Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Oracle doa código e marca do MySQL para a Fundação Apache

Conforme adiantei na madrugada de hoje via @brlinuxblog, a Oracle está contribuindo o código do projeto MySQL para a incubadora de projetos da Fundação Apache.

Parece um prenúncio de final feliz para este código que a Oracle recebeu quando comprou a Sun mas não foi feliz em manter. Não é a primeira vez que a Apache recebe um projeto pré-existente da empresa (lembra do OpenOffice?), e não há dúvida de que ela tem experiência em fomentar a participação do público em projetos de grande porte e visibilidade.

Mas há uma entidade que poderia estar mais contente: a Monty Development AB, lar do fork MariaDB criado pelo próprio autor original do MySQL, Monty Widenius. Em seu comunicado a respeito da notícia da doação, a Monty Development disse dar as boas vindas à doação do código pela Oracle à Apache, em uma forma que permitirá a incorporação também ao MariaDB, que vem sendo adotado por projetos como Fedora, Slackware, Wikimedia e até o LibreOffice, fork do OpenOffice, doado previamente pela Oracle à Apache.

O comunicado, assinado por Monty e outros desenvolvedores, também disse algo mais: que lamenta a oportunidade perdida, no sentido de reunir o MySQL e o MariaDB em uma comunidade única - ou seja, extinguindo a divisão estabelecida quando a Oracle passou a restringir o acesso a determinados componentes do projeto. Vai ser interessante acompanhar como a relação entre Monty e a Apache Foundation vai se desenvolver nos próximos meses. (via lwn.net)

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados