Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenCOBOL – Um compilador COBOL no Linux

Vale mencionar que o OpenCOBOL nasceu no âmbito do TinyCOBOL, que já mencionei por aqui anteriormente (talvez há mais de 10 anos…) e que é criação do brasileiro Rildo Pragana. Eu ainda peguei o tempo em que COBOL fazia parte do currículo básico de formação de técnicos em desenvolvimento e projeto de software ツ

Enviado por Guilherme Theodoro Carlos (guilherme·thcarlosΘgmail·com):

“A falta de profissionais no mercado e salários altos reacendeu um pouco o interesse por essa linguagem. Mas como vou aprender COBOL se não tenho um mainframe na minha casa? Como vou conseguir trabalhar em uma grande empresa do ramo sem nunca ter feito um programa nessa linguagem?

Aqui que o OpenCOBOL entra! OpenCOBOL é um compilador COBOL de código aberto. Ele transforma o código COBOL em um código em linguagem C e assim roda na sua máquina.” [referência: showthecode.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Coboleiro (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:05 am

    Ué, e quem disse que é requisito ter um mainframe para aprender Cobol ?
    Na época em que ensinavam Cobol nos cursos técnicos nós aprendíamos nos computadores 386 do laboratório da escola.

    De qualquer forma a iniciativa é válida pois é mais fácil transformar Cobol -> C do que Cobol -> ASM.

    Rogerio (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:26 am

    Já programei muito em COBOL e nunca em Mainframe.
    À época usávamos MS-DOS, Xenix, SCO Unix e Linux em 386, 468 e os primeiros Pentium, com versões de compiladores COBOL produzidas pela Microsoft (sim, a empresa de Bill Gates) e também pela Microfocus.
    Bons tempos.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:29 am

    Diga-se de passagem existe uma falta de profissionais desenvolvedores em COBOL para manter muitos sistemas legados especialmente em bancos.

    Tiago (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 2:09 pm

    O problema não é o sistema legado dos bancos, é a pancada que o Cobol aguenta. Se o processo tem que rodar em mainframe, então o Cobol é o mais performático. O problema é que ninguém vai na lojinha do Seu Paragua e pede: humm, 3 mainframes por favor!

    Então poucas empresas utilizam.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 2:44 pm

    @Tiago:

    O problema não é o sistema legado dos bancos, é a pancada que o Cobol aguenta. Se o processo tem que rodar em mainframe, então o Cobol é o mais performático.

    Meus amigos que trabalham com Cobol comentam que é a melhor linguagem do mundo para lidar com strings. Trabalha com esse tipo de informação de forma rápida e escalável.

    Atualmente, um sistema que exige uma carga de trabalho assim costuma ser desenvolvido em Perl. Mas, como o Perl foi criado em 1987, não é fácil substituir uma linguagem que foi criada na década de 1950. A tradição é o único motivo para o Cobol continuar em sistemas de grande porte.

    Ironic Santos (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 8:16 pm

    Completely Obsolete Boring Old Language
    :D
    Brincadeiras à parte, parabéns ao projeto. :)

    Listeiro 037 (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 5:34 am

    Da última vez que visitei a página do Tiny Cobol tinha um anúncio de procura de mantenedor. Tiny Cobol parece não possuir suporte a 64 bits, embora seja estranho dizer isto.

    O source compila sem problemas em Linux, tendo-se flex, yacc etc. o de sempre. A atenção fica no vbisam.

    Não precisa de mainframe prá estudar a sintaxe. Agora quando o estudo é sobre sistemas operacionais de arquitetura não-x86, fica difícil ficar somente no emulador.

Este post é antigo (2012-07-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.