Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Wikipedia continua a perder editores, e a culpa seria de suas próprias tentativas de aumentar a qualidade

Os autores do estudo afirmaram que a Wikipedia está sendo prejudicado pelas suas próprias regras projetadas para melhorar a qualidade. Segundo eles, mudou de "a enciclopédia que qualquer um pode editar" para "a enciclopédia que qualquer um que entende as regras socializa, se atreve a encarar o muro impessoal do repúdio semiautomático e ainda assim quer contribuir voluntariamente com sua energia e em seu tempo livre e pode editar".

Via info.abril.com.br:

O Wikipedia, um dos maiores sites do mundo, está perdendo editores em língua inglesa, o que reduz sua força como fonte eletrônica de conhecimento, revela um estudo.

A pesquisa, chefiada por Aaron Halfaker, da Universidade de Minnesota, descobriu que o número de "colaboradores" ou editores voluntários diminuiu de 56.000 em 2007 para 35.000 no final de 2012.

(...) "As diversas mudanças realizadas pela comunidade Wikipedia para melhorar a qualidade e a consistência frente ao crescimento maciço da participação ironicamente reduziram o crescimento que estavam desenhados para gerir", escreveu o pesquisador na semana passada na publicação American Behavioral Scientist.

(...) Os pesquisadores afirmam que enquanto o Wikipedia tentou extirpar os editores menos competentes, suas regras também desanimaram os "recém-chegados deseáveis" que se desmotivam quando suas contribuições atrasam.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados