Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Slackware 13.37 será seguido pelo 14.0

Está definido: a próxima versão do Slackware será a 14.0, de acordo com recente atualização dos arquivos do aaa_base efetuada por Patrick Volkerding. A atualização desta definição veio acompanhada de uma série de outros commits, incluindo GCC 4.7.1, KDE 4.8.4, kernel Linux 3.2.21, Xorg 1.12.2, remoção de drivers WiFi e mais. (via ostatic.com – “Slackware Follows 13.37 with 14.0”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 10:41 am

    remoção de drivers WiFi ?

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 12:59 pm

    Por causa da postagem é possível pensar que todos os drivers de wifi foram excluídos do Slack, mas no artigo diz “lots of WiFI driver removals”. Quer dizer que muitos drivers foram removidos, mas não todos.

    antony (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 1:00 pm

    Não são drivers, são os firmwares que acredito eram utilizados no kernel 2.6.3x e não são mais utilizados. Acredito que tenham sido integrados os respectivos firmwares no pacote kernel-firmware-20120622git, mas como não estou com o -current rodando não posso dar certeza.

    Vida longa ao Slack (mas eu prefiro o Arch… :-P )!

    alves (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 1:06 pm

    Se não me engano estes microcode não são mais necessários para o kernel 3.2.x. Minha Intel Corporation Centrino Wireless-N 1030 está funcionando muito bem sem estes pacotes, no Slackware-current, a um mês, deste quando troque de notebook.

    cedemir (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 1:06 pm

    longa vida ao slack (mas eu prefiro ubuntu!)

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 1:17 pm

    Acho que o estudo do Slackware deveria ser obrigatório na matéria de Sistemas Operacionais em todos os cursos universitários de Processamento de Dados.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 2:08 pm

    @Porfírio, logicamente que sim, já que o escalonador de processor, o sistema de arquivos, o gerenciador de memória, o suporte à protocolos de rede, os mecanismos de ACL do slackware são tão diferentes dos dos outros sistemas operacionais e merecem ser estudados à parte, né? :-)

    Só achei estranho o número da versão, já que o Patrick havia dito, na versão 13.37, que o “minor number” seria a versão do kernel. Logo, esta versão deveria se chamar 14.2 (por usar o kernel 3.2).

    Longa vida ao Slackware. Embora faça um bom tempo que eu não use ele (a última foi a 13, e pelo jeito o Patrick vai ter q fazer como fez com o slackware 5 e 6) pra não parecer estar para trás com estes números de versão :-), ele estará sempre em algum canto empoeirado do meu metafórico coração :-)

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 2:23 pm

    Antony, só te corrigindo, se caso me permitir.

    Firmware são os programas que ficam nos hardwares dos dispositivos.
    Os drivers são os programas que ficam no sistema operacional para controlar os dispositivos.

    * Pelo menos foi assim que eu apreendi, se estiver errado por favor ignore este comentário.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 3:45 pm

    @Joao Emanuel

    >>> Firmware são os programas que ficam nos hardwares dos dispositivos.

    Bom, ai nós temos que te corrigir. Não. :)

    A firmware pode ser carregada dinamicamente pelo Kernel, e é o que acontece em diversas controladoras wireless(cof,cof Broadcom, cof,cof). Passou-se a época em que a Firmware ficava apenas na EPROM/ROM do Hardware.

    Motivo que gera uma discórdia com a FSF, que quer que as firmwares sejam abertas também(cof,cof GPLv3, cof,cof), mas quando elas estavam apenas na ROM destas peças de hardware, nenhuma discussão existia.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 5:50 pm

    @Leandro, de que sistemas vc tá falando? Do Janelas?

    O escalonamento do kernel Linux (inclusive Slackware) é preemptivo, idêntico a qualquer Unix-like. Não tenho certeza, mas Solaris permite alternar o algoritmo para time-sliced. Que eu saiba, apenas o Windows prioriza time slice acima da preempção.

    Os sistemas de arquivos usados no Linux (inclusive Slackware) tb podem ser compartilhados por todos os sistemas Unix-like.

    O suporte a protocolos de rede (inclusive no Slackware) é rigidamente aderente aos estabelecidos pela ISO.

    Ok, o ACL implementado no Slack pode até ser um caso particular, confesso que não sei. Mas nunca estudei listas de controle de acesso na cadeira de Sistemas Operacionais anyway, então não acho que faça diferença.

    Se eu for fazer um levantamento quantitativo entre todos os sistemas existentes, os padrões utilizados no Linux estão na maioria deles. Então, sinceramente não entendi o que vc quis dizer. Pode explicar?

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 28/06/2012 às 6:15 pm

    @Porfírio,

    Acho que ele quis dizer que estudar uma distribuição não é um tópico adequado para uma disciplina de Sistemas Operacionais.

    Realmente, quando eu fiz essa disciplina na faculdade, estudamos memória virtual, mecanismo de paginação e segmentação de arquiteturas com MMU (inclusive com exemplos da arquitetura Intel), escalonadores de processos, estrutura interna de sistemas de arquivos, etc. Nada a ver com estudar uma distribuição.

Este post é antigo (2012-06-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.