Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pirataria no Android: Governo dos EUA confisca 3 domínios de sites de apps

Um comunicado conjunto do Departamento de Justiça dos EUA e de 2 outras instâncias governamentais anunciou que foi executada uma ordem de confisco de 3 sites envolvidos na distribuição ilegal de apps para celulares Android.

O comunicado informa que a medida trata de um problema crescente e que não pode ser ignorado pelas autoridades. É a primeira ação do gênero mas (ainda segundo o comunicado) a situação se repetirá, acompanhada da busca pelos responsáveis, na intenção de proteger os criadores dos apps, que estão se tornando uma parte importante da economia dos EUA.

Os 3 domínios (applanet.net, appbucket.net e snappzmarket.com) agora estão sob custódia federal, e quem os visita é recebido com a imagem acima. (via yro.slashdot.org – “Android Piracy Sites Seized By US Government – Slashdot”)

Leia também: Android e pirataria: John Romero, designer do Doom e Quake, comenta futuro das plataformas de jogos


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Réquer (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 2:08 pm

    Menos 3 sites réquers! Uma pena.

    Illidan (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 2:40 pm

    O agente Smith trabalha para o governo dos EUA.

    Cybereu (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 2:42 pm

    Hoje de madrugada fui baixar uns apks e a FBI me faz isso =/

    As vezes parece que eles acertam!
    Aplicativos de celulares são, em sua maioria, extremamente baratos, não há motivo em absoluto para piratea-los. Na verdade não haveria motivo nem se fosse muito caro. Não quer pagar? Não use¹

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 3:19 pm

    Por enquanto são apenas sites americanos… por enquanto…

    Spif (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 3:24 pm

    Android, o celular da lei de Gerson.

    Diogo (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 3:51 pm

    Até isso o Symbian fez antes do Android:

    http://symbianbrazil.blogspot.com.br/

    Já faz tempo que o FBI fechou esse site brasileiro.

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 4:04 pm

    Tem alguns outros sites que disponibilizam apps piratas para outras plataformas também, aos quais o FBI deveria dar uma olhada, e alguns serviços que são um pouco “suspeitos” como o MyFreeApps.

    Não ponho os links aqui pq eles ainda estão no ar e não é minha intenção ser eco de pirataria.

    Bom, 3 sites a menos a tapear ingênuos que pensam que são espertos.

    Três a menos que tentam manchar a reputação de um sistema aberto.

    Três a menos a deixar margem aos maus intencionados que tentam fazer o povo acreditar que ser escravo de uma outra plataforma proprietária é melhor porque é mais seguro.

    Diogo, no caso do SymbianBrazil, a imagem em questão foi inserida no código pelo próprio autor, e só aparece na visualização desktop – se você acessar o site em modo mobile, ele continua no ar, e tem uma nota explicando o real motivo de ter sido descontinuado.

    Até mesmo na versão desktop dá para ver a mensagem, consultando o código-fonte da página: o autor decidiu descontinuar o blog porque os arquivos que ele hospedava no 4Shared e Mediafire saíram do ar e a conta do autor neles foi encerrada, devido justamente a direitos autorais – mas sem sequestro de domínio.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/08/2012 às 9:51 pm

    Sera que o sr augusto campos poe também uma enxurrada de noticias negativas sobre os produtos da apple no brmac.org???

    Tenho dificuldade em perceber de que forma você entende como negativa uma notícia mostrando o início do combate governamental contra os agentes de um problema que o fornecedor vem tentando mas não vem conseguindo superar sozinho, e que vem prejudicando usuários da plataforma e parte dos desenvolvedores de software para ela, como vimos em relatos recentes que procurei divulgar. Creio que ainda veremos mais notícias a respeito, e espero que sejam igualmente claras sobre a existência da situação e a busca de uma solução.

    Não sei se você preferiria que os 3 sites em questão continuassem no ar, mas posso te confirmar que eu acho uma ótima notícia para o Android o fim das operações deles – é um bom começo. Se você acha isso “notícia negativa”, espero que ainda encontre várias outras na mesma linha por aqui no futuro, até que esta situação esteja superada.

    Negativo é o ato de violar os direitos dos desenvolvedores (ou dos usuários) dessa forma, negativo é o ato de querer que ele seja intencionalmente acobertado, de buscar evitar mencionar os riscos associados, de tentar desviar as responsabilidades envolvidas. Noticiá-lo e divulgar os alertas sobre ele me parece que é exatamente o que cabe a quem publica notícias a respeito da plataforma, como é o meu caso aqui no BR-Linux.

    O BR-Mac não é um site de notícias mas, se fosse, imagino que eu também cobriria lá eventuais intervenções do Departamento de Justiça dos EUA contra criminosos que tivessem como alvos e vítimas o conjunto de usuários e desenvolvedores das plataformas que são o tema de lá.

    Eduardo Silva (usuário não registrado) em 23/08/2012 às 3:48 am

    Não sou desenvolvedor mas sou completamente contra a pirataria de software.
    Reduzir a pirataria do android, só vai trazer mais benefícios para os utilizadores da plataforma.
    Sem a distribuição ilegal de aplicativos, os desenvolvedores arrecadam mais e por consequência os apps começam a ter mais qualidade.
    Aquele “joguinho” que o usuário final copia ilegalmente, pode ser o ganha pão do desenvolvedor.

    Quer jogar? Pague o preço! Desculpem mas acho vergonhoso piratear aplicativos que custam menos de R$10,00 (aplicativos mais caros também não justificam, mas por menos de 10 reais é um absurdo!)

    Paguei USD 1,24 no GLWG e tenho jogado com bastante frequência principalmente quando tenho que esperar por algo. Não acho o preço injusto.

    Se não houvesse a pirataria, e todos pagassem pelos softwares que consomem, com certeza o Linux e os aplicativos Open Source teriam uma posição bem mais sólida no mercado!

    Acham que todos usuários que tem Photoshop instalado em casa para corrigir olhos vermelhos ou pequenas imperfeições em fotos iriam pagar uma pequena fortuna antes de experimentar o GIMP? A questão é que praticamente tudo está de graça em sites de pirataria e os grandes desenvolvedores preferem que continue assim.

    Pra Microsoft é muito mais lucrativo um utilizador de windows pirata do que um utilizador de Linux.

    Porfirio (usuário não registrado) em 23/08/2012 às 10:19 am

    Concordo em gênero número é grau, @Eduardo Silva, com uma ressalva: a pirataria é filha de um mercado cheio de abusos de parte de empresas como a MS, Apple, Adobe, Oracle, etc. Que durante anos assolaram os usuários com EULAS absurdas, licenciamento proprietário e preços abusivos, inclusive para atualizações.

    A ponto do presidente do ITI em alguma época comparar o modelo de negócio dessas companhias ao narcotráfico.

    Software deve ser barato e de fácil distribuição. Ninguém deve ser obrigado a pagar por atualizações. O autor não deve impor restrições sobre como o aplicativo deve ser utilizado é nem por quem.

    Só assim o conceito de que a pirataria não é um crime e sim uma reação da sociedade contra a exploração que tem sofrido perderá toda a validade.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/08/2012 às 10:25 am

    @Eduardo Silva

    Concordo contigo em partes .O software tem que ser financiado de alguma maneira,mas e depois que foi financiado? O direito de autor é liberado ? Não é .Ele ainda pode cobrar indefinidamente por mais 75-90 anos e impedir o reuso de seu software mesmo já financiado(e muito bem financiado como é o caso dos windows).

Este post é antigo (2012-08-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.