Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MK802: prepare suas perguntas sobre o mini-PC de US$ 70 para ligar na TV

O “Mini PC for Android 4.0”, também chamado de MK802 ou AK802 é pequeno e barato (cerca de US$ 70 em sites como o DealExtreme), lembra um pendrive e é plugado diretamente a uma porta HDMI em sua TV. Com isso ela passa a rodar o Android 4.0, com acesso a todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo aí serviços de vídeo como o Netflix e YouTube. Sem falar em jogos, apps para notícias e previsão do tempo e muito mais.

A descrição acima faz parte do artigo que o Rafael Rigues (que hoje é jornalista de tecnologia mas para mim sempre será o editor da saudosa Revista do Linux, da Conectiva) preparou a convite do BR-Linux, e que estou editando para publicar nos próximos dias.

É um artigo longo, detalhado e ilustrado, mostrando características, prós e contras do produto que pode transformar a TV em um tabletão.

E como o Rigues é “da casa” e acompanha de perto a cena dos aparelhos rodando Linux, Android e afins, perguntei a ele se ele estaria disposto a responder dúvidas de vocês sobre o aparelho, e ele gentilmente aceitou.

Assim, como devo publicar o review detalhado nos próximos 2 dias, sugiro: se você gostaria de saber algo específico sobre o MK802, já anote e, caso não esteja no texto, comente logo após a publicação, para aproveitar!


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Robson (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 3:34 pm

    Pergunta: Você poderia testar uma distribuição Linux e comparar a performance?

    http://liliputing.com/2012/07/linux-distributions-that-can-run-on-an-mk802-mini-pc.html

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 3:48 pm

    Pergunta: Vale a pena mesmo trocar o firmware do aparelho?

    Suhanko (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 4:53 pm

    Eu tenho um. É satisfatório como está.

    Luciano Castilho (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:07 pm

    Pergunta: Esse é o tipo de device que nasceu e vai morrer com essa versão do Android? Ou há alguma forma oficial ou não oficial de atualizar?

    Abraços

    BobPilot (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:09 pm

    Tem playstore? Da para instalar o netflix para android e rodar bem os filmes?

    Pergunta : Teclado e mouse (s/ fio ou não) é mandatório ? Neste caso, acompanha o aparelho ?

    Vinicius Moraes (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:27 pm

    Tô querendo comprar um, mas cancelei meu cartão internacional. Se alguém aí for comprar, ou tiver um e quiser vender pelo preço do dx, dá um toque aí ;D

    Bruno (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:30 pm

    E sobre a memória de vídeo, até onde poderemos ir?

    Tulio Luiz (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:38 pm

    Olá. É possível utilizar o skype nele, visto que não há microfone nem entrada para este fim. Combos de teclados e mouse sem fio num único receptor usb são compatíveis? Obrigado!

    Fábio Coelho (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 5:39 pm

    Pergunta: Performance de vídeo em Full HD, pausar, FFWD, tempo de loading, suporte a legendas e formatos, configuração das legendas. Alimentação

    Franco (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 6:14 pm

    Pergunta: É possível trocar o SO Android dele por uma distro Linux? Eu já sei que é possível instalar a distro no cartão de memória, mas acredito que isso degradaria o desempenho.

    Ficaria muito bom esse aparelho com emuladores de console e um joystick USB conectado.

    Queria também ressaltar que existe outra versão dele (com hardware inferior) por cerca de 50 USD.

    Ipad tambem vem em 7 "polegadinhas" (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 6:43 pm

    Tem o MK802, o MK802+ e o MK802 II. Somente o último tem o firmware mais novo de fábrica, ICS 4.0.4. Também somente ele tem IC contra surtos na porta HDMI e na alimentação, então nas versões anteriores você tem de contar com a sorte antes de desplugar o aparelho com a TV ligada, porém não tem porta extra para fonte de alimentação externa. O primeiro não tem a opção de travar a orientação da tela em landscape, o que é chato quando se usa aplicativos não afinados com o ICS, mas é possível baixar um app para contornar isso. Falando em apps, os três vem com o Play, porém a Google não reconhece compatibilidade com diversos apps do firmware de fábrica no caso do ICS 4.0.3 das versões anteriores, ainda não li o artigo, não sei se é o caso do firmware novo que tem como melhorias a possibilidade de ajustar a resolução da tela a valores diferentes de 720p e corrige um bug em que o screen fica escuro por um segundo com frequência aleatória (mas na faixa de uma vez por hora). Porém a atualização exige alguns remendos posteriores. Então talvez seja o caso de esperar uma rev mais bem trabalhada.

    Ipad vem... (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 6:49 pm

    Enfim, sei que o tópico é para perguntas mas se o Rigues puder me corrigir em algo que entendi errado eu agradeço também… Principalmente se vale a pena atualizar o firmware ou intalar uma distro… Li em algum lugar que até o Puppy fica lento nele.

    Suhanko (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 7:06 pm

    Usei teclado e mouse com fio e sem fio, não há problemas em relação a isso.
    Dá pra instalar programas sim, tem o PlayStore. Quando não estiver com teclado conectado a ele, abre-se o teclado virtual, então basta um mouse para utilizá-lo, apesar de não ser a forma mais agradável de utilização.

