Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Receita Federal e o uso do ODF

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘgmail·com):

“No dia 24/04/2012, navegando pelo site da Receita Federal do Brasil tive a oportunidade de ler que a RFB adota o uso do padrão aberto de documentos ODF (Open Document format) e de forma muito clara, orienta os seus contribuintes para usar o formato ODF.

É preciso reconhecer, a Receita Federal do Brasil dá um show de exemplo, incentivando o uso do padrão aberto de documentos, além de incentivar o uso da suíte de escritório livre que mais cresce no mundo, o LibreOffice.

É preciso reconhecer que a Receita Federal do Brasil está seguindo a norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008, dando um exemplo de sabedoria e evolução tecnológica.

(…) Nós, defensores das plataformas livres sempre criticamos as decisões tomadas por uso de plataformas proprietárias, sabendo que existem plataformas livres como uma solução viável, mas também sabemos a hora de reconhecer e elogiar as iniciativas de adoção de padrões abertos por parte do Governo.

(…) A você Receita Federal do Brasil, os meus sinceros aplausos e agradecimentos por mostrar que não existe barreira e nem obstáculos para a implementação de plataformas abertas, existe solução. A equipe responsável por essa implementação está de parabéns!!!! Que muitos inspirem-se no exemplo de vocês.

Informação: [receita.fazenda.gov.br/…]” [referência: eliane-domingos.blogspot.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    lucas borges (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 3:41 pm

    Emocionante isso

    Luis Knob (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 3:48 pm

    Além disso é importante salientar que todos os softwares do governo federal são multi plataforma… enquanto isso os estaduais… só janelas.

    Anonymous (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 4:14 pm

    O SERPRO também adota o padrão livre tem mais de 5 anos…

    rogerio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 4:29 pm

    @Nyappy!
    Vc não precisa aplaudir o orgão ou o governo, mas acho que posição/atitude/gerencia adota neste caso é merecedora de elogios sim,

    Nyappy! (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 4:41 pm

    @rogerio

    O mínimo que eles poderiam fazer é tentar deixar o roubo mais transparente e mais acessível.

    Marcos Paulo de Souza (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 4:44 pm

    @Nyappy!

    O contexto desta notícia não tem nada a ver com as falcatruas que a RF tem.

    Acho que aqui devemos aplaudir sim a adoção cada vez maior de SL em nosso governo. Acho que isto é o unico motivo que merece aplauso aqui :)

    erico (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 5:17 pm

    a questão não é de aplaudir, mas reconhecer que o órgão esteja usando o formato e também dos que enfrentam toda uma corporação para implantar o padrão, esses sim estão de parabéns.

    André Luiz (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 5:34 pm

    A propósito: bem que os programas do IRPF podiam ser abertos também, né? (eles são?…)
    Francamente, nunca fica claro para mim qual a lógica na hora de tributar — o que é que realmente faz que tenhamos de pagar mais ou menos imposto… Já li/ouvi que existe sim uma versão ‘open’ do programa, criada pro um terceiro. Mas não sei se esse programa é válido para elaborar as declarações.
    Outra coisa chata é na hora de imprimir as declarações e os recibos de envio. Ano passado (2011) e retrasado (2010) não consegui imprimir os recibos, porque o sistema retornava um ‘erro’, embora a declaração tenha sido mandada e um número de recibo gerado, um problema que ocorreu tanto nas versões Linux do programa da Receita quanto na versão Windows… Vá entender!

    Spif (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 5:44 pm

    @Nyappy!, o problema é que essa é uma notícia para um grupinho bater palminha e fingir que fizeram alguma coisa para os seus patrões estrangeiros na TDF.

    O lance aqui é apenas elogiar algo para dar a entender que algo foi feito. Francamente, o Augusto devia cobrar pra publicar esse anúncio.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:05 pm

    Pelo menos já foi uma mudança. Alguém lembra dessas notícias

    Receita suspende leilão para compra de licenças de software da Microsoft
    http://www.broffice.org/sobre_a_receita_federal

    Receita Federal favorece o MS Office em seus documentos
    http://www.talesam.org/blog/receita-federal-favorece-o-ms-office-em-seus-documentos/

    ?

