Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Por que é importante testar distribuições Linux?

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Por que é importante testar distribuições Linux? No que isso ajuda? Em seu primeiro post no blog, Luciana Rodrigues explica de forma fácil o porque você deveria estar testando outras distribuições também. Confira!” [referência: ubuntubrsc.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcio Cesar (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 9:38 am

    Parei de ler no primeiro parágrafo: “Muitas pessoas desistem do Linux por falta de conhecimento. Não se adaptam ao ambiente gráfico, por exemplo, e simplesmente voltam para o amigo da tela azul.”

    Fala sério, essa de tela azul não existe mais (Windows 7), desde que você tenha um hardware de qualidade.

    É um preconceito estúpido. Devemos ressaltar sim a qualidade do GNULinux e não desmerecer seus pares concorrentes.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 9:45 am

    >>> É um preconceito estúpido. Devemos ressaltar sim a qualidade do
    >>> GNULinux e não desmerecer seus pares concorrentes.

    Exato. Minha namorada utiliza o Windows no notebook dela para operações em softwares que não rodam de forma satisfatória no Wine(Autodesk 2012). Ela PRECISA de performance.

    Mas para operações corriqueiras, ela utiliza o Ubuntu, e acha maravilhosa a idéia de “todos os softwares centralizados em um local”, quando viu o Painel com softwares para baixar no Ubuntu(front-end do apt). Ela está se acostumando a não acessar http://www.firefox.com, para baixar o browser da raposa, ou ter que baixar drivers direto de nvidia.com ;)

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:05 am

    Amigo da tela azul é uma piada que muita gente usa, inclusive usuários Windows, diga-se de passagem.

    Uso Ubuntu a anos, mas recentemente instalei o Windows pra poder jogar um MMO que não estava rodando no Wine. Gosto do Windows, sou da ideia de que deve-se usar o melhor dos dois mundos, mas ficar encrencando quando cara faz uma brincadeira com esse ou aquele sistema operacional é bobagem.

    Brinco com o Windows, faço brincadeiras com o Ubuntu e com o Mac também. Isso quer dizer que não gosto deles? Não. Apenas que tenho senso de humor.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:24 am

    Bem, eu já vi várias travadas do tipo tela azul no Windows Vista e 7, mesmo em hardware bom. Hoje em dia são raras, quase inexistentes, mas existem.

    Da mesma forma ontem mesmo meu desktop com kubuntu travou num kernel panic total (me lembro de ter visto mais kernel panics que telas azuis), mas acho que isso tem relação com o fato de eu estar usando um kernel instável (3.3) :-)

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:31 am

    Tela azul no Windows 7 existe, sim! :-P
    Tanto que quando ele pede pra enviar relatório de erro, esta lá na descrição: “Type: Blue screen”.

    A parte disso, também discordo em qualificar um produto desqualificando outro! Senso de humor? Já passamos disso há muito tempo!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:38 am

    “Fala sério, essa de tela azul não existe mais (Windows 7), desde que você tenha um hardware de qualidade.”

    Ah, sim… Assim fica fácil. Sempre que der um mínimo problema no sistema, automaticamente é devido ao hardware.

    Desse modo, se pode chegar num ponto do hardware indicado ser somente em ambiente esterelizado, com todos devidamente trajados com roupa de proteção.

    Paixão sem limites.

    Tiago (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:42 am

    Que bom, pela primeira vez eu vejo aqui no br-Linux comentários defendendo a não agressividade contra software proprietário e respeitando a liberdade de escolha. Muito bom mesmo.

    Quanto a tela azul do Windows, ela hoje só acontece em casos de falha de hardware ou de drive. Em ambos os casos não é problema do Windows. O que nos habilita a dizer que virtualmente não existem mais telas azuis. O relatório é chamado de blue screen mas isso é sempre problema de hardware.

    Apesar do inicio “preconceituoso” do texto, eu acredito que é um excelente texto para quem quer começar no Linux. Eu gostei. Linguagem bem leve e atinge o alvo. Gostei mesmo.

