Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um ambiente de desenvolvimento feito de Vim

O Vim, herdeiro criado em 1991 do tradicional vi, é o editor escolhido por muitos desenvolvedores de software, mas ele pode fazer bem mais do que simplesmente oferecer os recursos de edição do código.

O exemplo acima mostra uma configuração “estilo IDE” do Vim rodando no terminal Konsole, do KDE. Para saber os detalhes e como fazer, use o link a seguir. (via haridas.in – “Vim as your IDE”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 11:14 am

    Rapaz, que coisa linda.
    Quem precisa do VS agora?

    Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 12:05 pm

    Vim, vi e venci!

    O Vim tem muitaaaa coisa bacana! Só não deve fazer de emacs, o SO dentro do editor! Aí foge do propósito por que ele veio.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 12:33 pm

    Até hoje não consigo compreender como algo que necessita de vários comandos pra editar alguma coisa pode ser mais produtivo que o eclipse por exemplo…

    Lucas (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 12:40 pm

    @Marcos

    Na verdade utilizar o mouse muitas vezes toma um tempo precioso, principalmente para tarefas repetidas. O Vim tem muitos atalhos de teclado e comando que com o tempo acaba ultrapassando em produtividade o ecliipse.

    well (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 1:01 pm

    @Marcos, se você se sente mais confortável no eclipse, então eclipse é o que você deve usar. Quem usa VI por usar, só porque é cool, não passa de um donzelo mamão.

    @Adrianodl, provavelmente você nunca usou o Visual Studio pra falar uma besteira dessa. Se usou, está sendo hipócrita.

    Mario (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 1:41 pm

    Pode até ser legal, mas não funciona.

    Imagine vc tendo que dar manutenção em um código que o idiota do desenvolvedor anterior usou uma “IDE” totalmente “cool” que ninguém além dele sabe mexer. Olha o trabalho que vai dar pra portar isso pra um eclipse por exemplo, ou então tentando entender como instalar e funciona a coisa.

    Profissionalmente, usar coisas de mercado é sempre a melhor escolha. Eu penso assim.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 1:43 pm

    @well Usei sim, sei o quão bom é o debugger do VS, mas uma dose de bom humor não faz mal a ninguém, não é mesmo?
    Eu citei o VS justamente porque olhando para a imagem, percebo como o autor se inspirou pra formatar essa tela.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 1:47 pm

    @Mario Mas não basta somente abrir o código fonte?
    Pelo que eu entendi só o fonte é manipulado, não tem nenhum outro arquivo associado neste caso.

    Réquer (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 2:30 pm

    “Pode até ser legal, mas não funciona.
    Imagine vc tendo que dar manutenção em um código que o idiota do desenvolvedor anterior usou uma “IDE” totalmente “cool” que ninguém além dele sabe mexer. Olha o trabalho que vai dar pra portar isso pra um eclipse por exemplo, ou então tentando entender como instalar e funciona a coisa.
    Profissionalmente, usar coisas de mercado é sempre a melhor escolha. Eu penso assim.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Então é bom deixar o sistema “amarrado” em IDEs “de mercado” ???
    Cara, cada um usa o que quer. Imbecil é utilizar o vim ou emacs só pq é uma coisa de “réquer”. Até pq EU sou réquer.

    Rombo (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 2:49 pm

    Mario (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 1:41 pm:
    “Pode até ser legal, mas não funciona.

    Imagine vc tendo que dar manutenção em um código que o idiota do desenvolvedor anterior usou uma “IDE” totalmente “cool” que ninguém além dele sabe mexer. Olha o trabalho que vai dar pra portar isso pra um eclipse por exemplo, ou então tentando entender como instalar e funciona a coisa.”

    é, como podemos ver, há toda uma geração formada de idi0tas manjões que acham que IDE e código são inseparáveis. Eles não desenvolvem em java ou C#, mas em Eclipse ou VS…

    quanto ao vim, prefiro uma só tela com o código, nada de multitelas parecendo console de jumbo e um espacinho para o código ali pelo meio…

    Fernando (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 4:07 pm

    VS > resto

    Ricardo Serathiuk (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 4:56 pm

    “é, como podemos ver, há toda uma geração formada de idi0tas manjões que acham que IDE e código são inseparáveis. Eles não desenvolvem em java ou C#, mas em Eclipse ou VS…”

    Sobre “Programador de IDE”, tem que ver as pérolas por aí do estilo: “como instala o Hibernate no Netbeans”.
    Conheço um caso de o sistema ser tão amarrado a IDE (no caso o Netbeans), que o “arquiteto de software” fez uma gambiarra e colocou o Netbeans junto no SVN, para controlar a versão e as configurações do mesmo, e evitar os problemas que uma simples atualização da IDE causavam no projeto.

    Mas sobre o artigo, hoje em dia não utilizo mais o VIM para desenvolvimento, mas em uma época utilizava ele bastante. Eu gostava.

    Lucas (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 5:11 pm

    Nada haver, eu sempre conseguir portar aplicativos de uma IDE para outra, até para o GEDIT em menos de 1 minuto. kkkkk

    Réquer (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 5:22 pm

    Cara, versionar o netbeans inteiro?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Marcos (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 7:52 pm

    Como já disseram, o fonte ide

    Nada contra quem gosta de trabalhar com uma ide crua, gosto é gosto. E dependendo da necessidade, não faz muita diferença isso. E nada impede de alguém editar o fonte no vim e o colega quando precisar editar o mesmo arquivo use o VS, Eclipse, Netbeans ou Delphi.

    @Lucas, o Eclipse também tem seus atalhos, e muito mais configuráveis. Mas tem diversos outros detalhes muito práticos que facilitam a vida de um desenvolvedor: refactoring, auto-complete, auto-formatação, verificador de sintaxe em tempo real, etc. Nem o VS tem um editor de código tão poderoso quanto o Eclipse. Pra trabalhar com grandes sistemas, sem uma IDE robusta como Eclipse, Netbeans, VS, jDeveloper ou RAD Studio pra facilitar a vida, fica muito mais difícil.

    Mesmo a programação RAD tem suas vantagens pra quem precisa de trabalhar mais no layout de tela e gosta de trabalhar com protótipos. Não é somente “programador de IDE” que trabalha com essas ferramentas, basta verificar em qualquer grande empresa de desenvolvimento.

    Programação Progressiva (usuário não registrado) em 15/08/2012 às 11:49 pm

    No começo a gente acha impossível mesmo que um editor que necessite de comandos pra rodar possa sequer chegar aos pés em produtividade, comparando com Visual Studio, Eclipse, NetBeans ou o que quer que seja…

    Mas com o perdão da palavra: ignorância.
    Não no sentido ofensivo, mas pelo puro sentido de desconhecimento.

    Parece absurdo, mas não. Demora a entender, mas é verdade: usar só o teclado é infinitamente mais rápido e produtivo que usar o mouse.
    O tempo que você usa pra ir até o mouse, eu mando 1 ou 2 comandos no Vim. Há quem mande mais.
    Enquanto isso você ainda tá chegando no mouse, ainda vai olhar pra tela, olhar onde vai clicar…

    Pena que a maioria nunca vai sequer trilhar o caminho do ouro, pois demora até ter produtividade.
    Mas há sim, e muita.

    Ingênuo quem se baseia na ‘tela preta’…os plugins e ferramentas que podemos ‘acoplar’ fazem dele uma ferramenta absurdamente flexível não deixando a desejar em nada.

    Complicado ‘empurrar’ isso pra quem nunca viu alguém usando vim na sua frente.
    Mas funciona sim. É mais produtivo sim. Depois que você domina, fica mais rápido sim.

    Não é minha opinião, não é o que eu acho.
    É simples lógica. Teclado é mais útil que mouse. Simples assim.

    Eu particularmente não uso para programar coisas gráficas, onde se necessita dezenas, centenas e até milhares de linhas apenas pra parte gráfica, deixo a IDE fazer isso e gerar as linhas automaticamente, é quase humanamente impossível programar a interface gráfica na raça hoje em dia de um grande projeto.

    Mas no restante, como em linguagens de script e coisas que preciso mesmo arregaçar as mangas e digitar, não tem outra amigo, é Vim!

    Fica a dica, de coração. Vale a pena tentar.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 8:42 am

    Eu particularmente não uso para programar coisas gráficas, onde se necessita dezenas, centenas e até milhares de linhas apenas pra parte gráfica, deixo a IDE fazer isso e gerar as linhas automaticamente, é quase humanamente impossível programar a interface gráfica na raça hoje em dia de um grande projeto.

    Eu discordo que se necessite de tantas linhas para se programar uma interface gráfica e que seja humanamente impossível criar interfaces gráficas em um grande projeto. E digo mais: é mais produtivo (pelo menos, para mim) desenvolver interfaces gráficas digitando o código das mesmas do que arrastando e soltando componentes na tela por meio de um desenhador de interfaces. Enquanto o programador demora a posicionar o componente no lugar certo (e muitas vezes o mesmo permanece torto), eu vou lá e, com 5 linhas de código maios ou menos, eu coloco o componente no lugar certo, às vezes copiando o componente já escrito de algum lugar onde já o tenha. Enquanto o cara que arrasta e solta faz duas telas, eu faço 15.

    Na verdade, cada pessoa é mais produtiva de um jeito. Há quem seja mais produtivo com o Vim, pois produz mais usando só o teclado, outros são mais produtivos com o IDEs com o o Eclipse. Não há uma IDE mais produtiva, e sim uma IDE que se adapta mais ao estilo do usuário.

    Programação Progressiva (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 1:54 pm

    Bom, faz tempo que não vejo um grande projeto com interface gráfica feito em C ou C++ que é feito linha por linha, a parte gráfica. Visto que nessas linguagens, pra se fazer uma simples janela e botões se leva dezenas e dezenas de linhas.
    Acho até um pouco de perda de tempo, uma vez que você pode usar seu tempo pra quebrar a cabeça com a lógica do projeto.

    Como eu disse, na raça mesmo não vejo mais…vejo usarem muitos plugins, bibliotecas ou recursos de IDEs que facilitem isso, mas na raça mesmo, é meio doloroso.
    Em outras linguagens, como C#, Java, Python isso já nem é mais problema. Botoões, frames…tudo automatizado.

    Enfim, no final das contas cada um vai se adaptando ao seu ambiente, mas com certeza vale a pena usar o vim e os ‘vim’s, ou seja, o vim que existe dentro de cada IDE, aquele que você pode ir configurando e modelando pro teclado!

    Mas usem o teclado! Criem atalhos! Isso aumenta muito a produtividade!

    Vinícius (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 6:08 pm

    Portar código para Eclipse? Meu Deus! Que geração de programadores as faculdades estão formando? Por isso que eu não aguentei terminar o meu curso, o nível dos alunos é terrível e vão todos poluir um já muito ruim mercado.

    O cara não consegue enxergar código fonte em arquivo texto, só sabe o que é um projeto dentro de uma gigante IDE. Imagino que trocar de linguagem de programação pra esse cara deve ser impossível. Deve ser daqueles que tem uma IDE diferente para cada linguagem que ‘sabe’ programar.

    Rombo (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 6:27 pm

    não, amigo, esses caras só sabem uma linguagem: a IDE.

    Mario (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 7:12 pm

    “Por isso que eu não aguentei terminar o meu curso, o nível dos alunos é terrível e vão todos poluir um já muito ruim mercado.”

    Nem é formado e ta falando merd… lamentável.

    Ta cheio de nego que se acha bomzão, que programa sem IDE e tal… Esses são do tipo que odeiam comentários em código também…

    Será tão difícil assim aceitar que com apenas dois cliques, um outro programador pode entender toda a estrutura do seu projeto em segundos, e não ter que ficar caçando onde fica cada coisa um monte de arquivo de texto?

    Programação Progressiva (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 1:35 am

    Cara, como tu vai entender as coisas com dois cliques?

    Que projeto é esse que tu entende só olhando a estrutura e não o texto/código?
    Deve ser muito simples ou tu não tem a mínima noção do que é um projeto grande de verdade.

    E o que tem a ver a formação? O que tu ta querendo dizer com ‘nem é formado e..’? Que precisa ser formado pra saber?
    Não, na boa, você não quis dizer isso né?

    Tem que ter muito pouco na vida e ter estudado quase pra confiar o que sabe em faculdade.

    Posso te citar dezenas de ferramentas pra caçar qualquer estrutura, texto, método etc, em um projeto através de linha de comando, como grep, awk, sed…

    Amigo, usar um editor de texto não significa que você vai colocar tudo em um arquivo de texto não!
    Não significa que seus arquivos ficarão desorganizados.

    O que você vê ali bonitinho na sua IDE, com setinhas e no formato de árvorezinhas, são os arquivos nas pastas, soltos etc.

    Não precisa de um menu e setinhas que se abrem em árvores pra ser chamado de ‘estrutura de projeto’ não!

    E mario, pelo amor de deus! (e olha que sou ateu), o que tem a ver a faculdade, editor de textos com os comentários????????????

    Nunca vi categoria pra comentar tanto e tão bem como os desenvolvedores de Kernel, por exemplo, e eles só usam vim/emacs!

    Cara, ainda bem que você só botou seu nome e não e-mail ou url!
    Que mico! Sò falou bobagem!

    Programação Progressiva (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 1:37 am

    * e ter estudado quase nada pra confiar…

Este post é antigo (2012-08-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.