Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

HTML5: W3C prossegue com plano de DRM desenvolvido pelo Google, MS e Netflix

Apesar das manifestações contrárias de entidades que se opõem à imposição de restrições aos direitos dos usuários sobre o conteúdo digital, na sexta-feira o W3C publicou a primeira versão preliminar da descrição das Encrypted Media Extensions (EME).

As EME permitem que os distribuidores de conteúdo integrem interfaces DRM aos players em HTML5. A proposta está sendo desenvolvida em conjunto pelo Google, MS e Netflix, e se baseia em módulos (que podem ser plugins para os navegadores...) para decodificar o conteúdo.

O Google saiu na frente no suporte ao DRM no HTML5 e, além de participar ativamente do desenvolvimento da proposta de padrão para o W3C, também já incorporou o EME a produtos seus na linha de navegadores e de sistemas operacionais.

Apesar da oposição, o gestor do W3C defendeu o conceito das EME. Para ele, é melhor que o conteúdo protegido esteja circulando na própria Open Web do que em ecossistemas externos, como Flash, Silverlight e outros hoje em uso. Na sua opinião, um pouco de abertura e padronização é melhor do que nenhuma. (via h-online.com - “W3C presses ahead with DRM interface in HTML5 - The H Open: News and Features”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados