Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

EspiritoLivre: Participe do sorteio de exemplares do livro Linux para Servidores

Tags: apache, instalar, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Que tal ganhar um exemplar do livro “Linux para Servidores: Da instalação à Virtualização”? Pois é muito fácil!

Basta visitar nosso site e preencher o formulário que está disponível. E quanto mais mensagens sobre a promoção você publicar nas redes sociais, maiores são suas chances de ganhar.

O livro é voltado para aqueles que desejam configurar ou dar manutenção em seu proprio servidor Linux. Abrange a instalação do Linux; a configuração de diversos serviços como Dhcp, DNS, Squid, Apache, Mysql, Iptables, Samba, Tomcat e NFS; a virtualização dedicada com Xen e também a programação Shell Script. A melhor opção custo/beneficio para o professor e para os profissionais que desejem ingressar na áŕea. Os autores são Luciano Andress Martini e Gustavo Turin Maieves.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Logi-pi: uma placa de desenvolvimento FPGA para Raspberry Pi

Tags: pos-pc

Enviado por Czar (unkzoΘtsar·in):

“Logi-pi é mais uma das muitas placas de expansão para trabalhar em conjunto com o Raspberry Pi, que traz consigo a idéia de iniciantes em FPGA aprenderem e ou melhorarem seus estudos em torno da programação para FPGA(Verilog, VHDL).” [referência: everpi.tsar.in]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado Pear OS 8 para PC e, se conseguir financiamento, também sai para tablets

Tags: distribuicoes, pos-pc

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Depois de seis meses de desenvolvimento anuncia-se a nova versão do Pear OS, a distribuição da pêra que tenta disponibilizar o sistema da maçã como nem sequer o elementary se atreveu a fazer. O Pear OS 8, em todo caso, vem com várias novidades que não são as que se espera, isso seguro (a imagem sobre estas linhas pode você dar uma ideia).

Para começar, não espere ler a típica lista de componentes básicos que do sistema, porque me foi impossível localizar essa informação. Já que Pear OS 7 baseava-se em Ubuntu 12.10, então supomos que o Pear OS 8 deve ser baseado em Ubuntu 13.04 ou Ubuntu 13.10. Os requisitos mínimos recomendados podem ser consultados aqui.

As novidades deste lançamento seguem outras frentes: chegam o Pear Cloud e o Pear ID, ou a nuvem do Pear OS e a conta para essa nuvem, respectivamente, com 2 GB de espaço gratuito para armazenar e sincronizar arquivos e um plano de preços para ampliar o armazenamento. Parece, ainda que não se indique em nenhum lugar, que a nuvem do Pear OS é baseada no ownCloud.

O Pear OS 8 Tablet Edition é a outra novidade que acompanha este lançamento. Como seu nome aponta, se trata de uma versão do Pear Os destinada para funcionar em tablets ou dispositivos de interface táctil, tanto para arquitecturas ARM como x86, com dispositivos como o Surface da Microsoft ou Galaxy da Samsung, Nexus do Google, etc.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Holanda também recomenda desktop open source como substituto do Windows XP

Tags: distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Segundo informa o Open Source Observatory, o centro de segurança informática do governo holandês, órgão do Ministério de Segurança e Justiça, registrou: “Linux é adequado para usuários pessoais e de negócios” e assinalam o Ubuntu e Red Hat como alternativas viáveis àqueles que ainda estão estancados no Windows XP.

O motivo é provavelmente já de conhecimento de todos: segurança. O órgão anuncia que é necessário atualizar as versões do Windows como antes, com o consequente custo de licenças de software e hardware de atualização de máquinas obsoletas para os padrões atuais, ou mudar para um sistema operacional livre e de código aberto como o GNU/Linux.

O relatório oficial em PDF traz maiores informações sobre as sugestões do Open Source Observatory.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Boas Práticas de Tuning no MySQL

Tags: desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Celso Crivelaro (celsocrivelaroΘgmail·com):

“Qualquer desenvolvedor com uma certa experiência já passou pela reclamação do cliente que o sistema está lento o que gera problemas aos usuários para operá-lo e pior, se for um site, pode cair no ranking do Google.

Se está usando MySQL, como descobrir quais queries estão gargalando o sistema? Que ações podemos tomar para aliviar o banco? Algo pode ser feito em tempo de projeto para que evitar que problemas futuros ocorram? Índice ajudar em tudo?

Neste artigo seguem várias dicas de como tunar o seu banco de dados MySQL para que consiga a melhor performance para que a sua aplicação decole.” [referência: devopsfordummies.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

BeagleBone Black + Yocto

Tags: pos-pc, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Henrique Pérsico Rossi (henrique·rossiΘembarcados·com·br):

“A placa BeagleBone Black está em minhas mãos. O que faço agora? Siga este tutorial para aprender a customizar a imagem gravada nesta placa usando o Projeto Yocto.

Muito tem sido falado sobre plataformas de desenvolvimento suportadas por grandes comunidades, tal como a BeagleBone Black e a Raspberry Pi. Ambas têm atingido um grande público em específico, aquele ávido por conhecimento em Linux embarcado.

Aproveitem e comentem os seus resultados!!” [referência: embarcados.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Últimas vagas curso Teste de Invasão (Pentest) em Redes e Sistemas online

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Carim Fernandes (contatoΘclavis·com·br):

“Estão disponíveis poucas vagas para a próxima turma online do curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD. Este treinamento é ideal para profissionais que querem determinar a postura de segurança de uma empresa e identificar potenciais problemas em processos e ativos críticos de seu negócio. Dessa forma, sua empresa poderá tomar decisões e alocar recursos para segurança baseando-se na situação real de seus sistemas e processos, enxergando o ambiente real por trás das estatísticas.

O curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD conta com um investimento de 12 parcelas de R$91,43 no cartão de crédito. Este é um dos cursos que fazem parte da Formação de 100 horas – Auditor em Teste de Invasão da Academia Clavis Segurança da Informação.

Que tal aproveitar a oportunidade e verificar as avaliações das últimas turmas da Academia Clavis Segurança da Informação? As últimas avaliações feitas pelo alunos da Clavis obtiveram média de 9,28, 9,53 e 9,44.” [referência: clavis.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como criar relatórios PDF a partir de HTML

Tags: desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Tomás Queiroga (tomas·queirogaΘdextra-sw·com):

“Acredito que seja consenso o fato de que “montar um relatório usando HTML, CSS e JavaScript é muito mais fácil do que um em PDF (usando iText, Crystal Reports entre outros)”. E isso por diversos motivos, e citarei apenas um: é muito mais provável que o cliente ou webdesigner não saiba como fazer um relatório em Java, mas tenha maestria com HTML, CSS e JS. Todavia o formato PDF é amplamente requisitado, então acaba-se fazendo o relatório da maneira mais complexa e custosa - em tempo e depois em manutenção.

Podem até dizer que existem APIs em Java e outras linguagens que convertem o HTML em PDF, mas muitas vezes ela falha por completo, ou tem de se fazer algum “ajustezinho”, ou “soluções mirabolantes” para tratar de um caso, com outra para outro caso, então o layout muda, e essa “solução” já não serve mais. Por exemplo, se as larguras das colunas de uma tabela estiverem em uma tag HTML col - o que é comum quando o HTML é gerado via alguma ferramenta, como Pentaho Report Designer - o com.itextpdf.tool.xml.iText.XMLWorkerHelper se perde na transformação HTML ➡ PDF, pois ele remove todas as tags de conteúdo antes de gerar o PDF, desformatando a tabela por consequência.

E como fazer para explicar ao cliente que não dá para gerar o relatório do jeito que ele quer, sendo que ao clicar em “Imprimir como PDF” no browser fica como ele deseja?

Leia mais: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

5ª Edição do Mundo Senai em Florianópolis

Tags: evento

Enviado por Bruno Gomes da Silva (bruno·g81Θgmail·com):

“Neste mês de novembro acontece a 5ª edição do Mundo Senai, são 3 dias de evento que acontece em várias cidades do país inteiro e claro que Florianópolis está inclusa da lista!

O Evento engloba palestras, mostras tecnológicas e minicursos, também conta com orientação profissional e visita a laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.” [referência: guialinux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Slackware traz suporte a UEFI e várias atualizações

Tags: distribuicoes

A mais antiga distribuição em atividade lançou no final da semana passada a sua versão 14.1, a primeira com suporte a sistemas com UEFI (como os que vêm com o selo de homologação do Windows 8). Outras atualizações incluem o Linux 3.10.17versões atualizadas do Xfce e KDE, e mais. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Slackware 14.1 Adds UEFI Support, Updated Software”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GIMP abandona SourceForge devido a anúncios suspeitos e instalador mais ainda

Tags:

Lembra de quando o SourceForge era um serviço de suporte ao desenvolvimento e um repositório tradicional e confiável para projetos de código aberto?

Bons tempos. Mas os anos passaram, e em 2012 o portal, que já fazia parte da GeekNet, uma holding que também controlava o Slashdot e o FreeCode (ex-Freshmeat), foi comprado pela Dice, uma empresa que, antes da bolha .com, no final dos anos 90, era um portal de empregos, e hoje é alguma outra coisa na qual não estão presentes os princípios originais de alguns dos sites que absorveu.

Até o início da semana passada, os desenvolvedores do Gimp ainda usavam o SourceForge para hospedar seus downloads, mas anúncios como os da imagem acima (que eu rotacionei para você não pensar que fosse um banner comercial sendo exposto aqui no BR-Linux), que talvez você já tenha visto em outros sites de downloads e que tentam induzir o leitor a ir para algum outro site – frequentemente suspeito – achando que estará fazendo o download do programa que veio buscar.

E isso não é o pior: nas versões para Windows, o SourceForge estava incluindo um instalador que inclui ofertas de terceiros junto aos executáveis de projetos open source. Triste fim. (via www.theregister.co.uk - “GIMP flees SourceForge over dodgy ads and installer • The Register”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mark Shuttleworth se desculpa por 2 erros recentes

Tags: distribuicoes, ditador-benevolente

Os incidentes foram (1) a recente providência para fazer tirar do ar, mencionando razões de proteção de marca registrada, o domínio fixubuntu.com, de um site de um membro da EFF dedicado a alertar usuários sobre questões de privacidade na distribuição, e (2) o posicionamento do próprio ditador benevolente perpétuo do Ubuntu, que fez uma generalização negativa político-partidária contra boa parte dos indivíduos com posturas críticas ao quea Canonical vem fazendo ultimamente.

Enviado por Carlos Felipe Pessoa de Araújo (carlosxfelipeΘoutlook·com):

“Mark Shuttleworth reapareceu em seu blog pessoal para desculpar-se pelos últimos tropeços cometidos por ele mesmo e pela Canonical.

Em suma, se desculpa pelo incidente com fixubuntu.com, que qualifica de engano sem intenção e por ter utilizado o termo ‘Tea Party’ para referir-se aos detratores de Mir.

O site fixubuntu.com foi repreendido (censurado) por advogados à serviço da Canonical para remover as referências à marca "UBUNTU".” [referência: muylinux.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Está aberta a Temporada 2013 do Openbeach

Tags: evento

Enviado por Douglas Conrad (conradΘopens·com·br):

“Nós nos reunimos para falarmos de tecnologia, software livre, cerveja artesanal, cachaça artesanal e nos divertirmos um bocado. Por mais de 12 anos que sem falhar fazemos amigos e reencontramos outros em Floripa, Santa Catarina, trazemos nossas famílias, namoradas, namorados, amigos e ficamos de papo para o ar de sexta a domingo na Beira da Praia de Canasvieiras em Florianópolis.

É um momento muito bacana porque estamos sempre no final do ano precisamos recarregar as baterias, quebrar um pouco a rotina, dar umas risadas e falar bobagens com amigos e fazer novos. Todos os anos acabamos fazendo amigos que se tornam parceiros de verdade e que ao longo deste tempo vemos cada um seguir seu caminho, mas acabamos nos reencontrando e agregando outros parceiros durante cada Openbeach.

Foi assim que conheci Jon Maddog Hall 11 anos atrás e desde então somos amigos, sócios, cumpadres. Maddog: "I attend Open Beach every year because I get to see the friends that I normally only "see" over the Internet. We start with a great party at a local bar, and the next day we partake of a lot of different activities, but in a slow, easy fashion that is relaxing. This year we will learn how to mix different drinks with Cachaca, make homemade hot sauces, learn more about brewing beer, and enjoying each other's families. While a lot of the people are involved with computers or the computer industry, some are not, yet we all have a lot of fun."

Este ano será nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.openbeach.org.br Esperamos revê-lo ou conhecê-lo. Faça já sua inscrição e tire 3 dias antes do final do ano para dar uma relaxada!

Douglas Conrad” [referência: openbeach.org.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Zappwm 4.0 - Desktop alternativo baseado em Rox

Tags: instalar, distribuicoes, comunidade

Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com):

“Cansado de utilizar as pesadas interfaces tradicionais do Linux, sobretudo Unity e Gnome, resolvi ressuscitar um antigo projeto de gerenciador de janelas para Linux: O Zappwm. À época em que foi lançado, em 2004, o foco eram os usuários do finado Kurumin, mas acabei atraindo a atenção da comunidade Slackware.

Esta nova versão é baseada no ROX e no Fluxbox e está totalmente customizada para Ubuntu/Mint/Debian e congêneres. Tem atalhos para as principais redes sociais, contas de email, cloud computing, blogs etc, através da janela "Social Life". Atalhos para os principais aplicativos utilizados em um desktop linux no Link "QuickApps" e Links para todos os programas instalados em "All Apps". Sem contar na vantagem de que, sendo basedo no bacaníssimo ROX, o usuário tem suporte a Drag'n Drop total: Pode arrastar aplicativos, pastas e arquivos para o painel, área de trabalho, pastas etc.

O ideal é baixar o arquivo para Debian/Ubuntu/Mint etc, mas se você usa outra distro, pode tentar pelo source, que é todo escrito em Shell e Zenity, sendo muito simples. E antes que eu me esqueça, o software está na versão Beta. Leia o README antes.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

speedtest-cli: Teste a velocidade da sua internet pela linha de comando

Tags: conectividade

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“O speedtest-cli é uma ferramenta, desenvolvida em python, que testa a conexão da sua internet usando as configurações do popular SpeedTest.net; com a característica em realizar tudo pela linha de comando.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]