Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Mandriva e Linux Solutions firmam parceria

Tags: distribuicoes, patrocinador

Enviado por Paulo Oliveira (comercialΘlinuxsolutions·com·br):

“A Mandriva SA, líder europeia em soluções open source firma parceria com a Linux Solutions.

Mandriva A Mandriva SA, líder europeia em soluções open source firma parceria com a Linux Solutions para distribuição e a integração de serviços dos produtos: Pulse2, Mandriva Business Server e Mandriva Class.

Linux Solutions é a líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux, há 15 anos oferece um vasto conjunto de programas integrados e de alta qualidade técnica. Ao longo de sua existência realizou mais de 150 projetos e atendeu mais de 100 clientes. Também treinou mais de 1000 alunos. Atualmente a Linux Solutions é especializada em clusters e soluções de diversas demandas em serviços de redes TCP/IP, tais como arquivos, e-mail, firewall, roteamento, proxy, entre outros.” [referência: linuxsolutions.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linuxfx lança a versão 7 do seu sistema operacional

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Rafael Wagner (rafaelΘlinuxfx·org):

“A equipe de desenvolvimento do Linuxfx tem o prazer de anunciar o lançamento da versão 7 do sistema operacional Ghost. Manter a versão 6 estava muito difícil, tendo em vista que a maioria dos usuários do Linuxfx não tem muito conhecimento sobre o como instalar pacotes ou mesmo atualizar o sistema, demandando muto suporte para manter a versão anterior que já acumulava dois anos de poeira.

O Linuxfx é baseado em Debian + KDE, compilado com todas as ferramentas básicas para internet, multimídia e escritório. Atualização automática dos aplicativos e do sistema também é um diferencial importante para usuários que não possuem muito conhecimento sobre a plataforma Linux.

O Linuxfx é o alicerce para a plataforma Sentinela3, um sistema de segurança completo para condomínios e residências, que provê biometria digital, facial e ocr para leitura de placas no padrão do Detran brasileiro. Saiba mais sobre o sistema Sentinela no portal do Linuxfx. Por favor, veja as notas de lançamento e as especificações técnicas da versão 7 no portal do Linuxfx (www.linuxfx.org) ou no sourceforge (https://sourceforge.net/projects/linuxfxdevil/)

Atenciosamente: Equipe de desenvolvimento do Linuxfx, Equipe de desenvolvimento do Sentinela3.” [referência: linuxfx.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como salvar a configuração do brilho da tela no Ubuntu 14.04

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Os usuários de laptops ainda tem a questão da luz de fundo no Ubuntu 14.04. Infelizmente, toda vez que o Ubuntu inicia, ele coloca o brilho da tela no nível máximo. A boa noticia é que existe uma solução para isso.

Basicamente, será preciso informar ao sistema qual o nível de brilho que você quer que ele inicie. Você irá adicionar um comando em um script de inicialização que irá ajustar automaticamente o brilho da tela quando o Ubuntu iniciar. Mas atenção! Esta é apenas uma solução alternativa, não é a solução do problema e portanto, não é definitiva.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como Instalar o Ubuntu After Install no Ubuntu 14.04 e derivados

Tags: office, instalar, jogos, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se depois que instalou o Ubuntu 14.04, você sentiu que está faltando algo, instale o Ubuntu After Install para resolver isso.

Ubuntu After Install instala uma extensa coleção de programas no Ubuntu que tornam seu desktop mais completo, seja para usá-lo em casa, empresa ou organização. Para ter uma ideia, ele pode instalar os seguintes programas/utilitários: Ubuntu Restricted Extras video codecs e Plugin Flash, Medibuntu para reprodução de DVD, Gnome Tweak Tool/MyUnity/Unity Tweak Tool (dependendo da versão do Ubuntu), Faenza Icon Theme, XScreenSaver, My Weather Indicator, Calendar Indicator, Google Chrome, LibreOffice, Skype, DropBox, VLC, XBMC, GIMP, Darktable, Inkscape, Scribus, Samba, PDF Mod, SSH Server, Vinagre, FileZilla, OpenShot, Kdenlive, Handbrake, Audacity, Steam, KeePassX, Shutter e muitos outros programas. Mas o mais importante é que é você quem escolhe o que deverá ser instalado.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Antergos - Um Arch Linux para novos usuários

Tags: instalar

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Antergos é um sistema operacional moderno, elegante; baseado no Arch Linux. Ele começou a vida com o nome de Cinnarch, uma mistura do ambiente gráfico Cinnamon com a distribuição Arch Linux.

Contudo, o projeto alterou seus objetivos iniciais e agora oferece uma escolha de vários desktops, incluindo GNOME 3 (por padrão), Cinnamon, Razor-qt e Xfce. Além disso, o Antergos inclui seu próprio método de instalação via interface gráfica.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sancionado o Marco Civil da Internet

Tags: evento

Enviado por Éder S. G. (Jordan) (edersgΘvm·uff·br):

“A Presidente da República sancionou na manhã desta quarta-feira (23), durante a cerimônia de abertura do evento NETMundial, o Marco Civil da Internet. A conferência, que reúne representantes de mais de 80 países em São Paulo, discute o futuro da governança da internet. (…)” [referência: folha.uol.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SEP Software recebe certificação Oracle Linux

Tags:

Enviado por Wilians Geminiano (wgeminianoΘfontemidia·com·br):

“SEP Software recebe certificação Oracle Linux

Anúncio acompanha as inovações do Linux e atende à demanda do mercado por soluções de backup e recuperação de dados para ambientes complexos e heterogêneos de TI

A SEP Software, especialista em software para gerenciamento de armazenamento, backup e recuperação de dados, que possui seus produtos distribuídos no Brasil pela EsyWorld, acaba de receber certificação Oracle Linux e Oracle Unbreakable Enterprise Kernel Release 3 para seu produto SEP Sesam, o que garante aos usuários uma solução única de backup e de recuperação de desastres para empresas de todos os tamanhos com ambientes heterogêneos de TI.

“A certificação atende aos usuários brasileiros dos produtos Oracle que buscam uma solução de backup e recuperação de dados que atue em ambiente de TI complexos, que combinasse eficiência com a facilidade de uso”, comenta Luis Rogério Moraes, CEO da EsyWorld. “O Linux é muito forte no ambiente corporativo por suas características de segurança e possibilidade de customização e a certificação atende às necessidades de nossos clientes brasileiros dos produtos Oracle”, acrescenta o executivo.

Segundo Bob Orosco, diretor Regional de Vendas na América Latina da SEP Software, as soluções Linux da Oracle oferecem os recursos necessários para que os clientes possam obter maior eficiência e controle sobre suas cargas de trabalho críticas para os negócios. “O Oracle Linux 6.5 e o Unbreakable Empresa Kernel Release 3 trazem as últimas inovações para atender ao mundo Linux, proporcionando extremo desempenho, escalabilidade avançada e confiabilidade para aplicações empresariais críticas. As versões fornecem uma série de melhorias de escalabilidade e estabilidade, bem como novas funcionalidades. O nosso SEP Sesam acompanha esta evolução”, afirma o executivo.” [referência: ttp:]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LibreSSL: desenvolvedores do OpenBSD consideram impossível consertar o OpenSSL na origem, e batizam seu fork

Tags: seguranca

Nova lei do software livre: ao fazer fork de um projeto cujo nome tem o prefixo Open, deve-se adotar o prefixo Libre. Ao menos é o que alguém com tendência à generalização poderia inferir se a amostra de forks fosse composta apenas pelo do OpenOffice e do OpenSSL.

