Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motorola volta atrás sobre atualização do Atrix para Android 4

Enviado por Walker (walkerΘpraiseweb·com·br):

“A Motorola atualizou a lista de Smartfones que receberão atualização para o Ice Cream Sandwich em seu site oficial, e por mais incrível que pareca, o modelo Atrix (anterior ao Razr, lançado em 2012), que cumpre todos os requisitos de hardware para rodar a versão 4.0.x do Android, não receberá a atualização prometida desde 2011 para o terceiro trimestre de 2012.

A Motorola ainda não se manifestou sobre o assunto, porém a comunidade já se mobilizou em fóruns como o xda-developers, com abaixo assinados e protestos contra a decisão.

A Motorola foi adquirida pela Google, porém essa parece ainda não estar no total controle dos planos da Motorola, haja vista que os aparelhos não estão sendo atualizados em tempo ideal. Anteriormente executivos da Motorola prometeram que todos os celulares lançados em 2011 receberiam atualização para o ICS, e caso isso não fosse possível, haveriam descontos na aquisição de novos aparelhos.

Para mim este episódio claramente mostra a política da empresa em tentar forçar o seu consumidor a adquirir novos aparelhos compatíveis com as novas versões do Android, mesmo os antigos aparelhos cumprindo os requisitos de funcionamento das versões mais novas. Discussão no Reddit: [reddit.com/…]” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Edson Reis (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:16 am

    é ta osso… no minimo uma palhaçada…

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:29 am

    Ainda bem que já estou rodando a CM10 aqui, com Android 4.1 (:

    Creio que o motivo do cancelamento seja que a empresa que fabricou o leitor de digitais do Atrix foi comprada pela Apple. A empresa já anunciou que não irá trabalhar com outras empresas, só não lembro se ela parou esse ano ou seria ano que vem.

    Esdras Andrade (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:31 am

    Coitado de mim que juntei dinheiro durante quase um ano para comprar um Atrix com a promessa de atualizá-lo para o ICS. Propaganda enganosa…

    Tiago (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:42 am

    Obsolescência programada.
    E no caso do leitor, isso não é impeditivo para atualização.

    Essas empresas são froids mesmo. Eu sei que o Android tem uma política aberta, mas quando se fala de produto, se fala de hardware+software. Nesse caso, entra também na conta o comprometimento da empresa fornecedora com o seu cliente. E esse tipo de coisa é muito deficiente no mundo Android. Boicotar Motorola, Samsung, LG, Sony, etc, não é boicotar o Android, é boicotar empresas que não nem ai com os seus clientes.

    E não tem como não falar nada. Outro dia um amigo meu, para me provocar, disse que quem usa Apple é alienado e que compra só por comprar e que sempre compra o último produto mesmo sem necessidade. Mas o fato é que o meu antigo iPhone 3GS foi atualizado para última versão do iOS. O iPhone 3GS é de 2009. Eu não acho isso um exemplo de produto descartável. E acho isso um exemplo que as fornecedoras de hardware com Android deveriam seguir. Afinal de contas, ninguém compra um Android, compra um produto: Xperia, Galaxy, Razr, Atrix, etc….

    Ivan (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:51 am

    Eu tenho um atrix, tentei usar o CM10 nele mas achei muito instável ainda. Fora a câmera que não funciona direito, nem a reprodução de vídeos.
    Julian Fernandes, qual versão vc ta usando do CM10? Eu baixei no http://www.jokersax.com/, mas agora ta fora do ar.
    Outra sugestão é o MIUI, que ironicamente depois que passaram a usar como base o Jelly Bean achei que ficou bem pior e parei de usar.

    Glauco (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:09 am

    Tiago, se vc procura atualização do Android, compre NEXUS, que por sinal é uma atualização muito melhor que a do iOS, pois o sistema não vem capado.

    Sergio (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:18 am

    @Glauco, claro que o iOS6 vem capado para o hardware antigo.
    É a única forma de rodar.
    Pelo menos o software é atualizado.
    Dureza é usuários de Android que vai ficar com a falha do reset por link da internet e NFC.