    O Exército Brasileiro também adotou o openoffice/broffice/libreoffice há muitos anos

    http://www.softwarelivre.gov.br/casos/exercito-brasileiro

    Muito bem lembrado, velho companheiro @Manoel Pinho. Notícias como estas exigem reflexão antes do juízo. Como batalhadores do software livre certamente parabenizamos a RF, em cujo meio certamente existem profissionais competentes e que procuram soluções técnicamente melhores!!!

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:25 pm

    @Nyappy, em toda Asgard tem sempre um Loki pra tentar semear a discórdia e a confusão. Ignore, por favor.

    O que a galera quis dizer é isso: A RF está sendo elogiada por obedecer as determinações do ITI em relação aos formatos de documentos e apenas por isso.

    E apenas por isso, na minha opinião eles merecem aplausos. Ou estão apenas estão fazendo sua obrigação (coisa que outros órgãos do governo, dirigidos por gente que erroneamente acha que é alguma coisa a mais que empregado do povo, não fazem), depende do ponto de vista.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:30 pm

    Pelo menos agora a Receita Federal pode comprar as caixinhas do MS Office 2010 sem medo — até porque a suíte é totalmente compatível com o padrão ODF 1.1.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:42 pm

    @

    Mas o MS Office não é compatível com o ODF 1.2 e ainda causa alguns problemas como o que é citado em

    http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil/notas-da-versao/libreoffice-3-5/

    “O Microsoft Office 2010 irá reclamar que os documentos escritos pelo LibreOffice com o padrão ODF 1.2 e 1.2 estendido são inválidos (mesmo assim irá abri-los). Este é um defeito do Microsoft Office 2010 que só tem suporte para o ODF 1.1. Em resumo:

    - O LibreOffice 3.5 grava ODF 1.2 válido
    - O aviso do Microsoft Office pode ser ignorado com segurança, e a opção “Reparar” importará o documento.
    - Os usuários que considerarem este aviso inconveniente, uma forma de contornar o incômodo é abrir o menu Ferramentas -> Opções -> Carregar/Salvar -> Geral e definir a “Versão do formato ODF” para “1.0/1.1″. Note todavia que este recurso causará perda de algumas informações ao salvar os documentos.”

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:42 pm

    Ops,

    @ => @Tércio Martins

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:58 pm

    Não havia um problema de perda de funções em planilhas geradas pelo MSOffice (em ODF) quando eram abertas no OpenOffice (e vice-versa)?

    Foi corrigido?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 7:48 pm

    Nyappy!

    “Aplaudir a RF é, para mim, a mesma coisa de aplaudir uma quadrilha de assaltantes.”

    Não seja conivente, denuncie o que estiver sabendo.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 8:08 pm

    Acabei de ver uma notícia que fala que o MS Office 15 vai suportar o ODF 1.2

    http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/04/25/ms-office-15-suportara-padrao-de-documento-aberto-odf-1.2/#&panel2-1

    Vamos ver…

    Nyappy! (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 9:50 pm

    @Weber Jr.

    Denunciar o quê? A RF — o governo — rouba com o amparo da lei e de seus juízes.

    Inútil denunciar.

    @Spif
    Eu fico realmente triste ao ver que muitos relevam o que os órgãos governamentais fazem por um simples “apoio” aos padrões abertos, eu me entristecia quando eu via defesas apaixonadas aqui no BR-Linux em 2010 ao governo pois o mesmo “apoiava” o Software Livre e temia que outros partidos vencessem a eleição pois os mesmos, supostamente, haviam se entregado ao lobby da MS. Isso é tão~… errado.

    Daniele (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 9:53 pm

    Parabéns para o RF.
    Agora, aleḿ das normas, há um documento assinado por diversas empresas públicas como BB, CORREIOS, caixa, etc chamado de Protocolo de Brasília para adoção do padrão aberto de documentos.
    Algumas assinaturas estão lá só para fazer média.

    Marcelo (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 9:57 pm

    Vejam o péssimo exemplo deste site: https://www.postalis.org.br/institucional/

    Quando o usuário tenta fazer login no mesmo utilizando outro navegador que não IE, apresenta a seguinte mensagem:

    OPERAÇÃO CANCELADA! O Postalis só está homologado para navegador Internet Explorer.

    É mole?

    Yan (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 10:12 pm

    Governo do Estado do Ceará já adota padrões livres hà a alguns anos…muito bom!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 12:29 am

    Nyappy!

    “Denunciar o quê? A RF — o governo — rouba com o amparo da lei e de seus juízes.”

    Ah bom, então foi só revolta genérica contra governos.

    E isso não tem nada a ver com a adoção de padrões abertos.

    No momento que critica tudo, indiscriminadamente, cai muito pro lado da simples birra.

    Receita adotar e promover padrões abertos é bom, simples. Isso não a isenta dos crimes que você a acusa, como cobrar impostos, que acho que é do que fala.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 1:45 am

    @Weber Jr.

    Eu não estou criticando tanto o fato do governo roubar as pessoas baseadas em um contrato social implícito. Estou criticando o fato das pessoas “aplaudirem” o governo mediante ao “apoio” aos padrões abertos e esquecerem o mal que esse governo está nos causando, chegando ao extremo de apoiar partidos por tais “apoios”.

    Eu falo isso porque sei, conheço e vejo a enorme quantidade de cargos públicos sendo remanejados para “defensores do FLOSS”, mas no fim são defensores dos partidos que estão no poder, tentando de todas as formas tentar doutrinar todos esses defensores por meio de eventos patrocinados por prefeituras e governos estaduais, eventos esses que não passam de propaganda estatal — propagandeando essas ações que não passam da própria obrigação do Estado.

    HappyNyappy (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 2:03 am

    @Weber Jr.
    Por algum motivo — por qual será? — comentei e meu comentário não foi, mas aqui vai:

    Eu não estou criticando tanto o fato do governo roubar as pessoas baseadas em um contrato social implícito. Estou criticando o fato das pessoas “aplaudirem” o governo mediante ao “apoio” aos padrões abertos e esquecerem o mal que esse governo está nos causando, chegando ao extremo de apoiar partidos por tais “apoios”.

    Eu falo isso porque sei, conheço e vejo a enorme quantidade de cargos públicos sendo remanejados para “defensores do FLOSS”, mas no fim são defensores dos partidos que estão no poder, tentando de todas as formas tentar doutrinar todos esses simpatizantes por meio de eventos patrocinados por prefeituras e governos estaduais, eventos esses que não passam de propaganda estatal — propagandeando essas ações que, em tese, não passariam da própria obrigação do Estado.

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 7:27 am

    Um claríssimo e breve “continue assim” para a RF, afinal, não fez mais do que a obrigação. Sem ater ao fato de que não é esforço exagerado algum para seu mais que exageradamente bem pago funcionalismo. Visto que, por conseguinte, meu dinheiro que também a alimenta, verdadeiramente, não é capim.

    E concordo com Nyappy, que pode-se entender como demagogia por parte da RF. Enfim, enaltecimento por valia, mesmo por senso lógico, exige valores de quem o recebe. Do contrário, é mera bajulação e hipocrisia do bajulado.

    Sendo apenas minha humilde opnião de merd@, infelizmente, permaneço ainda optando por não vangloriar a geração de empregos das bocas de fumo.

    Abraços e paz.

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 7:30 am

    Um claríssimo e breve “continue assim” para a RF, afinal, não fez mais do que a obrigação. Sem ater ao fato de que não é esforço exagerado algum para seu mais que exageradamente bem pago funcionalismo. Visto que, por conseguinte, meu dinheiro que também a alimenta, verdadeiramente, não é capim.

    E concordo com Nyappy, que pode-se entender como demagogia por parte da RF. Enfim, enaltecimento por valia, mesmo por senso lógico, exige valores de quem o recebe. Do contrário, é mera bajulação e hipocrisia do bajulado.

    Sendo apenas minha humilde opnião de merxx, infelizmente, permaneço ainda optando por não vangloriar a geração de empregos das bocas de fumo.

    Abraços e paz.

    André Luiz (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 9:53 am

    @Nyappy!,
    Entendo muito bem sua revolta em relação aos descalabros de nosso Governo, a ponto de você considerar ‘roubo’ a tributação excessiva a que somos submetidos (eu mesmo, descontado de 27,5% de meu salário mensal, feita minha declaração de IRPF deste ano, ainda terei de pagar mais de R$1600…).
    MAS… Creio que essa discussão, especificamente, não se encaixa com o tema deste tópico; se a RF e outros órgãos governamentais decidem pelo uso/incentivo de SL e padrões abertos, isso deve ser celebrado sim! Deixemos a crítica à questão tributária para ser feita em outras partes, para que não desvirtuemos os objetivos do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 11:05 am

    Nyappy, O segundo parágrafo do comentário do André Luiz expressou o que penso a respeito da notícia.

    Marcos Vinícius

    “Um claríssimo e breve “continue assim” para a RF, afinal, não fez mais do que a obrigação. Sem ater ao fato de que não é esforço exagerado algum para seu mais que exageradamente bem pago funcionalismo.”

    Marcos, não *deveria* ser esforço algum, mas é sim. Deve saber do clima de “deixa assim mesmo” que existe no funcionalismo. Então alguém que tome uma iniciativa e brigue contra maré, quando podia estar simplesmente esperando o contra-cheque do mês chegar, merece sim o reconhecimento.

    Lembrando ainda que dificilmente alguém do setor de TI da receita tem a ver com a escolha da forma ou quantia de tributação.

    Fica parecendo como a pessoa revoltada com atendimento em aeroporto que agride até a tia da limpeza e não com quem é responsável mesmo.

    Wilson (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 12:42 pm

    Parece que o texto foi escrito por alguém que quer ser aplaudido …
    Espero estar enganado.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 1:04 pm

    @Nyappy, todo mundo aqui entende do que vc. está falando. Mas as pessoas aqui estão aplaudindo a medida e não os responsáveis por ela. Há uma diferença.

    O governo passado, por outro lado, além de nos roubarem nos tributos, ainda por cima parte deles eram desperdiçados em licitações fajutas para compra de software proprietário ganhas invariavelmente por empresas pagadoras de propina e “financiadoras” de entidades como a odiada e odiável ABES.

    Sua revolta faz parecer que há uma alternativa melhor. Não há.

    Faz parecer que antigamente era melhor. Não era. Era bem pior.

    Se a gente quiser justiça social, vai ter que ser do jeito difícil: fiscalização, ações sociais, campanhas públicas dirigidas a partir do 3o. setor, cobrança da reforma tributária, pressão social para que casos de improbidade administrativa não terminem em pizza, etc.

    Botar a corja reacionária de volta no poder não é uma opção, não resolve, só piora.

    Pelo menos no que tange à tecnologia, estamos em um caminho mais certo do que estávamos a dez anos atrás.

    Tiago (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 1:20 pm

    Para a receita é fácil. Ela diz: vou fazer da seguinte forma e ponto. As pessoas (física ou jurídica) é que deve ser compatível com a Receita. Não o contrário.

    Difícil é fazer isso quando tem interação com clientes, onde você não impõe nada ao cliente, e sim vc conquista o cliente. E no menor impecílio, o cliente te deixa.

    Receita Federal, Exército, Serpro, Governo, tem é obrigação de usar sistemas livres.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 2:14 pm

    Tiago

    “Para a receita é fácil. Ela diz: vou fazer da seguinte forma e ponto. As pessoas (física ou jurídica) é que deve ser compatível com a Receita. Não o contrário.”

    E ela merece parabéns por isso. É um problema comum de padrões abertos alguém dar o primeiro passo, alguém com influência.

    Um dos argumentos dos monopolistas é que é custoso migrar, deixa assim, te dou um descontinho na licença… e assim nada muda.

Este post é antigo (2012-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.