Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

slomoVideo, vídeos em slow motion sem perder suavidade

Tags:

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“O slowmoVideo segue o caminho dos pixels de um quadro para outro (Optical Flow) e calcula quadros adicionais com as posições intermediárias destes pixels para criar vídeos em slow motion suaves e super desacelerados.

O slowmoVideo aceita qualquer formato de vídeo suportado pelo ffmpeg, inclusive sequências de imagens. Trabalha com curvas que permitem aceleração e desaceleração e ainda reverter o vídeo de forma não linear, ou seja, não usa um fator de velocidade constante. Também é possível adicionar o efeito de blur.” [referência: linuxvlog.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Rails 4.1.0 traz 5200 commits

Tags: pos-pc, desenvolvedores

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“O time de desenvolvimento do framework Ruby on Rails disponibilizou uma nova versão estável prometendo apenas mudanças e melhorias que não quebrem a compatibilidade com a versão 4.0.x.

O Rails 4.1.0 traz diversas novidades como o Spring, um novo preloader de aplicação que melhora significativamente o desempenho na execução de testes, geração de código e rake; o Spring mantém a aplicação rodando em segundo plano, tornando-a um processo persistente, que pode ser reutilizada durante a execução de diversos comandos, detectando mudanças em código e recarregando-os quando necessário.

O recurso Variants (Action Pack) permite a existência de diferentes templates para o mesmo tipo de MIME, assim é possível a existência de templates individuais especializado para cada tipo de visualização, seja em um navegador em desktop, tablet, smartphone e outros, tudo isto com uma mesma lógica no Controller.

O Rails 4.1.0 ainda traz a possibilidade de criação de uma prévia de e-mail, de maneira simples sobre a views Action Mailer, bastando acessar uma URL com a renderização do mensagem.

Nas questões pertinentes a segurança, agora todas as chaves (secret_keys) são geradas em um único arquivo secrets.yml no diretório config/. O Rails 4.1.0 traz aprimoramentos à proteção CSRF, cobrindo requisições GET em respostas JavaScript também.

As notas de lançamento trazem mais informações sobre as mudanças no Rails 4.1.0 [edgeguides.rubyonrails.org/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado Aptik 1.4: Instale essa ferramenta de backup e restauração de apps no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Aptik, a ferramenta de backup e restauração de apps, chegou a versão 1.4. Se você usa o aplicativo, veja aqui como instalar ele no Ubuntu e seus derivados.

Se você precisa fazer backup e restauração de apps, experimente o Aptik. O aplicativo nasceu para fazer a instalação de pacotes mais fácil e é a ferramenta ideal para ser usada após uma nova instalação do Ubuntu. Com o aptik, você pode fazer um backup de seus repositórios PPA, aplicativos baixado, temas e ícones, e depois recuperá-los na nova instalação.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instale i7z: um monitor de informações de processadores Intel i7, i5 e i3

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você precisa de uma ferramenta para monitorar as frequências da CPU de seu PC, instale o i7z no Ubuntu e resolva seu problema.

i7z é uma ferramenta que exibe dados de processadores Intel Core i7, i5 e i3. Ele mostra o estado do Turbo Boost, informações de frequências por do núcleo da CPU, multiplicadores, temperatura, bem como os tempos gastos nos estados C0/C1/C3/C6/C7, tudo em tempo real. A ferramenta vem com um versão modo texto (ncurses) e gráfica.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Beaglebone Black com Qt Embedded

Tags: desenvolvedores

Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):

“Neste artigo veremos como criar passo-a-passo uma distribuição Linux embarcado com o Qt Embedded para a Beaglebone Black utilizando o Yocto Project.” [referência: embarcados.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

CONSOLINE: Congresso de Software Livre do Nordeste

Tags:

Enviado por talis (t_alisgrΘhotmail·com):

“CONSOLINE: Congresso De Software Livre Do NE, Sábado, 26/04/2014 | www.softwarelivrene.org - Empreendedorismo com Software Livre. Em Pernambuco” [referência: softwarelivrene.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançamento do Programa Conexão Digital com Gilberto Sudré na TV Espírito Livre

Tags: video

Enviado por João Fernando Costa Júnior (joaofernandoΘespiritolivre·org):

“A TV Espírito Livre começou o início de seus trabalhos na democratização da informação através de vídeos relacionados com tecnologia e software livre no ano de 2013. Um dos primeiros programas a serem lançados foi o Vida Digital, que era apresentado pelo especialista em tecnologia Gilberto Sudré, trazendo em seus programas, entrevistas, notícias sobre tecnologia e o que mais orbitar no universo do software livre e das tecnologias abertas.

O programa amadureceu e agora se chama Conexão Digital, trazendo a mesma temática do anterior Vida Digital.

Este é o episódio de estreia. Gilberto Sudré apresenta como será o novo programa Conexão Digital.

Todos os outros episódios estão hospedados no Youtube e também no Internet Archive.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos programas? Então saiba mais sobre a TV Espírito Livre em nosso site oficial.

Abaixo você confere o episódio do Programa Conexão Digital: [youtube.com/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novena, um PC quase completamente Open Source

Tags:

Via idgnow.com.br:

Um novo computador feito quase que inteiramente com hardware Open Source está em pré-venda. Mas em contraste à maioria do software Open Source, ele não é “grátis”, nem sequer barato.

O projeto é chamado Novena e, como menciona a Wired, quase todos os seus componentes são Open Source. Os usuários podem mergulhar nos esquemas da máquina e analisá-los em busca de oportunidades para melhorias, bugs ou “backdoors” plantadas pelo governo. Também podem adicionar seus próprios componentes ao hardware, e reprogramá-lo como bem entenderem. O mesmo pode ser dito sobre a maioria dos drivers para o hardware (incluindo os drivers da interface Wi-Fi) e o firmware do sistema. Até mesmo o chassis foi projetado de forma a facilitar o acesso aos componentes e eventuais modificações. Os pedidos devem ser feitos através do Crowd Supply, um sistema de Crowdfunding similar ao Kickstarter.

