Opencast 23 - PRISM, Bug 1, Fastboot e o fim dos Desktops
Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ubunteroΘubuntero·com·br):
Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ubunteroΘubuntero·com·br):
A nova versão inclui correções, melhorias de estabilidade, e avanço no suporte a formatos proprietários.
Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):
O LibreOffice 4.0.4 contém várias melhorias na área de interoperabilidade com formatos de documentos proprietários. A contínua melhoria tem sido motivo para a escolha do LibreOffice em todos os principais projetos de migração para software livre desde 2012, incluindo muitos governos centrais da Europa e América do Sul.
Saiba mais em: [blog.pt-br.libreoffice.org/…]” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Ele é um visualizador de e-book que suporta uma série de formatos de documento de texto, reformatação do texto com qualquer tamanho de fonte, suavização de fonte, uma rolagem extra suave e uma série de outras características que ajudam a transformar a leitura em um prazer. Além disso, ele tem uma função que lê em voz alta e ajuda a poupar seus olhos” [referência: edivaldobrito.com.br]
Via ubuntued.info:
A maior novidade até agora, para o Ubuntu Touch, são que 8 grandes empresas de tele-comunicações mostraram interesse em suportar a plataforma móvel laranja.
A “Carrier Advisory Group” (CAG), formada pela Canonical e anunciada ontem, é um fórum para operadoras móveis para influenciar no desenvolvimento do Ubuntu Touch.
As 8 empresas que estão no grupo são: Deutsche Telekom, Everything Everywhere (EE), Korea Telecom, Telecom Italia, LG UPlus, Portugal Telecom SK Telecom, Uma rede da Espanha que ainda não foi revelada (possivelmente a Telefónica).Sabe o que isso significa? Bom, no momento, só que algumas empresas estão disponíveis a conhecer uma nova plataforma. Mas, enquanto a Mozilla e a Tizen já tem smartphones prontos para serem lançados, a Canonical ainda procura alguma empresa que dê a cara a tapa em um sistema declaradamente Linux — isto é, que é sinonimo de Linux para a grande parte das pessoas.
Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):
Se você quiser ajudar na organização de uma Turma do Curso de Elastix em sua cidade, entre em contato conosco no email amsato@innovus.com.br, pois estamos procurando parcerias para isso, com a possibilidade de ganhos ou fornecimento de vagas para o curso. Já estamos com parceiros para Belo Horizonte, Maceió, Recife, Aracaju, Belém e Campinas.
Próximos cursos: FreeSwitch - 26 a 28/06/13 Online; Elastix - 24 a 26/07/13 - Online; Telefonia IP com Asterisk - 31/07 a 02/08/13 - Maceió; Elastix - 14 a 16/08/13 - São Paulo e Telefonia IP com Asterisk - 21 a 23/08/13 - Online. Contato: treinamentos@innovus.com.br ou (11)4063-7416 (21)4063-7416 (24)3076-2325” [referência: elastixbrasil.com.br]
Ninguém pode chamar Jon maddog Hall de pessimista: seu Projeto Cauã, que vem sendo apresentado em eventos de software livre no Brasil há alguns anos, tem metas bastante ambiciosas, e a TechWorld o ouviu para saber detalhes.
Segundo a matéria, o projeto será lançado em julho com base na ideia de instalar servidores nos porões dos prédios paulistas para oferecer uma nuvem privada a cada edifício, com thin clients nas suas unidades de ocupação (lojas e apartamentos) e assim gerar até 2 milhões de empregos de alta tecnologia no Brasil e até 4 milhões no restante da América Latina.
A origem dos empregos é explicada com clareza meridiana: tantos servidores e thin clients exigirão muitos administradores de sistemas, e os interessados nas vagas poderão ser treinados on-line e, após certificados, poderão receber autorização governamental para um financiamento da compra do equipamento e da instalação.
E não é só isso! O projeto ainda busca reduzir o uso de energia pelos computadores atuais e futuros, facilitar e tornar mais eficientes as atividades dos usuários finais e melhorar a integração de tecnologias.
Claro que um projeto desse porte não cresce do dia para a noite, mas o seu criador é modesto: acredite que nos próximos 2 anos haverá 100.000 pessoas trabalhando em atividades no estilo Cauã. Boa sorte, maddog! (via news.techworld.com - “Project Cauã: revolutionising IT for the masses - Techworld.com”)
Em 2009, para atender a exigências da União Europeia, a Oracle fez uma promessa pública, válida por 5 anos, sobre o licenciamento do MySQL, mas os limites dessa promessa de vez em quando aparecem – e parece ser o caso atual: as páginas de documentação do MySQL que estavam sob a GPLv2 agora estão sob uma licença proprietária bastante restritiva, embora ainda permitam a distribuição online ou em mídias, desde que acompanhem a instalação do próprio MySQL.
Um exemplo é esta man page do comando resolveip, que vai da linha 1 até a linha 26. Da linha 27 até a linha 49 vem o texto da licença, da qual destaco só um pequeno trecho esparso:
"This document in any form, software or printed matter, contains proprietary information that is the exclusive property of Oracle. (...) This documentation is NOT distributed under a GPL license. Use of this documentation is subject to the following terms:
You may create a printed copy of this documentation solely for your own personal use. Conversion to other formats is allowed as long as the actual content is not altered or edited in any way. You shall not publish or distribute this documentation in any form or on any media, except if you distribute the documentation in a manner similar to how Oracle disseminates it (that is, electronically for download on a Web site with the software) or on a CD-ROM or similar medium, provided however that the documentation is disseminated together with the software on the same medium."
(via lwn.net - “MySQL man pages silently relicensed away from GPL (MariaDB blog) [LWN.net]”)
Via g1.globo.com:
Os chineses superaram os americanos e criaram o supercomputador mais rápido do mundo, o Tianhe-2, com velocidade duas vezes superior ao do Sequoia, da IBM, que conquistou este título em 2012, de acordo com a lista TOP500.
Desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa na cidade de Changsha, o superPC tem capacidade de processamento de 33,86 petaflops por segundo, o equivalente a 33,860 trilhões de cálculos por segundo. Para efeito de comparação, o Titan, usado pelo departamento de energia dos EUA, tem processamento de 17,59 petaflops por segundo.
O Tianhe-2 (tianhe significa Via Láctea) é um supercomputador que, assim como o Sequoia, é utilizado para trabalhos complexos como modelar sistemas de tempo e simular explosões nucleares. Além disso, o processamento é usado no desenvolvimento de novos modelos de aviões.
Esta é a segunda vez que um computador chinês é considerado o mais veloz do mundo. Em 2010, o antecessor do Tianhe-2, o Tianhe-1A, foi o mais rápido em processamento antes de o K, do Japão, o passasse em 2011. Em 2012, o título ficou com o Sequoia.
O supercomputador chinês tem processadores Intel (uma combinação de dois Xeon IvyBridge e três Xeon Phi, resultando em 3 milhões de núcleos destes processadores), mas o restante do aparelho como conexões, sistema operacional (baseado em Linux) e processadores "front-end" são chineses, de acordo com o TOP500, organização que faz o ranking dos PCs mais rápidos do mundo.
Via tecnologia.ig.com.br:
Reguladores antitruste da União Europeia estão perguntando às operadoras de telefonia móvel e aos fabricantes de aparelhos se seus acordos para o Android com o Google bloqueiam os concorrentes no setor, um movimento que pode levar à uma segunda investigação da companhia.
(...) A Comissão questionou os fornecedores de telecomunicações e fabricantes de telefones se os acordos para o Android com o Google "contêm cláusulas de impedindo ou limitando o lançamento/distribuição de dispositivos não-Android", de acordo com questionário visto pela Reuters. (...)
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Como o nome sugere, este é um front-end para o Synapse , um lançador de semântica usado para iniciar aplicações e encontrar arquivos relevantes usando Zeitgeist, extensível através de plugins. É uma grande e leve alternativa para o outrora muito popular GNOME Do, ou, mais ou menos, do Unity Dash.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):
Esta é a chance de se capacitar com o que existe de melhor em treinamento PostgreSQL no Brasil!
Garanta já a sua vaga para a turma do dia 01/jul! Inscreva-se agora! Acesse: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]
Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):
Baixe o Alpha (i586 ou x86_64) em [downloads.openmandriva.org/…] e experimente. Ajude-nos a nos livrar dos bugs. Se encontrar algum faça-nos saber, comunique-se com a QA Team e indexe os bugs em [issues.openmandriva.org./…]
Esperamos lançar a Beta no próximo dia 30 de Julho, por isso, vamos iniciar a caçada!
OpenMandriva Lx Alpha: Kernel 3.8.12; KDE 4.10.4; LibreOffice 4.0.3.3; Firefox 21; Clementine 1.1.1; ROMP 1.6-1.” [referência: openmandriva.org]
Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz):
Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):
Neste curso damos os conceitos fundamentais de teste de sofware para os profissionais interessados em atuar nesta área e que desejam desenvolver as atividades de teste no dia-a-dia do ciclo de desenvolvimento do software.
Nossa missão neste curso é capacitá-lo para criar um bom planejamento de testes em seus projetos de software.” [referência: dextraining.com.br]
Enviado por André Felipe Dias (andref·diasΘpronus·eng·br):
O curso tem 20 horas de duração baseadas em vídeo-conferência. É fornecida uma máquina virtual com um servidor configurado e pronto para ser usado em produção.
Tenha sua equipe capacitada e operacional em apenas 20 horas de treinamento!” [referência: pronus.eng.br]