Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Lançada Revista Espírito Livre – Edición Paraguay

Tags:

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Rede Espírito Livre acaba de lançar a primeira edição da Revista Espírito Livre – Edición Paraguay.

Assim como sua irmã mais velha, a Revista Espírito Livre – Edición Paraguay é distribuída gratuitamente em formato PDF, sob a licença CC-BY-SA e tem como objetivo abrir um canal de informação com bastante troca de conteúdo e conhecimento, tendo como principais temas o código aberto, o compartilhamento, a cultura livre, a inovação, tecnologia e o software livre.

Com um projeto gráfico diferente da edição brasileira, a Revista Espírito Livre – Edición Paraguay cria uma importante ferramenta de comunicação e informação para os paraguaios e demais cidadãos que tem como sua principal língua, o espanhol.

Sendo assim, convidamos aos leitores para enviar seus textos em espanhol para sejam publicados nas próximas edições. A Revista Espírito Livre – Edición Paraguay, assim como a Revista Espírito Livre Brasil, é contruída por voluntários e sempre está em busca de novos colaboradores e parceiros. Sendo assim, se você tem facilidade com o espanhol e deseja nos ajudar, não perca tempo!

Visite o site oficial e saiba mais [revista.espiritolivre.org/…]. O download desta primeira edição pode ser feito gratuitamente no mesmo endereço.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Torvalds diz que as pessoas que começam a escrever código para o kernel Linux são rapidamente contratadas

Tags:

Comentando sobre a tendência de redução, ano após ano, do percentual de código contribuído ao kernel por programadores independentes – que agora está em menos de 12% –, Linus Torvalds deu uma explicação bem diferente da usual suspeita de redução da atratividade: segundo ele, o fenômeno pode ser explicado ao observar que quem começa a contribuir código para o kernel logo recebe e aceita ofertas de emprego. Eu não duvido. (via linux.slashdot.org - “Torvalds: "People Who Start Writing Kernel Code Get Hired Really Quickly" - Slashdot”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

PSL Brasil convida: Assista o vídeo comemorativo aos 30 anos da FSF: Libertação do Usuário

Tags:

Via softwarelivre.org:

maioria das pessoas interagem com software livre todos os dias, mas muitas delas não sabem o que o software livre é ou porque eles deveriam mudar sua rotina para usá-lo. Queremos corrigir isso (e nós achamos que você também), por isso, nós encomendamos um pequeno vídeo que faz com que o software livre seja fácil para todos entenderem:

Por favor, ajude-nos a espalhar a consciência software livre assistindo este vídeo e compartilhando com os amigos por e-mail e mídias sociais.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar: o que há de novo no PostgreSQL 9.4

Tags: evento, banco-de-dados

Enviado por Dextra (mktΘdextra·com·br):

“Quer saber o que há de novo no PostgreSQL 9.4? O lançamento da versão 9.4 do PostgreSQL trouxe uma gama de funcionalidades que deixa o banco de dados opensource mais avançado do mundo ainda mais poderoso:

- Json Binário - Otimização de índices para buscas textuais - Novas funções de agregação - Melhorias de performance, administração, replicação entre outras

Assista o webinar gratuito! Data: 5/março [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Raspberry Pi passou de 5 milhões de unidades vendidas

Tags: pos-pc

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“Como outro grande marco, o twitter oficial da fundação anunciou ontem que a quantidade de Raspberry Pis vendidos já ultrapassou os 5 milhoes de unidades.

