Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novo visualizador de PDF da Mozilla chega ao beta do Firefox 19

Em junho do ano passado escrevi sobre o novo visualizador de PDF fazendo uso de Javascript e HTML5 que a Mozilla estava preparando e poderia incluir no seu navegador nos 3 meses seguintes, e agora ele chegou ao beta do Firefox. Bem-vindo!

Via idgnow.uol.com.br:

Um componente de visualizador de PDF embutido e baseado em tecnologias JavaScript e HTML5 foi adicionado à versão beta do Firefox 19, afirmou a Mozilla.

O fabricante do navegador descreveu o visualizador embutido de PDF como mais seguro do que a visualização de PDF feita por meio de plugins, como aqueles instalados pelo Adobe Reader ou o Foxit Reader. No entanto, vários especialistas em segurança observaram que ele provavelmente também não estará livre de vulnerabilidades.

"Por muitos anos houve vários plugins para a visualização de PDFs no Firefox," disseram Bill Walker e Brendan Dahl, Gerente de Engenharia e Engenheiro de Software da Mozilla, respectivamente, em um post de blog na sexta-feira. "Muitos desses plugins vêm com código fonte proprietário fechado, o que poderia potencialmente expor os usuários a vulnerabilidades de segurança. Os plugins para visualização de PDF também vêm com código extra para fazer muitas coisas que o Firefox já faz bem sem código proprietário, como desenhar imagens”.

O visualizador embutido de PDF sendo testado atualmente provém de um projeto do Mozilla Labs chamado “PDF.js”. "O projeto PDF.js mostra claramente que o HTML5 e JavaScript são agora suficientemente poderosos para criar aplicativos que anteriormente só poderiam ter sido criados como aplicativos nativos", disseram os engenheiros de software da Mozilla. "Não só a maioria dos PDFs carrega e renderiza rapidamente, eles são executados de forma segura e tem uma interface que se adequa perfeitamente ao navegador."

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados