Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Como funciona a contabilidade do consumo de CPU no Linux?

Tags: gente-que-faz, cpu, admin, top, ps

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“É muito comum observarmos confusões técnicas sobre como o Linux executa a contabilidade do consumo de CPU. Não obstante, uma boa parte dos sysadmins não entendem como é o período de amostragem dos comandos top e ps, e o que ele realmente representa.

Neste sentido, este texto, confeccionado pelo amigo Fábio Olivé, é quase um “serviço de utilidade pública”. Motivado por uma thread no TcheLinux.org, ele aborda de forma bastante clara e didática a relação entre o gerenciamento do time-sharing executado pelo Kernel do sistema, e os dados por amostragem que podem ser obtidos especialmente pelo comando top.” [referência: jack.eti.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o VMware Player no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, virtualizacao, vmware

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Para quem precisa virtualizar algum sistema operacional no Linux e por algum motivo não pode usar o VirtualBox, o VMware é uma boa pedida. Por isso, mostrarei rapidamente como fazer isso” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Online: Programação Shell

Tags: patrocinador, evento, curso, desenvolvedores, shell

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 10 a 25 de junho de 2013, entre 19h as 22h, acontecerá o curso Programação Shell.

A finalidade deste curso é guiar o aluno a fazer programas em linguagem Shell Script visando atender não somente as demandas diárias de um administrador mas também a confecção de programas para todos os fins dentro de uma empresa.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos

Tags: opiniao

Enviado por José Ricardo de Oliveira Damico (jd·commentΘgmail·com):

“Participo de diversas listas de discussão de segurança e mesmo mesas redondas sobre o assunto e continuo escutando a mesma ladainha de sempre à respeito de como proteger sistemas operacionais proprietários para usuários finais, com anti-vírus, "secure-boot", controle de binários, lojas de aplicações e demais ações restritivas.

Parece-me que ninguém mais se importa em entender as questões fundamentais que tornam tais sistemas inseguros e como as ações de prevenção à ataques cibernéticos acabam por prejudicar mais do que ajudar os usuários. Além disso, me parece existir um consenso autoritário e unilateral que diz: "Não importa os direitos do usuário desde que ele esteja seguro e não nos processe."

Foi por isso que resolvi escrever o: "Manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos." disponível em: [dcon.com.br/…].” [referência: dcon.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Campinas: Treinamentos SysAdmin Linux de férias

Tags: evento, curso

Enviado por Miguel Di Ciurcio Filho (miguelΘinstruct·com·br):

“Em parceria com a Metrocamp, a Instruct oferecerá no mês de julho os treinamentos SysAdmin Linux 101 e 102 com uma condição super especial. Eles são preparatórios para certificação LPIC-1.

Faça já sua inscrição no site http://www.instruct.com.br/cadastro-treinamento.html para maiores informações.” [referência: instruct.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Linux Foundation mostra onde o Linux é usado e como é desenvolvido

Tags: pos-pc, servidor, desktop, video

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“Smartphones, servidores, computadores pessoais, TVs, tablets e muitos outros dispositivos usam Linux. Provavelmente a maioria das pessoas utilizam um sistema operacional Linux indiretamente ou diretamente em seus dispositivos, mas como o Linux é desenvolvido?

Veja no vídeo disponbilizado pela Linux Foundation um resumo sobre o desenvolvimento do Kernel do Linux.” [referência: mariano.eng.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chakra "Benz" 2013.05: distribuição "Gtk-free", baseada no KDE

Tags: office, instalar, comunidade, distribuicoes

Enviado por Holmes (holmes_holmesΘlive·com):

“A equipe do Chakra anunciou o lançamento do terceiro Chakra "Benz". "Benz" é o nome que foi escolhido para o lançamento de Chakra após o lançamento do KDE Software Compilation 4.10. Esta nova versão inclui algumas novas funcionalidades:

=> Oktopi, uma interface gráfica para o Pacman que foi recentemente adicionado ao repositório estável, e que agora é instalado por padrão. => kio-mtp, que traz suporte para dispositivos móveis no Dolphin. => Konversation, substitui Quassel como o cliente IRC padrão no Chakra. => Fcitx, é agora o método de entrada padrão (para idiomas asiáticos). Esta decisão foi tomada pela comunidade do Chakra no fórum.


Esta versão inclui novas versões do software: => KDE Software Compilation 4.10.3. => Web: 26.0.1410.63 Chromium, 21.0 Firefox , Opera 12.15, QupZilla 1.4.2 , 2.3.0 Rekonq. => Multimedia: KMPlayer 0.11.3d , SMPlayer 0.8.5, Plasma Media Center 1.0.0, VLC 2.0.6, XBMC 12.2. => Música: Amarok 2.7.1, Musique 1.2.1, Qmmp 0.7.0, Tomahawk 0.7.0 ,0.9.62 Yarock. => Desenvolvimento: Blender 2.66a, KDevelop 4.5.0, Kdenlive 0.9.6 ,2.7.0 QtCreator, Rosegarden 13.04. => Office: Calligra 2.6.3, FocusWriter 1.4.2, LibreOffice 4.0.3. => Finanças: KMyMoney 4.6.3, 1.7.1 Skrooge. => Outros: digiKam 3.1.0, KDE Telepathy 0.6.1.

Para mais informações no Chakra Brasil (http://www.chakra-linux.com.br).” [referência: chakra-linux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Agora tem até que aceitar o EULA da Microsoft antes de instalar o Linux em alguns PCs novos?

Tags: instalar, bino, uefi

Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):

“De acordo Matthew Garrett, um dos requisitos da certificação de hardware para Windows 8 é iniciar o firmware em pouquíssimo tempo. A Microsoft chama isso de Fast Boot.

Para cumprir o tempo exigido pela Microsoft, computadores com Fast Boot não iniciam algumas partes do hardware antes do sistema operacional. E isso inclui dispositivos ligados às portas USB (um teclado conectado a uma porta USB, por exemplo, só funcionará após o Windows 8 estar carregado). Esse empecilho é contornado pelo próprio Windows 8, que, após estar carregado, apresenta a opção de reiniciar o computador sem Fast Boot.

Ainda segundo Matthew Garrett, existe um problema para o usuário que, após adquirir um computador novo com Windows 8 pré-instalado, queira instalar uma distribuição Linux via USB sem aceitar o End User License Agreement (EULA) da Microsoft: o Windows 8 apresenta a opção de reiniciar o computador sem Fast Boot somente após a aceitação do EULA. Ou seja, sem aceitar previamente o EULA, o usuário não tem condições de reiniciar a máquina sem Fast Boot para poder instalar outro sistema operacional via USB.

Matthew Garrett descreveu o problema somente para instalação via USB. A instalação por CD ou DVD, porém, parece enfrentar o mesmo problema, de acordo com outros relatos.

O problema em si não é a impossibilidade de instalar Linux num computador com Windows 8 pré-instalado, mas a impossibilidade de fazer isso via USB (e às vezes até mesmo por CD ou DVD) sem aceitar o EULA. Para alguns, esse problema pode ser um detalhe menor, mas, para aqueles que levam o EULA a sério (especialmente por causa de suas implicações), o Fast Boot se torna um grande obstáculo.

Além das implicações morais, a aceitação do EULA do Windows 8 autorizaria a Microsoft a recusar o reembolso do valor da licença nos casos em que o usuário não deseja usar esse sistema operacional.

Vale lembrar que Matthew Garrett trabalhou na Red Hat e é coautor de UEFI Secure Boot Impact on Linux.” [referência: mjg59.dreamwidth.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

User Space Device Drivers no Linux - Parte 1

Tags: drivers, kernel, gente-que-faz, desenvolvedores

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Desenvolver um driver para Linux requer conhecimentos multidisciplinares.

Sim, você precisa saber ler datasheets e escovar bits. Precisa saber (muito bem) linguagem C, principalmente trabalhar com ponteiros e estruturas de dados mais complexas. Precisa conhecer também arquitetura de sistemas operacionais, e entender como o Linux escalona processos, gerencia a memória e controla o acesso aos dispositivos de I/O. Precisa conhecer os múltiplos sub-sistemas do kernel e sua API, frameworks e infraestruturas de barramento. Enfim, não será do dia para a noite que você se transformará em um desenvolvedor de drivers para o kernel Linux. O processo de aprendizado vai exigir de você muita força de vontade e perseverança.

Mas nem tudo são drivers em kernel space… Sim, é possível escrever uma aplicação em Linux que possa acessar diretamente um dispositivo de hardware! A essa aplicação (ou biblioteca) damos o nome de user space device driver.” [referência: sergioprado.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Reconstrução facial de uma criança indígena a partir de fotografias

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Nesse post mostro a reconstrução facial forense de uma criança indígena exposta no Museu Paranaense em Cutiriba-PR.


Esse trabalho se destaca dentre as outras reconstruções já postadas aqui por dois motivos principais:

1) O crânio foi obtido apenas por fotografias tiradas sem flash e sem tocar no objeto exposto no museu.
2) A reconstrução da face foi feita a partir de uma cabeça já modelada de um adulto.

O objetivo é mostrar que podemos fazer réplicas digitais de peças da forma mais simples, acessível e menos invasiva possível (câmeras digitais comuns) e adequar uma face sem a necessidade de modela-la do zero. O que beneficiaria um número grande de pessoas que não tem tempo para uma formação tradicional em arte 3D.

Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]

Tudo com software livre, claro.

Espero que apreciem.

Um grande abraço e até a próxima!” [referência: ciceromoraes.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Nova página de Comunidade no site oficial do Ubuntu

Tags: distribuicoes, comunidade, ubuntubrsc

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Em uma sessão que aconteceu na UDS, em Copenhague, ficou decidido que as páginas de comunidade no site oficial do Ubuntu seriam reformuladas. Com isso, deu-se início a um processo de reformulação do conteúdo, visando tornar o site mais atrativo e acessível, bem como facilitar a manutenção do mesmo.

Confira mais detalhes sobre o novo visual e a reformulação de conteúdos que aconteceram na página de Comunidade no site oficial do Ubuntu.” [referência: ubuntubrsc.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra hoje no Rio: Doctrine 2

Tags: evento, gente-que-faz, desenvolvedores

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (ciclodepalestrasΘsindpdrj·org·br):

“Segunda-feira, 03 de junho de 2013 às 19:00 h é dia de Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ. Raphael de Almeida apresentará o tema: Doctrine 2.

Resumo da palestra: Doctrine é um projeto que traz suporte enterprise por meio de uma poderosa implementação de mapeamento objeto relacional (ORM). Não limitando-se apenas a isso, o Doctrine tem uma camada de abstração (DBAL) e a opção de escrever queries em um dialeto orientado a objeto próprio (DQL). Inspirado pela JPA e o Hibernate, seus criadores levaram o ORM em PHP para um novo nível, aplicando conceitos como Annotations, Object Query Language e Repository.

Esta apresentação irá introduzir estes novos conceitos bem como muito dessa arquitetura.

Inscrições pelo portal: [ciclodepalestras.sindpdrj.org.br/…]” [referência: ciclodepalestras.sindpdrj.org.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LibreOffice 4.1.0 Beta 1, com milhares de correções e melhorias

Tags: office, apache, falha

Texto com mais detalhes sobre a atualização que já mencionamos no feriadão, enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Document Foundation anunciou o lançamento do primeiro Beta do LibreOffice 4.1.0, incorporando mais de 1.000 correções de bugs individuais e melhorias. E isso conta com as correções para um número razoável de bugs de manuseio de OOXML, incluindo um bug que gerava a quebra do sistema, e uma implementação básica de meta-arquivos EMF+.

Das correções de bugs, 246 eram referentes a melhorias na segurança, resultado das varreduras de segurança do projeto realizadas pela Coverity. Uma listagem das funcionalidades oficiais da versão 4.1 está disponível nas notas de lançamento de desenvolvimento.

O lançamento do Beta do LibreOffice 4.1.0 também inclui um grande número de aprefeiçoamentos e correções de bugs relacionados a nova funcionalidade de interface de usuário Sidebar. A funcionalidade Sidebar é baseada na contribuição de código do Symphony da IBM, além do trabalho de design já implementado no painel de tarefas do Impress: o código e trabalho de design está sendo integrado no Apache OpenOffice que planeja liberar o mesmo como parte das funcionalidades da próxima versão 4.0.

O código do Sidebar está sendo trazido para o LibreOffice e será o primeira maior mudança na UI sendo implementada no conjunto de aplicativos para escritório desde que ocorreu o fork do projeto do OpenOffice.org.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LabFis 0.11: distribuição para física computacional e laboratórios de pesquisa

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Lançada a versão 0.11 do LabFis, baseada no Debian Wheezy. Consiste de uma verdadeira instalação do GNU/Linux em um pendrive de 8 GB para uma completa experiência de um sistema GNU/Linux instalado. A grande novidade desta versão é que esta permite a gravação de arquivos no Pendrive.

Está disponível com dois ambientes gráficos: Gnome3 e xfce. Inclui programas utilizados comumente em laboratórios de pesquisa e disciplinas de física computacionais, gráficos e animações, e programas complementares como o Scratch for Arduino e o Processing.

Estamos à procura de uma solução que realize a transformada rápida de Fourier do sinal de entrada da placa de som compatível com o Debian Wheezy. Se estiver interessado em contribuir, entre em contato.” [referência: cta.if.ufrgs.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Software Livre em xeque no Paraná

Tags: parana, -governos, -xeque, -opiniao, -bino

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Desde 2003, o Governo do Estado do Paraná tornou-se uma referência nacional no que diz respeito a independência e inovação tecnológica sustentável.

Seja pelo compromisso firmado pelo Governo do Estado em prol da adoção de soluções livres e de padrões abertos, seja pelas ações exemplares da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - CELEPAR, a mais antiga empresa pública de informática no Brasil e que neste ano completa 49 anos.

Há quatorze anos, o primeiro projeto de lei versando sobre o uso preferencial de Software Livre pelo Governo Federal foi apresentando na Câmara dos Deputados e continua tramitando até os dias de hoje. Quatro anos depois, foi aprovada e sancionada, no Paraná, as leis 14058/2003 e 14195/2003 que tratam sobre o uso preferencial de soluções tecnológicas livres e de código-fonte aberto pelo Governo do Estado do Paraná.

Desde então, o Governo do Estado do Paraná vem promovendo ações como o Paraná Digital - ação de Inclusão Digital presente em mais de duas mil escolas públicas, atendendo a um milhão e meio de crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico sustentável utilizando Software Livre. Muito além da simples formação técnica, está o exemplo de que o desenvolvimento pessoal se dá também pela colaboração e compartilhamento.

(...) No mesmo ano em que se comemora os 10 anos do compromisso firmado pelo Governo do Estado do Paraná com a liberdade e a independência tecnológica, no dia 09 de Abril o governador do Paraná assinou um acordo de intenções com a Microsoft no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O presidente da Microsoft Brasil sequer teve o trabalho de se deslocar até o Paraná para assinar tal acordo.

Este, claro, não é um fato isolado, em 2008 o Governo do Estado da Bahia firmou acordo parecido com a Microsoft.

Nota-se um crescente retrocesso nas políticas e ações públicas na questão da adoção e fomento de ações ligadas ao Software Livre e sobre os Padrões Abertos. No ano em que se comemora os 30 anos do início do desenvolvimento do Sistema Operacional GNU e os 20 anos desde o registro do primeiro usuário GNU/Linux no Brasil, temos pouco a comemorar.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]