Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Monitoramento de ativos: Experimente já o Zabbix 2.0

Enviado por Jackson Laskoski (falecomΘjack·eti·br):

“O Zabbix é uma plataforma completa para monitoramento e gerenciamento de ativos de uma rede de computadores. Além de monitorar basicamente “qualquer coisa que tenha led” hoje em dia, o Zabbix pode ser usado também para monitorar e controlar aplicações específicas (como um SGBD ou um ERP, por exemplo). Como se não bastasse, o Zabbix é 100% open-source, ou seja, não existe uma versão diferenciada e paga do software ou vinculada a um plano de suporte (tática usada muitas vezes em vários projetos). O projeto se mantém basicamente em função do suporte oficial que pode ser contratado junto ao core team (totalmente opcional, claro) e das customizações e treinamentos que ocorrem por todo o mundo.

O Zabbix  1.8.11, neste momento a última versão estável da ferramenta, foi lançado no último dia 20/03 com algumas poucas correções. Mas o core team do projeto vem trabalhando forte mesmo é no Zabbix 2.0 – que chegou recentemente ao status de release candidate 2. O Zabbix 2.0 é um lançamento muito aguardado por todos os sysadmins que usam a solução, justamente porque trará muito mais do que novidades estéticas.

Além de um ambiente de trabalho completamente remodelado, o Zabbix da série 2.x virá recheado de novos recursos, com novos algorímos de descoberta de ambientes e novos e mais poderosos agentes para os mais variados sabores de sistemas operacionais.

Se você ficou curioso e quer conhecer na prática o Zabbix 2.0 RC2 sem ter que instalar e configurar a aplicação, basta acessar este demo on-line da ferramenta. Já a versão estável do Zabbix 2.0 deve ser lançada oficialmente no segundo semestre deste ano. Você também pode conhecer mais sobre o Zabbix acessando o manual on-line ou participando da comunidade brasileira do projeto.” [referência: jack.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Varamaster (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 10:48 am

    Muito bom !!! Neste momento estou monitorizando 200 Servidores em diferentes datacenter via proxy Zabbix com um servidor central na oficina principal.

    Consigo metricas dos sistemas operativos , base de datos , SAP e tuxedo.

    Existe soporte pago para a ferramenta , coisa que eu contratei por que agora a ferramenta é vital aqui.

    Alexandre Arruda Paes (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 4:30 pm

    Uma coisa que sinto muita falta na versão 1.x é uma forma de fazer uma Action genérica(exemplo: espaço em disco), que envie a notificação para a nossa equipe de suporte e apenas para o e-mail do cliente do host afetado. Não é nada esperto ter que criar 50 Actions iguais de um mesmo problema só para poder notificar separadamente cada um dos 50 cliente que possuímos. Será que a versão 2.0 arruma isso ? No mais, o Zabbix é fabuloso!

Este post é antigo (2012-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.