Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novas vulnerabilidades no Adobe Reader: Google alertou Adobe, que optou por não resolver situação na versão Linux

Houve tempo em que o pacote Adobe Reader (ou um de seus nomes anteriores) estava presente na maioria dos desktops Linux que eu instalava, mas uma série de motivos fez outras alternativas de exibição de PDF começarem a vir como default das instalações e conquistarem seu espaço, pela qualidade e comodidade.

Mas se você ainda é usuário do Adobe Reader (especialmente no Linux, mas também em outras plataformas), atenção: funcionários do Google revisando o código de suporte ao PDF no navegador Chrome encontraram uma série de falhas, corrigiram e, ao perceber que elas também estavam presentes no Reader da Adobe, resolveram informar a empresa, que é parceira estratégica de seu empregador.

Assim foi dito e assim foi feito, e a Adobe já lançou atualizações do Reader. Só que foi apenas para Windows e Mac, nada para o Linux (igualmente afetado). E mesmo no Windows e Mac, nem todos os bugs foram corrigidos, e a empresa já informou aos responsáveis que não pretende corrigir nada além disso tão cedo – e 60 dias após a data do aviso inicial à Adobe eles pretendem divulgar os detalhes para os demais interessados.

Portanto, como documentos PDF podem ser construídos para forçar a execução de malware por meio das falhas localizadas, agora é um ótimo momento para quem ainda não migrou do Adobe Reader considerar fazê-lo ou adotar medidas de segurança especiais. (via h-online.com – “Google warns of using Adobe Reader – particularly on Linux – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    E alguém usa Adobe Reader?
    Eu nunca tive nenhum prolema com os PDFs, visualizando no Okular (KDE).

    Vagner (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 10:14 am

    Lembrei do Stallman agora não sei porque !

    A empresa que detém o código não quer arrumar e você não pode fazer nada, salvo se tiver um concorrente.

    Se o código fosse aberto ao menos você podia ir lá e corrigir

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 10:20 am

    Eu tenho o Adobe Reader instalado. Mas uso o Google Chrome como navegador principal. Então, neste quesito de plugins, estou livre de problemas.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 10:33 am

    Mesmo no windows não uso mais o adobe reader. Troquei há bastante tempo pelo Foxit Reader.

    Ednaldo José de Almeida (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 10:36 am

    Com tantas opções open source mais leves e seguras para esse formato, tanto para linux como para windows, não vejo motivo para preocupação pois basta substitui-lo, bem diferente de 10 anos atrás… O único porém é que os leitores de pdf livres ainda ficam bem atrás no quesito qualidade renderização de fontes (pelo menos o evince).

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 10:49 am

    No Linux não faz diferença, com Okular, Evince e xpdf disponíveis.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 11:48 am

    Algum tempo atrás eu instalei o Adobe Reader no meu Linux pq recebi um pdf com comentários (feitos no AR) e no Okular não era possível visualizá-los corretamente. Só depois descobri que o XPDF já resolvia :-þ

    Marcos (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 11:54 am

    O AR é só mais um software pesadinho, não há muita necessidade dele quanto se tem o evince que é muito mais rápido e simples.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 11:57 am

    “E alguém usa Adobe Reader?” (+1)

    No meu dia-a-dia eu não preciso de nada da Adobe, tanto pra ler quanto para criar/editar PDF.

    Inclusive eu quase não uso mais um PC para ler documentos PDF. Com um tablet eu posso andar com o documento pela empresa como faria com um bloco de papel, em casa posso levar pra ler na cama…

    E o EzPDFReader deixa o leitor da Adobe com vergonha: posso anotar por cima do documento, mandar o sistema ler em voz alta…

    Quem precisa dos aplicativos de PDF da Adobe?

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 12:34 pm

    O Acrobat se arrasta no meu computador (Win 7), mas infelizmente é o único capaz de abrir PDF em 3D. Não fosse por isso, nem instalava mais essa porcaria.

    Spif (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 1:05 pm

    Eu parei de usar, em todas as plataformas, quando ele passou a requerer algumas dezenas de MBs.

    A Adobe é uma das empresas mais incompetentes que eu ja vi… vide Flash e seu PDF Reader tosco e pesado.
    Eles deveriam pelo menos ter vendido o Flash para alguém que quisesse trabalhar ao invés de simplesmente mata-lo e não ganhar nada com isso.
    Do jeito que coisa anda ja ja eles conseguem assassinar o PDF também.
    Ainda bem que temos o Dejavu (ou algo assim) hehe.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 2:14 pm

    É nós no Okular, manolo!!!

    Renan (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 2:59 pm

    Só precisei do Adobe Reader esses dias por causa de um PDF com formulário, que não funcionou direito em nenhum outro programa. De resto? Pffffffffffff…

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 3:30 pm

    “Eles deveriam pelo menos ter vendido o Flash para alguém que quisesse trabalhar ao invés de simplesmente mata-lo e não ganhar nada com isso.”

    Hum… Não tinha pensado nisso. De fato vc tem um ponto, @EthraZa.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 4:08 pm

    Faz bastante tempo que não uso esse software. O Evince cobre com folga as minhas necessidades, sendo até melhor em algumas situações.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 4:53 pm

    No caso do reader a Adobe está dormindo faz tempo. Acrescentou toneladas de perfumarias nas últimas versões, mas nada de realmente útil (ao menos pra mim).

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 6:25 pm

    @EthraZa, o PDF é um padrão aberto, especificado e padronizado e tudo mais… E foi a Adobe que teve o trabalho de criá-lo. Quer saber de outra criação da empresa? O SVG. Sim, foi ela que inventou, mas não deu muita bola pro bichinho. Por isso não acho que seja certo dizer que se trata de uma empresa incompetente.

    Espero que a Adobe crie cada vez mais ferramentas para criação digital, mas baseado em padrões abertos. O Adobe Edge, para criação de animações em HTML5 parece ainda não ter chegado no mercado, mas espero que chegue. E, com isso, outras ferramentas, preferencialmente abertas (gimp, inkscape, scribus, synfig) passem a oferecer recursos que substituam ou complemente tais soluções proprietárias.

    Ah sim, pelo que me lembro, o recurso de 3D em PDF é uma extensão proprietária da Adobe, não fazendo parte do PDF padrão.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/08/2012 às 6:47 pm

    @Leandro, a Adobe não tem cuidado direito de nenhum dos padrões que ela vende.

    Flash (que não é dela e sim da extinta Macromedia), SVG (que eu saiba foi definido no W3C e apenas promovido pela Adobe), PDF (Uma extensão do padrão PS, que é público)… Nenhum deles parece estar merecendo atenção por parte da empresa. Me dá a impressão de que ela só se preocupa com o que pode ser fechado.

    Ela está inserindo cada vez mais perfumaria no formato PDF e eu vejo nisso uma tentativa de inserir incompatibilidades em documentos com esse formato, dificultando a vida dos produtos da concorrência, que aliás a está superando.

    Concorrência sempre é bom. Espero que ela lance sempre mais produtos, mas o desleixo com que a empresa vem tratando seus produtos não me inspira a ser cliente. No Android, por exemplo, prefiro pagar por um leitor competente de PDF do que usar o leitor gratuito dela.

    O pior mesmo é ter que continuar vendo — inclusive em sites de UNIVERSIDADES FEDERAIS, EMPRESAS PÚBLICAS e GOVERNOS — os PDFs acompanhados de links com o “para ler este documento você PRECISA TER INSTALADO o Adobe Reader, clique aqui para baixá-lo” (e o link vai para um .exe, claro).

    Dá vergonha de pertencer à espécie humana.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 6:50 am

    @hneto, e o melhor é quando é um link pro Acrobat Reader 5 :-)

    Spif (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 8:17 am

    Que tem mais falhas de segurança ainda?

Este post é antigo (2012-08-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.