Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Polinização cruzada: desenvolvedor da Texas Instruments lança driver aberto para GPUs da concorrente Qualcomm

Descontente com o estado dos drivers gráficos open source para Linux, um desenvolvedor que trabalha para a Texas Instruments fez a engenharia reversa do driver de seu concorrente Qualcomm e criou um driver Snapdragon open source.

A escolha por fazer o driver do produto concorrente é devido às limitações corporativas: os compromissos contratuais que ele tem com a Texas impediriam que ele disponibilizasse ao público um driver que criasse para os equipamentos da companhia, mesmo que feito no seu tempo livre, como foi o caso. Vamos torcer para que um funcionário da Qualcomm tenha a ideia oposta ツ (via osnews.com – “TI developer publishes open-source Qualcomm GPU driver”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 11:30 am

    “Polinização cruzada”..hahahahah. Sensacional

    A iniciativa é boa, mas vamos esperar que não vire moda, e apenas módulos fruto de engenharia reversa sejam os desenvolvidos para o Linux.

    henry (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 12:56 pm

    juridicamente me parece bem instavel….
    engenharia reversa em cima de um driver cuja licença deve proibir isso explicitamente… patentes, e todo o blablabla de sempre.

    Parece mais unbranding.

    BozoPhilosopher (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 1:49 pm

    Bacana :) a iniciativa parece uma mistura de trolagem com bolas de aço.

    Pode não ser tão instável assim!
    Outros softwares já se beneficiaram disso, sem que haja qualquer infração.
    E acredito que a restrição esteja focada em que seja parceiro ou um desenvolvedor ligado a empresa. Normalmente quem compra o equipamento não estaria sujeito a essa mesma restrição, não nesse nível.
    O samba por exemplo valeu-se disso, apenas analisando o tráfego de informações, sem qualquer acesso ao código fonte original.
    Se acaso o método usado foi analisar os eventos e chamadas, e reproduzir com um código próprio, não há qualquer quebra de patente.
    Por isso que ele está impedido, de certa forma, fazer o mesmo para a empresa onde trabalha. E já que teve essa preocupação é muito provável que ele já tenha verificado se havia restrições legais quanto a fazer esse driver livre.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 9:46 pm

    O chefe dele deve estar muito p. da vida. Terminou popularizando o chip do concorrente. Bem feito. Agora se a Texas deixa ele fazer um driver open do chip dela sem precisar fazer engenharia reversa. Ia cair matando.

    alguem (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:29 pm

    Eu se fosse um funcionário da Qualcomm só de raiva mandava um troco e fazia um driver aberto para o produto deles! >(

Este post é antigo (2012-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.