Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu pode abandonar o instalador alternativo já no 12.10

Steve Langasek, um dos gestores do desenvolvimento do Ubuntu, divulgou a proposta de parar de manter a imagem de instalação do Ubuntu com o instalador alternativo já na próxima versão: o Ubuntu 12.10, agendado para o último trimestre.

O instalador alternativo hoje é usado em situações historicamente indisponíveis na imagem de instalação default, como criptografar volumes do sistema, ativar LVM ou sistemas RAID em software.

Segundo a proposta, é um passo para reduzir o número de imagens de instalação do Ubuntu, e o instalador default passará a suportar a criptografia e a configuração de LVM.

Quanto a quem quer instalar o Ubuntu com RAID, a situação é diferente, pois o recurso não deve chegar ao instalador default antes de 2013. Mas para eles também há opções, incluindo continuar a usar uma versão anterior do Ubuntu ou instalar o Ubuntu 12.10 sem o recurso, ativá-lo após a instalação, e migrar seus dados manualmente para ele. (via h-online.com – “Ubuntu to drop alternate installer – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    linuxer (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 3:32 pm

    Tudo bem que o instalador gráfico no live cd torna a instalação mais fácil para usuários domésticos, mas há várias situações, como hardware ruim e/ou muito antigo e estranho, em que o X simplesmente não sobe, inviabilizando o uso do instalador por pessoas que não sabem passar parâmetros para o kernel e outros tipos de soluções de contorno sugeridas nas erratas.

    Estranho também o instalador gráfico do ubuntu, que é um dos poucos que não permitem uso de LVM, raid, etc. Outros instaladores, gráficos ou semigráficos usados no fedora, mandriva, opensuse, etc permitem essas coisas há anos.

    Me desculpem, mas o ubuntu está cansando com a remoção toda hora de recursos alegando que os usuários leigos não precisam de coisas avançadas ou muitas opções. Parece desculpa de quem não tem competência para fazer coisas que outras distribuições já fizeram anos atrás.

    Não sou um troll fan boy de outras distribuições. Usei e uso várias delas, inclusive o ubuntu, e por isso acho que posso fazer a crítica.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 3:42 pm

    Agora não posso instalar mais o Ubuntu no Eee PC 701 :’(

    Anderson Santos (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 4:06 pm

    No meu dia-a-dia a instalacao com raid+lvm (servidores), raid+lvm+crypt (servidores com dados sensiveis) ou lvm+crypt (notebooks) eh padrao de trabalho.
    Realmente vai fazer falta.

    Fernando (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 4:08 pm

    Depois quando critico, dizem que estou errado.

    Remover recursos já é ruim, mas remover a rota de instalação de MUITOS usuários é brincadeira da Canonical, pelo amor de Deus.

    É cada uma viu.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 8:23 pm

    Putz, perdi a chance do “começar o mimimi da Canonical tirando isso e aquilo em 3…2…1…”
    Pelo que entendi é uma proposta ainda, não está certo e a instalação do servidor continuará permitindo.

    cafecraft (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 9:04 pm

    linuxer,

    falo água…. conforme a noticia informou existe uma iso Ubuntu Alternate que te dá essas opções… na verdade essa ISO alternate é o mesmo instalador do Debian que não é gráfico mais também não é texto.

    Glauco (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 6:43 am

    O pessoal fala muita besteira.

    Ainda vai continuar existindo a imagem para Servidor, que não tem instalador gráfico e tem todas essas opções, e para quem quer essas opções no instalador para Desktop leiam:
    “… o instalador default passará a suportar a criptografia e a configuração de LVM.”
    Só o que vai ficar faltando no instalador do CD para Desktop é o RAID, que de qualquer forma poderá ser ativado após a instalação.
    Quanto ao EEE Pc 701, ele consegue rodar o Ubuntu com Unity? Se for o caso, baixa a imagem do CD para servidor, instala e depois faz um “apt-get install ubuntu-desktop”.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 6:48 am

    @linuxer

    Se o cara souber fazer instalador alternativo o cara não é newbie, entao este vai querer é um Debian logo.. Ubuntu tem uma proposta de ser fácil, o instalador alternativo é contrário a essa proposta.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 7:53 am

    “(…) essa ISO alternate é o mesmo instalador do Debian que não é gráfico mais também não é texto.” — Hã? &;-D

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 8:37 am

    Para quem usa RAID (via software) e LVM basta usar o Ubuntu Server. O foco do Ubuntu Desktop são os usuários domésticos e corporativos nas estações “Desktop” e a versão Server são os servidores caseiros e corporativos.
    A versão Alternate fazia sentido na época em que o hardware ainda era precário. Mesmo quem ainda tenha hardware obsoleto, Debian e Xubuntu são opcões consideráveis.

Este post é antigo (2012-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.