Como instalar o programa Receitanet no Linux
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Daniela Araujo (daniela·araujoΘ4linux·com·br):
A gerenciabilidade, escalabilidade e leveza já conseguidos pelo JBoss AS 7 são ainda maiores no Wildfly. Além disso, é uma das poucas implantações *Java EE 7 Full Platform Compatible, ou seja é um dos poucos servidores de aplicação prontos e certificados para uso em projetos Java EE 7.
No curso existe uma máquina DEVOPS (com ferramentas dev, como GIT, Maven) onde o administrador Jboss se aproxima mais no mundo DEV, pois ele aprenderá a gerar seu próprio build (pacote war) para fazer deploy Adicionaremos um capítulo de Cloud, onde o aluno tem a oportunidade de administrar um Jboss na nuvem através do projeto OpenShift da própria RedHat” [referência: 4linux.com.br]
O Unreal Engine, feito pela Epic Games e usado por uma variedade de desenvolvedores de jogos, agora é gratuito e com acesso ao seu código-fonte, o que certamente vai estimular seu uso por desenvolvedores independentes.
Não é uma licença livre, nem open source: o acesso ao código-fonte está presente, mas não a liberdade plena de uso: quem ganhar mais do que US$ 3000 com algum jogo feito com o engine precisará pagar 5% sobre as receitas brutas para a Epic. Esse novo modelo de comercialização substitui um anterior em que havia pagamento mensal de US$ 19, sem o mesmo acesso aos fontes. (via www.phoronix.com - “Unreal Engine Made Free By Epic Games - Phoronix”)
Enviado por Marcelo Soares Souza (marcelo·souzaΘhexgis·com):
Entre as melhorias estão a adição do suporte a múltiplos estilos em uma mesma camada, melhorias na ferramenta de simplificação de camadas contemplando a possibilidade de re projeção on-the-fly, suporte ao novo framework Qt 5, aprimoramentos no navegador de camadas, adição de seis novos algorítimos de processamento, melhorias na exportação no formato DXF, adição de funcionalidade para rotacionar mapas, além de muitas correções e melhorias na estabilidade.
A versão 2.8, de codinome Wien, é uma versão LTS (Long Term Support), garantindo atualizações de segurança e estabilidade por um período maior de tempo.
Atualização: Agora a pouco foi disponibilizada a versão de correção 2.8.1 do QGIS contendo 32 pequenas correções.” [referência: hexgis.com]
Enviado por Alexandre S Costa (anakinpendragonΘgmail·com):
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):
Enviado por Alexandre Vicenzi (vicenzi·alexandreΘgmail·com):
Esta é uma liberação muito importante, pois em relação as versões anteriores, esta versão além de uma maior compatibilidade com o Python, também melhorou o seu desempenho na execução de scripts.” [referência: blog.butecopensource.org]
Enviado por Alexandre Vicenzi (vicenzi·alexandreΘgmail·com):
A versão 4.7 é considerada uma das maiores liberações já feitas desde o lançamento da Unreal Engine. Com isso, uma das maiores engines para desenvolvimento de jogos está cada vez mais perto de criar jogos para a Web.” [referência: blog.butecopensource.org]
Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):
Enviado por Tiago Baciotti Moreira (baciottiΘgmail·com):
O problema: Há duas semanas eu precisei fazer um trabalho de migração de sites de um servidor para outro. O servidor de origem, a fonte da migração, não possuía cPanel (cpanel é um painel de controle que facilita a vida do administrador de sites) instalado. A empresa usa um sistema próprio onde todos os sites são criados dentro da home do usuário. (...)
Fonte: [baciotti.com.br/…]” [referência: ]
Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):
Ao longo dos últimos anos, o movimento tem enfrentado grandes desafios. Segundo ele, “desde 2012 não acontece eventos de grande porte. Agora, finalmente surge a oportunidade de dar espaço à liberdade tecnológica que aparece para o mercado como uma opção viável e ética de produção, educação e comercialização de tecnologia”, explicou.
Uma das inovações da EXPOTEC é a sinergia de segmentos distintos do ramo da tecnologia, que para Anahuac representa um ponto chave para o sucesso do evento. “O caráter multidisciplinar da ExpotecBR, que vai desde a liberdade de expressão até as últimas tendências em games, parece ser o terreno perfeito para essa poderosa ferramenta de transformação social que é o Software Livre”, frisou.
Para ele, o Software Livre transcende todas as barreiras da tecnologia convencional e dissemina uma dimensão para as tecnologias livres. "É importante ter claro que o Software Livre é um conceito filosófico de empoderamento do cidadão frente à tecnologia que usa. As liberdades de ver, estudar, modificar e redistribuir o código dos programas de computador, associados à uma licença que perpetue esses mesmos direitos aos demais, como a GPL, são o que transformam o Software Livre em um fator de poder e não apenas uma técnica de criação de conhecimento tecnológico. É claro que produzir mais e melhor é desejável, mas não podemos resumir uma nova forma de relacionamento humano em uma técnica de desenvolvimento", desabafou.
Na EXPOTEC estarão presentes grandes nomes do Software Livre mundial como Richard Stallman, o criador do Movimento Software Livre, Jon maddog Hall da Linux International, além de ativistas brasileiras importantes, como a Kamila Brito do Barco Hacker.” [referência: expotec.org.br]
Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):
Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):
A edição n, 67 da Revista é sobre o Software Freedom Day, evento que ocorre em todo o mundo nos meses de setembro.
Em várias cidades do Brasil ocorreram atividades e a edição visa resgatar esses esforços.
A seguir um trecho do editorial:
O mês de setembro já tem evento cativo em todo o mundo. Isso mesmo, o Software Freedom Day, que é o tema desta edição, acontece simultaneamente em diversas partes do mundo. Imagine só, você, no interior (ou não) de seu estado, tendo a oportunidade de organizar um evento que juntamente com outros, de todo o mundo. Porém, o mais importante não é o fato dele estar ocorrendo em diversos lugares, mas sim o propósito do mesmo: um dia dedicado ao software livre, uma celebração da liberdade dos softwares. Para quem não é da área, pode até achar engraçado, ter um dia dedicado à liberdade do software. Podem achar estranho alguns estarem lutando para prover liberdade a programas de computador, enquanto tantos humanos ainda estão presos. Mas trata-se justamente disso: o dia da liberdade de software visa prover a liberdade de software para humanos, como eu e você, que usamos computadores todos os dias. E pode até parecer que não, mas esta medida é altamente necessária, ainda mais em uma sociedade onde alguns sequer se preocupam com licenciamento de softwares ou ainda se os seus programas de computador estão bisbilhotando ou não as suas informações. Em um cenário cada vez mais comum de vazamento de dados, venda de informações por parte das grandes corporações, fazer uso de software livre não é luxo, e sim uma necessidade.
O download pode ser feito em [revista.espiritolivre.org/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]
Leitura longa para o final de semana: o artigo do ars technica que analisa o status da cena de jogos no Linux, agora que o SteamOS já está em beta há 14 meses.
O SteamOS ainda está em beta e as Steam Machines ainda não realizaram o sonho dos que acreditaram que seriam elas a trazer o Linux para o sucesso de números nos desktops, mas bastante coisa mudou para melhor desde então, incluindo a quantidade de jogos recentes disponíveis para Linux, e a facilidade de desenvolvedores de jogos portarem suas criações para este sistema. Leitura recomendada. (via arstechnica.com - “The state of Linux gaming in the SteamOS era | Ars Technica”)