Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Problemas na aquisição dos tablets da polícia militar de SP

Escrevi algumas vezes no ano passado sobre a aquisição de milhares de tablets pela Polícia Militar paulista, e agora que eles chegaram e começaram a ser usados na prática, infelizmente alguns problemas na seleção começaram a parecer evidentes.

Trechos da nota na Info:

Via info.abril.com.br:

O comando da Polícia Militar de São Paulo transferiu o Coronel responsável pelo projeto de instalação de tablets nas viaturas da PM, para o Comento de Policiamento Metropolitano 7, em Guarulhos.

O tablet de fabricação nacional i-MXT, que venceu a licitação para o projeto da Polícia Militar de São Paulo, recebeu duras críticas (…) Entre as reclamações, estão a falta de comunicação com as redes de internet móveis instaladas na cidade de São Paulo, em especial da operadora Vivo.

(…) Na quarta-feira (11), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, determinou a suspensão de todas as compras feitas pela Polícia Militar na área de tecnologia da informação feitas desde o último mês de dezembro.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 2:10 pm

    As licitações, além de pegar o preço mais baixo e com isso o pior produto, deveria analisar se todos os produtos realmente funcionam no ambiente a ser instalado. Mas como sempre isso não será feito.

    henry (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 2:28 pm

    É a lei. Não pode-se citar marcas nem modelos nas licitações, apenas funcionalidades e especificações genéricas. Ou vc acha que se pudesse, não teriam comprado ipad/galaxy ? :D

    Manolo (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 2:58 pm

    Henry, em “esquemas” dentro de licitações e pregões basta eles colocarem as especificações mais próximas possivel do galaxy ou do ipad … não fizeram pq deve ter algo por trás dessa “comprinha pequena”, um bom Q.I. e talvez sobre até algum por fora no meio dessa “tão bela, organizada e honesta compra/venda ” ….

    erico (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 3:11 pm

    ainda não vi qualidade em nenhum dos tabletes baratos, nada que custe menos de 1300 tem um bom desempenho.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 3:33 pm

    Eu conheço o projeto desse tablet e ele é bom (óbvio, comparado com os dual-cores de hoje em dia ele vai mesmo comer uma poeirinha). A MXT só vendeu ele para entidades, nunca para pessoas físicas. O contrato com a polícia de SP parece ter sido o maior de todos e a empresa vive disso. Difícil acreditar em qualquer problema de pós-atendimento.

    A reclamação está ligada a problemas de cobertura da VIVO, mas parecem estar colocando a culpa nos aparelhos. Possivelmente é na verdade uma questão política, como acontece muito nesses casos.

    Pra quem não conhece esse iMXT, o bichinho é feito em uma carcaça resistente e emborrachada, própria para aguentar impactos, poeira, calor e outras agressões. Tem 3G, Wifi, Ethernet, Zigbee, infravermelho, bluetooth, HDMI, TV, USB… Só falta toca-fitas!

    Você queria um tablet assim? Eu queria! Mas esqueça, eles não vendem.

    André Caldas (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 3:52 pm

    @Manolo:

    Pra que ficar manipulando a licitação se o mais fácil mesmo é especificar as funcionalidades que se quer?

    Alexandre (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 5:00 pm

    Nada a ver o que tão falando.
    Licitação é preço e qualidade. Basta justificar os requisitos.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 5:56 pm

    E mesmo com licitação as coisas ainda dão errado “esse é o Brasil” que eu conheço!!! infelizmente.

    Charles (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 6:33 pm

    O tablet, excluindo as limitações, deve ser bom, mas com uma péssima conexão seja de qual operadora for o deixa lento….
    Digo isto porque tenho um Galaxy tab 10.1 da Samsung e digo uma coisa ele é uma “ferrari” quando usando o wi-fi de casa e um “fusca” quando usando o 3G da Claro. Portanto imagino que o problema maior é da operadora sim!

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 9:39 am

    Também sempre ouvi elogios para esse tablet. E, ao menos em Ribeirão Preto, a cobertura 3G da Vivo é uma porcaria. Então mais fácil cancelar a compra e culpar os tablets do que a operadora.

Este post é antigo (2012-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.