Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Ford lança SDK para desenvolvimento de aplicativos para seus veículos, com suporte a Android

Via developer.ford.com:

A Ford anunciou na CES o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva. O Programa Ford Developer vai fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas necessárias para a integração de seus programas ao sistema multimídia SYNC da Ford. O objetivo é incentivar a criação de experiências inovadoras dentro dos veículos, usando o comando de voz e outros recursos do sistema.

A Ford é a primeira fabricante de automóveis do mundo a lançar um programa aberto de programação que permite aos desenvolvedores de softwares uma interface direta com o veículo para criar aplicativos que melhorem a experiência de dirigir, usando o sistema de conectividade SYNC e o aplicativo de programação AppLink.

A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink. O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.

Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site http://developer.ford.com e baixar o kit AppLink SDK. Ele contém a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz. Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.

A Ford firmou uma parceria com a empresa jacAPPS, de Michigan, para apoiar os desenvolvedores que tenham uma grande ideia para aplicativos com comando de voz para smartphones usando o Ford SYNC AppLink mas precisam de ajuda na sua realização.

As três principais categorias de aplicativos para o AppLink incluem: notícias e informação, música e entretenimento e navegação e localização. Todo aplicativo novo criado para o sistema terá o seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Depois dessa aprovação, o desenvolvedor terá apoio da Ford para a colocação do aplicativo no mercado.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados