Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia

Relatório anual da Mozilla: Receita cresce 33% e atinge US$ 163 milhões, 85% vêm do Google

Como faz todos os anos, a Mozilla lançou seu relatório anual, incluindo as ações realizadas no último exercício, as previsões para o próximo (vários itens interessantes, com ênfase em iniciativas móveis como o Firefox OS), e os relatórios contábeis e fiscais obrigatórios.

No campo contábil, a receita aumentou 33% em relação ao exercício anterior, e chegou a US$ 163 milhões. Como de hábito, a maior fatia do dinheiro vem do contrato da Mozilla com o Google, via Firefox, mas neste ano essa predominância foi ainda maior que o usual: 85%, contra 77% e 64% nos 2 anos anteriores. (via techcrunch.com – “Mozilla Releases Annual Report For 2011: Revenue Up 33% To $163M, Majority From Google | TechCrunch”)

• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Marcos (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 10:17 am

Parabens à fundação Mozilla pelo aumento da receita. Que isso se converta em mais investimentos e melhorias ao FF.

André Moraes (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 1:13 pm

Bacana ver que além de aumentar as receitas, também aumentaram os gastos, sobretudo com desenvolvimento de software (quase 60 milhões).

Isso mostra que software livre pode não ser de graça, mas pelo menos não precisa virar proprietário para gerar lucro (ou receita, no caso da Mozilla).

Wilson (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 5:22 pm

85% das receitas vem do Google! Isso não é nada bom. Se, por ventura, o Google resolver retirar esse patrocínio, a Mozilla pode entrar em falência. É preciso diversificar essas receitas aí, por uma questão de segurança operacional.

K (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 6:24 pm

A Google não vai dar a rasteira na fundação Mozilla. Ela prefere manter o firefox como competidor do Chrome do que devolver algum percentual de participação no mercado de navegadores para o Internet Explorer.

A fundação Mozilla não é inimiga da Google. Além disso, não é bom para a Google ficar com uma participação quase monopolista no mercado de navegadores. Isso pode resultar em ações anti-truste do governo americano.

Marcos (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 6:26 pm

@Wilson, se por ventura o Google não renovar o contrato, tem Microsoft com o Bing, Yahoo e outras empresas interessadas. O preço pode até baixar, por ter menos um concorrente, mas ainda assim a fundação teria uma boa receita.

Mas eles concordam com voce, tanto que estão tentando outros meios de se sustentarem, como a loja de aplicativos.

Renyer (usuário não registrado) em 19/11/2012 às 8:32 pm

Mas esse dinheiro vem por causa da barra superior no canto direito, não é? O google também perde muito se um dia não quiser mais fazer isso.

Este post é antigo (2012-11-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.