Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu: em entrevista, Shuttleworth fala sobre patentes, espaço e a Canonical

Este artigo do TechCrunch narra uma entrevista com Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, tratando de uma série de temas que interessam aos entusiastas da distribuição.

O artigo abre com uma breve apresentação do histórico do Ubuntu e seus diferenciais, trata dos mercados em que a Canonical está envolvida no momento (com destaque para a queda de braço com a Red Hat no mercado “da nuvem”), da discussão que o entrevistador teve com Shuttleworth sobre a sensação de que alguns projetos da Canonical são “Ubuntu-only”, ou seja, não podem ser aproveitados em outras distribuições, da participação comunitária, e das críticas de Shuttleworth aos prejuízos que as patentes de software causam à inovação (e o que ele acha que poderia ser feito para adequar o sistema de patentes à sua finalidade original). (via techcrunch.com – “Mark Shuttleworth is Passionate About Canonical, Patents, and Space | TechCrunch”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 12/05/2012 às 10:15 am

    Quanto aos investimentos da Canonical, minha opiniao:
    – kernel -> ele investe se quizer
    – cloud -> nao gosto da ideia (sou workstation user), mas se da grana …

    Agora como usuario debian GNU/Linux de muitos anos tenho a clara nocao de que apesar deles terem uma distro que eh 75% feita de packs debian sem modificacao, a impressao clara eh de que o que eles fazem nos 25% de trabalho deles, eles fazem mirando a total e irrestrita incompatibilidade com todo o universo!

    Wilfredo (usuário não registrado) em 12/05/2012 às 7:08 pm

    Considero Debian GNU/Linux uma metadistribuição, pois ela não tem foco definido mas oferece um suporte amplo de hardware que permite criar, a partir dela, distribuções com foco específico.

    Já fui usuário das distribuições Conectiva, Xubuntu, Ubuntu e agora Mint, com passagens rápidas por Kurumin e Dreamlinux. Considero o Ubuntu uma coleção de distribuições com focos bem específicos, sendo K/X/Ubuntu voltadas para serem páticas de serem usadas por usuários não técnicos.

    Como o Ubuntu em particular partiu para uma nova proposta de interface, resolvi migrar para Mint. Mesmo assim, considero muito importante o papel da família de distribuições Ubuntu na *facilitação do uso*. A regularidade de lançamentos e a oferta de versões com manutenção extendida contam como pontos positivos para ela.

    Se a empresa Mandriva tivesse focado em acordos com empresas de equipamentos e investisse mais em divulgação, poderia ter atingido a mesma popularidade do Ubuntu.

    Anonymous (usuário não registrado) em 12/05/2012 às 8:30 pm

    Shuttleworth = Novo Icaza – Microsoft

    Spif (usuário não registrado) em 13/05/2012 às 10:48 am

    Quando Miguel de Icaza não tinha virado um Douchebag com o seu Mono e seu amor exarcebado pela Microsoft, ele era um cara inteligente que criou o GNOME (sim, é uma sigla e o GN representa GNU), um ótimo ambiente gráfico.

    Então se você queria ofende com essa comparação, peço que pelo menos procure ENTENDER do que você tenta “defender”.

    Damn kids.

Este post é antigo (2012-05-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.