Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Análise crítica ao sistema operativo PearOS 8

Tags: portugal, distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“O PearOS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que tem o objetivo claro de trazer de forma livre uma interface semelhante à do Mac OS. Esta distribuição junta vários conceitos interessantes, nomeadamente ideias do ElementaryOS, do Unity e claro tudo a tender para o visual do sistema da Apple.

A verdade é que o sistema é muito rápido e visualmente apelativo. Por esse motivo tem ganho muitos fãs. No entanto, há pormenores que se deve ter em conta sobre esta distribuição.

Ora nesta análise, não só dou a minha opinião sobre as várias etapas de teste do sistema, como ainda faço uma conclusão sobre a recomendação, ou não, deste sistema que na minha opinião tem um excelente potencial!” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Tablet com KDE: Contagem regressiva no Make Play Live

Tags: pos-pc

Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):

“O Make Play Live é o site do grupo que trabalha no Vivaldi, o (até o momento, promessa de) tablet com KDE Plasma Active de fábrica.

Hoje começou uma contagem regressiva no site. Daqui a 10 dias e algumas horas teremos o anúncio de algo.

Apostas?” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mais detalhes do beta 1 da Mageia 4

Tags: kernel, office, instalar, jogos, distribuicoes, desenvolvedores, falha, comunidade

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“O primeiro beta da Mageia 4 foi anunciado pela Anne Nicolas, Coordenadora do Mageia.Org, em 15 de novembro. No Blog Mageia ela esclarece que este lançamento atrasou uma semana para corrigir bugs críticos.

Esta versão vem com atualizações e melhorias, principalmente no instalador, dracut, inicialização das isos, ambientes gráficos e vem atualizada com o kernel 3.12.0, Systemd 208, Perl 5.18.1.

Vem com oito Ambientes gráficos disponíveis. Além do KDE 4.11.2, GNOME 3.10.1, podem ser instalados o LXDE, XFCE, RazorQt, E17, MATE e Cinnamon. O Libreoffice 4.1.3.2, o Firefox 24.1.0 ESR, Chromium-browser, Opera, Gimp 2.8.0, o Steam 1.0.0.36 e muito mais. O GRUB legacy vem como menu de inicialização padrão e o GRUB2 como opção.

A MageiaWelcome recebeu atualizações e também foi traduzida para o português do Brasil pelo Padula. Este aplicativo está em desenvolvimento e tem dicas úteis para iniciantes instalar repositórios de software (mídias), instalar aplicativos populares (e codecs de áudio e vídeo), e link para acessar a documentação de ajuda e o suporte comunitário.

Para mais informações, ver Notas de lançamento, ver Errata e ver mais notícias sobre a Mageia 4 aqui.

O Lançamento final da Mageia 4 está previsto para 01 de fevereiro de 2014, por isso sejam bem-vindos todos que desejarem colaborar com o desenvolvimento desta distro comunitária, auxiliando na caça aos bugs, dando sugestões ou simplesmente participando da comunidade.

Lembramos que este beta 1 é uma versão para testes, está ainda em desenvolvimento, por isso não deve ser instalado em máquinas de produção.” [referência: blog.mageia.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Contas online no elementary OS Isis

Tags:

Enviado por Carlos Gomes (cjgomes·itΘgmail·com):

“A equipe de desenvolvedores do elementary OS está trabalhando em um novo componente para a nova versão do sistema, o Contas online.

O Contas online irá fornecer um único local seguro para armazenar as informações das suas contas e uma forma de integração dos aplicativos com os principais serviços utilizados como e-mail, calendário, chats e outros.