Por US$ 500 o usuário leva para a casa uma placa-mãe contendo um processador quad-core Freescale i.MX6 de 1.2 GHz, baseado na arquitetura Cortex A9 e um dos poucos componentes que não é completamente Open Source, 4 GB de RAM, um cartão microSD de 4 GB com o sistema operacional Debian, uma interface Wi-Fi, porta Ethernet, duas portas USB, entrada para microfones, saída para fones de ouvido e uma fonte de alimentação.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Raspberry Pi Foundation lança nova placa baseada em módulo

Tags: pos-pc

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“A fundação Raspberry Pi acaba de lançar duas novas placas "Raspberry Pi Compute Module" que se trata um módulo e a "Raspberry Pi Compute Motherboard" que se trata de uma "placa mãe" para esse módulo. A nova placa é baseada no SoC do Raspberry Pi mas focada no uso industrial ao invés do educacional.” [referência: blog.everpi.net]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Netflix no Linux: Lançado o Pipelight 0.2.6 com suporte experimental a 64 bits e dois novos plugins

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Foi lançada a versão 0.2.6 do Pipelight com suporte experimental a 64 bits e dois novos plugins. Pipelight é um wrapper para plugins como o Silverlight, Widevine ou Flash (versão Windows) que permite que você use esses plugins em navegadores nativos do Linux e, assim, utilize os serviços que não são suportados oficialmente em Linux, como o Netflix (Silverlight), HBO Go (Widevine) e assim por diante.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

xine-lib 1.2.5 traz suporte ao libav 10

Tags:

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Foi lançado uma nova versão do xine-lib, biblioteca multimídia livre base do reprodutor de mídia xine, com suporte a nova versão do libav, fork do FFmpeg, dentre outras novidades implementadas nos últimos sete meses.

O xine-lib 1.2.5 traz suporte aos formatos HEVC/H.265, ADPCM G.726 e ATRAC3, suporte a stream de vídeo usando o plugin avio (libavformat) que permite acesso a stream de áudio e vídeo sobre protocolos https, ftp e sftp; melhorias no suporte a Quicktime e ao decodificador AC3; além de correções de erros.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec Editora lança o livro AWS para Desenvolvedores

Tags: instalar, desenvolvedores, banco-de-dados, servidor

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“Título ensina desenvolvedores a instalar aplicações na plataforma de computação em nuvem da Amazon Web Services.

A computação em nuvem está mudando a forma como empresas hospedam seus serviços de internet. Ela possibilita armazenamento infinito pela web, acesso a arquivos como documentos, músicas, vídeos e fotos pela internet e pagamento por demanda, ou seja, o usuário paga apenas o que utilizar. Na nuvem não existe limite de espaço, o usuário sempre terá disponível o quanto precisar para guardar informações de qualquer tamanho.

A plataforma de computação em nuvem da Amazon Web Services (AWS) se diferencia das demais porque oferece toda a infraestrutura de TI da maior empresa de comércio eletrônico do mundo: a Amazon.com. Qualquer empresa ou desenvolvedor pode facilmente hospedar um site ou serviço nos servidores da Amazon e usufruir da mesma confiabilidade, alta disponibilidade e segurança da loja.

O objetivo do livro AWS para Desenvolvedores, do Ricardo Lecheta, é apresentar, do básico ao avançado, todos os serviços da AWS, com metodologia passo a passo para que desenvolvedores, engenheiros de software, analistas de suporte, gerentes de ti e interessados na área possam instalar suas aplicações na plataforma de computação em nuvem da Amazon Web Services.

Lecheta ensina na prática como criar servidores virtuais na nuvem para hospedar sites, utilizar balanceadores de carga, escalonamento automático, monitoramento de serviços, bancos de dados na nuvem, armazenamento de arquivos, entrega de conteúdo estático e dinâmico, controle de permissões e segurança, serviço de e-mails, serviço de fila para mensagens assíncronas, mobile push e controle de custos. Os exemplos do livro são demonstrados em linguagem PHP e Java, com banco de dados MySQL e PostgreSQL.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Fim do serviço gratuito do Dyn DNS Dinâmico

Tags:

Enviado por Robson Martins (robsonΘrobsonmartins·com):

“Após anos de utilização do serviço de DNS Dinâmico (DDNS) gratuito da Dyn, acabei de receber um comunicado da empresa noticiando que as contas gratuitas serão descontinuadas em 30 dias, caso os usuários não optem pelo upgrade para contas VIP (DynDNS Pro, a partir de US$20 anuais).

Será que veremos uma migração em massa para serviços semelhantes, ainda gratuitos, como o No-IP?” [referência: dyn.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

DevCamp 2014 já está no segundo lote

Tags:

Enviado por DevCamp (mktΘdextra·com·br):

“DevCamp 2014 - Estamos no segundo lote, até 20/abril. Não perca o prazo e faça sua inscrição agora! [devcamp.com.br/…]” [referência: devcamp.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Comunicado LYTUX - curso não é gratuito

Tags: curso

Enviado por LYTUX (contatoΘlytux·com·br):

“A LYTUX vem esclarecer que muitos leitores do BR-Linux compreenderam nosso recado anterior sobre o Curso de Linux de uma forma equivocada.

Nosso curso não é gratuito, mas possui um preço bem acessível de R$250,00 Ficamos grato pelo interesse de todos que entraram em contato e quem sabe em breve não fazemos uma campanha desse tipo. Agradecemos a todos. Equipe LYTUX” [referência: lytux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]