Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Software Livre, Cultura Digital e Viva

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Arte, Cultura, Tecnologia, Software Livre, Liberdade tudo se conecta, se mistura, se faz e refaz… A Cultura Viva e os Pontos de Cultura foram uma das poucas ações que buscaram resgatar a Cultura Popular Tradicional brasileira, uma cultura pouco conhecida, que nunca teve espaço na mídia, nunca foi enlatada e vendida em cada esquina. Uma cultura brasileira de fato, que vinha sendo esquecida, histórias contadas pelas avós (e avôs), perpetuada na tradição oral, com pouco ou nenhum registro material da sua existência. Uma cultura que faz parte de nossa identidade, que é a gente, uma cultura fora dos centros, das grandes cidades.

(...) No movimento sinérgico de reconstrução do próprio olhar sobre a cultura popular brasileira, a Cultura Viva com seu movimento Cultura Digital possibilitou a quase perfeita integração entre Tecnologia e Cultura. Os preceitos do Software Livre se encontraram com a Cultura Popular na expressão do desejo de compartilhar e contribuir. O Software deve ser livre porque surge da troca constantes de ideias, a expressão do conhecimento aplicado deve ser livre porque do conhecimento nasce o conhecimento. O conhecimento não é mais encarado como produto e sim como meio e produção. Cultura se cultiva, planta-se uma ideia que florece em arte, em expressão do desejo humano. Software, é expressão de conhecimento, é cultura. Software Livre é cultura popular, é expressão do desejo humano de contribuir para com seus pares.

Tal qual o sertanejo, o ponto de cultura é, antes de tudo, um forte. Mas a sua própria sorte não pode ser deixado ou estaremos abandonando a nossa própria identidade. Deixaremos de lado histórias que compoem nosso imaginário e num futuro não tão distante olharemos para trás e serão apenas memórias borradas.” [referência: ]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados