Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Ultrapassando a barreira de 1%: malware BadNews distribuído no Google Play pode ter chegado a 9 milhões de Androids

Alguns softwares demoram anos para ultrapassar a barreira de ocupar 1% do seu mercado potencial, mas pode não ser o caso do BadNews: os números divulgados pelo Google indicam que ele foi baixado entre 2 milhões e 9 milhões de vezes, e o OSNews acrescenta que, no extremo superior da faixa, o número equivale a 1,2% dos aparelhos Android vendidos - e isso apenas nos 10 meses em que ele ficou disponível no Google Play para download.

No final da semana passada o Google já havia removido os 32 apps inicialmente identificados (por uma empresa externa, especializada em segurança) com o malware em seu repositório oficial para a plataforma, mas desde então já foram encontrados (também por empresas externas) pelo menos mais 3, também já removidos.

Curiosamente, em comentários de outros sites, percebi que não faltou quem afirmasse que a culpa pelas infecções é dos próprios usuários.

No final de semana, ao saber inicialmente do episódio, decidi não divulgá-lo por se tratar de mais do mesmo: um malware distribuído largamente por meio de apps disponibilizados no Google Play. Mas o percentual do seu alcance, conforme noticiado pelo OSNews, constituem o diferencial que acabou causando a menção. (via osnews.com - “More 'BadNews' for Android”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados