Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Valve anuncia que beta fechado da Steam para o Ubuntu começa em outubro

Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com):

“Se você é leitor do blog Ubuntu-BR-SC e frequenta a coluna Papo de Buteco ao vivo, a vinda da Steam para o Linux e o suporte oficial da Valve ao Ubuntu não deve ser nenhuma novidade para você.

Mas uma nota liberada hoje no blog oficial da Steam nos da uma data de quando os primeiros usuários testarão o serviço oficialmente: em algum dia de outubro. Confiram mais detalhes no post do blog Ubuntu-BR-SC!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 4:33 pm

    O site diz que haverá suporte ao Ubuntu no beta, e não que é Steam para Ubuntu. Esse site Ubuntu-BR-SC parece a revista veja, adora distorcer a realidade e dizer que o Ubuntu inventou a roda…

    O anúncio de que o port seria feito inicialmente só para Ubuntu, e mais tarde eles veriam se passariam a ter mais distribuições como alvo, foi feito em 16 de julho. Se você tiver conhecimento de que está em andamento o port voltado a mais alguma distribuição, por favor não deixe de enviar o link do anúncio como sugestão de notícia.

    Ricardo Carraro Milagre (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:02 pm

    Não inventaram a roda mesmo, e ainda por cima, o que inventam, é só pra benefício da própria distribuição, ou seja, se fosse contribuição mesmo, deveria rodar em todas as distros logo que sai do forno. Me lembra o modelo da “maçã” e das “janelas”, lógico que muito menos “”. Nada contra fazer um sistema amigável, personalizado, para ajudar o usuário iniciante, acho até bom, mas se quer contribuir e anunciar algo, faça algo para o Linux no geral assim como a “grande maioria dos projetos” faz inclusive beneficiando o próprio Ubuntu nessa brincadeira. É apenas a minha opinião, nada de me apedrejar. Nada de vir aqui e dizer “pq vc não desenvolve então”. Simples pq não sou programador e nem pretendo e nem da área de TI tbm, e acho injusto gozar de algo que sempre foi livre e para todos em benefício próprio! E tbm não vem com papo de dor de cotovelo, pq já usei Ubuntu um bom tempo, não tenho pre-conteito com nenhuma distro, pq já usei umas 50…abraços

    danilo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:35 pm

    @Ricardo Carraro Milagre, fião, se funcionar no ubuntu, pq não funcionaria em outra distro?
    Acho que você ta chorando demais e, apesar de eu não usar o Ubuntu, ele é linux ainda, portanto, se rodar nele, tem grandes chances de rodar em qualquer outra distro, basta criar os devidos links simbólicos :p

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:39 pm

    Já cansei de repetir isso, mas vamos lá: em NENHUM momento foi falado que a Steam não rodará em outras distros. O que foi dito várias vezes pela Valve (e por mim em meus posts), é que o suporte OFICIAL será dado apenas ao Ubuntu.

    Ta na hora da galera aprender a ler e parar de comentar apenas títulos de notícias, pqp.

    Marco (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:58 pm

    Não to falando do anúncio da Valve, to falando de como esse site Ubuntu-BR-SC posta as coisas. Falta de ética!
    Lembro que eles disseram que a central de programas do Ubuntu mudou a forma de como se instala softwares no Linux! Ah vá! Isso foi inventado pela Conectiva, baseado no apt-get do Debian, depois cada um ajustou ao seu gosto, nesas época, Ubuntu nem existia! Mas vem esse Ubuntu-BR-SC falar um monte de besteira.

    Marco (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:00 pm

    P.S. Usei Ubuntu por muito tempo, depois de problemas chatos, mudei pro Mandriva Linux, onde estou até hoje.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:01 pm

    Essa bobagem de reclamar de algo que surge pro Ubuntu…

    O Ubuntu hoje é a escolha óbvia para quem quer trazer algo para o Linux.

    Talvez o mint no futuro, se ele se diferenciar mais.

    Red Hat foca no enterprise, o mesmo para Suse.

    Fedora, por melhor que seja, fica com jeito de experimento da RH.

    As demais iniciativas de distros para usuário doméstico são muito pequenas. Quem resta?

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:18 pm

    Se “homologassem” o Debian, seria compatível com 99,9999999999999% das distribuições derivadas com “diferenciais” que temos por aí, ubuntu incluso. :)

    Marco (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:27 pm

    Interessante seria seguir o recomendável da LSB.

    Gustavo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 7:25 pm

    Sejamos realistas: Ubuntu eh o padrao para desktop Linux.

    Se voce fosse vender algum software para Linux (desktop) e tivesse que dar suporte para apenas uma distribuicao, qual vc escolheria?

    Diogo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 8:02 pm

    Mandriva :-)

    AncientTroll (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 8:21 pm

    Deadriva

    xamão (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 10:06 pm

    eu faria pra Càtix. Ela tá subindo no rank, é uma promessa mto interessante.

    Diogo (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 9:09 am

    @AncientTroll
    Dead que vem nos PCs da Positivo e Philco, só os mais vendidos no Brasil :-)

    joaocep (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 9:17 am

    Bom dia,

    Antes não existia Steam para Linux – Pessoal reclama

    Hoje, eu “emulo” via Wine (não é tão bom) – Pessoal reclama

    Amanhã vão lançar para Ubuntu*(deb) – Pessoal reclama

    Eu não sou usuário do Ubuntu, mas acredito que o principal seria um Port para Linux e só a seguir a migração para o restante das distribuições.

    Pensando pelo lado bom, é melhor eu dar um reboot e jogar no Ubuntu, do que dar um reboot e iniciar o Windows — povo chato.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 12:49 pm

    Galera, o código livre funciona assim (no caso de alguém ter esquecido): eu crio algo pra mim de acordo com os meus interesses e libero o código. Se interessar a mais alguém, essa pessoa pode usar e customizar para ela, sem me perguntar se pode.

    Então sem essa de “Ubuntu só faz as coisas em nome dela mesma”. Ela não tem nenhuma obrigação de pensar em mais ninguém. O interessado tem o ônus da adaptação, não o contrário.

    Também não vejo como seria muito difícil rodar o Steam feito pra Ubuntu em qualquer outra distro. Se a Valve não dá suporte, não faltará quem assuma o suporte da adaptação.

    A única coisa ruim é o Steam ser fechado. Mas é cedo, os produtores de jogos estão se acostumando com o Linux ainda e a natureza não dá saltos. Melhor fechado que nenhum, mesmo que aberto seja muito melhor. Quem sabe mais tarde.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 1:28 pm

    Acho que muitos estão entendendo errado a questão do suporte apenas ao Ubuntu. A Valve já explicou, o Steam irá rodar em qualquer Linux (minimamente atualizado), mas o suporte da empresa, como abrir ticket de suporte, apenas para quem for usuário Ubuntu.

    …mas e pra fazer parte dos beta testers, precisa fazer algum tipo de cadastro?

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 1:50 pm

    @Samurai Está explicado no texto.

    Diogo (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 3:56 pm

    A galera não entendeu o que o cara, que foi moderado, disse.
    Ele não reclamou que a Valve tá desenvolvendo o Steam no Ubuntu, afinal, eles teriam que usar alguma distro pra desenvolver, o que ele reclamou foi que esse blog ubuntu-sc mostra a notícia de forma distorcida, e isso é verdade.

    @Julian Fernandes obrigado pela dica! Me empolguei tanto com a notícia que acabei esquecendo de consultar a fonte =)

    Ricardo Carraro Milagre (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 8:41 pm

    @Porfírio

    “Galera, o código livre funciona assim (no caso de alguém ter esquecido): eu crio algo pra mim de acordo com os meus interesses e libero o código. Se interessar a mais alguém, essa pessoa pode usar e customizar para ela, sem me perguntar se pode.
    Então sem essa de “Ubuntu só faz as coisas em nome dela mesma”. Ela não tem nenhuma obrigação de pensar em mais ninguém. O interessado tem o ônus da adaptação, não o contrário.”

    Verdade meu amigo, eu me esqueci por um momento do espírito do Software Livre/Open Source que o Linux é abençoado.
    No primeiro comentário, não fui nada feliz ao escrever e quando percebi, a “trollagem” horrível já havia sido postada. :-((
    Sou um apaixonado por Linux, desde o conectiva 8, passando por Kurumin 1 até o 4, depois Ubuntu, Mandriva, Slackaware e agora Debian!!
    Portanto peço desculpas pelas palavras mal colocadas sobre o Ubuntu e, torço para que o Ubuntu seja a pioneira com o Steam!!!
    Já usei o Ubuntu na versão 7 (ou era 7.4 se não me recordo), com um cd que pedi pela net e chegou via correio, e pela qualidade e beleza da mídia, já estava estampado ali que a distro queria conquistar o coração dos usuários iniciantes pelo capricho, beleza e qualidade do S.O.!
    Que seja dela (Ubuntu) por direito a honra do primeiro Steam Linux!!! :-D
    Como disse antes, já curti muitas distros, com seus vários pacotes e padrões e ambientes gráficos e vejo que temos que ser gratos pela riqueza de opções e variedades “no geral” que temos ao nosso dispor!!
    Não podemos entrar em guerra pq o Linux é muito grande, desde seu nascimento e pelo que é hoje, devemos aceitá-lo como um ecossistema grande e misto, para todos os gostos e que, claro, falta um pouco de padrão devido a este ecossistema tão grande….mas é justamente isto que temos que aceitar mais naturalmente e se orgulhar disto e ao invés de reclamar e brigar, temos que agir no sentido oposto!
    Posso dizer com certeza e por experiência própria que Linux funciona e muito bem obrigado, porque é mto bem feito e porque atende bem a “todos” os nichos de mercado a que se propõe!
    Novamente, perdão pelo comentário infeliz. Abraço a todos!

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 9:01 pm

    @Diogo Não distorcemos em nada a notícia. A Valve está lançando a Steam para o Ubuntu e dando suporte a essa distro inicialmente.

    Nunca dissemos, em lugar algum, que outras distribuições Linux não poderão rodar a Steam. O que dissemos, e volto a citar isso, é que a Valve dará suporte OFICIAL apenas ao Ubuntu.

    Só porque nesse post citamos “Ubuntu” ao invés de “Linux” (algo que fizemos nos outros), não quer dizer que distorcemos os fatos. Simplesmente quer dizer que a Valve da suporte oficial ao Ubuntu, só isso, nada mais nada menos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 10:17 pm

    @Ricardo Carraro Milagre, minhas palmas pra você. Sério.

    Seja benvindo, Steam! Agora vamos parar de discutir e vamos jogar.

Este post é antigo (2012-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.