Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla mostra como está a interface do Firefox para Windows 8

Via info.abril.com.br:

A Mozilla divulgou um vídeo com as primeiras imagens da nova interface do navegador Firefox para o Windows 8.

As imagens revelam o funcionamento do Firefox na interface Metro do Windows 8 rodando em dispositivos com tela sensível ao toque.

É possível observar um novo formato do Firefox para abrir novas abas, uma nova página inicial e uma seção específica para visualizar favoritos e o histórico de navegação.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 11:50 am

    Me acorde quando a Mozilla honrar sua tradição e liberar a versão pra Linux.

    A nova versão beta pro Android pelo menos não tá mais horrível, com defeito de renderização e anti-aliase no texto. Mas ainda está longe de ser boa.

    Haldrin (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 12:15 pm

    Atualmente venho usando Opera e Chromium/Chrome pois o Firefox infelizmente esqueceu seu “lado Linux de ser”, investindo e dando mais atenção a outros SO. E não adianta falar que o fato seria porque o Linux é pouco usado em desktop, disso eu ja sei.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 6:34 pm

    Acho que a Mozilla está deixando o Linux para o escanteio, mesmo ele sendo o navegador padrão na maioria das distribuições.
    Seria interessante se os desenvolvedores das grandes distros adotassem o Chromium como navegador padrão.

    HeDC (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 6:49 pm

    Aí depois “a coisa” desanda: ** FALTA ** de união quem “atua” no mundo SL/CA, a fundação Mozilla dando seu “belo” exemplo…

    Andre (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 7:48 pm

    Isso, Mozilla…
    Lambe bastante aqueles que estão fechando as portas para vocês, e dão mesmo as costas para quem realmente te dá valor…

    Luiz Lima (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 10:53 pm

    Bom, sem exagerar, também concordo que a Mozilla está pecando no Firefox do GNU/linux, pois depois de dois anos usando apenas Windows no desktop, finalmente pude voltar ao desktop GNU/linux e quase infartei ao ver a diferença entre as duas versões do navegador (Windows e Linux). Fiquei chateado ao ver que a aparência do Firefox no linux está tão terrível quando comparada à sua versão Windows, que venho usando desde as versões 0.X. É notável também a diferença do desempenho do navegador (interfaces mais lerdas no linux), bem como a sua aparência mais pré-histórica. Muito bacana o preview da interface no Metro, afinal o Windows 8 ta chegando e ao que pude testar, são notáveis suas melhorias, principalmente em relação ao desempenho, e nada melhor que o navegador se integrar melhor ao shell dele, porém, acredito que a Mozilla não deve deixar de se preocupar com suas versões linux. Ao usar o Opera ou o Chromium nos dois sistemas, não temos este imenso choque ao ver as diferenças. Já no Firefox…!!!

    miranda (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 11:59 pm

    Que existe 2 Firefox (pra Linux e os outros) eu sempre soube, esse texto não me traz espanto algum. Isso só confirma o que eu havia dito anteriormente.
    Como disseram no cometário acima, o negocio é as distros dispensá-lo e usarem o Chromium como browser padrão.

    Spif (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 1:59 am

    Nossa… O nível dos comentaristas do Br-Linux.org só cai com o passar dos anos. Sério caras, só posso crer que vocês estão atacando o que não é do Google, como de costume, por que o resultado é ser muito ignorante pra ser verdade.

    Srs, tem uma aparência do Firefox diferente pra cada sistema. Obviamente os srs percebem que existe uma diferença grande entre as bibliotecas usadas pra GUI nos sistemas. Da mesma forma que uma janela de um aplicativo Java foca diferente em vários sistemas. Isso não é desleixo ou mesmo dificuldade única do Firefox.

    Metade ou mais da thread fica chorando “mimimi vou usar Chrome”. Hora srs, vocês já usam. Podiam ao menos parar de ficar dando uma de usuário afetado em toda noticia da Mozilla.

    Marcos (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 7:41 am

    @spif, as versões FF pra Windows e Mac evoluíram e se integraram melhor aos SOs. A versão Linux não se integra a nada e está com o visual estagnado e isso faz muito tempo.

    Infelizmente, o Chrome/Chromium está se tornando um melhor browser para a plataforma Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 7:44 am

    Vox populi, vox Dei.

    Spíff, o que se tem reclamado é a mais pura verdade, pois o FF que deveria ser o melhor browser para GNU/Linux, tem se tornado o mais feio e mais lento, isso é fato. Até o Opera com seu cliente de e-mail ativado mais um monte de plug-ins está mais leve e mais rápido que o Firefox peladão.

    Spif (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:33 pm

    Jeremias, é sabido que é dificil opinar sobre velocidade em navegadores, aonde os fanboys pegam décimos de segundo para se gabar, mas eu rodo Firefox em Mac OS e fico numa boa. As únicas lentidões que tenho são causadas pelo plugin do Flash.

    Como o plugin do Flash em separado para o Linux deve estar abandonado e sendo mantido à base de gambiarras, após o acordo na contramão da Open Web que o Google assinou com a Adobe para ser o único fornecedor do plugin atualizado pra Linux, dentro do Chrome (Chrome, não chromium), não me espanta nada lentidão.

    Outra é tentar dar uma geral no seu perfil, para limpar sujeiras de antigos addons que não usa mais. Ou pode estar usando algum que notoriamente deixe o Firefox lento, como o firebug. Como não uso, não posso garantir isso.

    Mas não estou defendendo nada aqui, se vcs preferem um navegador que te rastreia, não respeita tua privacidade, dá sobrevida e abrigo à inimigos do HTML 5, ei, é a sua escolha. Todo mundo pode vender a alma pra jogar minigames em Flash. Afinal Fazendinha Feliz deve ser realmente melhor do que colaborar para uma internet aberta e padronizada.

    Claro que, ironicamente, quem deveria se revoltar contra retrocessos como este do Google patrocinar Flash monopolizado para Linux, ao invés de HTML 5 aberto, deveria ser quem sempre fica na periferia das coisas: Os usuários de Linux.

    Mas daí né? Cada um tem seu preço.

    Spif (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:37 pm

    Marcos, não vou me repetir… No Linux então essa parte de GUI é mais problemática ainda. Isso qualquer pessoa com mais tempo de casa sabe.

    A do Mac não tem integração diferente nenhuma. Eu conseguia configurar pra ficar idêntico no Ubuntu. A única que apresenta diferencial é o menuzinho no Windows 7.

    Mas ai é da GUI dele.

    Anonymous (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:49 pm

    A parte interessante é aparentemente terem conseguido corrigir o bug que faz todos os aplicativos Metro fecharem automaticamente ao tentarem ser abertos quando se instala outro navegador, mesmo que ele não se torne o padrão.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 3:37 pm

    Será que não é perda de tempo investir nessa interface?

    Não duvido que numa recepção ruim eles mandem a interface pro espaço e sigam com a tradicional.

    Sempre assim.

    Mmario Rinaldi (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 3:48 pm

    o bom do Software Livre é justamente contribuir. E não vejo ninguém aqui sair do orkut (google-FAP-FAP!!!) e contribuir… Tá ruim a integração de design do firefox com o gnome/kde/etc? ok, dá uma melhorada. SIMPLES assim…

    no OSX também não é as mil maravilhas, mas tem muito contribuidor ajudando… sairam da zona de conforto, e botarão a mão na massa…
    coisa que não vejo aqui acontecer…

    Arnold (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 4:05 pm

    @Mmario Rinaldi

    Parceiro, e o que você faz aqui falando de contribuição? Você acha que contribui com o que agora?
    Ajuda pra você é o que? O que? O QUE?

    Se você não sabe, Feedback é ajuda (elogio e reclamação entram nesse quesito), doação financeira é ajuda, br-linux.org é ajuda, TODOS que comentaram aqui estão ajudando, enfim, só não vi utilidade nenhuma no que você disse.

    E não vejo ninguém aqui sair do orkut (google-FAP-FAP!!!) e contribuir…

    E? E você já saiu do orkut pra contribuir? Quem quer faz não fala, então manda pra mozilla um Firefox totalmente integrado ao KDE. Que tal trocar a demagogia pela ação?
    Saber escrever meia duzia de códigos não dá direito a ninguém de classificar o restante da classe de TI como inúteis.

    Mmario Rinaldi (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 4:29 pm

    hey Arnold!

    não contribuo mesmo! não ajudo… mas também não vivo em cima de comunidade nenhuma só por promoção pessoal…

    as vezes as pessoas fazem algo além de ser VOLUNTARIO! justamente por isso me afastei de tudo relacionado a SL. pra fazer mal feito e em pouquissimo tempo (estudo + trampo + vida social = tempo livre zero)… simplesmente priorizei o que quero da minha vida.

    e reclamar “ah, ta ruim, não fazem o que eu quero, mimimi, vou pro chrome, deviam deixar ele como padrão, google eu te amo, lindo lindo” não é contribuir, não é ajudar, é simplesmente ficar apontando o dedo e rindo…

    e sim, sai do orkut… e nem uso kde! não me importo com essa famosa integração entre OS. pra mim o firefox é basicamente o mesmo em todas as plataformas… (tirando uma barra de abas, acima ou abaixo)

    e não disse sobre “linhas de códigos” :) pode ser com mockups, ideias, etc.
    quem aqui reclama e entra no bugzilla pra abrir um bug? eu faço justamente isso. lá é o lugar certo pra reclamar… não em blogs!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 4:56 pm

    Mmario Rinaldi

    Apesar dos exageros da forma que falou, o Arnold tem razão, pra quem reclama dos outros falarem, você fala muito, mas muito mesmo.

    Mario Rinaldi (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 5:23 pm

    Weber Jr.

    só fico puto da vida, com isso de “mimimi” sem ajudar a acontecer…
    a graça do SL é se envolver…. e isso que nunca vejo acontecer…

    Clauber Stipkovic (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 8:18 pm

    Queria saber se foi só a “comunidade” brasileira de Linux que ficou furiosa desse jeito com essas noticias (como essa por exemplo, http://br-linux.org/2012/mozillla-nao-vai-suportar-o-linux-no-lancamento-de-sua-loja-de-apps/#comments) ou se foi geral!

    Realmente falar só e não fazer nada é ruim, mas o que cabe aqui é, por que ao invez de reclamar as pessoas não entram nas listas onde isso esta sendo discutido e tentam opinar, e … olha, isso necessita de codificação C++ ou qualquer coisa do genero!

    Como algumas pessoas disseram, também não vi nenhuma diferença entre o Firefox na “trinca do OS”! Utilizo Linux no trabalho já faz um bom tempo, e não tenho do que reclamar da interface do Firefox, inclusive, ele esta funcionando muito bem no Gnome Shell e no Openbox (sim eu utilizo ele tb :-P), por exemplo!

    Problemas no Firefox existem em todos os OS, isso não tem jeito, nenhum software é perfeito, mas o lance de memória melhorou bastante (sim, precisa melhorar mais, concordo), agora o que eu não entendi foi quando dizem sobre integração com o OS, que tipo de integra? Barras diferentes, Pesquisei aqui no trabalho, onde consigo ver a “trinca dos OS” e não vi nada de diferente!

    Como o Mmario Rinaldi disse, temos ai o Bugzilla, vários bug pra Linux por resolver, vários pra própria comunidade reportar e ajudar a melhorar o produto, e tudo isso sem precisar codar uma linha se quer!

    O que tem me deixado muito distante da “comunidade” Linux no Brasil é exatamente esse sentimento de que muitas pessoas somente querem utilizar o produto, reclamar por ele não ser do jeito que ele queria, e ficar por isso mesmo! Digo “comunidade” (entre aspas) por que sei que existem muitos contribuidores (e conheço muitos) de software livre/open source que realmente fazem e fizeram muito até hoje, mas sempre existem os que falam, criticam, falam, criticam, mas acabam não fazendo nada! :/

    Só pra finalizar e ter uma idéia de como é fácil ajudar sem escrever código, basta acessar o bugzilla, escolher um bug, testar, e se você conseguir reproduzir o bug, clicar em votar no campo “Importance”, com isso você já esta ajudando e muito a selecionar e informar (o que é muito bom) os bugs que realmente são bugs e agilizar o processo de correção! Pode pegar só bugs relatado em Linux, não tem problema!

    Aqui vai um exemplo! -> https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=742754
    Pode votar, comentar e ajudar! :)

    Rombo (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 9:07 pm

    Kuzões

    miranda (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 9:41 pm

    Uso Firefox desde que se chamava Firebird e acompanho bem de perto sua evolução.
    Sempre andando muito bem até a Google lançar o Chrome, ai de lá pra cá a coisa desandou!
    Andava bem, era estável, bugs quase não existiam, rápido, mas ai caiu no frenesi de querer acompanhar os releases do Chrome e acabou perdendo suas características.

    O ultimo trunfo do Firefox foi a versão 3.6. As coisas ficaram tão ruins à partir da versão 4 que só fui abandonar o 3.6 para usar a 7, onde começaram a ficar menos ruins…
    Para uma fundação (mozilla) que teve como base a comunidade, só pelo simples fato dessa mesma comunidade estar insatisfeita com suas atitudes já é o começo do fim. Na minha opinião.
    Querer parecer com o concorrente leva qualquer tipo de negócio a sair dos trilhos, li um texto faz um tempo, muitíssimo interessante que aborda bem essa atitude.

    Se volta para a comunidade mozilla, ainda está em tempo.

    Marcos (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 12:01 am

    Hoje o melhor browser pra Linux é o Chrome mesmo: o que melhor implementa o HTML5, consome menos memória, atualizações de segurança saem mais rápido quando são descobertas, mais recursos úteis, melhor performance (teste uma aplicação 3D no browser e veja como é gritante a performance) e até o Flash integrado (você escolhe a tecnologia que quer usar, não precisa seguir o que o Jobs manda).

    Spif (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 12:07 am

    Esse trabalho de comentarista é engraçado, por que permite à um idiota que se leva muito a sério achar que está colaborando com o software livre…

    Spif (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 12:26 am

    “o Flash integrado (você escolhe a tecnologia que quer usar, não precisa seguir o que o Jobs manda).”

    Parabéns, Marcos. Você ganhou o título de comentarista desinformado da semana, desbancando alguns expoentes com essa sua colocação de “o que o jobs manda”.

    Diga, você treina pra falar essas coisas ou é natural?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 12:33 am

    @Clauber Stipkovic:

    Realmente falar só e não fazer nada é ruim, mas o que cabe aqui é, por que ao invez de reclamar as pessoas não entram nas listas onde isso esta sendo discutido e tentam opinar, e … olha, isso necessita de codificação C++ ou qualquer coisa do genero!

    Não podemos esquecer que o desenvolvimento do Firefox é capitaneado por uma empresa (sim, uma empresa mesmo!) que possui milhões e milhões de dólares em caixa, e utiliza esse dinheiro para tornar seu produto mais e mais atrativo, gerando assim uma massa crítica de usuários que retornem o investimento (especificamente, através da barra de pesquisas) e sintam-se suficientemente recompensados para manter o processo.

    O Firefox é parte de um modelo de negócios, em suma. Não há nenhuma ideologia de “disseminar os padrões Web”, “enriquecer experiências na Internet” ou algo que o valha por trás disso. E isso não é ruim. Aparentemente, é um jogo de ganha-ganha. É claro que voluntários podem ajudar no desenvolvimento, mas quem faz a maior parte do trabalho é a empresa, e ela deve fazer esse trabalho para manter o seu negócio.

    É fato que a versão do Firefox para Linux é tecnicamente inferior às outras. Não há um esmero em relação à aparência do navegador na plataforma (o que explica as personalizações que as equipes do Ubuntu e do OpenSUSE fazem para minimizar esse problema). E até um dos desenvolvedores da empresa já comentou sobre a lentidão do navegador no Linux.

    Esse desleixo explica em grande parte porque a Canonical preferiu utilizar o Chromium no seu Ubuntu for Android e porque vários usuários, tanto no Br-Linux quanto fora daqui, estão desanimados com os rumos do navegador. É uma pena, mas a concorrente (que é uma empresa bem maior) consegue entregar um produto que atrai mais e mais usuários para os seus serviços — e utilizando o mesmo discurso de “padrões abertos” apregoado pela empresa do Firefox.

