Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Unity 6.6 chega ao Ubuntu 12.10 trazendo novas animações e melhorias

Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com):

“Faltando alguns dias para o segundo beta do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”, a equipe de desenvolvimento acaba de liberar a versão 6.6 do Unity, interface padrão do Ubuntu.

Essa versão traz melhorias nas animações da interface, melhorias no Unity Previews, novidades visuais e outros “polimentos”. A atualização já chegou ao repositório de pré lançamento, e deve chegar aos repositórios oficiais da distro em breve.

Confiram mais detalhes (e um vídeo) no post do blog Ubuntu-BR-SC!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 8:59 am

    Falem mal do Unity como quiserem, mas uma coisa não se pode negar: a Canonical está trabalhando furiosamente para aperfeiçoa-lo. Uma hora hora eles chegam lá.

    Diogo (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 9:24 am

    Acho trabalho jogado fora, a ideia já nasceu ruim, o Unity tem uma usabilidade péssima! Um retrocesso ao velho gnome e um século de atraso se comparado ao KDE, que não deve em nada na “fúria” de desenvolvimento.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 9:40 am

    Eu admito que fui um dos que criticou a Canonical assim que lançaram o Unity, por ser “yet another gnome fork”. Mudei de idéia.

    Hoje vejo que é um produto buscando ser maduro(pecando um pouco em performance – ver últimos benchmarks do Phoronix), e que está bastante polido/atraente. Torço para que ele seja empacotado oficialmente em outras distros pois já existem maneiras de instalar no OpenSUSE e Fedora, mas apenas através de repositórios de usuários.

    Permanecerei no KDE e fora do Ubuntu, mas o notebook da minha namorada que tem o sistema da Canonical vai gostar destas novidades.

    Felipe (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:02 am

    Pô, isso dói:

    “A Central de programas do Ubuntu mudou muito a forma como instalamos softwares no Ubuntu. Antes somente via linha de comando, o software da Canonical trouxe uma interface gráfica, facilitando a vida do usuário final e mudando a forma como os mesmos viam o Linux.”

    O pessoal do Ubuntu-BR-SC em seu “panfletarismo” comete verdadeiras injustiças.
    Qual vai ser o próximo milagre da Canonical?
    Daqui a pouco eles vão ter sido responsáveis pela invenção do Kernel Linux e não o Torvalds …

    cafecraft (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:18 am

    E a dor de cotovelo vai aumentando!

    rony souza (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:21 am

    Ainda prefiro o bom e velho XFCE mais não posso negar que está bem bonito…

    Marcos (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:24 am

    Unity é melhor que Gnome Shell. É melhor que Gnome 2. É melhor que KDE. O que o faz melhor é a riqueza no tratamento de detalhes, como fontes, bordas, transparências e o constante aperfeiçoamento. Esse é o único sistema amigável a todo tipo de usuário. E a única coisa o tornou polêmico foi o lançador no lado esquerdo. Se fosse embaixo, todos os críticos estariam amando. Cresçam meus amigos, e desfrutem do melhor que o linux tem a lhe oferecer em se tratando de interface.

    Lucas (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:45 am

    Linuxes e seus comentários

    Distro X não presta, prefiro a Y
    Gerenciador de janela X é horrível, sou mais a Y
    Programa X e limitado demais em comparação ao Y
    Jogo X é muito chato, prefeiro mais o Y

    Arpoador (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 11:38 am

    Parabéns a Canonical! O Unity amadurece com rapidez.

    Belverde (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 12:00 pm

    É. O unity tá amadurecendo tanto que já tá quase p….

    José Sm. (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 12:37 pm

    Unity já está muito melhor que os outros ambientes, pergunte a qualquer usuário leigo. E os usuários avançados, estão usando interface gráfica pra quê?

    Willian (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 12:43 pm

    @Lucas, as pessoas são assim. Vivem reclamando.

    Patola (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 1:03 pm

    Me considero usuário avançado e *amo* o Unity. Me adaptei totalmente a ele. Só falta mesmo voltar o Expo para todas as janelas (Super-W) porque ainda está zoado! :P

    Sério, não sei o que o tal Diogo inventou que o Unity tem usabilidade péssima. Talvez não consiga fazer uma mudança mental porque o paradigma do Unity está mais próximo do desktop Mac do que do desktop Windows.

    Se o Unity fosse feito sobre o QT seria talvez o melhor desktop Linux. Infelizmente o que eu acho um verdadeiro atraso tecnológico é o GTK.
    O KDE continua o melhor não pelo KDE em si e sim pelo QT. E mais algumas versões e teremos uma bela alternativa que será o Razor-QT.

    Diogo (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 2:12 pm

    @Felipe
    Dói mesmo viu! O Ubuntu inventou tudo, segundo esse Ubuntu-SC, pena que os scripts da central de programa não funcionam bem,não tem um centro de controle que se compara ao que tem no Mandriva e OpenSuse, e o Unity que manda um bug-report a cada 5 minutos, etc.
    Mas sim, é perfeito!
    pffff

    william (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 2:20 pm

    Depois de travamentos todos os dias, lentidão excessiva e desnecessária, programas como o VLC demorando uma eternidade para abrir um vídeo em 1080p, nautilus parecendo uma carroça, chutei para longe o Ubuntu 12.04 e o Unity, instalei o Fedora 17 com KDE 4.9.1, a estabilidade e o desempenho são absurdos em comparação com o Ubuntu, o VLC abre os videos instantaneamente, o dolphin esta a anos luz do nautilus, os aplicativos GTK rodam muito melhor no KDE do que os aplicativos QT no Gnome, acho q fiz um caminho sem volta, pelo menos enquanto a canonical insistir em gnome+gtk+unity.

    Maquina q acabei de formatar no trabalho:
    Core i5-2310, 4G ram

    flavio reis (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 3:06 pm

    A 2 anos com o XFCE e to achando que vou continuar com o mesmo ainda um tempão

    Arpoador (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 4:46 pm

    O Ubuntu paga pela ousadia. Seja na quebra de paradigmas, seja em inovação. Criou algo como opção ao novo Gnome, como o Mint fez também. Esta é a proposta! Viva o KDE, XFCE, etc… basta escolher. Ficar lamentando não resolve. Quem foi usuário desde o início, se não estiver gostando contribua com algo. Torço pelo Ubuntu (sou usuário), pois foi através dele que conheci o Linux. Gosto muito do Mandriva/Mageia também. Todos tem seus prós e contras, basta escolher.
    @ belverde, p… não está não, está melhorando. Basta ver quando surgiu e atualmente. Soluções mágicas não acontecem assim, tem muito trabalho a ser realizado.

    Milton Ferreira da SIlva (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 5:18 pm

    Sou usuário Ubuntu desde a versão 5. Antes usei Mandrake e Kurumin. O Ubuntu continua sendo minha distro favorita. Mais tá dificil engolir o Unity. Já tentei algumas vezes e não é por falta de conhecimento.
    Vi outro dia no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=svr28oOTgsI ) um video com Xfce com a barra lateral parecendo o Unity. Reproduzi este desktop numa máquina colocando até icones de logo do Ubuntu. Neste primeira etapa seria para acabar com a rejeição visual. Acabei até gostando do Xfce com cara de Unity. Na minha opnião ficou mais produtivo.

    Hoje estou usando o 12.04 com Mate. Estou gostando. Embora o Xfce seja bom, o velho Gnome é o meu preferido. Da para usar também o Gnome 3 no modo clássico.

    Existe um certo exagero com relação a paradigma. Até andar para frente virou paradigma. Daqui a pouco as pessoas vão andar de lado ou para traz e quem não concordar não estará fazendo uma mudança de paradigma.

    Respeito aqueles que estão gostando do Unity ou usam o Kde.

    Diogo (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 5:29 pm

    A Canonical tinha que deixar isso de lado e se preocupar com a distro em si, que é lenta e cheia de bugs, tinha que construir ferramentas de configuração.
    Já usaram o Ubuntu num notebook? O gerenciamento de energia dele é tão bom quanto o de um velho Windows 95!
    Acho que a popularidade do Ubuntu atrapalha mais que ajuda, todo mundo que começa no Linux hoje, começa no Ubuntu e o Ubuntu não é bom, no máximo mediano, entre as distribuições atuais, muito abaixo da maturidade de Mandriva, OpenSuse, PCLOS.

    Arpoador (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 5:35 pm

    “Respeito aqueles que estão gostando do Unity ou usam o Kde.” (2)
    @Milton, parabéns pela sensatez!!

    Romulo (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:22 pm

    Tem cada cabecinha de vento que comenta que arr.. O Unity eh bom sim, pessoalmente acho ele uma proposta melhor que o Gnome puro, MAS, faltam ainda muito polimento, velocidade e relativa estabilidade, acho muito bom para o usuário comum, fácil de entender, já sai usando, mas gosto mais do KDE.

    Os efeitos são bem mais fluidos, agradáveis e diversificados mesmo em uma Intel graphics, o sistema eh rápido mas tando o KDE e o unity tem lançadores LERDOS, portanto fico com o synapse, pessoalmente acho a estabilidade do Unity e KDE parecidas, mas gosto da diversidade de configurações do KDE, acelera meu trabalho no Desktop.

    E para quem ainda fala que “Expert“ tem nada que fazer com interface, nem Linus tem pacienciense de viver todo dia no terminal, vai espalhar suas fantasias sobre a informatica em outro lugar…

    Laércio de Sousa (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 10:45 pm

    Se o Unity fosse feito sobre o QT seria talvez o melhor desktop Linux. [2]

    Digo mais: do jeito que a evolução do GNOME vem desagradando, logo logo a Canonical vai ter de escolher outro ambiente desktop para servir de base para o Unity, ou mesmo desenvolver o seu próprio.

    Quem sabe ela não se inspire no Razor-Qt… (só uma hipótese, claro!)

    Ícaro (usuário não registrado) em 22/09/2012 às 12:53 am

    Dizer que o Unity é melhor e com “riqueza no tratamento de detalhes, como fontes, bordas, transparências” do que o GNOME Shell é brincandeira hein.

    O Unity no Ubuntu 12.04 nem anti-aliasing tem, foi incluso no 12.10 apenas, instale o GNOME Shell e verá que o tema padrão do Ubuntu(Ambiance) ficará bem mais bonito e rico no tratamento de detalhes ;-)

    Como já falei aqui antes, o Unity tem um conceito interessante, mas não é *bem feito*, é lento e há comprovações sobre isso, como recente benchmark do Phoronix.

    Eu prefiro o estilo Debian e gosto da facilidade que o Ubuntu e derivadas proporcionam, mas não sei o porque da Canonical ser especialista em criar coisas lentas e mal feitas(Ubuntu Software Center mesmo, faço questão de remover essa coisa lerda e com horrível acessibilidade, espero o GNOME Software Center ser bem estável e muito bem feito e bonito com o tema Adwaita).

    Ícaro (usuário não registrado) em 22/09/2012 às 12:55 am

    Ah e o GNOME 3.6 que estou testando no Ubuntu 12.10 está fantástico, a tela de bloqueio é linda *-* (com GDM 3.6, claro, sem Lightdm)

Este post é antigo (2012-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.