Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sony confirma que não vai fornecer versão atual do Android para os aparelhos Xperia Arc S e Mini Pro, de 2011 [atualizado: ou não]

Para ilustrar o contexto, cabe bem a resposta da empresa a um consumidor que perguntou sobre o seu aparelho específico (um Arc S, que no Brasil foi lançado no final do ano passado): “infelizmente ele não vai receber a atualização para o Jelly Bean, mas estamos sempre desenvolvendo novos aparelhos e nos certificando de que eles recebam as atualizações mais recentes”.

Mas a situação podia ser pior: ao menos a empresa concorda que é “infelizmente”. A situação do Arc S já é confirmadamente compartilhada pelo Mini Pro, e o artigo do Inquirer acredita que a situação sugere que outros aparelhos Sony lançados em 2011 (Xperia Active, Neo V, Live with Walkman e Xperia Mini) podem chegar à mesma situação.

Consultada, a empresa respondeu que está avaliando quais aparelhos são melhor adequados a receber a atualização. Vale levar em conta na hora de escolher o fornecedor da plataforma dos seus próprios aparelhos! (via theinquirer.net – “Sony 2011 Xperia phones won’t get Android 4.1 Jelly Bean – The Inquirer”)

Atualização: o leitor Anselmo informa que a Sony veio a público dizer que a manifestação de seu funcionário sobre a atualização dos aparelhos foi equivocada, e ela ainda não confirma nem nega se vai atualizar os aparelhos em questão para a versão corrente do sistema operacional Android.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anselmo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 2:29 pm

    Old, a sony já se pronunciou a respeito desse assunto, e disse que o anuncio de nao atualizar é um engano: http://blogs.sonymobile.com/products/2012/07/31/on-android-4-1-jelly-bean/

    Ainda não há confirmação se vai ou não receber

    Ezek (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 2:31 pm

    Eu ainda tenho um “antigo” Google Nexus One com o Cyanogenmod 7 (Android 2.3.7) e ainda acho que se for para comprar um aparelho que acompanhe a evolução dos lançamentos do Android, então é melhor comprar os da linha Nexus (apesar do meu não receber o ICS oficial).

    Obrigado, Anselmo, inseri atualização na notícia com link para o seu comentário sobre a Sony ter desautorizado posteriormente a manifestação do seu representante, sem acrescentar informação definitiva sobre o que ele havia dito. Creio que este é mais um daqueles casos em que resta aguardar, mas também me parece que observar este comportamento é útil para formar opinião sobre a maneira como a empresa lida com as atualizações dos aparelhos que já vendeu.

    Pessoalmente sou otimista e considero que o natural é que aparelhos tão bons como os mencionados, e lançados há tão pouco tempo, sejam logo atualizados para a versão mais recente. No ano passado vimos tantos exemplos de empresas atrasando ou deixando de realizar atualizações, a esta altura acredito que já deu tempo de elas estarem aptas a avaliar, atualizar e lançar seguindo um processo bem definido, com menos incertezas sobre a possibilidade e o prazo.

    Bruno Fagundes (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:16 pm

    Tenho um Xperia Play e essa história que o aparelho não pode receber atualização (para mim) é uma furada. Pra vocês terem uma ideia no meu Xperia Play está rodando com Android 4.1.1 (Cyanogenmod 10 – Alpha) e a única coisa que não está funcionando (ainda) é a Camera. De resto o sistema roda redondinho e sem overclock.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:20 pm

    Cara, tudo bem. As duas últimas atualizações do Android são importantes.

    Dos updates da série 2.x em nem falo nada, mas os maiores são realmente relevantes e as fabricantes devem pensar em cada um deles com carinho, mesmo porque eles aumentam o valor agregado dos modelos que ainda são vendidos.

    Só que… Do Arc eu não posso dizer, mas o os mini são meio fracos mesmo. Eles rodam nem tão bem a versão que vem com eles, quanto mais uma versão do SO que permite aos aplicativos feitos para ela esperem recursos como aceleração de hardware, OpenGL 2.0, quantidade mais generosa de RAM, etc.

    Duvido mesmo que a Sony atualize o Mini pro. Mesmo que consiga enfiar o JB nele, não dá pra garantir ao usuário uma experiência boa. E daí, dá-lhe reclamação em call center (que, no caso da Sony do Brasil, é péssimo).

    Os próprios “kryptonianos” do CM já não vão mais suportar, a princípio, os aparelhos de 2010.

    Chega um ponto em que temos que deixar nossos aparelhos velhos irem em paz… :,(

    Rombo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:53 pm

    deixa os usuários estarem sempre com a atualização mais recente!

    por qual cargas d’água um feliz proprietário de um PIII não pode rodar o Ubuntu mais recente?

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 4:19 pm

    No caso do Play eu concordo com vc, @Bruno. Se o JB roda no Nexus S ele deve rodar na boa no Play.

    O problema é que no caso dele a Sony acha (ao menos, dá a entender) que como o carro-chefe dele é rodar os jogos do PS, o SO subjacente não seria tão importante.

    Os problemas do Mini, do qual já falei, são memória RAM e tela. A operação normal típica do JB já consome uns 250 a 300Mb de RAM (dados obtidos do meu Galaxy Nexus) e o Mini tem apenas 400Mb no total.

    A tela tem apenas 320 x 480, não é lá essas coisas em termos de sensibilidade (as coisas não ficaria lá muito “amanteigadas”) e se eu não me engano não suporta múltiplos pontos de toque (e o JB usa e abusa de gestures).

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 5:08 pm

    Bem, pra começar, já digo que também sou do time que pensa que as fabricantes deveriam sempre atualizar os sistemas de seus aparelhos.

    Porém…

    Vamos equilibrar as coisas. Da ótica da empresa fabricante, atualizar OS de aparelhos lançados há X meses ou X anos significa gerar custo. A empresa vai arcar com horas de desenvolvimento, consultoria interna, design e muitas outras coisas mais para um produto cujo valor já entrou na conta há muito tempo e até já foi gasto com outras coisas. Além disso, se fizermos uma comparação a nível de hardware, muitos aparelhos considerados “antigos” ou “fora de linha” possuem as mesmas (ou quase as mesmas) especificações de aparelhos recém-lançados, o que faz do OS um “motivo a mais” para que alguém queira adquirir um novo aparelho. Ou seja, para a fabricante, atualizar OS pode significar menos unidades vendidas de seus “lançamentos”.

    Bem, o mundo é capitalista e temos que conviver com isso.

    Uma saída para isso seria (se é que já não fazem isto) “diluir” os custos de atualizações no preço final do aparelho. Desta forma, no anúncio da venda constaria a informação: “Este aparelho possui garantia de atualização de seu OS até a data X”. Assim, todos saberiam o que esperar daquele aparelho.

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 7:03 pm

    Por isso que na minha próxima troca de smartphone, planejada para daqui a 1 ano e meio, vou pular fora do Android. Até hoje estou esperando a prometida atualização para o Android 2.2 para o meu Samsung Galaxy 3… O iPhone pode ser mais caro, mas vale mais pelos meus Reais, porque ao menos os modelos tem atualizações garantidas para 2 versões do SO acima do que foi lançado…

    anselmo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 9:48 pm

    Blz Augusto, também to na espera de uma atualização para o Xperia Mini (que já está rodando ICS oficialmente). Acredito que possa vir já que a sony mostrou que atualiza os seus aparelhos. Vide o Xperia x10, que saiu em 2010 com 1.6 e atualizouo até a 2.3

    Paulo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:28 pm

    Eu tinha colocado o ICS no meu Xperia Pro, mais voltei para a versão 2.3.4 por que ele não ficou bom, parecia que estava preso, e até jogos bobos estavam, travando, e olha que eu tinha a versão oficial, claro que se a Sony lançar o JB eu vou atualizar pra conferir, mais não sei se vai valer a pena também, mais uma coisa ninguém pode negar, a Sony e uma das poucas que esta atualizando seus equipamentos mais antigos.

    Spif (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:50 pm

    Nerdsabetudo, em média 3 upgrades. Upgrades, que é mudar de versão maior, não update, que é só mudar a versão menor, tipo no Android.

    Midnight Hunter, obrigado por chamar a apple de socialista, afinal, ela faz update à torto e a direito dos seus dispositivos.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/08/2012 às 2:33 am

    Enquanto isso, o meu antigo iPhone 3GS, de 2009, vai receber a última versão do iOS, o iOS6.

    Pois é, a Apple dá uma aula de como se deve tratar seus produtos e seus clientes e empresas teimam em copiar design. Porque que não copiem a coisa certa. Eu já não engulo o fato do Android ser pesado. E não aceito o foto das fabricantes não por a mão no código e otimizar o Android para cada aparelho. Isso, eles não copiam da Apple. Deviam copiar.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/08/2012 às 5:15 pm

    @Tiago, o 3GS recebe na base do mais ou menos. Tem muitas funcionalidades que são capadas no iOS mais novo quando instala nele, você teoricamente tem o mesmo sistema, mas não é 100% compatível com os aparelhos mais novos.

    Quanto ao Android, o único fabricante comprometido com atualizações frequentes é o Google, que atualiza seus Nexus até nao ter mais jeito. A Sony atualizará toda a linha 2012 para a nova versão, mas os modelos de 2011 ela estuda caso a caso. E não é somente o suporte do hardware, mas o tamanho do mercado. Ficar adaptando SO pra meia dúzia atualiar é desperdício de tempo e dinheiro.

    Além do mais, se a maioria preocupasse tanto com atualizações, só comprariam Nexus. Se Samsung, HTC e Motorola racham de vender, mesmo sem atualizar a versão Android, é porque a maioria vê outras vantagens.

    Spif (usuário não registrado) em 11/08/2012 às 5:57 pm

    Só compraria Nexus, com o seu preço exorbitante? Thanks, but no, thanks.

    A única vantagem é o preço baixo e o despreparo do consumidor em reconhecer que ele já pode ser atacado no celular, pois o seu fabricante não atualiza o sistema.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 12:13 am

    @Spif:

    Bom, veja bem: a Apple controla tanto o OS quanto o hardware. Já pensou nisso?

    O que isso tem a ver? Tudo! Enquanto o Google lucra com a utilização do Android (pergunta pro Google como fazem isso), os fabricantes de hardware recebem o $$$ apenas uma vez por aparelho vendido.

    Resumindo: É um grande negócio para a Maçã atualizar o OS, assim eles podem dar possibilidade de aparelhos antigos rodarem aplicativos atuais e que exigem recursos das novas versões do OS. E não só isso. Eles continuam recebendo $$$ mesmo dos aparelhos antigos o tempo todo.

    Agora, fazer essa mágica com o Android é outra história. Esse é o X da questão.

    De qualquer forma, a questão aqui é caso dos fabricantes de aparelhos com Android.

    E só pra constar: Não gosto da Apple. Ainda que eu ganhasse um aparelho desta marca, venderia e compraria outra coisa. Sei que é um bom produto, mas é uma questão filosófica, não técnica.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 10:56 am

    Please open the bootloader and drivers source. Update, this work for me!

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 10:57 am

    @Spif te desafio invadir meu Motorola Defy, para facilitar deixo ele com Root para APP e Adb.

    Spif (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 2:56 pm

    Say, Hunter, você prefere ignorar a oferta de uma empresa que te vende um produto, mas curte uma oferta da empresa que te vende COMO UM produto? Qual a filosofia que justifica isso? Qual a racionalização que te permite dormir à noite?

    BTW, parabéns por ter comentado à 12:13 AM. Gostei do teatro. :)

    Rodrigo, thanks, but no, thanks.

    Principalmente pq meu argumento não é sobre o Engenheiro de Software, que trabalha para duas instituições (você foi cedido pra uma delas, certo? ), criador do spyget 0.8.2, ser “invadido” ou não.

    O meu argumento é sobre o leigo que confia no fabricante, que acha que está seguro, quando na verdade não está. Você se propõe a garantir todos eles?

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 4:45 am

    @Tiago, seu 3GS não vai receber o iOS6 e sim uma versão maquiada que a Apple vai dizer pra vc que é o iOS6. E isso vai ser até bom pra você, pq o verdadeiro iria deixar seu aparelho bem difícil de usar.

    No entanto compare o seu aparelho com o 4s para entender a diferença é não seja mais enganado por isso. É um truque para fazer vc acreditar que não tem um aparelho defasado que vc, na realidade, tem. Se isso te faz feliz, não faz mal afinal.

    Eu prefiro a verdade, mesmo que ela não seja boa ou faça um marketing bonito.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 9:16 am

    @spif, o preço do Nexus é o preço dos outros celulares de ponta, inclusive do smart do seu deus. Quem compra um Galaxy SII, HTC Evo, etc, compra um Nexus.

    Mas acho que voce sabe disso.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 11:40 am

    Quem procura pelo aparelho “perfeito” paga o preço de um top de linha e pode comprar um Nexus. Ele sempre compete de igual para igual com os tops e tem um software puro.

    Quem quer o melhor que há paga um pouco pelo primeiro lugar no podium, que sempre é um pouco mais caro que o Nexus ou está na mesma faixa de preço. Atualização pode não ser um valor para este usuário: ele quer o melhor do mercado e daqui a um ano, quando isso não for mais verdade, ele compra outro.

    O usuário que quer um telefone mais barato gostaria do melhor, mas sabe que não pode/quer pagar. Ele pega o aparelho e um pós-atendimento baratos e sabe disso (espera-se).

    Isso é como está o mercado hoje. O que eu gostaria como consumidor? Ficaria feliz com 3 smartphones Nexus (um para cada nível de preço) e dois tablets Nexus (um barato, poderoso e simples e um mais caro, poderoso e com todos os periféricos requeridos para um topo de linha).

    Isso daria oportunidades de brilhar a mais fabricantes, e mais qualidade aos usuários.

    Ia ser muito bom que o preço geral deles caísse, também. Isso se consegue com escala de produção.

    Mas mesmo o mercado como está agora, o Android leva vantagem. Porque quais são as opções que existem hoje na concorrência:

    Tablet cheio de restrições e caro, smartphone poderoso, cheio de restrições e caro (APPL).

    Smartphone barato e muito limitado, Tablet relativamente poderoso mas extremamente caro. (MSFT).

Este post é antigo (2012-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.