Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Comércio Eletrônico: Novatec Editora lança livro sobre desenvolvimento de temas em Magento

Tags: evento, curso

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“A Novatec Editora acaba de lançar o livro “Temas em Magento”, do André Gugliotti, organizador do evento Bargento Brasil.

O livro oferece uma visão abrangente sobre o funcionamento e criação de temas em Magento, com o objetivo de ensinar os leitores a personalizarem o visual de suas lojas virtuais e obterem melhores resultados em sua plataforma e-commerce.

É um curso completo para desenvolvimento e construção de temas. Apresenta um roteiro de trabalho e ensina o modo correto de trabalhar com todos os elementos que compõe o tema Magento (Skin, Layout e Template), além de exercícios para treinamento prático.

“Temas em Magento” é indicado para profissionais que trabalham ou querem trabalhar com Magento em seu comércio eletrônico e possuem conhecimento básico em HTML e CSS.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ambiente gráfico alternativo: instalando o Mate 1.8 no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Foi lançado a versão 1.8 do ambiente MATE. Se você já usa ou quer experimentar esse ambiente gráfico alternativo, veja aqui como instalar ele.

O Mate é um fork do GNOME 2 que coloca o velho visual do GNOME 2 em versões mais recentes do Ubuntu. Esta versão traz várias melhorias e novas funcionalidades, incluindo azulejos (tiles) side-by-side, suporte para Metacity como gerenciador de janelas e muito mais.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Red Hat entrega aos desenvolvedores do Xorg um método para rodá-lo sem permissões de root

Tags: distribuicoes

Quem usa drivers de vídeo com suporte a kernel mode-setting (KMS) não precisa contar com permissões de root para rodar o modo gráfico baseado no Xorg, e um desenvolvedor da Red Hat enviou aos mantenedores do próprio Xorg um patch que faz isso ter efeitos na prática.

O patch inclui um wrapper que realiza uma operação simples de descrever: antes de rodar de fato o Xorg, ele verifica se o driver necessário suporta KMS; se NÃO suportar, ele roda o Xorg da maneira tradicional (com poderes de root); mas se o driver suportar KMS, o wrapper abandona os privilégios de root antes de passar o controle ao Xorg, que assim roda com menos impacto potencial sobre a segurança do sistema, pois será um processo do próprio usuário que o iniciou.

Boa parte dos drivers open source recentes já suportam KMS, mas há drivers populares, como o blob binário da NVIDIA, que não fizeram essa transição e ainda exigem privilégios especiais para rodar.

O patch tem ~100 linhas e foi feito de forma a ser modular e fácil de empacotar. Obrigado, Red Hat. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Red Hat Makes A Suid Root Wrapper For Xorg”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Beta do GoboLinux 015 Beta - bem-vindo de volta

Tags: distribuicoes

GoboLinux é a criativa distribuição – de origem brasileira – que repensa a organização do sistema de arquivos de uma maneira iconoclástica mas que tem uma série de vantagens práticas.

Fazia tempo que eu não ouvia falar nele, e não é pra menos: depois da sua versão 014, lançada em 2008, ele entrou em um longo hiato, do qual acordou apenas agora no começo do ano, quando lançou sua versão 015 Alpha, e ontem fiquei sabendo da versão 015 Beta.

Em relação ao Alpha, as novidades do Beta incluem o instalador em modo gráfico funcionando, melhor integração do KDE 4 aos componentes básicos do sistema, melhorias no suporte ao SquashFS para quem usa Live DVD, e suporte ao modo Live USB. (via distrowatch.com - “Development Release: GoboLinux 015 Beta (DistroWatch.com News)”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Download de ebook sobre Servidores Web linux tipo VPS

Tags: apache, instalar, distribuicoes, desenvolvedores, banco-de-dados, servidor

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘmail·com):

“E-book free sobre Servidores web Linux tipo VPS.

Relatando a minha recente experiência com servidores web do tipo VPS. Onde mostro detalhadamente como instalar e administrar seu servidor web do tipo VPS nas nuvens.

Neste livro uso um servidor Linux Ubuntu 12.04 em VPS destinado a abrigar um servidor web com Apache, PHP e MySQL, como também mostrando a instalação de uma boa solução de e-mail com webmail e outros bons recursos. O grande foco do livro ficou na segurança do servidor, que acabou ganhando, merecidamente, a maior atenção.

Download [ribafs.org/…]” [referência: ribafs.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o IRPF no Linux com a versão binária

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Chegou a hora de acertas as contas com o leão, por isso, se você quer fazer sua declaração do imposto de renda pessoa física no Linux, veja aqui como instalar o programa.

Para fazer sua declaração no Linux é preciso instalar o programa gerador da declaração (IRRF), que está disponível na página da Receita Federal em Versões para vários sistemas. A versão usada nesse tutorial será a binária (.bin), pois com ela é possível instalar em qualquer distribuição Linux.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como ativar o suporte a 32-bits para a versão de 64-bits do Ubuntu 13.10 ou superior

Tags: drivers, instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você usa o Ubuntu Ubuntu 13.10 ou superior de 64-bits e por algum motivo precisa de suporte a 32-bits, veja aqui como instalar os softwares necessários.

Atualmente a maioria dos usuários do Ubuntu instalam a versão de 64-bits, porque essa arquitetura utiliza todos os recursos do seu hardware e permite usar aplicações com requisitos de memória intensiva, sem muitas preocupações.

Entretanto, ainda há alguns problemas de incompatibilidade com a versão de 64 bits, e existem algumas aplicações desatualizadas e drivers de dispositivo que simplesmente não têm versões de 64-bits. Para resolver essas dificuldades é simples: basta instalar o suporte a 32-bits no sistema de 64-bits.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ferramenta de recuperação de dados: DDRescue-GUI no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você já usa a ferramenta de recuperação de dados ddrescue, experimente instalar o Ddrescue-GUI para tornar o uso dela mais fácil.

Apesar de poderosa, a ferramenta de recuperação de dados ddrescue não é tão simples de usar, mas o Ddrescue-GUI resolve isso. Ele é um script python que torna muito mais fácil usar ddrescue. Ele fornece um método gráfico simples para usar ddrescue, pois foi desenvolvido para ser tão amigável quanto possível para facilitar a vida dos usuários.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Edição de arquivos Matroska: MKVToolnix 6.8.0 no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, falha

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Foi lançada recentemente a versão 6.8.0 da ferramenta MKVToolnix. Se você já usa ou quiser experimentar, veja aqui como instalar ela.

MKVToolnix é um conjunto de ferramentas para criar, alterar e inspecionar arquivos Matroska em Linux, outras variantes do Unix e Windows. A versão 6.8.0 do MKVToolnix vem com toneladas de correções de bugs nas compilações para Windows e suporte para vídeo no formato h.265/HEVC. Até então, o suporte ao formato h.265/HEVC era apenas para leitura a partir de fluxos elementares ou de outros arquivos Matroska” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Online Formação Linux, de 17/03 a 04/04/2014

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 17/03 a 04/04/2014, de 2a a 6a feira de 19h as 21h, acontecerá o curso Online Formação Linux.

O curso de Formação Linux tem por finalidade transmitir todos os conhecimentos necessários ao administrador para configuração e administração de diversos serviços utilizados no dia-a-dia de Servidores Linux.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chamada para XI Evidosol/VIII Ciltec-online

Tags: evento, comunidade

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Com o apoio da Faculdade de Letras da UFMG e de seu Centro de Extensão (CENEX), o grupo Texto Livre convida a todos para o XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), a ocorrer de 02 a 04 de junho de 2014.

Além de conferências e mesas, o evento, inteiramente online (interação por escrito), selecionará propostas a serem apresentadas em IRC (chat) ou em Fóruns, cujas inscrições podem ser feitas de acordo com o calendário:

Submissão de propostas (artigo completo): de 17/02 a 20/03/14;

Inscrição sem envio de propostas: de 17/02 a 02/06/14.

As propostas, em português, espanhol, inglês ou italiano, deverão se adequar às seguintes trilhas ou eixos temáticos: Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Hipertexto, Jornalismo na Internet, Blogs e Wikis, Ensino na Internet, Comunidades Virtuais, Inclusão Digital e Cultura Livre.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

2º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia será em Goiânia

Tags: evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A cidade de Goiânia será sede do 2º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia. A conferência é idealizada e organizada pelo /MNT, grupo sem fins lucrativos que luta há 5 anos por medidas para promover a igualdade de gênero no setor de tecnologia. Esta edição do Encontro acontecerá nos dias 28 e 29 de março de 2014 e terá como tema “Empreendedorismo na Tecnologia da Informação”.

