Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O ocaso dos netbooks: Asus cancela linha Eee PC, substitui por tablets

Sinal dos tempos: a linha Eee PC, que em 2007 foi o começo da fixação do conceito comercial de netbook (e com Linux!), está sendo descontinuado pela Asus. Quem gosta da expressão ‘pós-PC’ vai ter interesse em saber que os recursos dedicados à linha vão passar a ser empregados na produção da linha de tablets da empresa.

Mas o CEO não disse que a morte da linha se deveu só aos tablets: para ele, os notebooks também ocuparam o espaço dos netbooks, e uma queda acentuada na demanda nos países emergentes foi a pá de cal. (via bgr.com – “Asus Eee PC netbook discontinued: tablet demand to blame”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pink (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 9:47 am

    Pois è, dava bem pra imaginar, a plataforma atom “encalhou” pois a Intel tà apostando tudo na dobradinha MS/Nokia.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 10:37 am

    Hora de comprar netbooks a preço de banana!!!

    Odone Machado (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 10:41 am

    No geral, acredito que ainda há espaço para os netbooks, com o tempo foram surgindo equipamentos melhores com mais memória e espaço em disco e também com mais tela. Existem bons modelos com telas de 10 e 11 polegadas. Convenhamos como começou não dava para continuar: Telas de 7 polegadas 512 de ram e SSD de 8 gb.

    O que derrubou os netbooks, na minha opinião, foi que eles foram fugindo do conceito original, ficando cada vez mais parecidos com os notebooks tradicionais, tanto nos componentes (com os SSDs sendo substituídos por HDs mecânicos), como no software (SO GNU/Linux sendo substituído por Windows) e até nos preços. É um problema geral do mercado. Hoje em dia, tirando a Apple, nenhum fabricante ousa muito, todos eles preferem sempre lançar produtos muito parecidos com o que já existe. O próprio Eee PC, quando lançado, não tinha nada de original. Era apenas uma versão comercial do laptop educacional da Intel, que por sua vez era uma espécie de clone do projeto do OLPC. A Asus não é nenhuma Apple, nem nunca será.

    Marcelo (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 11:30 am

    Tem um netbook Samsung N150 e acho que ele cobre uma parcela importante de utilidade. É leve, razoavelmente poderoso, versátil (comparado a um tablet) boa bateria e barato.

    Na minha opinião, existiria mercado para esta categoria de produto. Até pq os tablets são muito limitados a aparelhos de consumo de informação.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 11:32 am

    Se vc pode ter um Zenbook,pra quê perder tempo com um EeePC?

    Os netbooks eram um paliativo para uma limitação dos notebooks: tamanho, peso e consumo. Era fatal que, com esses problemas resolvidos, eles iriam morrer.

    Pink (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 11:55 am

    @porfirio
    O problema è que muito marketeiro forçou a mao querendo emplacar pc de 12 polegadas come netbook. O EeePC nasceu com ridìculos 7 polegadas, os netbooks se definiram no mercado com telas de 8,9 a 10,1; claro que nos dias de hoje ninguèm colocaria um netbook de 7 polegadas pra competir com um tablet de 7, o problema è se a moda pega e tentem emplacar um tablet de 12.Quem viver verà, em um hardware cada vez mais fechado e casado com o software.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 12:39 pm

    Ih, @Pink, como dizem por aí, “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”… Vc enfocou vários temas ao mesmo tempo e quase me deixou tonto… :)

    Deixa eu comentar sobre os pontos que vc chamou a atenção:

    7 polegadas sempre foi um formato fail pra netbook. Não porque esse tamanho de tela seja inviável (os tablets tão aí pra provar), mas pq 7 pol. de tela estão obrigadas a casar com teclados QWERTY completos de 7 pol. Não existe usabilidade pior nesse mundo.

    Netbooks “usáveis” começariam de 10 pol. pra cima. Mas nem assim, porque empregaram a estratégia errada de software. Os tablets tiveram sucesso porque usam SOs especificamente projetados para eles. Os netbooks fracassaram por não terem feito isso.

    A Toshiba já tem tablets maiores que 10.1” :)

    Já viu aqueles filmes Sci-Fi onde os caras usam um tablet gigante em cima de uma mesa? Ou por exemplo em Tekken, onde usam uma parede de vidro como monitor de toque (vidro transparente da Samsung, reiterado agora na IFA, mas fala diferente…)?

    Um tablet grande pendurado em um suporte e ligado a um teclado físico pode substituir tranquilamente um desktop utilitário.

    Máquinas atreladas fortemente ao SO sempre existiram, assim como os métodos de desvincular essas máquinas. E os netbooks eram um exemplo de máquina amarrada. Chutar o Windows de um notebook recém comprado é fácil. Já tentou fazer a mesma coisa com um netbook com Windows OEM cheio daquelas gambiarras com drivers? Dor de cabeça infinita…

    Bom, pra concluir, eu atribuo a morte dos netbooks a:

    Eles não foram feitos pra viver por muito tempo. A própria evolução tecnológica tornou eles irrelevantes.

    Tentar rodar SO de desktop em dispositivo de recursos limitados que pretende ser móvel é um tiro no pé (o contrário é até possível, por outro lado).

    Um netbook de 7 ou 8 pol com aquele fio e carregador gigante de notebook? Pelo amor…

    linuxer (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 1:22 pm

    Eu tenho um netbook Asus EeePC com linux e também um smartphone android. Touchscreen é até razoável em celulares mas achar que um tablet substitui um PC (sim, o netbook é um PC pleno, apesar de modesto em desempenho) é demais.

    Nunca me interessei por tablets porque eles não são práticos como smartphones pelo tamanho grande e têm a mesma limitação que os smartphones no sentido das limitações de uso pelo sistema operacional limitado, simplificado e incompatível com os aplicativos de PC.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 2:18 pm

    Bom, @linuxer, a migração de parte das funções dos PCs está acontecendo, eu tenho dois tablets e um smartphone. A minha necessidade de recorrer a um PC tem diminuído bastante.

    No final das contas, tudo se resume a usar a ferramenta certa para a demanda certa. Tenho vários clientes com grupos de usuários que efetivamente ganhariam produtividade com tablets e smarts ao invés de PCs. Para outras funções, um Notebook é melhor que um PC (pode ser movido mais facilmente, bateria é mais barata que um no-break, etc).

    Netbooks é que são ornintorrincos que não se encaixam direito em nenhuma categoria.

    Com baixo poder de processamento e pouca durabilidade da bateria, a única vantagem em relação aos PCs era a mobilidade (que os ultrabooks e tablets de hoje resolvem com folga).

    Rodrigo (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 4:16 pm

    Curioso q todo post de gente q fala q não ve função em tablet, nunca usou um por pelo menos 1 mes.

    K (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 5:52 pm

    Tenho um netbook Eee-pc com tela de 10 polegadas e ele é muito útil em viagens. É bem menos pesado que um notebook, a tela é bem razoável e consigo navegar e usar diversos programas que uso no dia-a-dia. A duração da bateria poderia ser melhor mas dura mais do que meu notebook.

    A duração da bateria dos tablets também não é lá essas coisas, assim como os smartphones mais avançados.

    No netbook posso pelo menos instalar o sistema operacional que quiser e na versão que quiser, instalar os mesmos programas do desktop e também navegar, ver vídeos, etc.

    Acho que há espaço para todos os tipos e formatos de computadores e que os tablets são mais uma moda do que uma compra racional, por necessidade mesmo. Os tablets já existiram muito antes do iPAD e nunca colaram. Não fico impressionado com a beleza do iPAD, Galaxy ou de nenhum outro tablet.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 5:59 pm

    Usei duas vezes um tablet e continuo a não ver função para o mesmo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 7:46 pm

    >>> A duração da bateria dos tablets também não é lá essas coisas

    Se vc desligar ele, tal como desliga o netbook, ela dura.

    Já o meu Nexus 7, com o Wifi desligado, dura mais de 3 dias (não testei mais do que isso, geralmente uso ele todo dia, é só tirar do bolso) dias em suspenção, mesmo ligado. Aparentemente, o Zenbook (ultrabook) tem a mesma autonomia.

    Não preciso estar sentado pra usar um tablet. Não preciso dar boot ou restaurar hibernação. Não preciso usar teclado físico se eu não quiser. Não preciso usar mouse em cima da coxa ou ficar brigando com aquele touchpad. Se eu precisar carregar, não preciso estender dois metros de cabo com aquele transformador (que transforma minha energia em calor) no meio. Levo meu tablet para cama e olho pra ele deitado de costas. Respondo e-mails e escrevo documentos usando apenas a voz.

    O Zenbook, por outro lado, cabe em um envelope de papel pardo, mas tem a autonomia e poder de um notebook tradicional (ou maior), coisa que um netbook jamais alcançaria. Nosso mascote por aqui tem instalados nele Android x86, Ubuntu e um Windows com data marcada de enforcamento.

    Netbooks foram um bom tapa-buraco em uma época na qual não havia coisa melhor. Esse tempo passou, eles evoluíram, e não vou tentar negar esse fato só porque ainda tenho um esquecido no armário.

    Tiago (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 10:42 pm

    Além dos tablets, dois notebooks derem o tiro de misericórdia nos netbooks: Macbook Air 13″ e Macbook Air de 11″. Apesar de alguns inconformados teimarem que o Air de 11″ é netbook, ele não é. O MacBook Air de 11″ é um notebook com a mesma configuração do irmão maior e rodando um Mac em toda sua plenitude. O legal foi que a Apple lançou um NOTEbook do mesmo tamanho dos NETbooks da concorrência. Isso foi fod@.

    Depois, veio os ultrabooks (ultrabook é uma marca registrada da Intel ). Ora, para que o cidadão vai comprar um netbook se existem notebooks do mesmo tamanho?

    Como eu acredito que netbook nunca existiu de fato e o que existiu sim eram notebooks muito fracos, eu não vejo como morte do netbook, e sim o fim de um marketing: computadores ruins não vendem mais! Afinal, ao colocar lado a lado o notebook MacBook Air de um netbook Samsung, o que diferencia de fato um do outro? O MacBook Air tem um i5 e o Samsung um Atom? Seria só essa a diferença?

    Tiago (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 10:57 pm

    Porfirio, como vc comprou o Nexus 7? Eu e mais dois colegas estamos,tentando arrumar um jeito de comprar ele. Só achei estranho vc falar que a bateria dura só 3 dias. A do meu iPad dura uma semana e não o desligo nunca. E o wifi está sempre ativo.

    Olha, sobre os ultrabooks eu não posso falar, mas tenho experiência com o MacBook Air: ele sai da hibernação instantaneamente. Já li relatos de que não é necessário desliga-lo, basta fechar a tampa e colocar na mochila e que hibernando a bateria dura semanas. Acredito que com os ultrabooks seja a mesma coisa. Porém o Mac OS possui um sistema muito avançado de controle de energia e isso é somado ao hardware projetado para esse fim. Não sei se o Windows ou o Linux teria o mesmo desempenho.

    A diferença entre usar o notebook ou o tablet é como vc vai usar. Agora estou no iPad deitado na minha cama segurando como se fosse um livro. Estou super confortável lendo os vários blogs que acompanho. Muito melhor que num ultrabook. Quando preciso de teclado, deixo o iPad na cama eu vou para o notebook. Para cada necessidade, uma ferramenta.

    Pink (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 3:53 am

    “Quando preciso de teclado, deixo o iPad na cama e vou para o notebook”

    Coitados dos progamadores da maça, se souberem que o teclado touch nao serve ;-)

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 6:27 am

    Engraçado como essas baterias estão durando… 3 dias, 1 semana, Macbook durando semanas… Estranho, pois não é o que consta nas especificações dos produtos, e nem o que é apresentado no uso cotidiano de meu Macbook (por assim citar)… Ah, mas parece que comentaram “em suspensão”. Nesse caso agradeço, mas bateria pra mim conta, sim, quando na utilização do computador ligado e operante, e não com ele (semi)desligado.
    Outro fato estranho é que um dos motivos (incluindo preço e dimensões) que me levaram à adquisição de meu EeePC, na época, foi justamente a característica de o mesmo possuir autonomia de 11 horas sem necessidade de recarga. O qual me foi imprescindível e amplamente útil. Não me arrependendo em nada da aquisição.
    Pessoal anda tendo acesso à tecnologia realmente de ponta por aqui, heim… :)
    Paz.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 7:28 am

    @Tiago, comprei o meu Nexus 7 no ML. Não é que só dure 3 dias em stand by. É que eu nunca deixei ele mais de 3 dias assim. Eu uso ele o tempo todo, então não testei por mais tempo.

    Se vc deixa seu iPad desligado por uma semana, talvez ele não seja tão útil assim pra vc…

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 7:50 am

    Pra quem quer dados em uso do Nexus 7:

    Tocando um filme em loop sem parar: 7,5 horas (não testei, não tenho esse tempo sobrando)

    Jogando sem parar: 4 a 5 horas (testado: joguei Riptide e Plants vs Zombies num sábado até quase miar a bateria)

    Navegação com downloads ocasionais: 8hs até baixar pra 4% (testado: trabalho em projeto final em grupo)

    Uso normal, saio de casa com ele carregado e se não puder carregar durante o dia e esquecer de botar na tomada a noite, na maior parte das vezes só preciso carregar de manhã. Então as 10hs de uso contínuo prometidas pelo fabricante devem ser corretas.

    Pra um device que eu levo no bolso da calça, parece ótimo.

    @Tiago, eu não tenho que recorrer a um notebook (e nem ao meu Transformer) só por causa do teclado. A disponibilidade de teclados alternativos pro Android sempre me serve bem. Agora por exemplo eu estou usando o Swift Key na mesa do café da manhã. Daqui a pouco vou começar a comer e aí só teclado de voz… :-P

    Pink (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 8:18 am

    @Porfirio

    Chomp! nhoc! nhac! nhec! Tec, tec! Swip!

    Tiago (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 9:51 am

    @ Marcus Vinícius, não distorce as coisas. Quando fecha a tampa o MacBook Air ele entra em repouso. Nesse estado, a bateria dura uma eternidade. Até o MacBook pro dura muito. Isso é útil quando esta trabalhando longe da tomada mas não fica o tempo todo utilizando o aparelho. Dai, basta levantar a tampa para o sistema estar pronto para o uso, como os tablets. Lógico, se for usar ele o dia inteiro a bateria acaba. Mas não precisa carrega-lo a cada hora de uso, como nos Sony, HPs e Dells. Sabe, eu pensei que não fosse necessário te explicar isso.

    @Porfirio eu uso o meu iPad todo santo dia. É ficar 2 minutos de bobeira e já pego o meu iPad. Uso muito mais que os meu computadores (Desk e um MacBook). O fato é que preciso carregá-lo apenas uma vez por semana mesmo. A bateria só é drenada quando eu assisto vídeos. Mas eu raramente faço isso. Vídeos para mim só em tela grande. Com o BoxeeBox até YouTube eu vejo na tv da sala.

    @Pink então, sofri desse dilema. Nunca usei o iPad para programar.

    @Porfirio, valeu pla dica. Vou ver se o preço do Nexus no ml não é proibitivo.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 9:55 am

    @Porfirio do céu! Estã cobrando 1000 reais num aparelho de 200 dólares!!!

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 1:11 pm

    Eu sei, @Tiago. É o maldito “custo Brasil”.

    Conversão pra real: ~R$ 400,00.

    Com o sagrado ágio do governo: R$ 800,00

    Com a graninha do(s) retailer(s): R$900,00

    Taxa do ML (sei lá quanto é, mas chutando): R$ 1000,00

    Eu comprei o meu por 900,00. Procura mais q vc deve achar pelo menos por isso. Ou encontra alguém na europa ou nos EUA que possa te mandar esse gift, daí vc. paga o preço justo sem dar o quinhão do Itamaraty na compra.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 1:14 pm

    Pois é, @Pink… Isso não é bom não, suja a tela de manteiga! kkkkk!

    Esse é um dos casos em que os comandos e a digitação pela voz fazem toda a diferença.

    Mas a tela eu limpo, imagina se fosse um teclado? :P

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 7/09/2012 às 4:41 am

    @Tiago, não precisava mesmo, pois uso o recurso de “sleep” constantemente. Mas de qualquer forma, obrigado pelo esforço e atenção. :)
    O que tentei deixar explícito foi apenas que o mais importante na duração da bateria (pelo menos ao meu ver) é utilizá-la enquanto “fazendo uso ativo do equipamento”. Concordo plenamente que é ótimo abrir a tampa do notebook e este apresentar, em um pequeno instante, o ambiente, do mesmo jeito que você deixou quando fechou a tampa (repito, o faço sempre). E assim, o modo sleep não tem deixado a desejar em praticamente nenhum aparelho que tenho adquirido ultimamente (Mac ou não), todos tem durado bastante. Todavia ainda acredito que precisem encontrar formas de armazenamento de energia mais eficientes para dispositivos móveis, já que as atuais não tem evoluído no mesmo passo que os equipamentos que as utilizam (mas isso já é outra conversa).
    Aqui, acho que vale mais a citação de que os Macbooks (Air ou não) possuem uma durabilidade de carga da bateria consideravelmente alta, levando-se em conta o hardware de bom porte (e normalmente consumidor de energia em outros modelos) que possuem. Assim, enquanto um hardware semelhante em outros notebooks chegaria a uma marca de 4 horas, em um Macbook atinge-se fácil a marca de 7 horas.
    E só um lembrete (talvez seja útil a alguém).
    Importação pessoa jurídica para pessoa física = taxação sobre qualquer valor.
    Importação pessoa física para pessoa física (nosso vulgo “presente”) = taxação sobre valores acima de US$50,00.
    Sendo medicamentos com receita, livros, jornais ou periódicos em papel, isentos.
    Software é taxado em 60% sobre o meio físico, desde que o valor esteja discriminado.
    Não obstante, sabemos que a aleatoriedade impera em nosso reino. Então lança-se à sorte. Dependendo da região o gerador de improbabilidade funciona melhor. Vale uma consulta ao vizinho. E dependendo do caso, ainda compensa. :)
    Paz.

Este post é antigo (2012-09-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.