Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nove em cada 10 tablets vendidos nos EUA suportam apenas Wi-Fi

Via tecnologia.ig.com.br:

Cerca de 90% dos tablets vendidos nos Estados Unidos suportam apenas conexão Wi-Fi, de acordo com dados de um novo estudo divulgado pela consultoria Shetan Charma. As informações do mercado, colhidas até o terceiro trimestre de 2011, mostram que os usuários dispensam a conexão 3G ou 4G dos aparelhos na hora de comprar o tablet.

De acordo com o gráfico, as vendas de tablets com conexão 3G + Wi-Fi crescem ao longo do tempo, mas em um ritmo menor do que as vendas de aparelhos só com Wi-Fi. Um dos motivos, de acordo com o analista que fez o estudo, é o preço da conexão de banda larga móvel, além da dispensa de contratos de fidelidade com as operadoras, que investem cada vez mais nas redes para suportar o crescimento do tráfego de dados com o aumento do uso de tablets.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 7:35 am

    Tem alguns modelos de tablet em que a diferença com e sem 3g chega a 700 reais…

    ….e depois ainda querem achar “lógica” no porque as pessoas optam apenas por Wi-Fi

    No meu caso, não vejo muito sentido em ter um plano de dados para o tablet. Se preciso de internet via 3G nele conecto ao meu celular.

    Idem!

    Thiago (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 9:23 am

    Esses tempos teve um rapaz que escreveu aqui nos comentarios que os primos dele tinham ganhado Tablets só com suporte pro WiFi e por isso (somente por isso) viraram pesos de papel, que é impossível um tablet funcionar sem o 3G. Piada né, comprovada mais uma vez por essa pesquisa.
    Alias, no meu celular eu deixo o 3g desativado pelo consumo excessivo de energia, usando somente o 2g e o WiFi. Creio que com tablets o problema seja semelhante.

    Fellype (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 11:37 am

    Aqui no Brasil temos outro agravante além do preço de um plano 3G: a qualidade, estabilidade e cobertura nem sempre são boas neste tipo de conexão.

    Ivan (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 12:19 pm

    Thiago, 90% dos tablets vendidos nos eua são pesos de papel! LOL

    De fato, quem já tem um plano 3G no celular não vai fazer questão de ter um tablet com 3G. Você até sai de casa sem o tablet, mas sem celular, acho que não vou nem na padaria na esquina… O_o

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 1:44 pm

    Acho que um tablet com 5 a 7 polegadas ainda tem vantagem de possuir uma conexão de dados móveis (eles ainda cabem no bolso masculino/bolsa feminina/suporte veicular, dá pra tirar o treco de lá no meio dá rua/metrô/táxi/veículo pra consultar o Google Maps, usar realidade aumentada, etc).

    Mas esses tablets maiores são feitos para dar mobilidade em ambientes fechados. Na (cada vez mais remota) possibilidade de vc. não ter uma rede sem fio disponível, sempre pode rotear do seu aparelho celular/dispositivo similar ou do aparelho de alguém.

    Levando em conta que a rede móvel acrescenta uns 50 dólares ou mais no preço do tablet, devia mesmo ser evitada sempre que isso fizer sentido. Isso sem falar na aporrinhação sem fim que é comprar um aparelho desses em uma operadora.

    Charles (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 2:40 pm

    O meu tablet tem wifi e 3g, pois quando comprei imaginei que se usar o wifi conectado no 3g do celular sairia uma conta de dados muito cara!
    Imagino que o 3g do celular só pode ser usado nele, embora o aparelho possa ser transformado em roteador, creio que a operadora (Claro – Rio) consiga “detectar” isto e cobrar a mais.
    Imaginei errado?

    Charles, depende do seu contrato com a operadora. Há contratos que buscam restringir o compartilhamento, outros não. Há contratos que aumentam o preço quando ocorre determinado nível de utilização mensal, outros não.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 11:18 pm

    Tablet sem GSM, 3G/4G, Wi-fi, Bluetooth, USB e um RJ45, para mim, foi um peso de papel caro até o momento.

    Sem essas opções de conectividade, comprei, mas não me foi de grande serventia.

    Igor (usuário não registrado) em 21/03/2012 às 11:36 pm

    Tablet sem 3G pra mim é lixo.

    Mobilidade, acesso de qualquer lugar para pesquisas rápidas.

    Agora ter que me sujeitar a usar rede congestionada e instáveis de faculdade, trabalho ou demais locais, tendo que ficar configurando proxy e tendo que enfrentar os bloqueios mais ridículos feito por administradores de redes estúpidos.

    Me desculpe gente, prefiro mil vezes minha conexão 3G que acesso o que quero de onde eu quero, sem ter que me preocupar em achar a porcaria de um sinal de rede, andando com um tablet atrás de uma janela que nem um troxa.

    Se já pagam uma nota nessa porcaria de tablet, se esforcem um pouco e assinem um plano de dados ilimitado e adquiram um tablet com 3G.

    Ivan (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 1:18 pm

    Charles, usei um tempo meu celular como roteador e acessava do notebook, em uma semana baixei mais de 10GB a uma velocidade de aproximadamente 1mbps e não me veio nada a mais na conta… meu plano é de 100MB mensais!!!! LOL

    PS: sim, fiquei com medo da facada no fim do mês… e ela veio! Só que de outro lado… O_o

    Ivan (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 1:21 pm

    Gustavo Melo, tá mal heim! que tablet é esse? Desse jeito ae sim é um peso de papel… como tu coloca arquivo nele? cartão de memória?

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 4:21 pm

    @Igor, receber SMS em um Tablet é que eu considero um pouco ridículo. Eu tenho um telefone pra isso. Um telefone que serve como modem Wifi quando eu preciso usar o tablet.

    Sem ter que depender (mas gostando muito de) redes abertas disponíveis.

    Isso quando eu tiro o tablet de casa… Não vou usar meu tab de 10.1 pol. em pé no metrô ou andando pela rua.

Este post é antigo (2012-03-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.