Com palestras sobre carreiras, negócios digitais, tendências, robótica, automação, finanças e gestão, o evento visa promover o encontro de mulheres que se interessam por TI, disseminar o aprendizado sobre diferentes áreas do setor e debater a participação das mulheres nesse mercado de trabalho. Elas ainda são poucas (20% do total de profissionais, no Brasil) e ainda têm suas habilidades postas em dúvida.

Em 2013, 111 mulheres de 10 Estados diferentes participaram do primeiro evento organizado pelo /MNT. Foi um passo importante para reunir mulheres que promoviam ações e debates usando a Internet como território comum, pois apesar de o grupo ter sido fundado em Goiânia, as listas e espaços de discussão nas redes sociais contam com a participação ativa de mulheres de 16 Estados brasileiros. Neste ano, o /MNT espera receber 200 inscrições e ampliar a rede de Estados interlocutores.

Entre as palestrantes aguardadas pelo público, destaca-se Deb Xavier, do Jogo de Damas. A empresária abrirá o primeiro dia do evento com o keynote “Empreendedorismo na Tecnologia”. Também marcarão presença Loiane Groner (gerente de desenvolvimento e autora dos livros Ext JS 4 First Look, Mastering Ext JS e Sencha Architect App Development), Claudia Melo (diretora de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil), Bárbara Castro (Doutora em Ciências Sociais e especialista em trabalho e gênero), Fabiany Lima (CEO da Timobox e colunista especializada em startups do site Empreendedorismo Rosa) e muitas outras que discursarão durante o segundo dia do encontro.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sorteio do Livro - Hacking com Kali Linux

Tags: vulnerabilidade

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“No dia 27 de março de 2014, com parceria Editora Novatec e Linux Descomplicado, será feito o sorteio do livro " Hacking com Kali Linux", com data prevista para publicação 6 de março de 2014. Em resumo, o livro aborda técnicas práticas para testes de invasão, pentesting e exploitation” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instale a ferramenta de recuperação de dados Ddrescue-GUI no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você já usa a ferramenta de recuperação de dados ddrescue, experimente instalar o Ddrescue-GUI para tornar o uso dela mais fácil.

Apesar de poderoso, a ferramenta de recuperação de dados ddrescue não é tão simples de usar, mas o Ddrescue-GUI resolve isso. Ele é um script python que torna muito mais fácil usar ddrescue. Ele fornece um método gráfico simples para usar ddrescue, pois foi desenvolvido para ser tão amigável quanto possível para facilitar a vida dos usuários.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GnuTLS: bug crítico de criptografia deixa várias distribuições e aplicativos vulneráveis há anos

Tags: nsa

Mera coincidência ou indicativo de algo mais funesto?

Não faz nem um mês que foi exposto o bug conhecido como "GOTO FAIL" que tornou monitoráveis (por quem soubesse da falha) as conexões criptografadas e autenticadas via SSL/TLS – aquelas do "cadeado fechado" no navegador, entre outros usos – dos usuários de iOS e OS X, e agora um bug com as mesmas características (falha no tratamento de erros que permite que um certificado identificado como inválido seja aceito como se não fosse, e que ocorre em código cujo código-fonte pode ser livremente consultado/auditado) apareceu no GnuTLS.

GnuTLS é a implementação do projeto GNU para os protocolos SSL e TLS, usados em programas que permitem conexões criptografadas e autenticadas, como o Apache, vários utilitários de mensagens instantâneas, clientes e servidores de e-mail, navegadores e vários outros.

Existe outra implementação open source dos mesmos protocolos: o OpenSSL – que até o momento não teve bug similar revelado nesta temporada.

Se você tem o GnuTLS instalado, possivelmente pode usar o gerenciador de pacotes da sua distribuição para ver quais aplicativos e subsistemas do seu computador podem fazer uso dele, e aí considerar eventuais riscos decorrentes de comunicações criptografadas (com uso de certificados por alguma das partes) realizadas com eles nos últimos anos, além de seguir imediatamente a recomendação de upgrade dos autores do software. (via arstechnica.com - “Critical crypto bug leaves Linux, hundreds of apps open to eavesdropping | Ars Technica”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]