Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rumor: Fotos de possível câmera Nikon com sistema Android

Rumores são rumores, e vice-versa; não sei avaliar a confiabilidade da fonte deste em particular, mas reproduzo porque, se for mentira, espero que mais alguém esteja trabalhando a sério na mesma ideia: hardware de câmera com capacidades superiores ao que é possível incluir hoje no típico smartphone, e sistema operacional típico de smartphone, com conectividade e capacidade de rodar apps de edição de imagem, entre outras características interessantes.

Mas meu interesse é para uso alheio: a câmera do smartphone que levo no bolso hoje tem bem mais capacidade do que a última câmera standalone que comprei, e já tem todos os recursos que desejo nas minhas fotos.

Via tecnologia.ig.com.br:

O site Nikon Rumors reproduz nesta terça-feira (21) fotos que podem ser da câmera Coolpix 8000c, da Nikon. Seria o primeiro produto da marca com o sistema Android embutido.  

Segundo o site, a câmera viria com a versão Gingerbread (2.3) do Android e teria tela OLED de 3,5 polegadas. A 800c viria ainda com suporte para redes Wi-Fi, acesso a loja de aplicativos Google Play e GPS embutido. 

A presença do Android em uma câmera fotográfica pode permitir o acesso a aplicativos de edição de imagens e outros programas interessantes para quem lida com fotos. 


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 2:34 pm

    Realmente, uma inovação lógica: Você descarta o uso do Eye-Fi pra enviar por wifi e ainda suporta alguma edição básica com os programas no Google Play.

    O problema é o de sempre: Será que os usuários estão preparados para a instabilidade, oferta de vírus e todas as outras falhas do Android?

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 3:09 pm

    O conceito de câmeras fotográficas e filmadoras (e outros dispositivos) com o Android já está sendo ventilado a algum tempo, desde a última CES.

    Com uma câmera que rode programas, o fotógrafo profissional garante um valor agregado que potencialmente excede em muito, ao longo do tempo, o que ele pagou pelo aparelho.

    Conexão com a rede, integração direta com redes sociais (o “modo festa” do G+ pode agilizar fotos de casamentos e afins), processamento de imagem não-tão-básico-assim, etc.

    Ao invés de improvisar gambiarras para adaptar tripés e lentes em smartphones, aumentar a inteligência e autonomia das câmeras profissionais certamente é uma boa ideia.

    Com a vantagem de trabalhar com um sistema aberto que se encaixa às necessidades de cada fabricante, sem que para isso seja necessária qualquer intervenção da mantenedora do mesmo.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 5:52 pm

    Uma coisa legal seria também as câmeras começarem a formatar os cartões de memória em algum formato suportado pelo linux, para acabar com a extorsão de patentes dos formatos *FAT da Microsoft.

    Afinal, o Android usa um kernel linux e portanto é trivial fazer isso. Basta fazer um CDROM com autorun para os usuários de windows instalarem mais fácil um driver IFS (Installable File System) que suporte o sistema de arquivos dos cartões.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 6:39 pm

    No caso das câmeras, @Manoel Pinho, os protocolos MTP e PTP podem ser usados sem cartões de memória.

    Ninguém precisa usar uma câmera como HD, então usar um SD card como armazenamento extra é dispensável. Fica muito mais rápido trabalhar com uma memória interna formatada em EXT e se comunicar com outros dispositivos, como o PC, através desses protocolos.

    Uma câmera com 16Gb de armazenamento interno já é suficiente para qualquer tipo de uso profissional. Cabem no mínimo umas 200 fotos de qualidade nesse espaço (e isso em bitmap sem compactação ainda por cima).

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 7:46 pm

    @Porfírio

    Bem lembrado. O inconveniente desses protocolos é ter que usar programas especiais para descarregar as fotos das máquinas. E muitas vezes é mais prático simplesmente sacar o cartão de memória da máquina e colocar num notebook ou leitor de cartões qualquer.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 8:01 pm

    Nem tanto, @Manoel Pinho. Eu tenho atualmente tablet e smartphone Nexus (o que significa: sem cartão SD). Quando eu plugo eles num Windows da vida eles são rapidamente reconhecidos e os drivers necessários são instalados. Então eles sempre são reconhecidos como discos como se eu usasse Mass Storage.

    Já no Linux a coisa é (ainda) só um pouco mais complicada, mas também funciona se vc tiver os services correspondentes em execução e o dispositivo estiver listado na configuração.

    E, claro, como vc citou determinados aplicativos nem precisam que o sistema operacional reconheça esses protocolos, porque fazem o serviço por ele.

    Com tudo configurado, é mais prático pra mim que usar um SD, mas isso é apenas uma opinião.

    E você não precisa compra o cartão de memória… ;)

    Spif (usuário não registrado) em 21/08/2012 às 10:20 pm

    Dai batem os Malwares ou o ultrapassado Gingerbread pifa e fica rebootando: usuário faz reset?

    braun1928 (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 8:40 am

    Rumor não. Foi confirmado o lançamento hoje, e já está em pre-order na B&H por $349,95. O interessante mesmo dela é o fato de ter GPS integrado e a transferência via wi-fi. Pra isso chegar nas DSLRs, vai um longo, loooongo tempo…

    E não, nas câmeras de uso profissional, não adianta ter armazenamento interno apenas. Usamos múltiplos cartões para um mesmo evento a fim de que não aconteçam desastres e percamos todo o trabalho. Nas mais recentes, são até mesmo DOIS slots de cartões, para fazer gravação simultânea, ou RAW em um e JPG em outro, ou overflow (acaba um cartão, começa a gravar no outro). Mas isso é outro assunto :)

    Einar (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 10:05 am

    U$349,95 + U$ 439,68 de taxas de importação para o Brasil, fora o frete. Vai chegar aqui em torno de R$ 1500,00 no mínimo…

    Pagamos muito caro por tecnologia, e ainda achamos bom. Isso é um absurdo!

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 10:59 am

    Se for uma tendência das compactas, não duvido que o pessoal do XDA abra uma sala para as câmeras. Depois liberem um Jelly Beam para ela (que o meu Galaxy S já tem). Depois é esperar algo tipo chdk e outros programinhas.
    Bem, e esperar os vírus para as câmeras também :-)

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 11:26 am

    Warning: Troll detected on thread. Ignore it.

    @braun1928, transferência por Wifi de fato é muito legal! Melhor do que isso seria ela rodar o ICS permitindo transferências por NFC ou Wifi-Direct.

    “Usamos múltiplos cartões para um mesmo evento a fim de que não aconteçam desastres”

    Mas se a câmera estivesse conectada à internet via Wifi, as fotos poderiam ser replicadas em uma ou mais nuvens. O “modo festa” do G+ entregaria as fotos diretamente no perfil do evento, mesmo no caso de múltiplos fotógrafos. Teremos toda uma nova série de tecnologias a explorar nesse nicho! Não sou profissional como você, no entanto, então realmente gostaria de saber sua opinião a respeito. :)

    @Einar, não há nada que impeça a indústria nacional de criar câmeras desse tipo.

    Celulares e tablets, que dependem de telas de toque capacitivas que ainda não somos bons em fabricar ou processadores cada vez menores e mais rápidos, dá pra entender a dificuldade. Câmeras não.

    Claro, duvido que qualquer empresa nacional alcance da noite pro dia a qualidade de uma Nikon, mas isso acontece com ou sem Android.

    Para ser solidário, também acho os impostos e sobretaxas feudais em cima da tecnologia importada no Brasil um absurdo. Não protege a indústria nacional (principalmente pq na maioria dos casos ela nem existe) e sim arrecada além da conta para que nossa máquina governamental possa sumir com a verba depois.

    Em relação a pretensos “vírus”, não acho que seja prático baixar programinhas de japonesas sem roupa, por fora do GP, em uma câmera! :)

    P.S.: Digo “pretensos” porque eu já tenho 3 Androids, o primeiro já tem quase 2 anos de idade e nenhum deles nunca viu a cara de um malware. Pra dizer a verdade, nunca vi nenhum malware de perto desde que conheci esse sistema em qualquer outro aparelho.

    Malware em Android pra mim é que nem o aligator dos esgotos de NY ou o bósom de Highs. Ouvi falar, não sei, nunca vi.

    Spif (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 3:28 pm

    Eu acho divertido, o mundo pegando fogo e os GoogleGuys negando: “Não, não existe nenhum malware! Tudo culpa dos ignorantes que compram android!”.

    Nisso tenho que concordar: são ignorantes das artimanhas do sistema CLOPEN.

    braun1928 (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 3:52 pm

    @Porfírio, entregar as fotos diretamente para alguns serviços de armazenamento privados e/ou diretamente para um notebook no local do evento, é excelente! Tanto que existe um acessório em algumas câmeras top (tipo Nikon D4) justamente pra fazer este tipo de trabalho. Mas se for fazer apenas isso, não precisa de Android :) Só não deslanchou justamente por ser na câmera top de linha (acho que está $ 8K lá fora), e ter mais um custo do WT-4. A D4 também tem uma porta Ethernet, mas, quem vai querer ficar pendurado num switch? Só para trabalhos dentro de um estúdio mesmo :)

    Na maioria dos eventos, nada é publicado antes de visualizar a foto em um monitor, e talvez (quase sempre) com um pós-processamento. Por isso, *eu* (e muitos fotógrafos no mercado) não usariam e tal “modo festa” do G+. Claro, dependendo do evento, se não tem a *necessidade* de fazer um trabalho de pós, por que não habilitar? Ao meu ver, é um percentual muito baixo de vezes que isso aconteceria.

    Tudo isso depende de muita coisa mesmo. Fotógrafo é um bicho ruim, pior que administrador de servidores. Demora muito pra adotar uma nova tecnologia. Veja a chiadeira que deu no mercado pela D4 vir com um novo tipo de cartão de memória…

    Ok, chega, me alonguei demais!

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 4:17 pm

    Que nada, @braun1928, se alongou o suficiente! Respondeu todas as minhas perguntas, obrigado! :)

Este post é antigo (2012-08-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.