    Bem, a empresa pode investir seus recursos no que desejar. Se ela considera mais relevante alocar programadores para projetar numa interface que nem foi lançada no mercado, como podemos contestá-la? Possuindo recursos e vontade para fazer, não há problema algum.

    Mas é errado dizer que a “comunidade” deve resolver os problemas que a empresa julga como irrelevantes, até porque não existe “comunidade” do Firefox e sim “consumidores”, pelo que expus acima. E, se a empresa não consegue agradar os seus consumidores, eles migrarão naturalmente para algum concorrente que os agrade. Não quero que isso aconteça com o Firefox mas, caso aconteça, com certeza não será por falta de aviso.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 1:40 am

    @Marcos

    Consome menos memória? ¯_(ツ)_/¯

    Ok, o Chrome/ium é bom, mas ele NÃO consome menos memória.

    Clauber Stipkovic (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 2:05 am

    O ruim de ver todo esse pessoal comentando é que a maioria só sabe dizer que o Chrome é bom, bla bla bla, mas ninguem respondeu as minhas perguntas!

    Não questiono que o Chrome é um bom browser, pelo contrario, considero como um dos browsers modernos, e tudo mais, mas sinceramente, trabalho com Linux pelo menos 8 horas por dia, 5 dias por semana e não consigo ver todos esses problemas que vocês dizem ver, e olha que eu trabalho desenvolvendo Javascript/CSS/HTML, e não tenho do que reclamar do Firefox!

    Pra não dizer que não utilizo o Chrome, só utilizo ele como player de musica, ou seja, fica com uma pagina do Grooveshark aberta, e nada mais, do resto, faço tudo pelo Firefox!

    Uma duvida que tb estou, e que espero que respondam é, quais caracteristicas que o Firefox mudou? Foi o “fast release”? A utilização de memória?

    Só pra constar, tb utilizo o Firefox desde quando ainda se chamava Firebird em um Kurumin 2.06, e sou contribuidor a 7 anos!

    Ah, e ae, ninguem vai pelo menos ajudar votando nos bug no bugzilla? Ou a “comunidade” vai continuar só criticando?

    Clauber Stipkovic (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 2:11 am

    @Tércio Martins, obrigado pela resposta, e por pelo menos se importar em manter a discussão produtiva, e não só dizer “O chrome é bom, bla bla bla”! Obrigado mesmo! :)

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 2:19 am

    O meu único problema com o Firefox hoje se chama responsividade da UI.

    Apesar de ele ter melhorado, quando nós temos várias abas abertas o Firefox tende a travar quando mudamos de aba ou scrollamos a página — dependendo da quantidade de abas abertas.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 2:23 am

    Ah, e eu já marquei que sofro esse problema no Bugzilla, só estou relatando mesmo.

    Spif (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 8:09 am

    NOSSA! Nyappy é um usuário descontente e reportou um bug no bugzilla? Isso é tão raro!

    Normalmente o pessoal segue o caminho dos covardes: Reclama em um fórum e pronto. Daí ameaça (não sei a quem, já que quem desenvolve o navegador não lê o BR-Linux.org) que vai trocar de navegador.

    Eu acho legal como certos comentaristas aqui também se sentem como advogados de certas marcas e empresas, fanboys na verdade, e omitem todos os pequenos pecados que elas cometem contra a privacidade e a abertura da Web.

    Otomano (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 11:09 am

    Nem uso mais Firefox. Os “anos dourados” do Firefox já acabaram. É triste, mas precisamos evoluir de qualquer forma. E o Chrome ta aí pra isso.

    Víctor (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 11:30 am

    O estranho é que o mesmo pessoal que critica o firefox por dar prioridades a outras plataformas, foi o primeiro a pular fora do barco quando o Chrome foi lançado. Do mesmo modo dos que comentam aqui no blog, já enviaram comentários nos blogs de desenvolvimento, abriram chamados no Bugzilla, ou contribuíram financeiramente para a fundação.

Este post é antigo (2012-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.