Com o recente lançamento do Raspberry Pi 2, a popularidade do Raspberry Pi tem aumentado ainda mais. Hoje a fundação praticamente domina o seguimento e cita que em 3 anos ele saíram do zero, para chegarem ao computador mais vendido em um curto espaço de tempo no Reino Unido.” [referência: blog.everpi.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

PHP: Laravel 5 do começo ao fim

Tags: desenvolvedores

Enviado por Jonathan A. Schweder (jonathanschwederΘgmail·com):

“Veja está que é a primeira parte de uma série sobre o tão esperado Laravel 5, um dos frameworks mais usados no PHP agora explicado de maneira clara e objetiva pra você.” [referência: blog.butecopensource.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo episódio do podcast Piratas da Internet: Jogos que falharam no Linux

Tags: jogos

Enviado por Fabio Rodriguez (fabio·rodriguezΘgmail·com):

“Começamos 2015 lançando um episódio recheado de polêmicas! Desta vez conversamos um pouco sobre os jogos que não deram certo para Linux, ou que foram um desastre em seus respectivos lançamentos.

Vamos descer a lenha em grandes títulos como The Witcher 2, Dying light e até mesmo em nosso amado CS:GO.” [referência: piratasdainternet.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inaugurada na Itália a mostra FACCE

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Caros amigos, É com muita alegria que comunico a todos a inauguração da mostra "FACCE, i molti volti della storia humana" (FACE, os muitos vultos da história humana). A coletiva de imprensa se deu no dia 13/02 em Pádua e as portas foram abertas ao grande público no dia 14 de fereveiro de 2015. Tive a honra de participar da modelagem de 27 reconstruções faciais e um fato interessante a informar é o de que todos os processos, desde a digitalização dos fósseis e crânios até a modelagem e apresentação das mídias (imagens, vídeos e realidade aumentada) foram executados utilizando apenas software livre e de código aberto. Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]” [referência: ciceromoraes.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Castalio Podcast com Thiago Avelino, criador do vim-bootstrap

Tags: instalar

Enviado por Og Maciel (omacielΘogmaciel·com):

“O entrevistado de hoje é o Thiago Avelino, criador do vim-bootstrap, um projeto que já tinha sido mencionado antes no Episódio 55 sobre o editor Vim, que te ajuda a gerar um arquivo de configurações que inclui um monte de recursos e firulas. Tudo isso é feito de forma bem simples, e tudo que você precisa fazer é navegar até o site, clicar em algumas opções, e pronto! Depois é só salvar o arquivo gerado no seu sistema e iniciar o Vim para ativar o processo de configuração automática.

Neste episódio conversamos sobre como o projeto começou, quais tecnologias são utilizadas no projeto e como ele funciona internamente. Também veremos alguns plugins que o vim-bootstrap instala para você automaticamente.

O vim-bootstrap utiliza o NeoBundle para gerenciar os plugins que ele instala, por isso, aproveitamos o assunto e conversamos um pouco mais sobre os seus benefícios. Além de falarmos sobre o editor vim e alguns usos diferentes de editar códigos fontes de programas e também o editor NeoVim que é um fork do vim com melhorias como a utilização I/O assíncrona.

O Thiago participa e idealiza vários projetos e aproveitamos a entrevista para falar também do BeerBlogging, um projeto onde os participantes têm que pagar cerveja caso não escreva pelo menos um post por mês. Saiba como participar do projeto e espalhe para o mundo o que você sabe, pois, com certeza, seu conhecimento irá ajudar outras pessoas. Ou pague uma cerveja para os demais caso fique com preguiça de escrever :).

Como sempre, agradecemos todos os comentários que recebemos pois sua participação é muito importante para o crescimento do podcast. Em especial, agradecemos a indicação do Ricardo Wellington que nos indicou uma pessoa para entrevistarmos. Já entramos em contato com ele e só precisamos acertar a data para a entrevista. Ah, não esqueça de deixar seu comentário pelo iTunes para nos ajudar a destacar o podcast.

Ficamos por aqui neste episódio, mas no próximo continuaremos o bate-papo com o Thiago e também conheceremos o seu Top 5. Não percam!” [referência: castalio.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Abre a rodinha: FSF adiciona Guix System à sua lista de distribuições recomendadas

Tags:

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“No último dia 3, a FSF adicionou a distribuição Guix (pronunciada como geeks) à sua seleta lista de distribuições recomendadas.

O GNU Guix é uma distribuição voltada a usuários avançados construída sobre o gerenciador de pacotes de mesmo nome, que oferece recursos incomuns, como atualizações transacionais, rollbacks e configurações declarativas do sistema operacional.” [referência: fsf.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Porque o meu pai não se importa com a filosofia do software livre

Tags: instalar, distribuicoes, comunidade

Enviado por Reinaldo Bispo (corvolino) (corvolinowinsΘgmail·com):

“Olá tudo bom?

Calma, não precisa ficar com raiva dele, é apenas um exemplo e eu vou explicar o porque de que existem pessoas e não são poucas que não se importam ou não querem saber dessa luta que é software livre x software proprietário.

Muito se fala das liberdades que o software livre pode trazer ao usuário, tanto em questões técnicas como em questões filosóficas. Toda a pessoa que conheci e possui um entendimento do GNU/Linux deseja que o mesmo seja popular, que todos o utilizem, que quebrem as amarras dos softwares proprietários e as imposições que empresas fazem com seus clientes. Só que existe uma parcela de usuários que não faz ideia e/ou não quer saber deste tipo de coisa e isso irrita os “ativistas” de software livre. Alguns desses “ativistas” querem impor que toda pessoa que utiliza um sistema GNU/Linux tem que retribuir de alguma forma para a comunidade, pois ela é colaborativa e você não deve ser um parasita que apenas pega os benefícios de trabalho voluntario dos desenvolvedores.

E o que meu Pai tem haver com isso? Absolutamente nada! Ele não se importa se o sistema que está utilizando é livre ou não, ele quer apenas usar e fazer as suas coisas sem a preocupação de lentidão ou estresse na sua usabilidade e o GNU/Linux até hoje não está preparado para essas pessoas. Com a popularização do Ubuntu Linux muito se falou dos seus usuários preguiçosos que não procuram as respostas dos problemas e que não fazem nada para melhorar a comunidade. Pense comigo, o Ubuntu é uma distribuição totalmente amigável e voltada para uma primeira experiência com GNU/Linux, logo como ele está sendo adotado em massa é lógico que uma parcela, a maior por sinal, não tenha conhecimento técnico para tal e muito menos entenda a filosofia da distribuição, só está instalando porque ouvi ou leu que é de graça e não pega vírus. O que fazer com essas pessoas? Marginalizar? Ofende-las? Deixar de lado a ideia de GNU/Linux ser popular por conta desses ocorridos? Eu digo que não.

É natural em seu processo de popularização todo tipo de pessoa use uma ferramenta, tenha ela conhecimento para usa-la ou não, logo é natural que muitas não saibam e/ou não querem saber da filosofia, de contribuir e todo aquilo que é falado. Meu pai e mais algumas pessoas só querem usar um computador para escutar música, ler noticias, digitar texto e não se importam com o nome do programa, a marca do computador, o Sistema Operacional e etc. Elas querem usar e pronto e o que irrita muitos “ativistas” é que toda pessoa ou ser vivo que use GNU/Linux tem que contribuir com a comunidade que faz parte e infelizmente não é assim e faz algum tempo que vários projetos tem dificuldades em achar pessoas para contribuir, é totalmente notório. Esse esforço gasto em querer obrigar as pessoas a usarem algo sem saber o porque e o motivo é um esforço que o Software Livre não precisa. A comunidade GNU/Linux perde muito com extremismos desnecessários, tentando convencer pessoas que não se interessam em contribuir ou entender as lutas do movimento para fazerem parte dele e novamente afirmo que o Software Livre não está preparado para isso.

Quanto mais pessoas usarem GNU/Linux, e quando digo pessoas eu me refiro a pessoas que não sejam da área de informática ou que não possuam conhecimento técnico de informática, vão ter mais pessoas que pouco se importam com a luta que é levantada para o Software Livre. O GNU/Linux não está preparado ainda para apenas ser utilizado, ele necessita e precisa de ajuda das pessoas que a utilizam, das que se dispõe a ajudar. Ele não precisa de extremismos, de imposições, de obrigações, de ofensas, o que ele precisa é de pessoas que façam mais do que em um blog, e me coloco nesse grupo, temos que está cientes de que existem pessoas que não querem ajudar, não querem se envolver e está cientes de que elas não fazem mal para a popularização do GNU/Linux.

Meu pai não se importa com a filosofia do GNU/Linux por isso ele precisa ser fuzilado com premissas, filosofias e exigências de ajuda? Para uma pessoa que apenas quer usar seu computador o máximo que vai ocorrer é ela trocar de Sistema Operacional e passar longe de tudo que esteja relacionado a GNU/Linux. Os “ativistas” precisam entender que nem toda pessoa que usa software livre quer se envolver ou contribuir com algo, talvez depois disso podemos aprender novas formas de envolver essas pessoas, claro depois de entender apenas isso.” [referência: corvolinopunk.wordpress.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Promoção para treinamento oficial Red Hat em SP

Tags: evento, curso

Enviado por Andréia Barreto (andreiaΘsavant·com·br):

“A Savant está oferecendo as ultimas vagas para treinamento RH300 com RHEL 6 com 30% desconto. Aproveitem para comprar até 27/02/2015 com este grande desconto e também concorrer a um sorteio de um HD Externo Seagate de 5 TB. O treinamento será realizado entre abril e junho em data a ser definida. Maiores informações: cursos@savant.com.br ou pelo telefone:(11)2925-8724” [referência: savant.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

IV Encontro Catarinense de LibreOffice

Tags: office, evento, comunidade

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“Mais uma vez, a Associação de Software Livre de Santa Catarina – SOLISC, Comunidade LibreOffice Brasil, Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste Catarinense - Oesc-Livre e nesse ano, a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Campus Chapecó, anunciam o IV Encontro Catarinense de LibreOffice.

Evento construído pela comunidade catarinense de Software Livre, para divulgar, debater e fomentar o Software Livre e o LibreOffice no Oeste Catarinense. O evento ocorrerá no dia 21 de Março, com início previsto às 09h00min e término previsto às 17h00min.

O evento já ocorreu em diversas oportunidades. 1ª Edição: Nova Trento: 19 de Março de 2011, Centro Comunitário. 2ª Edição: Joinville: 18 de Maio de 2013; Udesc. 3ª Edição: Concórdia: 15 de Março de 2014; UnC;

O objetivo do evento é fomentar o uso do LibreOffice e reunir, desenvolvedores, empresas, estudantes e comunidade em geral para debaterem assuntos como ODF, Dados Abertos, Desenvolvimento e LibreOffice, além de proporcionar um espaço para troca de experiências.

Detalhes do evento, podem ser acessados em www.oesc-livre.org/libreoffice” []

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ITIL Foundations V3 e COBIT (GOVERNANÇA DE TI)

Tags: curso

Enviado por Dextraining (cursosΘdextra·com·br):

“Fala Galera!

Que tal aprofundar seus conhecimentos com relação à nova versão do ITIL® (V3 Rev. 2011) e Cobit? Apresentaremos aos participantes conceitos do modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e Cobit assim como exemplos de utilização na gestão de serviços e governança de TI.

A proposta é capacitar o participante a interpretar, praticar e implantar os conceitos na sua organização e também preparar para os exames de certificação ITIL® Foundation e Cobit Foundation.

Itil: De 23 a 26/02/15 - 16 horas Cobit: De 09 a 12/03/15 - 16 horas Local: Campinas

Quer mais informações? É só acessar [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

V.Office abre inscrições para curso de desenvolvimento de aplicativos Android

Tags: office, pos-pc, evento, curso, desenvolvedores, comunidade

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]