HandBrake 0.10.0 com suporte para novos encoders
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Com esse material, é possível conhecer o sistema, boa parte das novidades e o visual dele, sem precisar instalar (apesar do disco de instalação também fazer isso,rs), antes de realmente colocá-lo no seu PC.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Este artigo do Tech Arena explica e dá um exemplo (meio duvidoso quanto à aplicabilidade) de como usar o comando inotifywait para fazer um script reagir a eventos de arquivos ou diretórios.
Trocando em miúdos, o inotifywait solicita ao kernel que o informe sobre eventos em uma lista de arquivos ou diretórios, e assim pode detectar alterações (ou criações, mudanças de nome, de atributos, aberturas, etc.) consumindo bem menos recursos do sistema do que, por exemplo, as tradicionais rotinas de percorrer recursivamente um diretório via comando find e comparar com o estado anterior. (via techarena51.com - “How to use inotify-tools to trigger scripts on filesystem events -”)
O grep é um dos comandos fundamentais dos ambientes Unix, e a versão 2.21 do GNU grep foi lançada trazendo várias melhorias de desempenho, além de algumas correções de bugs.
A nota de lançamento também menciona algumas mudanças de comportamento, que interessarão principalmente a quem ainda use a variável GREP_OPTIONS. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Grep 2.21 Brings Performance Improvements”)
Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):
Enviado por Bruno Correia (contatoΘlayer8·com·br):
Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):
Em seus primeiros estágios de desenvolvimento, o Uselessd é o systemd reduzido para ser um processo de inicialização de daemons simples. Entre os itens removidos, estão o journald, libudev, udevd, e tipos unitários supérfluos. O sistema está nos estágios iniciais de porte para o FreeBSD.” [referência: phoronix.com]
Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com):
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Lauro Borges (laurocgbΘgmail·com):
Ian Jackson, ex-Debian Project Leader, foi quem propôs a Resolução Geral sobre dependência em relação ao init que, como vimos ontem, foi concluída com votos majoritários indicando que essa Resolução Geral era desnecessária (sem, portanto, decidir a questão inicialmente proposta).
Após a divulgação do resultado, ele fez o que eu também faria na mesma situação: renunciou à participação na gestão do projeto, já que a votação majoritária foi contra haver necessidade de uma decisão ampla sobre um tema polêmico sobre o qual ele acredita que os demais meios decisórios são insuficientes.
Ele não foi o único a renunciar ao comitê recentemente: recentemente mencionei que está em curso uma revoada. Tomara que seja para o avanço do projeto. (via www.networkworld.com - “Open-source devs vote down anti-systemd measure, sponsor steps down | Network World”)
Para ativar os caracteres Emoji no Linux, este artigo no OMGUbuntu explica o que fazer no Ubuntu, mas o método é o mesmo em outras distribuições: instalar o pacote ttf-ancient-fonts. (via www.omgubuntu.co.uk - “How To Enable Emoji On Ubuntu In One Easy Step - OMG! Ubuntu!”)
Que bom! Mas, como costuma ser o caso quando a segurança é oferecida como um complemento, imagino que não vai demorar muito para sabermos de casos em que usuários que pensavam estar instalando o software da Anistia acabaram instalando alguma ferramenta que serviu para comprometer sua segurança. Tomara que eu esteja errado.
Via g1.globo.com:
A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento de um software gratuito destinado a jornalistas e militantes para detectar se seus computadores estão sendo espionados.
Detekt é a primeira ferramenta dirigida ao público para detectar a invasão de computadores pelos principais programas de espionagem, alguns deles usados pelos governos, explicou a ONG.
Os governos recorrem cada vez mais a tecnologias que permitem a leitura de mensagens privadas de militantes e jornalistas, e a ativação à distância das câmeras e dos microfones dos computadores para registrar suas atividades, segundo explicou Mark Marczynski, da Anistia.
O Cícero recentemente realizou, com software livre, a reconstrução da face de Santo Antônio a pedido da universidade de Pádua, na Itália.
Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):
Além de palestrar e ministrar um minicurso, aproveitei para rever meu irmão, meus parentes e também aproveitar a situação para doar um busto (impresso em 3D pelo CTI Renato Archer) à Diocese de Chapecó. Eu já havia feito algo semelhante na cidade em que vivo, Sinop-MT, nada mais justo do que repetir o ato na minha terra natal.
Enviado por Jonathan André Schweder (jonathanschwederΘgmail·com):