Serviços que deverão ser suportados oficialmente

Google Drive [Pantheon Files], Gmail [Geary], Calendário [Maya], Música [Noise], Contatos [Friends], Picasa (G+ Fotos ) [Shotwell], Mensageiro Instantâneo [Empathy], Entre vários outros…” [referência: elementaryosbr.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

arkOS: serviços que o Google oferece, sem o Google, rodando no Raspberry Pi

Tags: instalar, pos-pc, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Jacob Cook está desenvolvendo um sistema operacional que pode ser utilizado para substituir todos os serviços que o Google, ou qualquer outra empresa operando na nuvem, oferece.

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites… Batizado de arkOS, ele permite rodar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

Nas palavras de Cook: "O Google oferece um serviço ótimo e já fez muito pela internet. O problema é confiar em serviços que só continuarão a existir enquanto forem lucrativos o suficiente, como o Google Reader."

O arkOS é um servidor baseado em Linux que roda no Raspberry Pi, mas que futuramente poderá rodar em outras plataformas, até mesmo em desktops.

No arkOS roda o aplicativo de código aberto Genesis, desenvolvido por Cook, que disponibiliza uma interface gráfica para controlar os diferentes serviços rodando no seu servidor.

Os arquivos estão disponíveis no GitHub, onde você também pode baixar os arquivos do arkOS e instalá-los você mesmo. O projeto ainda está na fase alfa, não devendo ser utilizado em ambiente de produção.

Cook é um universitário de 23 anos e começou uma campanha de financiamento coletivo para levantar o dinheiro necessário para tocar o projeto em tempo integral. Ele espera arrecadar 45 mil dólares nos próximos 23 dias, já tendo arrecadado mais de 10 mil de 190 investidores.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usuários descrevem: 3 Recursos do OS X Mavericks que já existem no Linux

Tags:

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Isso é normal, quando um novo sistema operacional é lançado sempre aparecem novos recursos que já existe em algum lugar. E claro recursos do Linux também são copiados.

A Apple fez o lançamento do OS X Mavericks e claro os usuários do Linux já estão achando recursos e mais recursos do novo OS X que a tempos já existem no Linux.” [referência: e-tinet.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Quake Live diz adeus ao GNU/Linux

Tags: instalar, jogos

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O anúncio do Quake Live em 2009 foi motivo de alegria para os Linux Gamers, pois enfim poderiam desfrutar deste FPS multiplayer de maneira nativa, através do navegador site. Mas, o Quake Live se despediu da possibilidade de rodar em um navegador web e, por consequência, diz adeus ao GNU/Linux (e também ao Mac OS X).

A ID Software, companhia desenvolvedora deste game, prepara a transição do navegador ao clássico instalador em disco, e esse instalador somente estará disponível para sistemas Windows. A quem diga que tal mudança se deve às políticas de segurança do Firefox e Chrome para com os complementos (proibir por default a instalação de extensões de fora da página oficial destes navegadoers), e portanto este seria um momento ideal para fazer tal transição.

Conforme a FAQ desta informação, os entusiastas que já andam testando a nova versão reportam que o jogo funciona via Wine ou virtualizando o sistema, mas a ID Software insiste que suporte nativo, somente via Windows. De fato, advertem: “Se você utiliza MAC e Linux e tem uma assinatura de pagamento, só poderá acessar ao jogo utilizando software de emulação ou virtualização”.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

[Promoção] Pacote Iptables+Squid com Load Balance + Nagios com 50% de desconto

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Mais uma promoção de fim de ano no HowTo Online… Contratando o treinamento de Firewall Iptables+Squid você leva o curso de Nagios junto! O investimento pode ser pago em até 12x no cartão de crédito. Aproveite porque é por tempo limitado! Para maiores detalhes, entre em contato com adm@brunoodon.com.br” [referência: brunoodon.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Fórum em Prol do Software Livre no Paraná

Tags: evento, comunidade

Enviado por Paulo Santana (phls00Θgmail·com):

“A primeira edição do Fórum Permanente em Prol do Software Livre no Paraná tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas e a adesão ao uso de Software Livres em nosso estado. O evento é organizado pela comunidade Curitiba Livre e ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2013.

Nos últimos tempos, pode-se constatar que o avanço da tecnologia da informação contribuiu para aumentar as opções de Softwares Livres e Proprietários disponíveis no mercado. Os usuários tem a liberdade de escolher as opções adequadas para o seu uso profissional e pessoal, assim como os governos, porém, as deliberações decorrentes de políticas públicas afetam diretamente todos os cidadãos.

A adequação das políticas públicas às necessidades coletivas é um ponto que deve ser tratado em todos os setores da sociedade. As decisões dos governantes devem estar em conformidade com os anseios dos cidadãos. Em se tratando do uso de softwares, esse é um fator para reflexão. O processo de seleção dos softwares para o uso público torna-se um assunto de importância ímpar em nosso cotidiano, bem como a manutenção de políticas que visem a difusão da tecnologia associada a redução de custos para permitir o acesso a tecnologia principalmente para os indivíduos em situação de fragilidade social.

A sua presença irá enriquecer esse debate! Quem mora em outras cidades poderá acompanhar a transmissão online.

Na primeira edição estarão presentes os dos seguintes debatedores:

- Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) - autor da leis estaduais sobre Software Livre (Leis 14058 e 14195) e Open Document Format ODF (Lei 15742). - Prof. Dr. Marcos Castilho - Chefe do Departamento de Informática da UFPR. - Rodrigo Robles - membro da comunidade Curitiba Livre. - Eng. Msc. Juliano Bueno de Araújo - Secretário Executivo do Fórum do Movimento Ambientalista do Paraná.

Detalhes: - Horário: 14:00 horas - Local: Auditório do Fórum Ambientalista do Paraná. - Endereço: Rua Gaspar Carrilho Júnior, 001 - Jardim Schaffer - Vista Alegre/Bom Retiro (anexo ao Bosque Gutierrez) - Mapa: [ur1.ca/…]

Mais informações e inscrição: [forum.curitibalivre.org.br/…]” [referência: forum.curitibalivre.org.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Fedora 20 continua a caça de bugs

Tags: kernel, distribuicoes, falha, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Depois de vários atrasos mas fazendo honra a seu nome, chega o Fedora 20 Beta “Heisenbug”, cujo download já está disponível para testando tudo o que traz a nova versão da distribuição comunitária de Red Hat.

Esta versão do Fedora apresenta o kernel Linux 3.11, GNOME 3.10, KDE 4.11 e os mais recentes software para desktop e, como costuma ser habitual, com bastantees mudanças a nível interno, além de trazer os pacotes atualizados.

Fedora 20, por exemplo, irá dispor de uma versão ARM, arquitetura dominante no segmento mobile, e que querem adaptar da melhor forma ao próprio desktop Linux, e inclusive a servidores relativos a RHEL, mas isso é outra história.

Esta nova versão também traz melhoras no NetworkManager, ainda que dirigidas a usuários experientes ou administradores de sistema; melhoras no stack cloud e de virtualização do sistema e muitas mais.

O lançamento que deveria ocorrer no dia 26 de novembro, como anunciado inicialmente agora tem nova data: 10 de dezembro. De modo que não descartem ter o Fedora 20 como presente de Natal.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

A volta dos que nao foram, software livre para sempre

Tags: desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Thiago Avelino (thiagoΘavelino·xxx):

“Durante 5 anos usei o sistema operacional da Apple (OS X), uma distribuição Linux me fez voltar para o mundo de desktop livre.

Depois dessa dramática historia acima comecei olhar valores de notebook (e ultrabook) a tentativa de parar de usar OS X, logo após olhar valores fica pensando, acho que não vou conseguir voltar usar Linux como estação de trabalho novamente pois vou sentir falta dos aplicativos Apple e deixei a ideia para lá, e nisso se passou mais 1 ano.

Ate que parei para refletir o que eu usava do OS X, segue abaixo a lista de aplicativos: * iTerm2 * vim (via linha de comando) * Python * ssh * PostgreSQL * Chrome (e diversos serviços web)

Ou seja, tudo que eu usava e acha que iria sentir falta eu conseguiria rodar em Linux. Logo depois dessa reflexão eu lembrei que tinha ganhado um CR-48 (Chromebook) do Google e resolvi começa brinca com ele para ver como era à experiência, apesar da maquina não ser potente como o Macbook Retina (i7) que eu usava estava atendendo minha necessidade, a primeira vista é um notebook que tem apenas um Chrome e com isso todos os serviços web funciona perfeitamente. Olhando o Chrome OS mais de perto vi que é um Linux (baseado em Gentoo) ao meu ver o Google fez um ótimo trabalho principalmente no ambiente X (mais para frente escrevo um blog post falando sobre o que achei do Chrome OS).” [referência: avelino.xxx]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Presidente do Serpro diz na CPI que e-mail seguro em todos os ministérios custará R$ 300 milhões

Tags:

Via convergenciadigital.uol.com.br:

Instalar o “e-mail seguro” em todos os ministérios é tarefa de R$ 300 milhões. A conta, feita pelo presidente do Serpro, é uma projeção do que será necessário para atender a Esplanada ao longo do primeiro semestre do próximo ano. 

O valor deixa de fora, por exemplo as três primeiras implantações, a serem feitas ainda em 2013. Até porque se tratam do Ministério do Planejamento, onde basicamente será atualizada a versão 2 para 3 do Expresso, do Palácio do Planalto e do Ministério das Comunicações.

Para esses primeiros casos – que envolvem cerca de 1,5 mil ‘clientes’ –  não há aperto. Segundo explica o presidente do Serpro, o valor a ser investido para estender o Expresso às demais pastas é especialmente para ampliação da capacidade de armazenamento.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Presidente do Serpro diz na CPI que infovia do governo só utilizará equipamento nacional

Tags:

Via convergenciadigital.uol.com.br:

O presidente do Serpro disse nesta terça-feira, 12/11, na CPI da Espionagem, que tanto a Academia quanto a indústria brasileiras já desenvolveram equipamentos de rede e softwares nacionais capazes de garantir a segurança necessária contra a espionagem. Hoje a empresa é obrigada a usar no core da sua rede equipamentos Cisco.

E que o Serpro espera poder utilizar esses equipamentos na Infovia federal em 2014. Segundo ele,  a indústria só precisa de incentivos para a produção dos equipamentos, que substituirão os importados nas redes federais.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Atualização do cliente Steam beta inclui correção específica para Linux

Tags:

Saiu atualização do Steam, e as novidades incluem uma correção específica da versão dele para Linux, corrigindo um comportamento na inicialização que permitia gerar um estado inconsistente que o tornava incapaz de ser iniciado novamente, caso houvesse uma interrupção no processo.

Há novidades multiplataforma também, incluindo melhorias no modo Big Picture (voltado ao uso na TV da sala, e não numa configuração tradicional de PC de jogos) e na própria operação dos jogos, incluindo a opção de fazer o download de uma atualização caso a versão do jogo que você tentar iniciar não seja a mais recente. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Valve Linux Client Sees Some More Improvements”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Scientific Linux 5.10

Tags:

Enviado por Henrique "LonelySpooky" Junior (henriquecsjΘgmail·com):

“A equipe de desenvolvimento do Scientific Linux (composta pelo Fermi Lab e pelo CERN) acaba de anunciar a disponibilidade para download do Scientific Linux 5.10 (SL 5.10). Para quem não conhece, o Scientific Linux é uma distribuição clone do Red Hat Enterprose Linux (RHEL), compilada a partir do código fonte disponibilizado pela Red Hat e com o objetivo de ser 100 % compatível. Para saber mais sobre a distribuição e baixar o SL 5.10 visite o Scientific Linux BR.” [referência: scientificlinuxbr.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]