    O modelo que peguei é de 512MB de memória, mas em relação ao tablet da minha esposa, tem um desempenho muito semelhante. Esquenta pouco, coisa que me surpreendeu.

    Também fiquei surpreso com a conexão wireless, que mantém um sinal tão bom quanto meu notebook, mesmo estando ligado à TV do quarto, 2 comodos adiante do roteador wireless.

    Eu havia pensado em trocar o sistema também, mas após utilizá-lo o vi como um dispositivo pronto para entretenimento e deixei as experiências para o Raspberry (ARM) e para o Carambola (MIPS).

    Marcelo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 8:31 pm

    @Tulio Luis, um amigo meu tem um e dá para usar teclado e mouse USB normais.

    lklazu (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 8:38 pm

    Parece interessante, principalmente se funcionar com um daqueles controles/teclado (tipo o do boxee box).

    Minha pergunta é mais específica com relação à impostos. Será que este valor de $70,00 fica só no câmbio ou tem mais taxas de importação? Pergunto isto pois já vi aqui pessoas falando que às vezes fica muito mais que o triplo do preço.

    Franco (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:29 pm

    Ricardomoc, esse mini-PC vem da China e os vendedores de lá já têm a “manha” de declarar abaixo de 50 USD e como presente.

    A probabilidade de passar sem imposto é bem maior do que com imposto. Sem contar que o frete geralmente é grátis, então, mesmo que pague imposto, será só sobre os 70.

    Caso seja pego, o valor seria 112 USD (em estados sem cobrança adicional de ICMS).

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 10:46 pm

    Quem estiver interessado em comprar, tenho um contato com uma vendedora direto da china, a qual já comprei algumas coisas.

    ozp (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:56 pm

    O netflix toca em HD? (pelo q sei em android só toca em baixa resolução)
    O som suporta 5.1 e true HD sound?

    Atenção: Não compre nada no DX (dealextreme). Eles vendem o que não tem, ou seja, vc paga e depois você não recebe!!! Faz tempo que eles perderam o controle e é generalizado. Demora muito para enviar, não enviam mais parciais. Eu estou com uma compra a quase 30 dias sem envio!!

    Prefira o aliexpress (mercadolivre chines), que tem proteção para compradores e os vendedores enviam bem rápido (senão vc não libera o dinheiro )

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 1:10 am

    @Luciano Castilho

    Dicas para instalar o CM9
    http://palmunix.multiply.com/journal/item/4/MK802-tunado

    André (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 5:29 am

    Estava exatamente pensando em comprar algo assim pouco antes de acessar o site, queria “transformar” minha TV numa SmartTV (na verdade apenas para aproveitar o Netflix e ocasionalmente o YouTube, navegar na internet não seria preciso).

    Já li que algumas perguntas foram respondidas nos comentários, mas irei refazê-las para ajudar nos detalhes no tutorial: quais as formas padrão de interação (já que não possui tela como um smartphone?)? Existe algum “controle remoto” com teclado QWERTY que pode ser utilizado com MK802 para facilitar na interação? O Android que o acompanha é modificado ou possui algum app de terceiros incluído? É fácil e/ou necessário atualizar o sistema? Os apps do Google Play, em sua maioria, são compatíveis? Para usá-lo na TV, vale mais a pena comprá-lo do que adquirir um set-top box com Android?

    Sou leigo e agora estou pesquisando na internet sobre isso porque estou muito interessado em comprar. Se puder falar sobre outras formas de “transformar a TV numa SmarTV” no tutorial, mesmo que não foque muito para não desvirtuar, agradeceria.

    Paulo (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 8:28 am

    @ozp

    Minha experiência com o DX é excelente nos últimos 3 anos. Nunca falharam.

    Já a minha experiência com o Aliexpress foi bem ruim, pois meu cartão de crédito foi fraudado logo após fazer a compra lá.

    Note que o Aliexpress não trabalha mais com o Paypal, isto significa no mínimo duas coisas:

    - Tiveram tantos problemas com clientes que o Paypal descadastrou o AliExpress.

    - Você é obrigado a colocar os dados de seu cartão de crédito, o que abre possibilidades de fraudes como a que houve comigo.

    Já o DX permite a compra por Paypal normalmente.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 8:37 am

    Dá para usar mouse/teclado bluetooth com o firmware padrão ou tenho de trocar?

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 10:31 am

    @Luciano Castilho, já há uma equipe trabalhando no porte do Cyanogen Mod 10 (4.1.1 Jelly Beans) para esse aparelhinho: http://liliputing.com/2012/07/early-build-of-cyanogenmod-for-the-mk802-mini-pc.html

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 10:45 am

    Cara, isso é bem off-topic mas…

    Observando os nicks “artificiais” nos comentários, me parece que depois dos posts dos dois últimos dias, onde o @Augusto Campos definitivamente “saiu do armário”, isso aqui vai virar um verdadeiro site de propaganda da Apple e dos produtos dela. Ou uma oficina de conversão de usuários de Linux pouco convictos em macFanáticos.

