Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


System76 lança desktop all-in-one com Ubuntu 12.10 instalado

A System76 lançou o computador Sable Complete, com tela de 21,5 polegadas, detalhes em alumínio, processador i5, 4GB de RAM, 250GB de HD SATA e um design cuja aparência (mas não os detalhes de construção) que me fez lembrar de outros concorrentes de especificações similares. Curiosamente ele não tem Wi-Fi embutido no modelo básico. Em compensação, vem com uma distribuição Linux pré-instalada: o recém-lançado Ubuntu 12.10. (via omgubuntu.co.uk – “Meet The $799 All-in-One Ubuntu PC from System76 | OMG! Ubuntu!”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos M. (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 1:23 pm

    Prevejo pessoas instalando o Windows XP…

    Marcio Cesar (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 1:40 pm

    Prevejo pessoas pedindo para alguém instalar o Windows XP… =P

    Woz (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 1:44 pm

    +1. E instalando um tema a la OSX.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 1:46 pm

    Prevejo gente preferindo desktop de verdade, com partes trocáveis, mais poderoso e barato. Enfim gente sendo sensata.

    Wilson (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 1:48 pm

    Belo design! Porém, placa de vídeo Intel não curto muito (Intel HD Graphics 2500). Meu Ubuntu não vive mais sem uma boa Radeon HD.

    Fellype (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 2:20 pm

    O interessante é que a System76 utiliza o Ubuntu em todos os seus produtos (desktops, laptops e servidores): https://www.system76.com
    E olhem só o que achei nesta página do wiki deles: “System76 does not provide support for Microsoft Windows.” Ou seja, eles estão focando suas atenções no Ubuntu mesmo. E olha que esta empresa existe desde 2005 (vide: https://www.system76.com/home/aboutus/).

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 2:27 pm

    Acredito que o formato All-in-One eh muito interessante, principalmente os que tenham partes trocaveis como o lancamento AB24BT AIO (all-in-one) da Gigabyte.

    Fico muito feliz desta empresa estar investindo de modo consistente em sistemas computacionais movidos a gnu/Linux (estou no aguardo de um notebook 17″), porem as especificacoes estao muito baixas, principalmente na quantidade de memoria, um item que ficou muito barato hoje em dia, principalmente em terras onde computadores tem em media 30% de seus valores originados por impostos.

    Como diz que estas sao as especificacoes do modelo basico, espero que exista a possibilidade de colocar wi-fi e bluetooth 4.0, itens muito importantes para a computacao dos proximos anos e que jah comecam a ser disponibilizados em alguns modelos.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 2:47 pm

    Retificando:

    Wi-fi? More U$ 35.00 please.
    No site do System76 Sable (o nome do modelo) tem um botao: Configure & buy.

    Onde pude ver que dah para costumizar e incrementar bem a maquina chegando a um computador de alta performance com processador i7, ateh 16GB de RAM, varias opcoes de HDDs e SSDs, modelos diferentes de caixas de som incluindo o exotico, mas nao feio, conjunto Harman Kardon SoundSticks III e entre as opcoes de kits de teclado e mouse estah o maravilhoso Logitech Cordless Wave.

    As opcoes para customizacao sao muitas e sao boas, ateh um pendrive de 4 a 16 GB (podia oferecer ateh 64Gb neh?) voce pode adquirir para jah vir junto com o seu novo computador.

    Ele tambem vende garantia estendida e oferece a possibilidade de voce doar o seu computador antigo para a reciclagem, dando a destinacao correta para as maquinas que nao tenham mais condicoes de uso.

    Com a nova lei de gerenciamento de residuos solidos em vigor no Brazil, espera-se que isso tambem fique frequente por essas bandas de cah.

    Acrescentando:

    Eu jah tinha visto, quando foi postada a noticia do notebook com gnu/Linux feito pela System76, agora vendo novamente resolvi comentar, muito gata a fotografa do video no site da empresa, relatando seu uso do Ubuntu no dia-a-dia.

    Salomão (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 2:50 pm

    @Weber Jr,
    Nem todo mundo é geek/micreiro/etc e gosta de mexer num pc com 3 HDs e 7 sistemas operacionais(*). Às vezes o que o cara procura é justamente um all-in-one, sem aquele monte de fios, numa embalagem bonita, saída pra mais dois monitores blablabla… Não tem nada de errado nisso. Concordo com você que é _melhor_ montar um pc com boas peças, mas entendo que isto não vale para todo consumidor. Sobre “desktop de verdade, com partes trocáveis, mais poderoso e mais barato”: a System76 costuma cobrar valores competitivos, esse aí vai custar U$800,00 (oitocentos obamas).

    Eu gostei da proposta, mas o que MATOU qualquer vontade de comprá-lo é essa GPU intel da época com guaraná com rolha, colocar uma HD 2500 num pc com Core i5 é sacanagem. Economia porca, assim como a ausência do wi-fi.

    Quanto a instalarem WinXP-pirata-chinês: não creio não, se o Ubuntu realmente vir pronto para uso como é costume desse fabricante.

    (*): é, meu pc já foi assim…

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 3:05 pm

    @Salomão,

    Eu concordo com voce, muita gente prefere o simples, ateh porque a maioria soh faz o simples no computador. Alem disso estamos vivendo em um mundo com cada vez menos espaco disponivel nos imoveis e mais preocupado com o meio ambiente. A reducao de uso de materiais que se consegue com um AIO eh muito grande. Tambem neste sentido, sempre penso em partes cambiaveis num OIA como o que comentei da Gigabyte para nao ter que jogar o monitor fora a cada upgrade.

    No botao :

    3rd Generation Intel Core i7 3770S ( 3.10GHz – 8MB cache – 4 Cores with Hyperthreading – HD Graphics 4000 ) ( + $165.00 ).

    Esse eh o circuito de video ‘on chip’ que mais chega perto das da AMD.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 3:48 pm

    Salomão

    “Nem todo mundo é geek/micreiro/etc e gosta de mexer num pc com 3 HDs e 7 sistemas operacionais(*). …

    Concordo com você que é _melhor_ montar um pc com boas peças, mas entendo que isto não vale para todo consumidor.”

    Eu não falei de montar, não falei de sistema operacional e muito menos de “tunar” o OS, ou “overclockar” o hardware, tudo isso foi você que adicionou no texto. Basicamente respondeu ao que você mesmo falou.

    Dito isso…

    Você pode comprar Desktops prontos em qualquer loja meia boca de eletrônicos. Sim, tem o sacrifício de ligar os cabos, que hoje em dia nem tem como ligar errado, todos com cores indicativas e alguns nem encaixam em lugares errados.

    O problemas que vejo nesses All-in-One é falta de modularidade. Quer fazer upgrade? É limitado o que pode fazer, estragou uma peça ? Assistência ou compra um novo.

    Ele fica no limiar de dois mundos, entre o Desktop e o notebook. Não tem as principais vantagens dos dois. Eu jamais recomendaria. Melhor então comprar um notebook e acoplar monitor maior e teclado e mouse de verdade.

    K (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 4:17 pm

    Quem quer tudo em um hoje em dia simplesmente compra um notebook ou um tablet.

    Esses desktops all-in-one conseguem reunir o pior dos mundos: não permitem o upgrade de partes ou peças como um desktop e também não são portáteis como os notebooks e tablets.

    Nem sei como estão as vendas daquele all-in-one da apple (iMac), mas acredito que venda muito pouco diante das vendas dos notebooks e tablets da Apple.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 4:17 pm

    Acho uma boa. Creio que não será aquele usuário leigo o comprador, mas o fã de Linux, especificamente Ubuntu. As especificações não são tão baixas assim, com execessão do HD de 250GB. O que não é de todo ruim, visto que com a loucura de aumentar as capacidades de armazenamento, 90% do espaço em disco da maioria dos usuários é sub-utilizada.O sistema de vídeo, entretanto, é fraco. O que praticamente o exclui do gosto dos gamers.

    K (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 4:20 pm

    Outra cosia que esqueci de dizer é que a escolha de uma versão não LTS para um produto final vendido para usuários leigos é um tiro no pé.

    Em menos de 2 anos, o usuário vai receber aquela mensagem que há uma nova versão do ubuntu, vai tentar fazer o upgrade online pela internet e quebrar o sistema. Aí vai pedir para aquele seu vizinho ou amigo mais safo de informática e ele vai instalar um windows 7 ou 8 piratão.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 5:27 pm

    K

    “Em menos de 2 anos, o usuário vai receber aquela mensagem que há uma nova versão do ubuntu, vai tentar fazer o upgrade online pela internet e quebrar o sistema.”

    Qual o sentido de falar isso? (Supondo que não foi tentativa de FUD).

    O que poderia “quebrar” é se não tivesse drivers, mas se já tem hoje, terá em versões futuras.

    Walker (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 6:00 pm

    Acho que um tablet seria uma opção muito mais válida do que um all-in-one. Ou até mesmo o famigerado “Surface” da microsoft (que já vem com ruindows 8).

    Põe ele num suporte desses que vende por aí, instala Linux, põe teclado e mouse bluetooth e pronto! Gastei 1/3 e tenho a mesma coisa muito mais portável e econômico! oO

    K (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 7:11 pm

    @Weber Jr

    Já ajudei muita gente em foruns pela internet que tentava fazer atualizações online de uma versão para outra de várias distribuições linux (não acontece só com o ubuntu e nem é um defeito dela ou de qualquer distribuição) e, por qualquer motivo como queda da internet, tentativa de fazer a atualização usando uma conexão wifi e até bugs mesmo da atualização por erro de dependências ou falta de pacotes em um determinado mirror, a atualização falhava e o sistema ficava inutilizável para um usuário leigo (como ficar sem a interface gráfica por falha no X, ficar sem conexão wifi, etc).

    Por isso eu acho que usar uma versão não LTS em um produto não é uma escolha sensata. É diferente do caso de um usuário entusiasta e experiente em linux instalar qualquer versão.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 24/10/2012 às 8:11 pm

    K

    Primeiro fala isso:

    “e nem é um defeito dela ou de qualquer distribuição”

    e isso:

    “por qualquer motivo como queda da internet, tentativa de fazer a atualização usando uma conexão wifi”

    Ou seja, tudo isso afeta qualquer sistema. Não é motivo “para correr ao XP”

    Mas que versão de ubuntu era essa para ter erro de dependência de pacotes ?

    Lucas (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 6:32 am

    A distribuição que conheço por erro de dependência de pacotes de chama Mandriva, essa aí eu já tive problema. Já o Ubuntu a atualização sempre foi muito segura, já atualizei de versão desde a versão 9.04 e nunca tive problema com hardware nem dependências de pacotes.

    Tiago (usuário não registrado) em 25/10/2012 às 7:02 pm

    Eu acho all-in-one a melhor coisa do mundo quando o assunto é Desk. A média de vida dos meus Desks monstruosos (ou seja, normal) é de 5 anos. Um iMac me serviria muito bem. Levando em consideração o projeto fantástico da placa mãe dos computadores da Apple, um iMac me serviria muito bem mesmo. Mas eu não estou nos EUA.

    @K quanto as vendas do iMac, ele é o desktop mais vendido nos EUA. As vendas de iPad e MacBook são maiores, mas nos EUA há quase 10 anos a venda de notebook ultrapassou a de desktops.

    Quanto à configuração, um detalhe: a peça mais importante de um computador é a placa-mãe. Nesse tipo de computador comparar processador é coisa de noob. Eu vi a importância da placa mãe ao ver um MacBook 2008 C2D rodar mais rápido que um Sony Vaio 2011 i5 Sandybridge. A Sony usou uma placa mãe genérica. A placa mãe vai dizer o quanto o seu computador vai durar.

    jaccon (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 2:08 am

    Tenho um Macbook Pro 15 Core 2 Duo e não troco ele por nada ;-)

    Ícaro (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 7:00 am

    Prefiro os computadores da ThinkPenguin. São 100% compatíveis com software livre, sem necessidade de drivers ou firmwares proprietários.

    Confira o all-in-one da ThinkPenguin.

Este post é antigo (2012-10-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.