Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Patrick Volkerding avisa que o Slackware vai bem, obrigado

O fundador e mantenedor central da mais antiga distribuição de Linux ainda em atividade, Patrick Volkerding, respondeu jocosamente a comentários recentes e bastante divulgados (inclusive aqui no BR-Linux) de que o projeto estava em crise, inclusive financeira.

Seu comentário sobre o incidente que deu origem e substância aos rumores: “Um servidor está fora do ar, e eu devia fazer algo a respeito, mas primeiro vou fazer o upload de algumas atualizações do X11″. Ele também deu mais detalhes sobre os problemas que tiraram o servidor do ar, e a abundância de opções à disposição, terminando com votos de longa vida ao Slackware, que compartilho! (via itwire.com – “iTWire – Slackware is alive and kicking: Volkerding”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Edeilson (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:14 am

    Slack já era.

    Tálio (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:25 am

    Falando do Patrick e do Slackware, me lembrei de outro bem antigo que anda sumido: Ian murdok. Por onde anda o Ian?

    André Luiz (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:26 am

    Flames irados contra todos que advogam o fim do Slackware começando em 5,4,3…

    Jeremias (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:26 am

    Enquanto o Slackware e o Debian existirem o GNU/Linux continuará sendo o que conhecemos…

    Thor (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:31 am

    kkkkkkkkkk
    em plena era inteface grafica o cara quer que eu use uma distro de instalação texto! bahhhhh!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:34 am

    Aprende a dirigir direito e para de falar bobagem, Thor.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 11:49 am

    @Thor

    è por causa destes caras e destas distribuições é que você usa estas distribuições “ricas” no que diz respeito a interface gráfica.

    A arrogância do senhor Patrick Volkerding dono do Slackware não faz desaparecer a dúvida sobre o problema financeiro desta importante distribuição GNU/Linux.

    Foram os Amigos Americanos do senhor Patrick Volkerding que começaram a passar a sacolinha para pagar dívidas de manutenção do Slackware.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 12:18 pm

    Que conversa boba!

    Se nao gosta da distro nao use, tem outras, ou nao??

    Nao gosto, mais jah fui usuario slak, a distro eh muito boa, pra quem entende de gnu/linux, mas nao era pratica, quando deixei de usar o pkg ainda estava nascendo. A muitos anos uso debian gnu/linux e nao troco, me encontrei na debian.

    Espero que esta distro de grande qualidade, muita consistencia e que tem muito bem definidos: linha de pensamento, identidade, caracteristicas e publico alvo.

    Mesmo sendo usuario debian de carteirinha, se puder ajudo a slak se pestanejar. Afinal eles sao importantes para o ecossistema gnu/linux e nao tentam obrigar a ninguem ser expert user, mas se voce quiser usar a distro expert friendly, eh uma decisao sua.

    Valter Junior (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 12:36 pm

    Devo a minha certificação ao uso do slackware, uso-o em minha casa, minhas filhas não sentem nenhuma dificuldade, usar o slackware nos remete a busca de conhecimento, o fato da instalação dar-se por meio de interface texto, não é relevante, assisto vídeos, uso a internet, ouço musicas, o sistema me atende em todas as necessidades. Portanto se você usa slackware, é por que você tem sede de conhecimento, se não usa, é por que provavelmente o saber, o conhecer pode não ser muito importante. Somos Livres portanto usamos o que queremos.

    Thiago A. (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 12:40 pm

    Minha logo de distro preferida. Lembro que adquiri o 3.6, que foi um dos meus primeiros contatos com Linux (depois do Red Hat), através de um CD da CheapBytes. Ainda gosto de algumas coisas do “Slackware way”, especialmente o KISS, mas desde então meu conceito de como uma distro de usuário deve ser mudou bastante. Por exemplo, não tenho mais paciência para configurar o X11 manualmente. De toda forma, legal que os boatos foram desmentidos.

    Sylvio (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 12:48 pm

    Ninguém em pleno 2012 consegue viver de venda de CDs. Tem que passar o chapéu sim, e merece ser recompensado porque o “show” é dos bons. Slack é sim uma grande distro, talvez a melhor, a mais pura, a mais “oldies” a mais “hacker” a que remete mais a noção original de Open Source. Se o Slack morrer o Linux perde essa referência e o sonho “hacker” de um novo Linuxer vai ser o que? Empacotar pro Debian?

    O Slack não tem como não estar em dificuldades, o feeling nas listas é melancolico de de vagar. Ou o Volkerding assome uma postura de líder que vai além de liderança técnica, ou torce pra sempre ter alguém passando o chapéu enquanto o artista faz seu show, como vemos nas ruas dos grandes centros todos os dias.

    Ou o tempo vai mostrar que o Sr Volkerding viu acontecer e não fez nada pra evitar.

    Sylvio (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 12:51 pm

    Caraca quanto erro de digitação o meu. Não, não é ignorância minha é dislexia (10%) e a preguiça de instalar um ispell no firefox (85%) somados a mania de clicar enviar antes de ler (X%).

    Fabio Slenio (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 2:02 pm

    O Slackware é uma excelente distro Linux, usei por muito tempo, extremamente estável, leve e permite ser customizada de N formas.

    Infelizmente o Patrick não quer que o Slackware resolva dependências, isso me fez deixar de usar a distro, porque compilar programas com suas inúmeras dependências era coisa de quando eu tinha muito tempo e paciência para isso.

    Não que tenha faltado projetos para isso, o próprio Piter Punk (brasileiro) criador do ferramenta slackpkg (estilo apt-get) tentou isso, porém recebeu expressas condições de que a ferramenta só entraria no projeto caso não resolvesse dependências.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 2:03 pm

    @Thor

    Continuando o Slackware ele quer fazer exatamente o que você não faz: Instigar a inteligência própria e a dos outros ;)

    Slash (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 3:44 pm

    @Ironmaniaco,
    Configurar X11, resolver dependências manualmente, e outras perdas de tempo é instigar a inteligencia?
    Meus sentimentos…
    Quem quiser instigar a inteligencia entra num curso de lógica de programação e vai brincar de desenvolver algorítimos, aí sim é algo útil e vai encontrar aplicação do conhecimento até na vida fora dos computadores.

    Illidan (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 4:42 pm

    Parabens pelo trabalho Patrick.
    Sinceramente o slack é um tipo de projeto que me preocupa no caso de abandono, doença ou falecimento do lider. É muito dificil substituir uma pessoa assim.

    Jeremias (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 5:42 pm

    Parabéns Illidan vc fez uma observação importantíssima.

    Se o Patrick morrer, o que será do Slack? Esse é o problema de não delegar nada, centralizar de mais as responsabilidades em si próprio.

    André (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 5:51 pm

    O mais impressionante nessa história é a descrição do “servidor” do Slackware no Slashdot:

    It is an ancient VIA based system with a Celeron and 512MB of RAM. It also sports a Maxtor hard drive connected to a Promise Technology PCI IDE card, and LILO boots from a 3.5″ floppy drive.

    Bem típico do Slackware… (um disquete que resistiu a mais de 10 anos?)

    Fellype (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 5:54 pm

    @Slash Já faz tempo que não é necessário configurar o X no Slackware.
    A solução de dependências pode ser feita instalado e usando slapt-get (que não é suportado oficialmente pelo Slackware).
    Mas isso não vem ao caso. As coisas que você chama de “perdas de tempo” são, em muitos casos, aquelas que fazem o sistema funcionar. Sabendo como as coisas funcionam, é possível resolver e/ou evitar vários problemas.
    Um exemplo: compre um monitor que não seja suportado pelo Linux e, provavelmente, você será *obrigado* a configurar manualmente o X. Se souber fazer isso deu, senão froideu.

    joaocep (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 6:41 pm

    Plageando o Hulk

    @Thor

    Que Deus fraco…

    Alectronix (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 7:03 pm

    Acredito que distribuições como Debian, RedHat e Slackware já são maiores do que seus criadores. Mesmo que acabem, já deixaram um legado auspicioso, bom saber que todas continuam na ativa.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 8:14 pm

    Bah, é engraçado. Quem trolla deixa a entender que os usuários de Slackware ficam o dia inteiro catando dependência na internet e não podem fazer nada além disso. Total desconhecimento de causa.

    Primeiro, não conheço ninguém que passe o dia todo instalando software na distribuição — eu mesmo não instalo nada nos meus computadores (doméstico e de trabalho) há pelo menos uns 6 meses.

    Segundo que, pra quem isso é um problema (não é o meu caso), há anos existem várias maneiras de instalar softwares e resolver dependências automaticamente.

    E terceiro, quem não sabe linha de comando, não conhece Linux. Desculpe a todos os que se incomodaram.

    Cheers,
    Lucas Timm

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 8/05/2012 às 9:38 pm

    Essas guerras entre Distribuições GNU/Linux e outros problemas foram as razões porque parei com GNU/Linux e estou à uns 2 anos no mundo BSD.
    Isso tá mais pra time de futebol que pra tecnologia.
    Parabéns ao Patrick pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto com seus contribuidores, porque não é fácil manter uma distribuição. Quando digo Distribuição me refiro à aquelas que deram realmente origem às outras como: Debian, Slackware, RedHat e SuSE. Usei Slackware em 96 e aprendi muito com ele. Instalador gráfico não é e nunca foi sinônimo de qualidade. Dizer que facilita é uma coisa. O fato do Linux ser apenas o kernel pode ser a causa de tanta briga entre as distribuições para saber quem é a melhor.
    Esse é o meu pensamento.

    Eu podia comentar TANTA coisa aqui mas acho que vou me ater a um ponto somente:

    Slackware é uma distro irrelevante. Uma distribuição que te dá controle? O Gentoo é muito mais organizado que o Slackware (E ainda traz o plus de ter uma versão hardened bem mantida). Uma distribuição para aprender Linux (Este é o principal ponto do meu comentário)? Se quer aprender REALMENTE como QUALQUER distribuição Linux funciona por debaixo dos panos, http://www.linuxfromscratch.org/ tem o que qualquer um precisa. Aos que acham que Ubuntu`s da vida é só escovar interface gráfica, eu sugiro que vão estudar o projeto Linaro por exemplo. Linux será sempre linux e funcionará aproximadamente da mesma forma em qualquer lugar (Customizações e peculiaridades patcheadas a parte) e isso vale para todo o ambiente. É possível escovar tão a fundo quanto se queira um Debian da vida (Com um agravante de que para entender realmente como ele funciona é necessário escovar um bom tanto o dpkg e empacotamento, o que melhora – E MUITO – os skils sobre shell scripting, python, C, perl e outras coisas).

    Paco Camino (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 5:00 am

    Slackware irrelevante?, bom nesse caso Linux todo com menos de 5% de usuarios tambien es irrelevante, senhores. Um sujeito com um epsilon de relevancia a mais dissendo ao outro: eres irrelevante

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:05 am

    Quanta besteira por aqui. Se algo acontecer com o Volkerding, outro toma as rédeas, ou alguém ainda acha que ele faz tudo? Quem acompanha o tradicional ChangeLog.txt, nota. Sempre tem alguém ajudando.
    Claro, não digo que todo mundo tem a obrigação de ficar seguindo um txt maluco de uma distro que não interessa, mas se não está por dentro dos assuntos, melhor ficar calado, não?
    Quanto a ser irrelevante, pra quem usa é muito relevante. Como gosto de Slackware, poderia então dizer que todas as distros diferentes de Slackware são irrelevantes? Não, porque não são. Se algo é relevante pra uma só pessoa, já basta.

    Illidan (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:20 am

    @Jeremias, Obrigado. Sei que posso estar sendo exagerando mas essa observação me preocupa muito, apesar de não usar slack, gosto muito da distro e direto uso ela para testes. Se um dia o lider parar espero que seja assumida por algum braço direito dele, alguem com o mesmo pensamento kiss e tudo mais que deixa o slackware tao autentico.

    @Lucas Timm Falou tudo que penso!

    @Marcelo Gondim, concordo com o que voce disse. O mundo BSD tem muita diferença, não é apenas o mascote =P

    O comentário do Paco parece ter sumido dos locais onde estou logado, mas já que ele usou proporções de ε, parafraseio meus professores de cálculo: ε pode ser tão grande ou pequeno quanto você queira ;)

    @Zé do Mato: Pode até ser relevante para alguém, mas com o propósito que alguns defendem parece mais coisa de poser querendo se passar de raquiu do que alguém que realmente tem predileção pela forma a qual o Slackware faz as coisas.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:42 am

    No mínimo o Slackware é relevante para tantos virem falar mal.

    Porque tanta atenção se tanto acham sem importância?

    Porque atacam os que gostam e pregam que não usem? Fica parecendo um recalque dos brabos.

    Junior Alves (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 3:40 pm

    Se hoje eu sei mecher com Linux devo ao slackware.
    Vida Longa ao slackware.

Este post é antigo (2012-05-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.