    Um outro leitor já tinha me avisado que esse blog é para que tem seus Macbooks ou tem muita vontade de tê-los e eu não dei ouvidos a ele. Infelizmente, percebo agora que ele estava bastante certo em várias coisas incluindo nessa.

    Esse blog não parece mais ser um site de Linux. Ele apenas está vestido como um. Francamente, meu nível de interesse diminuiu bastante.

    Patola (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 10:50 am

    Porfírio: mais um. Mas qual a alternativa? O br-linux é popular porque adquiriu “momento” através dos anos, mesmo com a parcialidade gigante do dono, e é pra onde o pessoal submete notícias. Acesso o ubuntubrsc também mas o escopo é diferente.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 11:24 am

    Oi, @Patola, eu gostei do ubuntubrsc e ele já foi para o meu bookmark.

    Me parece que o br-linux.org deve seus acessos ao fato de que pegou o domínio certo, antes de mais nada. A procura por blogs usando esses termos aponta direto pra ele. Foi assim que eu vim parar aqui alguns meses atrás. Na época, o conteúdo encontrado estava de acordo com o nome do site. Até levei um tempo relativamente longo para notar que havia um br-mac.org ao lado.

    Dos que eu visito faz tempo, tem o vivaolinux, que é muito bom em notícias mas não é um blog onde se comenta opinião. E tem o GNU/LinuxBR que é rico em tutoriais, mas não notícias.

    Acho que a melhor parte do br-linux são justamente os leitores dele (descontando os trolls, claro), participar de debates de opinião com vcs é bem estimulante e aprendi muito no processo.

    Essa aparente mudança de foco do br-linux vai deixar um gap, que eu espero que alguém, em algum lugar, preencha.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 12:05 pm

    @André

    Se tiveres um celular por exemplo, podes usar o droidmote.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=org.videomap.droidmoteclient

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 2:10 pm

    @Porfírio e @Patola, não discordo que o Augusto seja parcial em seus textos. Eu particularmente acharia estranho caso não fosse; ele seria um robô sem opinião.

    Pelo que li nos seus comentários, ele possui vários computadores, dos quais computadores com OS X e com Linux. Provavelmente para as atuais necessidades dele o Mac e o Linux estão o atendendo bem. Não creio que ele tenha algum contrato assinado que o obrigue a usar linux em tudo. Não creio que nem o próprio Linus só use Linux ou somente softwares livres. Talvez o Stallman…

    Achei este bichinho da notícia muito interessante mesmo, principalmente pelo preço e hardware. É muito mais barato e mais poderoso que os sheevaplugs.

    Eu já há um tempo estou querendo comprar algo como o sheevaplug, mas o preço (principalmente o frete) em relação ao poder de processamento é bem alto…

    Sobre os impostos, no Brasil é cobrado 60% acima do que excede os $50. Isso somado ao valor do produto.

    Sobre a questão de embalagem pra presente ou colocar um valor menor, isso não funciona. A receita já conhece estes truques e mantém uma referência de preços pros produtos.

    Se eles cobrarem imposto de importação por algo menor que $50, vc pode reclamar e pedir a revisão para que eles cobrem corretamente. É a lei. Se eles fizerem cobranças indevidas ou arbitrárias, estão cometendo crime. E nem o Estado está acima da lei.

    Eu uma vez comprei uma câmera da China e fui taxado muito acima do que deveria. Pelos próprios correios pedi a revisão. O produto voltou à receita e depois de uns 20 dias foi entregue com os valores corretos.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 2:14 pm

    Ah sim, já fizeram clusters com o beogleboard e creio que até com o rasp-pi. Um cluster com um negócio deste daí ficaria bem em conta, principalmente para quem desenvolvolve algoritmos com paralelismo ou distribuídos. Embora o processador não seja tão rápido, ter vários núcleos é vantajoso em muitos casos.

    Pelo tamanho de um neǵocio deste, caberiam uns 50 numa caixa de sapatos “facim, facim”. Um mini-supercomputador portátil :-)

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 2:22 pm

    oops, me enrolei com os cálculos. Sobre o imposto de importação, não é 60% sobre o excecente, mas sobre o valor do produto. Ou seja, se passa de $50, vc paga 1,6*cotacao_dolar produtos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 2:32 pm

    Não, @Leandro. O @Augusto era parcial em seus textos. Agora não é mais. Agora ele é assumidamente inteiro.

    Esse blog existe com um único propósito e não é o de atender aos usuários de sistemas Linux com notícias. Ele só parece isso. Olhando o quadro geral, não é difícil perceber.

    Mauro Marcello (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 2:52 pm

    “BR-Linux, o blog que o Porfírio desaprova”. Mais um diferencial a favor!

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 3:55 pm

    Tem mais um tanto deles que eu desaprovo, @Mauro: br-mac, MSDN, macworld, mysorebutt.com… a lista é bem longa! :)

    Vc é livre pra escolher o próprio futuro. Só não escolha o meu.

Este post é antigo (2012-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.