    Sergio (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:19 am

    Quero ver Nexus ser atualizado por 3 anos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:31 am

    Alerta: até onde eu sei, o desconto de 100 dólares se aplica apenas a aparelhos subsidiados adquiridos nos EUA. É melhor não criar expectativas.

    “Para mim este episódio claramente mostra a política da empresa em tentar forçar o seu consumidor a adquirir novos aparelhos compatíveis com as novas versões” blah, blah, blah…

    Até que a Motorola se pronuncie oficialmente, isso é mera especulação de sua parte. Os fatos puros são que a empresa desistiu de atualizar um de seus modelos por um os mais motivos que ela ainda não tornou públicos.

    Se a questão for só de opinião, a minha é a seguinte: forçar o consumidor a trocar por um aparelho mais novo é burrice, porque isso de forma alguma garante que o próximo aparelho seja um outro Motorola. Diga-se de passagem, tal medida dificulta que isso aconteça, e é muita ingenuidade achar que uma empresa não sabe disso.

    O motivo mais usual de uma atualização não sair é que a empresa não garante a qualidade da mesma e teme que a medida acabe dando prejuízo sem que com isso o nível de satisfação dos clientes aumente (como a última atualização do iOS, que na verdade fez seus usuários perderem funcionalidades ao invés de ganhar algo significativo).

    Por mim, ela muda de ideia e se esforça um pouco mais na atualização. A marca tem mais a ganhar do que a perder, e seus usuários também.

    No entanto, se eu tivesse um Atrix, instalava o CM9 estável ou o CM10, aproveitava as features extras e me livrava de vez do Motoblur.

    Edd (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:43 am

    Alguém sabe se a rom Cyanogen 10 (Jelly Bean) já está 100% com o Motorola Razr ? Até onde eu sei, apenas as fotos/câmeras estavam pendentes.
    Enquanto isso estou com o ICS 4.0.4 oficial da vivo em modo root pra tirar os softwares desnecessários.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 11:51 am

    @Ivan Uso a versão do epinter, desenvolvedor brasileiro. A gravação não funciona 100%, mas você pode instalar um aplicativo para corrigir isso.

    De resto, ela funciona perfeitamente pra mim, com exceção do leitor de impressões digitais.

    João Paulo Santos (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 12:29 pm

    Meu milestone 2 roda 4.1 lisinho, sem motoblur tosca e tudo mais.
    Artigo para?
    http://www.appunix.com.br/howto/linux/como-atualizar-o-milestone-2-para-o-android-4-1-jelly-bean-com-seguranca/

    Paul (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 2:40 pm

    Não apenas atualizações mais rápidas eram esperadas da Googlerola, mas também o desbloqueio dos sistemas de boot dos aparelhos existentes.

    Walker (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 3:28 pm

    Vale lembrar que existe uma petição para que a Nvidia libere os drivers do Tegra 2 AP20H (que é o que realmente está impossibilitando a migração do atrix para o ICS, já que sem este driver não há aceleração de GPU, somente CPU).

    http://www.ipetitions.com/petition/we-want-ics-drivers-for-nvidia-ventana/

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 4:06 pm

    @Walker Na verdade os drivers nós já temos, mas precisamos do kernel 3.x, já que os drivers são apenas para esse kernel e ainda estamos no kernel 2.6.x.

    Rafael Moreno (usuário não registrado) em 2/10/2012 às 1:13 am

    Por alguns segundos tive a esperança de ter um ICS oficial para o Milestone 3. :-(

    Spif (usuário não registrado) em 2/10/2012 às 2:32 am

    Seria legal ver uma mudança de Motorola Para Googlerola, pois já faz tempo que elas se uniram. Esse blá blá blá do Google não estar no comando é conversa.

    Acho supimpa que o Google não use sua influencia ou, nesse caso, o poder de quem é dono, pra forçar um update para os dispositivos.

    Ah, mas pra chantagear a Acer né?

Este post é antigo (2012-10-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.