Além de assumir que seu trabalho iniciado após o bug Heartbleed é um fork, e de definir um nome para seu fork, os desenvolvedores do OpenBSD – representados pelo fundador do projeto – também fizeram alguns comentários, inclusive relatando terem rapidamente extirpado metade do código-fonte original, que era composto basicamente de sobras que não foram descartadas.

Outro comentário vindo da mesma origem é que a cultura do projeto OpenSSL não é compatível com a manutenção da clareza da base de código, necessária em projetos relacionados a segurança e criptografia. (via lwn.net - “OpenSSL code beyond repair, claims creator of “LibreSSL” fork (Ars Technica) [LWN.net]”)

Enviado por Nicolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Após o anúncio do bug do Heartbleed e a notificação de que os membros do OpenBSD estariam fazendo uma faxina/chacina em pedaços do código-fonte original do OpenSSL, esta limpeza gerou um novo projeto batizado de LibreSSL” [referência: libressl.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

KDE 4.13

Tags: desenvolvedores

Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):

“E foi disponibilizado o KDE 4.13, um lançamento que pode ser considerado dos mais "magrinhos" da série KDE 4.x, visto que as novidades estão concentradas principalmente nas aplicações. O motivo disso é que os desenvolvedores do KDE estão trabalhando nas novas gerações do ambiente de trabalho Plasma - o Plasma Next, previsto para 17 de junho - e da KDElibs - o KDE Frameworks 5, previsto também para junho.

Apesar disso, não pense que o release tem poucas novidades - pelo contrário! Abaixo destacamos algumas.

Mesmo com a plataforma de desenvolvimento congelada, foi introduzida uma pesquisa semântica melhorada - chamada Baloo -, que mostrou um desempenho muito melhor que o antigo Nepomuk. Muitos softwares que utilizavam o Nepomuk já foram migrados para o Baloo.

Essa funcionalidade trouxe melhor desempenho para as ferramentas do pacote Kontact, em especial ao KMail - que agora também conta com suporte ao armazenamento na nuvem, com backends para diversos serviços (Dropbox, Box, KolabServer, YouSendIt, UbuntuOne, Hubic e WebDAV - suportada pelo ownCloud), e melhorias do suporte a Sieve.

O leitor de documentos Okular ganhou suporte a abas e a rederização do PDF agora utiliza as dimensões DPI do monitor, melhorando a qualidade do documento apresentado - principalmente para as figuras. Já o Kate conta com uma nova barra de status, destaque animado entre parênteses, melhorias nos plugins para desenvolvimento em Python e plugin de compilação, e um novo auto-complete, mais inteligente.

Há um novo software do pacote KDEedu, o Artikulate - voltado para o aprendizado de pronúncia de idiomas. Há também um novo componente para criação de gráficos matemáticos, o kqtquickcharts. O Palapeli ganhou suporte para resolução de quebra-cabeças com mais de 10.000 peças.

O Cantor ganhou suporte ao editor de scripts para os backends do Scilab e Python 2, bem como suporte ao auto-complete provido pelo Kate. KStars agora tem uma interface de programação com API para serviços web, e o Marble agora apresenta posição dos astros, suporte à gravação de viagens virtuais, e melhorias a trajetos ciclísticos e suporte à arquivos de milhas náuticas.

Existem muitas outras novidades para outras aplicações. Leia as notas do release, já traduzidas para o português, na página de lançamento do KDE 4.13.” [referência: kde.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

RC1 do OpenMandriva Lx 2014

Tags: office, distribuicoes

Enviado por Diogo Travassos (diogotrcΘgmail·com):

“O codinome Phosphorous burns remete perfeitamente à otimização de velocidade feita nesse lançamento. Esse RC também conta com atualização para a versão estável mais recente do Kernel Linux e KDE 4.12.4.

O suporte ao boot UEFI é outro ponto que foi bastante trabalhado nessa versão.

Temos Várias atualizações de pacotes, como o LibreOffice 4.2.3.3, que, para combinar com o sistema, teve um ganho surpreendente de velocidade.

Se puder, conte-nos sobre bugs em [issues.openmandriva.org/…].” [referência: https:]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Programadores C: Oportunidade de trabalho na Dígitro Tecnologia, em Florianópolis

Tags: desenvolvedores

Enviado por Fernanda (fernanda·jardimΘdigitro·com·br):

“Profissional para atuar com desenvolvimento em linguagem C.

Formação: Curso Superior em andamento ou concluído. Atividades: Desenvolvimento em C. Experiência: em análise e desenvolvimento de sistemas. Conhecimento avançando em linguagem C.

Vaga para atuação em Florianópolis/SC. Os interessados deverão cadastrar-se em nosso site. (Código: C)” [referência: portaldigitro.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

DevCamp: 2o. lote até 27/4 - Aproveite!

Tags: evento

Enviado por DevCamp (mktΘdextra·com·br):

“O 2o. lote de inscrições no DevCamp vai até dia 27/abril! Aproveite! A grade do evento está completa e cheia de novidades. Muito conteúdo de primeira tratando de assuntos inovadores de desenvolvimento de software. Faça sua inscrição agora! [devcamp.com.br/…]” [referência: devcamp.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar: Como o aprendizado de máquina pode auxiliar no processo de decisão de uma organização

Tags: evento

Enviado por Dextra (mktΘdextra·com·br):

“Nessa semana, dia 24/4, teremos o webinar de Everton Gago. "Como o aprendizado de máquina pode auxiliar no processo de decisão de uma organização".

Faça sua inscrição gratuitamente em: [dextra.com.br/…]” [referência: Como o aprendizado de máquina pode auxiliar no processo de decisão de uma organização. - See more at: http:]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Saiba como instalar o Gnome 3.12 no Ubuntu 14.04 Trusty Tahr

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Com o lançamento recente do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, muitos usuários adeptos ao Gnome sentiram a falta da versão mais nova (versão 3.12) como ambiente Gnome padrão. A versão 3.10 veio como padrão para o Ubuntu Gnome 14.04. Portanto, para instalar a versão 3.12 acompanhe esse tutorial.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FLISOL 2014 em São Carlos-SP

Tags: instalar, distribuicoes, evento, curso, comunidade

Enviado por Comissão Organizadora do FLISOL 2014 em São Carlos-SP (flisolsaocarlosΘyahoo·com·br):

“Maior evento gratuito e sem fins lucrativos de divulgação de Software Livre da América Latina, o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre terá São Carlos-SP como uma das cidades realizadoras em 2014.

O principal objetivo do evento é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e movimentos relacionados ao público em geral.

Software livre é um software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Comumente este tipo de software é distribuído acompanhado por uma licença que permita a realização de tais ações e com a disponibilização do seu código-fonte.

Na programação deste ano constam palestras sobre os sistemas operacionais livres Fedora, Debian e FreeBSD, desenvolvimento de software para dispositivos móveis com PhoneGap e JQuery Mobile, infraestrutura e redes com Zentyal, Computação em Nuvem e comunicação e linguística com Esperanto, além de minicursos sobre Linux e controle de versões com Git. Também haverão sorteios de brindes como livros, bolsas, cursos, entre outros. Como atividade incipiente do evento, também será oferecida a instalação gratuita e totalmente legal de software livre nos computadores levados pelos participantes.

Esta é uma oportunidade para que a comunidade são-carlense e da região conheça alternativas livres e gratuitas aos mais variados programas de computadores, tendo ao possibilidade de se capacitar e interagir com pessoas de todos os níveis. Será a 6ª vez que o FLISOL é organizado na cidade por voluntários entusiastas em software livre.

O evento será realizado em 26 de abril de 2014 no Sesc São Carlos das 10:30 às 17:00. Entrada franca. Mais informações podem ser obtidas em www.flisolsaocarlos.net.br.” [referência: softwarelivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]