    Marcio Cesar (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:46 am

    Então eu sou um sortudo, pois aqui na empresa todos os notebooks DELL estão com Windows 7 Pro, mais da metade (25) já tem quase 2 anos de uso e nunca deram problema de tela azul ou qualquer outro problema sério.

    Softwares instalados também podem dar crash e remeter à tela azul, mas no Linux também temos softwares que por ventura travam o X. Ou não? É tudo perfeito?

    O meu ponto é que desmerecer um produto (no caso, Windows) para “engrandecer” outro produto (no caso, distros GNULinux) é bobagem. E muita gente ainda se apóia nessa ideia.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 10:56 am

    O ponto aqui é que a autora não está desmerecendo o Windows, ela está apenas sendo bem humorada.

    Se você perguntar, ela dirá que também usa o Windows. Jogamos o mesmo MMORPG pra dizer a verdade.

    Mas coloca-la na cruz porque ela fez uma piada, que diga-se de passagem até usuários Windows fazem consigo mesmo, é realmente certo? Eu mesmo faço piadas do Ubuntu, Windows e Mac o tempo todo com meus amigos. Isso quer dizer que estou desmerecendo algum? Não.

    Sinceramente pessoal, foi só uma piada. Quando alguém faz uma piada de humor negro, muitos de vocês dão risada. Porque quando é sobre o Windows, querem crucificar a menina?

    Lucas (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 11:03 am

    Achei que o pessoal do Linux já tinha superado essa discussão sem fim. Gosto de usar o Linux, mas o Windows não deixa de ser bom. Mas e se alguém te perguntar as vantagens de usar o Linux, o que você responderia?

    Xinuo (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 11:26 am

    Quando o X trava, pode-se entrar via SSH de outro host (ou mesmo com CTRL+ALT+F1/F2/Fn se isto ainda estiver funcional) e matar os processos responsáveis, no Windows a interface gráfica travando se faz o que?

    pink (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 11:43 am

    @lucas

    nunca usei antivirus, serà que è suficiente como resposta?

    Celio Alves (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 12:03 pm

    Ainda bem que só acusaram o hardware pela tela azul do windows.
    Conheço alguns defensores da MS que acusam também o usuário pelos erros do sistema da microsoft.

    cochise (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 12:33 pm

    BSOD realmente não vi no Windows 7, o que não quer dizer que não tenha visto alguns trbamentos uqe me obrigaram a reiniciar no botão.
    O último foi com o explorer travando ao ler um pendrive onde não fou possível matar o processo travado (falta de real multitarefa e presença de um god object?)
    Quanto a kernel panics… Só os vi com uma mobo PCChips nos idos de 2005/6.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 12:40 pm

    Eu tenho um dual core e no Windows 7 dá falha de tela azul da morte.

    Não é última geração, mas o comprei final de 2010.

    Junin (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 12:54 pm

    Pois é @cochise também já notei que os travamentos do Explorer tem um poder de devastação que poucos conseguem hehehehehehe

    @pink esse argumento do antivírus não é muito valido na minha opinião, primeiro pq o Windows não é tão inseguro assim nas mãos de que tem alguma noção sobre segurança e outra usuários de Linux na grande maioria tem uma boa base de conhecimento sobre segurança que torna antivírus desnecessário.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 1:29 pm

    Nunca usei antivírus no Windows e nunca peguei um vírus. Então será que a desculpa de antivírus é boa mesmo para dizer que um sistema é bom ou não?
    Já a dezena de milhares de pragas para o Android, que eu saiba o mesmo usa um cerne baseado no Linux. O Linux hoje não tem vírus, pois a maioria dos pivetes se interessam no sistema do momento, como o Linux nunca foi o sistema do momento não tem pragas específicas para ele. Pois a quantidade de erro no cerne que permite virar root no sistema é grande. Pelo tempo que tenho de Linux já houve no mínimo 5 a 10 falhas grandes* que permite acesso de root e poderia ser usadas para criar vírus bem perigoso, mas o Linux não é o sistema do momento e talvez nunca será.

    * E eu não sou fã de ver as falhas de segurança como alguns pivetes que tem em outros sistemas.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 1:30 pm

    Só corrigindo “Já há”, ao invés de “Já a”.

    Xicão (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 1:59 pm

    “Nunca usei antivírus no Windows e nunca peguei um vírus.”

    Se nunca usou antivírus como é que sabe que nunca pegou vírus?

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 2:40 pm

    @João Emanuel,

    Depende do contexto… para a Internet, os Super Computadores, os grandes servidores de conteúdo… Linux É a bola da vez. FreeBSD, Linux e outros *nix são os sistemas que “praticamente” mantém a Internet de pé. Os DNS mais famoso e utilizado na maioria dos nós raizes é livre e até hoje um FreeBSD 2 está como nó raiz (ou estava até recentemente). ;)

    anderson freitas (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 4:56 pm

    Nada como um S.O que você não te reporta a uma tela azul ao ficar engasgado,que fica uma carroça com o tempo,que não te dá neurose com relação a pragas e principalmente que não tem aquele montão de “Backdoors” trabalhando sem parar contra você!!!! Só o LINUX me deixa feliz!!!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/03/2012 às 8:16 pm

    “Quanto a tela azul do Windows, ela hoje só acontece em casos de falha de hardware ou de drive. Em ambos os casos não é problema do Windows.”

    A mais famosa tela azul da história, aquela com Bill Gates no palco, apresentação de um windows(98?), não foi devido a demonstração de plug and play? Que me lembre foi, ou seja, hardware.

    O Windows melhorou muito de lá pra cá, fato. O que melhorou nesse caso ? A tolerância a um problema, ele soube contornar e não dar tela azul. Então, sim, é do sistema.

    Existiam muito mais razões para tela azul, as principais eram por vazamento de memória, mapeamento incorreto(porquice de programação) e consequente acesso ilegal. Essas sim diminuíram mais ainda que as causadas por hardware.

    linuxer (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 7:43 am

    É raro ver tela azul no windows porque muitos erros fatais agora geram reinicializações do sistema. Em vez de tela azul, os usuários costumam ver mais telas travadas e reinicializações do nada.

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 8:13 am

    Eu, particularmente, quero que a ms exploda, juntamente com suas práticas predatórias de mercado (e não é só ela, há diversas outras empresas assim). E isso não é uma brincadeira. Podem interpretar no sentido original das palavras.

    E mais, o sistema da ms, tanto o xp, quanto o 7, não são ruins. Têm sim, seus defeitos (e qualidades), assim como as distros linux também tem. Só digo uma coisa: quer usar MacOS? compra, pois não é free. Quer usar Window? Compra, pois não é free. Entendam o free em pelo menos dois sentidos: gratuíto, e, livre (= você pode fazer o que quiser com ele).

    Celio Alves (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 10:25 am

    “Nunca usei antivírus no Windows e nunca peguei um vírus.”

    Ultimamente, eu também não tive este tipo de problema.
    Se bem que eu não tenho usado Windows ultimamente mesmo…

    Tiago (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 1:00 pm

    @Weber Jr
    Mas problemas de hardware travam o linux da mesma forma. A diferença é que no windows a tela azul é exibida, e no linux o sistema congela!

    Se a memória falha, não tem como o OS simplesmente se recuperar. Sim, existem algoritmos para fazer isso, porém esses algoritmos estão longe de ser realmente eficiente.

    Hoje em dia, o controle de processos do Windows é todo Unix.

    E outra, se o X trava, ele leva junto o teclado, simplesmente não tem como abrir outra sessão. Se vc conseguir, é que o aplicativo se impôs sobre o X, mas o X mesmo, ainda não está travado.

Este post é antigo (2012-03-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.