremos instalar a versão estável do Kernel Linux , a 3.9, que foi lançado recentemente. Ele traz mais recursos novos, como o cache SSD, suporte completo para o Chrome OS, um melhor suporte para ARM SoCand, compressão LZO mais rápido, e mais drivers para um melhor suporte para computadores modernos. Linux 3.9 também trouxe melhorias para a rede, armazenamento, virtualização, gestão de energia, etc.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Monitorando Rsyslog com Zabbix

administracao

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘtechfree·com·br):

“Gerenciar o log é uma coisa séria, e pensando nisso, reservei um tempo para pesquisar sobre como poderia monitorar meu rsyslog, que é o software responsável pelo log de todos meus servidores.

Você sabia que o rsyslog, por padrão, tem um limite de escrita de log? Isso mesmo, de acordo com a sua documentação são 200 logs em um intervalo de 5 segundos. Parece muito para maioria dos ambientes, mas ninguém quer perder log, certo? Seria legal no mínimo saber que isso aconteceu, para que possamos em ultimo caso aumentar um pouquinho esse limite, correto?” [referência: techfree.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Por que utilizar os serviços AWS?

administracao

Enviado por Ricardo Martins (ricmmartΘgmail·com):

“Publiquei recentemente um artigo com algumas informações que podem auxiliar nos motivos para explicar porquê utilizar os serviços da Amazon AWS.

É um artigo resumido e objetivo, mostrando as principais vantagens dos serviços oferecidos por eles, e motivar você e/ou sua empresa a conhecer e quem sabe adotar a utilização.” [referência: ricardomartins.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/05/2013

Playstation 4 terá sistema operacional baseado em BSD

mercado

A informação veio de uma entrevista com ums dos líderes do desenvolvimento do PS4 na Sony, e a razão mencionada para a escolha são os recursos de multitarefa. Consta que será o primeiro console a optar por um SO baseado no BSD e, curiosamente, se a Sony optar pelo FreeBSD, poderá implementar o Grand Central Dispatch, mecanismo de processamento paralelo desenvolvido originalmente pela Apple para o OS X, disponibilizado sob licença livre (Apache) e portado para o FreeBSD desde sua versão 8.1.

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Ao que tudo indica, o tão esperado console da Sony trará um sistema operacional baseado em BSD.

A razão pela escolha, segundo os engenheiros da Sony, refere-se ao sistema multitarefa do BSD. Este detalhe, porém, soa estranho, uma vez que o GNU/Linux também é multitarefa e atualmente já mostrou ser também um terreno fértil para games e entretenimento (vide as novas investidas vindas da Valve, com o Steam).

Vale ressaltar que o BSD (mais precisamente o FreeBSD) também foi utilizado como base para o sistema operacional da Apple, o Mac OS X, dando origem ao Darwin.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/05/2013

Ubuntu 13.10 terá cloud e sistemas móveis como foco

distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Mark Shuttleworth, o sul-africano líder do Ubuntu, resolveu lembrar que a UDS (Ubuntu Developer Summit) começa hoje — dia 14 de Maio — e pode ser assistida online por qualquer utilizador. Aliás, pode até participar nela!

Nessa sua atualização no Google+, Shuttleworth anunciou que o Ubuntu 13.10 será focado em duas vertentes: na Cloud e em sistemas móveis. Isto já era previsível, visto que têm como objetivo publicar a primeira versão final do Ubuntu Touch na mesma altura da finalização do Ubuntu 13.10. Para além disso o objetivo a longo prazo é o de ter um ecossistema e portanto a cloud tem um papel importantíssimo.” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/05/2013

Videocast 34 – Primeiros passos no Ubuntu – 2

distribuicoes

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):

“Neste vídeo explico como funciona a configuração da BIOS para que seja possível fazer a inicialização do computador por um CD/DVD ou Pendrive. Como cada BIOS é diferente da outra e existem particularidades, neste vídeo mostro apenas uma BIOS e explico o que pode acontecer, cabe a você adaptar estes conhecimentos a sua BIOS.” [referência: ubuntero.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/05/2013