Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Minibloq e Multiplo: Ambiente gráfico para programação do Arduino na versão para Linux e uma plataforma para robótica open source

Enviado por Marco Dias (mfediasΘgmail·com):

“O Minibloq pretende ser uma plataforma de desenvolvimento para o Arduino usando blocos para sua programação. Isso pretende deixar mais fluida sua utilização em escolas e outros ambientes. Uma versão beta para o Linux acabou de sair do forno: [blog.minibloq.org/…] inclusive já traduzido para o nosso idioma. O criador, Julián da Silva Gillig, também esta lançando uma campanha para angariar fundos para uma plataforma open source para robótica educacional: [kickstarter.com/…] o que tornaria a solução completa em hardware e software. Seria razoável termos muito mais iniciativas para o uso de tecnologias deste tipo nas nossas escolas.” [referência: blog.minibloq.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 5:45 pm

    Um concorrente para o Lego Mindstorm?

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 8:17 pm

    Quem sabe. rsrs

    Laércio (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 8:08 am

    Na Prefeitura de Mogi da Cruzes há atualmente dois projetos independentes de robótica educacional, aliado à educação ambiental, com materiais reutilizáveis: um utilizando ferramentas da Microsoft (vencedor, este ano, do prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft) e outro utilizando Arduino — para o qual eu já indiquei o Minibloq.

    Ambos os projetos são voltados para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Vocês podem conferir o andamento deles nos links abaixo:

    http://www.emfujitaronagao.pmmc.com.br/index.php/robotica-educacional.html
    http://reflorestevida.com/robotica-educacional/robotica-educacional-aulas/

    Marco Dias (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 4:07 pm

    Olá Laércio,

    eu realmente gostei do projeto. Na verdade minha idéia de usar o Minibloq seria utilizá-lo em projetos de extensão na Unifesp – Diadema. É interessante ver que é factível com material de baixo custo.
    Obrigado pelas referências.

Este post é antigo (2012-09-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.