Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wayland 1.0 lançado oficialmente

Enviado por K (kΘkde·org):

“Kristian Høgsberg, depois de desenvolver o projeto nos últimos 4 anos, anunciou oficialmente a versão 1.0 do Wayland. O Wayland 1.0 não marca o ponto em que o Wayland está completo e pronto para substituir o servidor X11 porque ainda há muito trabalho a ser feito, mas marca o ponto em que há uma estabilidade da API/protocolo em termos de todas as futuras versões serem retrocompatíveis com a versão 1.0 do Wayland.” [referência: phoronix.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diego (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 10:51 am

    Como isso vai afetar o linux de maneira geral?

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 11:09 am

    Nao sei se esta eh a melhor solucao. Em analisando em teoria fica claro para mim que se estas pessoas estivessem despejando a mesma quantidade de tralho no X Window System estariamos muito melhor servidos, mas daih a isso se transformar em um realidade pratica tem muitas historias e muitas variaveis a serem analisadas.

    Analisando, vejo que no nivel dos aplicativos pluralidade eh uma coisa boa, como na disputa LO vs AOO vs Calligra (acredito que ainda haja espaco para uma suite GTK e uma suite EFL). Mas em subsistemas basicos, como servidor grafico, sistema de som (como no caso OSS ALSA), sistemas de rede, etc., vejo que deveriamos concentrar esforcos. Apesar que desenvolver pequenas partes em linhas separas pode contribuir para inovacao, mas isso deveria ser coordenado e integrado ao desenvolvimento proncipal.

    Mas essas decisoes nao sao apenas tecnicas, e em geral tem uma porcao muito maior de carga politica.

    well (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 12:15 pm

    @Leonardo Reis, o X Windows System nasceu numa época em que os servidores dominavam, o que faz com que sua arquitetura fosse voltada para estes servidores. Você pode botar um bilhão de desenvolvedores para “melhorar” o X, mesmo assim ele continuará com o mesmo princípio cliente/servidor.
    Naos atuais moldes, onde a realidade é outra e completamente diferente de 1984 (quando foi lançado a primeira versão do X Windows System), um desktop precisa de funcionalidades que a protocolo X não previu, e para implementar estas necessidades atuais é necessário criar camadas e mais camadas de recursos, o que torna uma solução ineficiente.
    O Wayland é uma solução mais moderna à arquitetura do X. Por isso ele é importante.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 12:40 pm

    Espero que o projeto evolua rápido, ajudaria muito o Linux no desktop.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 12:49 pm

    Pra mim foi a melhor notícia pra o linux este ano!

    renato (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 1:04 pm

    @Leonardo Reis

    O Wayland tem poucos desenvolvedores, muito menos que o X. A API do Wayland é em torno de 10x menor que a API do X. Então creio no contrário se tivessem para do de tentar modernizar o X a muito tempo e partido para outra talvez a situação fosse melhor, ou não, quem vai saber.

    Henrique (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 1:21 pm

    @Leonardo Reis, é uma arquitetura diferente, as técnicas e necessidades mudaram bastante desde a concepção do X. É como se você pegasse um motor de carro dos anos 30 e viesse fazendo ajustes nele para funcionar nos dias de hoje. Não vale a pena, o mundo mudou.

    GUiHKX (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 1:25 pm

    Definitavmente, a melhor notícia do ano!

    Marcos (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 3:09 pm

    Esses dias tava conversando em outro forum Linux e falávamos dele. A visão que o pessoal tem é que quanto ao kernel, tirando a questão dos drivers, o Linux já faz tempo que não fica atrás do Windows ou Mac, pelo menos em nada significativo. O próximo foco seria o servidor de janelas, que precisaria ser melhorado pra resolver as questões pendentes das interfaces gráficas e aplicações.

    Marcelo Beckmann (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 5:09 pm

    wayland + steam = 2013, o ano do linux no desktop para jogos :)

    alguem (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 6:29 pm

    Para o X acompanhar os avanços que o desktop está requerindo muitas camadas e remendos estavam sendo feitos. A complexidade era enorme e muitos novos recursos que não eram previstos tiveram que ser colocados através de gambiarras e códigos inchados. Chega uma hora que é melhor revisar o que é importante e rearquitetar a escrever tudo de novo. Sai um código mais limpo, mais eficiente, muito mais claro, fácil de manter e que suportará seu crescimento por mais tempo antes de talvez se tornar caótico como o antigo. E se pensaram bem no projeto desse Wayland, talvez já planejaram uma arquitetura para adicionar novas funcionalidades, extensões e plugins.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 8:07 pm

    Pelo jeito ainda tem muito chão antes do Wayland se tornar totalmente operacional. Mas é questão de tempo, ainda só se passaram 4 anos. Ainda bem que por enquanto dá para ir usando o X.

Este post é antigo (2012-10-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.