Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novidades do Xen 4.2

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Após aproximadamente 18 meses de desenvolvimento, os criadores do hypervisor de código aberto Xen lançaram a versão 4.2 – com alteração de quase 300 mil linhas de código. Este lançamento tem como funcionalidades chave a documentação “altamente aprimorada” e a coleção padrão de ferramentas para interação com máquinas virtuais alterada.

As novas ferramentas, XL, substituem o daemon xend e a interface xm, que estão a caminho de serem descontinuadas. Uma comparação entre as duas ferramentas pode ser encontrada na Wiki no seguinte link: [wiki.xen.org/…] .O XL será o configurador de redes mandatório sobre as formas de configuração específicas de distribuição, e os arquivos de configuração deverão ser portados/compatibilizados para tal ferramenta.

O Xen 4.2 aumentou os limites e a performance, totalizando o suporte a 4095 CPUs físicas, 5TB de RAM, 512 CPUs virtuais por máquina virtual paravirtualizada, e 256 CPUs virtuais por máquina virtualizada.

Várias outras alterações estão sendo submetidas a outros projetos. O modelo de dispositivo Xen HVM é suportado agora pelo QEMU, e deverá funcionar “out of the box” nesta nova versão e utilização das ferramentas XL já está disponível. Além disto, ajustes forem feitos e o Xen ganou suporte a SeaBIOS e a implementação UEFI tianocore para máquinas virtuais. O código-fonte referente ao dom0, necessário para hosts Linux hospedarem máquinas virtuais foi dado merge ao kernel 3.0, e vem sendo utilizado desde a versão 4.1 do Xen.

O código fonte está disponível na página de download do projeto, e licenciado na GPLv2.” [referência: h-online.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-09-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.