Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MS oferece seus termos e diz que proposta da Motorola de licenciar patentes é insuficiente

A propósito das disputas (bidirecionais e transnacionais) de patentes da Microsoft com a Motorola, uma das quais levou à proibição da venda de aparelhos Motorola com Android na semana passada pelo Judiciário alemão, a Microsoft veio a público dizer que a proposta de licenciamento que a Motorola fez é insuficiente, mas que sua oferta de licenciar o conjunto de patentes que estão em litígio continua de pé.

Via idgnow.uol.com.br:

A Microsoft sente que possui vantagem em sua disputa de patentes com a Motorola Mobility, que agora é do Google, e quer por um fim à briga. Mas isso apenas se um extenso acordo for assinado, disse a companhia em um post de blog.

Uma vitória na Comissão do Comércio Internacional (ITC, em inglês) dos EUA sobre a utilização do ActiveSync, da Microsoft, por parte da  Motorola, e duas determinações contra os dispositivos da companhia adquirida pela gigante das buscas na Alemanha por infringir outras patentes, significa que o Google “não pode duvidar da relevância da carteira de patentes da MS para os produtos da Motorola”, de acordo com a postagem, que foi apelidada de “uma sólida fundação para a paz das patentes”.

Assim como a Samsung e a HTC fizeram anteriormente, a Motorola deve assinar um acordo de licença com a Microsoft para seus dispositivos baseados no Android, disse a fabricante de Redmond.

Mas se a Motorola quer pôr fim ao litígio, precisa assinar um acordo abrangente. Sua proposta de autorizar apenas um número limitado de patentes não é aceitável, e só foi criada para contornar a vitória da MS na ITC com sua tecnologia ActiveSync, enquanto continua outros processos nos EUA e na Alemanha, o blog disse. Um acordo entre as duas partes também inclui o que a Microsoft chama de “compensação sensata” pela propriedade intelectual patenteada da Motorola.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 1:41 pm

    Acho que o melhor é o google levar no Osso e botar a m… no ventilador.

    linoxman (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 2:18 pm

    Só tem que ver se o ventilador também não utiliza patentes da Microsoft!!!

    Cromm (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 2:20 pm

    Morte à Microsoft!!!!!

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 3:03 pm

    Desde quando dispositivos que não usam o windows CE usam o ActiveSync?

    Se for essa a razão do processo, arranca fora e reimplementa!

    Gabriel Menchini (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 3:09 pm

    lol
    Não sabia que o Google tinha comprado a Motorola :O

    Limão (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 3:20 pm

    Única relação que encontrei entre Motorola e ActiveSync foi isso aqui:
    http://www.androidcentral.com/new-moto-droid-pro-software-update-available

    Marcos (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 3:22 pm

    Esse povo se preocupa mais em ficar atrás de patentes que desenvolvendo as coisas…

    @Cromm,
    Não adianta “morte a Microsoft”, temos que defender “MORTE AS PATENTES IDIOTAS !!!”.

    @Gabriel,
    O Google comprou a Motorola Mobility, que é a divisão da Motorola que fabrica celulares e afins.

    Beto (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 9:04 pm

    Mas não era a Google que poria abaixo todas as patentes da Microsoft?

    Agora a Google amarga seguidas derrotas nos tribunais contra a Microsoft.

    Não to entendendo…

    maximiliano (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 12:12 am

    Você está entendendo sim senhor Beto,não é tão simples assim por abaixo tais patentes e em momento algum o Google pronunciou que as aniquilaria,patentes são patentes e não há o que se discutir, mas há o que se negociar, (pra não dizer “chantagear”) o que o Google pode fazer é contra atacar usando patentes que a própria Motorola possui e que estão presentes no Xbox 360 da Microsoft…

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:21 am

    ActiveSync é o sistema que fornece sincronização com os servidores Exchange. Se essa é uma das patentes, a Motorola tá bem ferrada. Eles podem até fazer sem, é claro, mas um número massivo de servidores de groupware (e-mail, calendário e etc.) no mundo é Exchange, não implementar isso é praticamente fechar as portas para o mundo corporativo.

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:27 am

    Maxi, o sr que não está entendendo. Que o Google ataque a MS para defender a Motorola, a MS pode muito bem escolher pagar o preço das licenças. Pra ela está ótimo. O que você acha que vende mais: Android ou Xbox360? Outra, o Xbox dá muito mais dinheiro com venda de jogos, DLCs, Xbox Live, Vendas pela internet… Uma licença de pra uma patente da Motorola? Eles não tão somente podem pagar como vão fazer de bom grado, pra enfiar as garras nos Androids.

    BTW, a Motorola teria que, OBRIGATÓRIAMENTE, fazer uma oferta sensata de licenciamento da patente. Se ela não fizer, a MS pode muito bem apontar que a motorola está impedindo a inovação e bla, bla, bla. Acaba que no final das contas, a MS não tem tanto problema assim.

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:29 am

    Ah, sobre o ActiveSync:

    https://en.wikipedia.org/wiki/ActiveSync#Exchange_ActiveSync

    Aposto que seu celular android, de boa procedência, tem um desses.

    Beto (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 9:07 am

    Não tem como negar, os Exchange é de longe o melhor sistema de emails que existe.

    Abrir mão da conexão com esses servidores colocam o aparelho em tremenda desvantagem no mundo corporativo.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Exchange_ActiveSync

    maximiliano (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 10:07 am

    Spif, não sabia que você era porta-voz do Beto (até parece que são a mesma pessoa),mas vamos ao assunto: em primeiro lugar o negócio não é Microsoft x Android e sim Microsoft x Motorola, já que as outras fabricantes aceitaram pagar uma porcentagem das vendas pra Microsoft. (penso que na verdade é o consumidor é que paga já que o valor provavelmente deve estar embutido no preço final), com isso a Microsoft fatura muito mais (e bota mais nisso) com Android do que com seu pobre Windows Phone.

    A Microsoft praticamente obrigou as fabricantes a aceitarem seus termos sob pena delas serem impedidas de venderem seus produtos, porque a Motorola não poderia fazer o mesmo? E quem foi que disse que os preços que a Microsoft cobrou são sensatos? as fabricantes simplesmente acharam mais fácil pagar do que ficar discutindo tudo isso, A Motorola pode propor um abatimento bem camarada em troca da patente do Xbox e ponto final, se a Microsoft não aceitar pode alegar o mesmo que você citou acima: impedimento da inovação e etc, o medo da Microsoft é um dia receber da Motorola bem menos do que recebe das outras fabricantes, pois aí despertaria uma espécie de rebelião das fabricantes contra a Microsoft requerendo os mesmos direitos, daí Adeus a mamata de faturar com o Android, aliás em termos de faturamento o Android é a salvação da lavoura da Microsoft, porque se for esperar algo do Windows Phone…

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 1:11 pm

    Maximiliano, não porto a voz de ninguém. Muito menos desse.

    Mas você não continuou o assunto, apenas requentou argumentos com um monte de bravatas sobre quem vende mais telefones (?!!?) que não havíamos sequer discutido.

    Não houve obrigação pra aceitar termos. Se elas quisessem poderiam levar pra justiça. Acordos implicam em boas soluções para ambos. Se os preços não fossem sensatos, ninguém faria acordo. Parece óbvio até aqui né?

    A Motorola pode claramente ser idiota e botar um preço impossível, daí a Microsoft negocia, ela nega e um juiz recebe a reclamação. Simples assim. Claro que isso bota a Motorola em maus lençóis.

    Outra coisa que você não nota é que não existe “rebelião”. Assinou o contrato, está dizendo que realmente infringiu. Simples desse jeito. Uma vez negociado, não se desfaz o negócio, sem uma batalha que colocaria a empresa na berlinda.

    Essa do Exchange é linda, por falar nisso: Patente deles, para acessar software deles e que se a Motorola remover, retira ela do mercado corporativo, sem necessariamente remover o Android, pois a Samsung pagou.

    No xadrez eles tem um termo pra isso: Xeque.

    maximiliano (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 2:03 pm

    Só achei estranho você responder pelo outro, até pensei que vocês dois eram “gêmeos” tamanha afinidade.

    Em momento algum eu quis levar a discussão para o lado de quem vende mais telefone, apenas justifiquei do porquê a Microsoft tem tanto medo em perder a boquinha, afinal de contas querendo ou não o Android virou a sua galinha dos ovos de ouro.

    Como você disse, se as fabricantes quisessem elas poderiam levar para justiça, você só esqueceu de um detalhe: enquanto a justiça não decidisse ( o que poderia levar meses e até anos) os produtos das fabricantes ficariam parados e o prejuízo seria muito maior, por isso elas aceitaram pagar o que a Microsoft exigiu e não porque se tratava de um “bom negócio” para elas.

    Como o assunto aqui é Motorola x Microsoft, deixe os assuntos paralelos para quando o momento certo chegar, e se chegar.

Este post é antigo (2012-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.